Categoria: História Artigos |
Em busca da caixa mágica: o Estado Novo e a televisão |
Versão: PDF Atualização: 25/9/2013 |
Descrição:
BUSETTO, Áureo
A análise histórica sobre a Exposição de Televisão (Rio de Janeiro, 1939), evento promovido pelo Estado Novo em parceria com o Terceiro Reich alemão, permite trazer, além de dados sobre a história da TV no Brasil, elementos de compreensão sobre as primeiras relações entre poder político e esse meio de comunicação no país. Pois, a demonstração pública da TV aos brasileiros foi utilizada como peça de propaganda do Estado Novo, servindo-lhe para reforçar a sua propalada superioridade sobre outras formas de governo, legitimar o regime entre os vários segmentos sociais e compor o rol de argumentações favoráveis ao alinhamento Brasil-Alemanha. Ademais, o artigo pretende jogar novas luzes sobre as pretensões da ditadura varguista com relação à propaganda política e sobre a ação da imprensa frente ao controle estadonovista no período anterior ao funcionamento do DIP.
Palavras-chave: Televisão. Estado Novo. Propaganda política.
|
564 0 bytes Revista Brasileira de História - USP http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/ |
Categoria: História Artigos |
Coleção de imagens: o cinema documentário na perspectiva da Escola Nova, entre os anos 1920 e 1930 |
Versão: PDF Atualização: 25/9/2013 |
Descrição:
CATELLI, Rosana E.
Entre os anos de 1920 e 1930, propostas foram formuladas por parte dos educadores da Escola Nova, com o objetivo de implantar um cinema educativo no Brasil. Atentos aos problemas sociais presentes naquele momento, elegeram a educação como um dispositivo de transformação da sociedade brasileira. Para isso, os mais diversos recursos pedagógicos e técnicas audiovisuais foram pensados, entre eles, o filme documentário. Baseados no que já se fazia em países como a França e os Estados Unidos, teceram várias considerações a respeito das possíveis contribuições do cinema documentário para a educação. Pretendemos, neste artigo, discutir as concepções presentes entre os educadores da Escola Nova com relação ao vínculo entre cinema documentário e educação.
Palavras-chave: Cinema educativo. Cinema documentário. Escola Nova. Cinema nacional. Educação.
|
592 0 bytes Educação & Sociedade - Unicamp http://www.cedes.unicamp.br/ |
Categoria: História Artigos |
Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas |
Versão: PDF Atualização: 26/9/2013 |
Descrição:
BÉVORT, Evelyne & BELLONI, Maria Luiza
Para que a sociedade da informação seja uma sociedade plural, inclusiva e participativa, hoje, mais do que nunca, é necessário oferecer a todos os cidadãos, principalmente aos jovens, as competências para saber compreender a informação, ter o distanciamento necessário à análise crítica, utilizar e produzir informações e todo tipo de mensagens. Esta convicção inspirou este artigo, cujo objetivo é apresentar algumas tendências atuais da mídia-educação no mundo, seus conceitos e ações, buscando contribuir para seu desenvolvimento no Brasil. Mídia-educação é importante porque vivemos num mundo onde as mídias estão onipresentes, sendo preciso considerar sua importância na vida social, particularmente no que diz respeito aos jovens. Promover a mídia-educação é importante também porque as defasagens, que separam muitas vezes os sistemas educacionais do mundo que nos rodeia, prejudicam a formação das novas gerações para a vida adulta.
Palavras-chave: Mídia-educação. Educação para as mídias. Educomunicação. Comunicação e educação.
|
779 0 bytes Educação & Sociedade - Unicamp http://www.cedes.unicamp.br/ |
|