Educadores

Ínicio : Geografia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Espaço e gênero na compreensão do processo saúde-doença da mulher brasileira Popular Versão: pdf
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
FONSECA, Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca

Trata-se de um ensaio onde é abordada a questão da determinação social do processo saúde-doença da mulher (através da sua inserção em classes sociais e da condição de gênero), articulada à noção de espaço social e historicamente construído, dada pela geografia crítica. As reflexões são ilustradas com dados de um estudo sobre determinação social do perfil reprodutivo de mulheres atendidas em unidades básicas de saúde de um município da Região Metropolitana de são Paulo.

Palavras-chave: Gênero. Mulher. Processo Saúde-Doença. Geografia crítica. Espaço.

Downloads 1005  1005  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Um atlas geográfico escolar para o ensino-aprendizagem da realidade natural e social Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
MARTINELLI, Marcello

A concepção de um atlas geográfico para escolares tem como proposta básica a de não ser apenas uma coletânea de mapas, prontos e acabados, mas sim, de compor uma organização sistemática de representações trabalhadas com finalidade intelectual específica. Para a sua coordenação, considera-se o entrelaçamento de duas orientações básicas: o “ensino do mapa”, lastreado nas posturas teórico-metodológicas sobre a construção da noção de espaço e respectiva representação, pela criança e o “ensino pelo mapa”, baseado na promoção do conhecimento do mundo através dos mapas, a partir do próximo, vivenciado e conhecido - o lugar - ao distante desconhecido - o espaço mundial. O conteúdo temático se fundamenta numa lucubração básica do conhecimento geográfico: a natureza em composição com a sociedade. Neste contexto os mapas mostram a natureza com seu específico movimento, sem deixar de entrevê-la e avaliá-la como recurso natural para a sociedade, o que culmina, depois, mediante a intervenção desta, acrescida de ciência, técnica e informação, com a questão ambiental.

Palavras-chave: Atlas geográfico. Ensino pelo mapa.

Downloads 1045  1045  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.uel.br/revistas/
Avaliação: 4.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!As disputas pela terra no Sudoeste do Paraná: os conflitos fundiários dos anos 50 e 80 do século XX Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
BATTISTI, Elir

Situada na confluência da História, da Geografia, da Sociologia e da Antropologia, esta pesquisa recupera e reflete a organização e luta fundiária dos camponeses, na região Sudoeste do Paraná em dois períodos distintos - anos 50 e 80 -, mas correlacionados. Trata-se de uma região que ganhou projeção nacional, não apenas pela peculiaridade dos padrões de colonização e organização produtiva, mas também por desenrolar-se num espaço em disputa entre projetos governamentais e empresariais. A pesquisa inova ao incorporar discussão teórica recente oriunda inclusive de outros campos disciplinares sobre as organizações, compreendidas em sua dimensão cultural, o que permite tratar de questões complexas como a do imaginário e da identidade coletiva.

Palavras-chave: Conflitos fundiários. Movimentos sociais. Mulher camponesa. Sudoeste do Paraná.

Downloads 1057  1057  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFU  Site http://www.seer.ufu.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Trabalho de Campo como recurso didático no Ensino de Geografia Física Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
CARVALHO, Breylla Campos; SANTOS, André Henrique Bezerra dos; OLIVEIRA, Déborah

Este trabalho se propõe a analisar criticamente a importância do trabalho de campo no ensino de Geografia Física nas escolas e universidades.

Palavras-chave: Aula de Campo. Ensino. Geografia. Relevo. Geomorfologia. Solo. Meio ambiente.

Downloads 1081  1081  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!(Geo)grafando o território: a mídia impressa no Ensino de Geografia Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2013
Descrição:
KATUTA, Ângela Massumi; ELY, Deise Fabiana; PAULINO, Eliane Tomiasi et al (Orgs.)

O presente material tem por objetivo dialogar com o educador em Geografia no tocante ao uso da mídia impressa em sala de aula. O trabalho encontra-se dividido em duas partes. Na primeira, constam breves reflexões sobre a Geografia escolar e o seu papel na construção de conceitos e, portanto, entendimento da realidade. Nesta parte, chama-se a atenção para a centralidade das linguagens no tocante ao entendimento das ordenações espaciais, abordando especificamente o trabalho pedagógico com o jornal impresso. Na segunda, constam reflexões sobre alguns temas caros à Geografia e a abordagem destes nos jornais impressos.

Palavras-chave: Ensino de geografia, mídia impressa.

Downloads 1087  1087  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.uel.br/laboratorios/latec/arquivos/cartilha3.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Geografia e recurso audiovisual: o som e a imagem no processo de ensino/aprendizagem Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
FONSECA, Ricardo L.; COSTA, Marco A. H.; MANSANO, Cleres N.

Realizado no mês de Agosto, em uma turma de 7ª série. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver nos alunos o raciocínio crítico através de análises das letras das músicas. Percebe-se que eles se sentem menos motivados a participar das aulas que na maior parte das vezes são planejadas em livros didáticos, ou até mesmo de outros recursos pedagógicos tradicionais, portanto, a utilização do som e da imagem faz com que as aulas deixem de ser monótonas e passem a ser dinâmicas, estimulando a vontade do aluno em aprender, a debater e a estudar mais sobre o assunto. Neste trabalho, veremos que o uso de músicas, em seus mais diversos gêneros, interagido com imagens sobre o tema que a música retrata, faz com que os alunos debatam sobre esses temas de forma crítica. Com a ajuda de alguns questionários podemos perceber que os alunos alcançaram o objetivo no decorrer do trabalho. Diante do que foi apresentado, podemos concluir que este recurso é válido tanto no que diz respeito à relação entre professor e aluno, como também no que diz respeito ao processo cognitivo do aluno.

Palavras-chave: Música. Vídeo. Recurso pedagógico.Geografia. Audiovisual.

Downloads 1095  1095  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Atlas Geográfico Digital: uma proposta de aplicação no esnsino fundamental Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
ALMEIDA, Andréia Bevilaqua ; SCARAMELLO, Juliana Massensini ; SANTOS, Gustavo Henrique dos

O presente artigo traz, inicialmente, abordagens concernentes ao uso do computador no cotidiano das escolas de ensino fundamental, baseando-se em autores que revelam A subutilização desse recurso pelos docentes. Políticas públicas têm sido orientadas no sentindo de equipar os estabelecimentos de ensino com recursos de informática, porém sem grandes preocupações com a capacitação dos recursos humanos. Diversas pesquisas comprovam as potencialidades dos recursos da informática nos processos de ensino e aprendizagem, permitindo maior interação do educando com as informações. Nesse sentido, os atlas geográficos digitais têm um excelente campo de emprego na educação. Para o ensino da Geografia, tais recursos contribuem para auxiliar a aprendizagem de fatos, fenômenos e eventos que são melhor apreendidos a partir de linguagens gráficas associadas a linguagens textuais. A simulação de espaços geográficos por meio do ambiente virtual possibilita a aproximação do educando com seu objeto de investigação. Este trabalho apresenta argumentações teóricas sobre os benefícios que a utilização dos atlas digitais podem proporcionar para uma aprendizagem significativa, além de apresentar uma proposta metodológica de utilização desse recurso nas aulas de Geografia no ensino fundamental. Essa proposta constitui-se numa orientação para estimular o docente a desenvolver novas metodologias de trabalho a par dos recursos computacionais colocados à sua disposição nas instituições de ensino.

Palavras-chaves: Atlas digital. Informática. Geografia. Novas tecnologias. Aprendizagem.

Downloads 1109  1109  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.ensino.eb.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A Geografia histórico-cultural da Escola de Berkeley – um precursor ao surgimento da História Ambien Popular Versão: pdf
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
MATHEWSON, Kent; SEEMANN, Jörn

No decorrer das últimas três décadas, a história ambiental se tornou um subcampo reconhecido com seus próprios clássicos, um grande número de monografias notáveis, um fluxo contínuo de artigos publicados e mais do que mil pesquisadores ativos em vários continentes, incluindo uma comunidade crescente na América Latina. Um olhar para além dos limites disciplinares da história mostra que há também outras tradições que se enquadram perfeitamente na temática. A geografia histórico-cultural da Escola de Berkeley sob a égide de Carl Sauer talvez seja uma dessas perspectivas alternativas conhecidas. Muitos estudos de Sauer, seus alunos e colaboradores podem ser considerados pesquisas em história ambiental; muitas delas se baseiam em matérias sobre a América Latina. Neste artigo, procuramos traçar o desenvolvimento dessa corrente alternativa para a história ambiental que se iniciou com a tese de doutoramento de Carl Sauer em 1915 e se consolidou nos anos 50, tendo sua continuidade no presente através dos trabalhos de diversos geógrafos.

Palavras-chave: Carl Sauer. Escola de Berkeley. Abordagem histórico-cultural.

Downloads 1113  1113  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Comunidades de Faxinal e suas dinâmicas socioespaciais: da formação à desagragação de uma tradição  Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
GRZEBIELUKA, Douglas

Este artigo busca analisar as transformações socioespaciais de comunidades rurais de Tibagi (PR), especialmente do Faxinal dos Empoçados, cuja estrutura de ocupação apresentou e/ou ainda apresenta características de Faxinal. Através do resgate histórico procura-se compreender os processos que ocasionaram a formação e ruptura deste modelo singular de desenvolvimento agrosilvipastoril – o Sistema Faxinal. Na dinâmica econômica vivenciada por Tibagi, desde os seus primórdios até a atualidade, as comunidades de faxinal apresentaram seu auge no período do chamado “Tropeirismo de Porco”. A partir de então, a modernização da agricultura e da sociedade foi introduzindo processos homogeneizantes que pouco lugar deixava as comunidades tradicionais, levando a uma desagregação desta tradição no Município.

Palavras-chave: Faxinais. Tradição. Gênese. Desagregação. Tibagi.

Downloads 1122  1122  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEPG  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Paraná em Relevo: Proposta Pedagógica para Construção de Maquetes Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
GOMES, Marquiana de Freitas Vilas Boas

O texto aqui apresentado é resultado da oficina-pedagógica ministrada na XIII Semana de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro, Campus de Guarapuava-PR. Para isso, inicia-se com uma reflexão sobre as possibilidades da maquete como recurso de apoio-didático pedagógico para a alfabetização cartográfica e, consequentemente, para o ensino de Geografia. Posteriormente, apresenta-se o procedimento, etapa a etapa, para a elaboração da maquete hipsométrica do Paraná.

Palavras-chave: Maquete. Alfabetização Cartográfica. Ensino. Mapa. Escala.

Downloads 1127  1127  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 (8) 9 10 11 12 13 14 15 16 »