Categoria: História Artigos |
Glauber, o contestador: cinema, política e sociedade na obra Terra em Transe - 1967 |
Versão: PDF Atualização: 26/9/2013 |
Descrição:
MACIEL, Marcelo Johny
Neste artigo apresentarei, por meio da obra cinematográfica Terra em Transe, dirigida pelo cineasta Glauber Rocha, as várias formas de representação nacional. O filme conta com os personagens e figuras nacionais de nossa história, as músicas tradicionais da cultura brasileira como o samba, candomblé e poesias de autores brasileiros, além de recursos de estilo bem próprios do autor. Todos esses recursos citados têm como principal objetivo interpretar a crítica de Glauber Rocha e mostrar como estava a política brasileira no período em que o filme fora produzido. Dentro do recorte temporal analisado, eclodem no Brasil acontecimentos importantes como a ditadura militar que trás consigo os movimentos populares. Os interesses políticos são abordados no filme, pois esta é a intenção do Cinema Novo, mas em específico, Glauber Rocha quer, por meio de seus filmes, fazer a crítica a estas formas de governo utilizando recursos inusitados e ao mesmo tempo mostrar um Brasil real.
|
3195 0 bytes |
Categoria: História Artigos |
História, Patrimônio e Educação Escolar: Diálogos e Perspectivas |
Versão: PDF Atualização: 26/9/2013 |
Descrição:
NASCIMENTO, Evandro Cardoso
Este trabalho é resultado de três anos de pesquisa sobre patrimônio e educação no que se refere ao conhecimento histórico escolar. Para delimitar a presente pesquisa neste artigo, optou-se por apresentar as relações teóricas e práticas deste triângulo (história, patrimônio e educação) de forma a explicitar as divergências e aproximações destes conceitos. Para trabalhar o conceito de história são utilizadas as teorias de Jörn Rüsen, mais especificamente as apresentadas no livro Razão histórica, onde expõe os conceitos de práxis, narrativas, consciência e fontes históricas. Ao se tratar do patrimônio histórico e cultural são utilizadas fontes legislativas disponibilizadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), além de conceitos teóricos trabalhados pela pesquisadora Márcia Sant’anna e pelo professor Leandro Magalhães. Por fim, para trabalhar as relações entre história e patrimônio no contexto educacional foram utilizadas como referência as teorias da educação histórica, discutidas pelo grupo de pesquisa do LAPEDUH – UFPR (Laboratório de Pesquisas em Educação Histórica da Universidade Federal do Paraná).
|
6811 0 bytes Revista de Educação Histórica - UFPR http://www.lapeduh.ufpr.br/revista/ |
Categoria: História Artigos |
A etiqueta: símbolo de "controle social" na corte de Luiz XIV |
Versão: PDF Atualização: 25/9/2013 |
Descrição:
FRASSON, Antonio Carlos
Como pressuposto teórico deste trabalho, utilizamos o conjunto de obras de Norbert Elias, priorizando a Sociedade de Corte, na busca de elementos que favoreçam uma compreensão das interdependências, sociedade, poder e controle social que instalaram-se no reinado de Luiz XIV, enfocando a etiqueta como símbolo de controle social, tendo como principal estrutura de organização o cerimonial do palácio, através do qual o rei podia controlar as emoções, tensões e estabelecer os valores de prestígio hierarquizado na corte, fazendo crescer a interdependência entre o rei e os nobres. Esta análise feita em dois momentos, traz em primeiro plano a função da etiqueta como instrumento de dominação e num segundo como instrumento de controle social objetivando encontrar a essência da relação do rei para com os nobres.
Palavras-chave: Relações de poder. Relações culturais. História. Controle social. Etiqueta. Sociedade cortesã.
|
8134 0 bytes Universidade Metodista de Piracicaba |
Categoria: História Artigos |
O papel das mulheres na organização do espaço social na sociedade colonial brasileira |
Versão: PDF Atualização: 27/9/2013 |
Descrição:
BURILLE, Celma Faria de S.
Esse artigo foi originalmente apresentado ao final do módulo História da Mulher, no curso de Mestrado pela UFPR e depois reorganizado para ser apresentado como texto para a oficina do DEB Itinerante/2010, no NRE de Cascavel. Ele pretende refletir os conflitos entre homens e mulheres: uma questão de relações de poder, através das ideias de Foucault, que afirma que o poder está em todas as partes, que o poder reprime, mas produz efeitos de verdade e saber, constituindo verdades e práticas. Pretende também conhecer um pouco da trajetória e a importância do papel da mulher na formação da sociedade brasileira, para entender a sua organização, bem como as transformações na sociedade brasileira ao longo da história, do período colonial até a atualidade, para compreender as mudanças ocorridas; qual seu papel na sociedade. Atualmente a mulher tem múltipla jornada: casamento, casa, filhos e trabalho. Muitas responsabilidades sociais e muitas cobranças: da família, do marido, da escola, da igreja. A grande questão que se coloca hoje para a mulher é: “Ser ou não Ser – Amélias, Giseles ou Zilda?!” Trataremos um pouco do papel da mulher na formação da sociedade brasileira através de algumas ideias de 03 historiadoras brasileiras: Maria Odila.
Palavras-chave: Mulher. Poder. Submissão.
|
18845 0 bytes |
|