Categoria: Geografia Artigos |
Geografia e recurso audiovisual: o som e a imagem no processo de ensino/aprendizagem |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
FONSECA, Ricardo L.; COSTA, Marco A. H.; MANSANO, Cleres N.
Realizado no mês de Agosto, em uma turma de 7ª série. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver nos alunos o raciocínio crítico através de análises das letras das músicas. Percebe-se que eles se sentem menos motivados a participar das aulas que na maior parte das vezes são planejadas em livros didáticos, ou até mesmo de outros recursos pedagógicos tradicionais, portanto, a utilização do som e da imagem faz com que as aulas deixem de ser monótonas e passem a ser dinâmicas, estimulando a vontade do aluno em aprender, a debater e a estudar mais sobre o assunto. Neste trabalho, veremos que o uso de músicas, em seus mais diversos gêneros, interagido com imagens sobre o tema que a música retrata, faz com que os alunos debatam sobre esses temas de forma crítica. Com a ajuda de alguns questionários podemos perceber que os alunos alcançaram o objetivo no decorrer do trabalho. Diante do que foi apresentado, podemos concluir que este recurso é válido tanto no que diz respeito à relação entre professor e aluno, como também no que diz respeito ao processo cognitivo do aluno.
Palavras-chave: Música. Vídeo. Recurso pedagógico.Geografia. Audiovisual.
|
1290 0 bytes UEM |
Categoria: Geografia Artigos |
Atlas Geográfico Digital: uma proposta de aplicação no esnsino fundamental |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
ALMEIDA, Andréia Bevilaqua ; SCARAMELLO, Juliana Massensini ; SANTOS, Gustavo Henrique dos O presente artigo traz, inicialmente, abordagens concernentes ao uso do computador no cotidiano das escolas de ensino fundamental, baseando-se em autores que revelam A subutilização desse recurso pelos docentes. Políticas públicas têm sido orientadas no sentindo de equipar os estabelecimentos de ensino com recursos de informática, porém sem grandes preocupações com a capacitação dos recursos humanos. Diversas pesquisas comprovam as potencialidades dos recursos da informática nos processos de ensino e aprendizagem, permitindo maior interação do educando com as informações. Nesse sentido, os atlas geográficos digitais têm um excelente campo de emprego na educação. Para o ensino da Geografia, tais recursos contribuem para auxiliar a aprendizagem de fatos, fenômenos e eventos que são melhor apreendidos a partir de linguagens gráficas associadas a linguagens textuais. A simulação de espaços geográficos por meio do ambiente virtual possibilita a aproximação do educando com seu objeto de investigação. Este trabalho apresenta argumentações teóricas sobre os benefícios que a utilização dos atlas digitais podem proporcionar para uma aprendizagem significativa, além de apresentar uma proposta metodológica de utilização desse recurso nas aulas de Geografia no ensino fundamental. Essa proposta constitui-se numa orientação para estimular o docente a desenvolver novas metodologias de trabalho a par dos recursos computacionais colocados à sua disposição nas instituições de ensino.
Palavras-chaves: Atlas digital. Informática. Geografia. Novas tecnologias. Aprendizagem.
|
1296 0 bytes http://www.ensino.eb.br |
Categoria: Geografia Artigos |
(Geo)grafando o território: a mídia impressa no Ensino de Geografia |
Versão: Atualização: 30/4/2013 |
Descrição:
KATUTA, Ângela Massumi; ELY, Deise Fabiana; PAULINO, Eliane Tomiasi et al (Orgs.)
O presente material tem por objetivo dialogar com o educador em Geografia no tocante ao uso da mídia impressa em sala de aula. O trabalho encontra-se dividido em duas partes. Na primeira, constam breves reflexões sobre a Geografia escolar e o seu papel na construção de conceitos e, portanto, entendimento da realidade. Nesta parte, chama-se a atenção para a centralidade das linguagens no tocante ao entendimento das ordenações espaciais, abordando especificamente o trabalho pedagógico com o jornal impresso. Na segunda, constam reflexões sobre alguns temas caros à Geografia e a abordagem destes nos jornais impressos.
Palavras-chave: Ensino de geografia, mídia impressa.
|
1366 0 bytes http://www.uel.br/laboratorios/latec/arquivos/cartilha3.pdf |
|