Educadores

Ínicio : História : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A data símbolo de 1898: o impacto da independência de Cuba na Espanha e Hispanoamérica Popular Versão: PDF
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
CAPELATTO, Maria Helena

O artigo tem como objetivo analisar o impacto da Independência de Cuba nos intelectuais espanhóis e hispanoamericanos e as razões da aproximação entre eles após o evento. 1898 tornou-se uma data símbolo pelas mudanças significativas que produziu nas concepções de escritores hispânicos sobre o papel dos Estados Unidos na América Latina e sobre o destino da Espanha após a perda de sua última colônia.

Palavras-chave: História intelectual. Hispanidade. Independência de Cuba.

Downloads 729  729  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Ensinar História no Século XXI: Dilemas Curriculares Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
CIAMPIL, Helenice

O artigo focaliza as matrizes curriculares na contemporaneidade, identifica a tradição francesa e americana e seu lugar na organização curricular brasileira.

Palavras-chave: Currículo. Competências. Conhecimento escolar.

Downloads 681  681  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista História Hoje  Site http://www.anpuh.org/revistahistoria/view?ID_REVISTA_HISTORIA=14&impressao
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de

O objetivo do artigo é deslocar o interesse dos historiadores, das fontes visuais (iconografia, iconologia) para um tratamento mais abrangente da visualidade como uma dimensão importante da vida social e dos processos sociais. Após um rápido exame das contribuições trazidas para o estudo dos registros visuais e dos regimes visuais pela História da Arte, Antropologia Visual, Sociologia Visual e Estudos de Cultura Visual, o autor propõe algumas premissas para a consolidação de uma História Visual, concebida não como mais um feudo acadêmico, mas como uma conjunto de recursos operacionais para ampliar a consistência da pesquisa histórica em todos os seus domínios.

Palavras-chave: História Visual. Cultura visual. Fontes visuais.

Downloads 680  680  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Cultura global e contextos locais: a escola como instituição possuidora de cultura própria Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
CARVALHO, Renato Gil G.

A educação é hoje unanimemente considerada um dos principais veículos de socialização e de promoção do desenvolvimento individual. Inserindo-se num contexto histórico, social e cultural mais amplo, os sistemas educativos acabam por ilustrar os valores que orientam a sociedade e que esta quer transmitir. É neste sentido que se pode falar, globalmente, de uma cultura, que se cria e preserva através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade e, especificamente, numa cultura escolar, isto é, num conjunto de aspectos, transversais, que caracterizam a escola como instituição.

Downloads 677  677  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Iberoamericana de Educación  Site http://www.rieoei.org/index.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O legado educacional do regime militar Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
SAVIANI, Demerval

Este texto se propõe a uma retomada da política educacional e das realizações da ditadura militar no Brasil, pondo em destaque aspectos que se fazem presentes, ainda hoje, na educação brasileira. Eis os pontos destacados: vinculação da educação pública aos interesses e necessidades do mercado, que se efetivou na reforma universitária e especialmente no intento de implantação universal e compulsória do ensino profissionalizante; favorecimento à privatização do ensino, que ocorreu principalmente mediante as autorizações e reconhecimentos do Conselho Federal de Educação; estrutura de ensino decorrente da implantação de mecanismos organizacionais que se encontram em plena vigência; um modelo bem-sucedido de pós-graduação implantado a partir da estrutura organizacional americana e da experiência universitária européia.

Palavras-chave: Estado e educação. Política educacional. Educação no regime militar.

Downloads 674  674  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Caderno Cedes - Unicamp  Site http://www.cedes.unicamp.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O negro na dramaturgia, um caso exemplar da decadência do mito da democracia racial brasileira Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
ARAÚJO, Joel Zito

O mito da democracia racial brasileira, apesar de intensamente criticado por amplos setores da população negra, persiste até hoje na indústria do cinema e da telenovela. Caracteriza-se como uma poderosa cortina que dificulta a percepção dos estereótipos negativos sobre os afro-brasileiros e provoca a falta de reconhecimento da importância dos atores e das atrizes negras na história do cinema e da televisão do país.

Palavras-chave: Negro na telenovela e no cinema. Racismo. Ideologia do branqueamento. Mulheres negras na TV e no cinema.

Downloads 671  671  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Estudos Feministas - UFSC  Site https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Ações afirmativas no Brasil e na África do Sul Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
SILVA, Graziella Moraes Dias da

Ao longo do século XX, o Brasil e a África do Sul implementaram políticas completamente diferentes, senão opostas, na definição e no tratamento das relações raciais. Enquanto no Brasil evitou-se o estabelecimento de qualquer tipo de classificação racial formal desde o final da escravidão em 1888, na África do Sul um regime de segregação estruturado foi mantido até 1990. O conceito de raça tem significados muito diferentes em cada um desses contextos: no Brasil, as fronteiras raciais são imprecisas, a segregação racial residencial é baixa e o casamento inter-racial é comum; na África do Sul, as fronteiras raciais são mais rígidas, a segregação racial residencial é alta e o casamento interracial é muito raro. O paradoxo empírico que este artigo tenta elucidar é como e por que países com históricos tão díspares de relações raciais adotaram, no início do século XXI, políticas semelhantes para lidar com as desigualdades étnicas e raciais: ações afirmativas.

Palavras-chave: Ações afirmativas. África do Sul. Brasil. Raça.

Downloads 668  668  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Tempo Social - USP  Site http://www.fflch.usp.br/sociologia/temposocial/site/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O Jogo como um Instrumento de Trabalho no Ensino de História? Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
FERMIANO, Maria A. Belintane

A História pode ser considerada uma área que possibilita o pensar e, é um desafio que se constrói no ensino fundamental. Apesar da importância do conteúdo para o aluno, devemos nos preocupar com a formação de um sujeito pesquisador, historiador perseguindo o desenvolvimento de categorias de tempo (permanência/mudança, semelhança/diferença, e simultaneidade), do pensamento e da construção da cidadania, da tolerância, da cooperação. Repensar as aulas e estratégias de ensino que se utilizam apenas de verbalismo e questionários é uma tarefa urgente. Apresentamos, então, o jogo, como uma estratégia que possibilita a coordenação de pontos de vista e coordenação de ações interindividuais, tão necessárias para a compreensão e ação no mundo que está a nossa volta, seja ele passado, presente ou futuro.

Palavras-chave: História. Jogo. Cooperação.

Downloads 651  651  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista História Hoje  Site http://www.anpuh.org/revistahistoria/view?ID_REVISTA_HISTORIA=7
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!As fontes da escola e a pesquisa em história da educação: contribuições do acervo do Colégio Estadua Popular Versão: PDF
Atualização:  2/6/2017
Descrição:
RANZI, Serlei M. Fischer; GONÇALVES, Nadia G.

Neste trabalho são discutidas duas questões centrais: o processo de organização e transformação do Arquivo do CEP em um lugar de guarda e preservação de fontes relevantes para pesquisas em História da Educação; e a análise de três pesquisas realizadas, a partir de fontes identificadas nessa instituição escolar, no campo das disciplinas escolares: Educação Física, Canto Orfeônico e História. O caminho percorrido pelos autores aqui analisados – Chaves Jr. (2004), Lemos Jr. (2005) e Kawka Martins (2006) – foi de seguir a orientação de Nóvoa (1996) sobre um olhar mais atento à internalidade do trabalho escolar. Eles examinaram a instituição como um lugar privilegiado na produção das disciplinas escolares e identificaram nela aspectos comuns na compreensão e implantação de políticas públicas de educação, e algumas singularidades em função de soluções e/ou problemas específicos no local.

Palavras-chave: História das disciplinas escolares. Arquivo histórico escolar. Colégio Estadual do Paraná.

Downloads 651  651  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista HISTEDBR  Site https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639663
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O Cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro Popular Versão: PDF
Atualização:  8/11/2013
Descrição:
MORETTIN, Eduardo V.

Este artigo analisa o lugar que o cinema ocupa como fonte histórica na obra de Marc Ferro. Além de examinar a relação entre história e o cinema em seus textos, ele também sistematiza as noções que comandam a reflexão de ferro sobre o tema. Por último, ressalta a maneira pela qual se efetiva esta relação por meio do estudo de alguns casos concretos, como os filmes feitos durante o período da República de Weimar.

Palavras-chave: cinema, história, Marc Ferro.

Downloads 650  650  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma História: Questões e Debates - UFPR  Site http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/historia
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 (12) 13 14 15 16 17 18 19 20 »