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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de geografia Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
PISSINATI, Mariza C. ; ARCHELA, Rosely S.

Entendermos o mapa para podermos nos localizar no espaço não é uma tarefa fácil, visto que nós somos habituados à visão da realidade tridimensional, composta por altura, largura e comprimento, e o mapa, por sua vez, sendo um produto bidimensional, tem o elemento altura suprimido. A alfabetização cartográfica entra em cena para nos habilitar a fazer as conexões entre a teoria e a prática apresentadas pelos mapas. Portanto, para que o aluno possa compreender o mapa, o professor deve ter bem assimilados os fundamentos nos quais estão calçadas as primeiras noções relacionadas à Cartografia. O presente artigo tem o objetivo de dar esse suporte ao professor.

Palavras-chave: Alfabetização cartográfica. Mapa. Localização. Geografia. Ensino.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Folhas do Cerrado no Parque Nacional da Serra do Cipó, um jogo Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
RABELO, Fernanda C. F. ; RIBEIRO, Kátia Torres

Um grande desafio em muitas unidades de conservação abertas à visitação, é despertar nos diversos tipos de visitantes uma maior compreensão do ambiente a sua volta e de sua importância ecológica. Uma ferramenta interessante é a elaboração de cartilhas educativas. O Parque Nacional da Serra do Cipó, localizado em Minas Gerais, próximo à região metropolitana de Belo Horizonte, recebe centenas de visitantes nos feriados, fins de semana e períodos de férias. Possui algumas trilhas abertas à visitação, que vão aos pontos turísticos sem a participação de um guia, vistas muitas vezes como um obstáculo a ser enfrentado pelos visitantes, fato explicado pela longa distância do percurso como, por exemplo, na trilha que vai para a Cachoeira da Farofa, sendo 8 quilômetros ao todo. Com objetivo de despertar o interesse dos visitantes, desenvolveu-se um guia que oferece uma fonte de informação sobre o bioma presente no percurso, sendo também um aliado para a interpretação ambiental. O guia propõe um jogo no qual o visitante tenta descobrir, através dos desenhos das folhas, a árvore ou arbusto correspondente. Os desenhos das folhas foram obtidos pela técnica do decalque em papel com uso de lápis preto, escaneados e depurados em computador. Foram escolhidas 15 árvores típicas da vegetação de cerrado, com o intuito de valorizá-las, chamando atenção para sua diversidade de formas. Valorizou-se também a diversidade de usos medicinais e culturais com as várias partes destas plantas. O envolvimento da comunidade foi fundamental na elaboração do guia, principalmente no reconhecimento das espécies alvos e curiosidades a respeito.

Palavras-chave: Jogo. Folhas do cerrado. Parque Nacional da Serra do Cipó. Trilhas interpretativas. Educação ambiental. Região.

Downloads 665  665  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC - MG  Site http://www.pucminas.br
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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Espaço e gênero na compreensão do processo saúde-doença da mulher brasileira Popular Versão: pdf
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
FONSECA, Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca

Trata-se de um ensaio onde é abordada a questão da determinação social do processo saúde-doença da mulher (através da sua inserção em classes sociais e da condição de gênero), articulada à noção de espaço social e historicamente construído, dada pela geografia crítica. As reflexões são ilustradas com dados de um estudo sobre determinação social do perfil reprodutivo de mulheres atendidas em unidades básicas de saúde de um município da Região Metropolitana de são Paulo.

Palavras-chave: Gênero. Mulher. Processo Saúde-Doença. Geografia crítica. Espaço.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Educação Ambiental para uma sociedade sustentável: apropriando-se dos meios tecnológicos para intera Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
MIODUSKI, K. A.; FRANCISCO, A. C.

O presente estudo busca melhorar o ambiente de aprendizado e oportunizar novas ferramentas para os professores e alunos, os quais buscam novos suportes educacionais como a internet, é neste processo que a construção das cartilhas virtuais como os blogs e sites gratuitos vêm preencher uma lacuna no aprendizado de sala de aula, propondo interagir igualmente nas tecnologias, objetivando a educação ambiental e a sustentabilidade. Desta forma a dinâmica entre os grupos (professores e alunos) ocorrerá em espaços não apenas materializados como a sala de aula e em alguns momentos pelas práticas ambientais, mas também no ambiente virtual. A internet é bem recebida pelos alunos e com o professor atuando e direcionando o conhecimento nestes espaços, a aproximação do real aprendizado fomentará a base de um conhecimento autônomo, expandindo-se para todos os usuários da internet os quais terão as mesmas oportunidades e acesso as estes materiais construídos pelos próprios professores.

Palavras Chave: Educação ambiental. Internet. Interdisciplinaridade. Tecnologia. Aprendizagem.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Divisão territorial brasileira - Necessidade de modernização da componente legal Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
SILVA, José Henrique; FREIRE, Jorge Vargas de Sá

Ao iniciar os trabalhos para a realização do Censo 2000, o IBGE identificou como um dos principais desafios a enfrentar a evolução desestruturada do Quadro Territorial do Brasil. A forma desordenada que caracterizou as emancipações no período 60/63 deixou como herança um novo conjunto de pendências; imprecisões de limites; inadequação de descritores; etc. Nos anos 80 a Constituição de 88 , possibilita maior flexibilidade e diversidade de requisitos para criação de municípios e apesar do Congresso Nacional aprovar em 12/09/1996 a Emenda Constitucional no 15, visando frear mais um novo processo emancipacionista entre 1990 e 1997 foram instalados 1016 novos municípios. Dentre as anomalias encontradas na divisão territorial brasileira, muitas perduram ainda hoje como legado da formação histórica do território nacional, outras são de criação recente, face a inadequação do tratamento que vem sendo dado a DTB.

Palavras-chave: Divisão territorial brasileira. Censo. IBGE. Brasil. Território.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Diagnóstico da educação ambiental no ensino de Geografia: Piracicaba, Capivari and Jundiaí hidrograp Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
BORTOLOZZI, Arlêude ; PEREZ Filho, Archimedes

Este estudo objetivou buscar a integração entre a questão ambiental e o sistema educacional, detectando as potencialidades disponíveis nas escolas públicas de 1º grau, localizadas nas bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí no Estado de São Paulo, para o desenvolvimento de um processo educativo que inclua a temática ambiental. Analisando qualitativamente as atividades da chamada Educação Ambiental, faz o seu diagnóstico na rede oficial de ensino, levantando, registrando e analisando, através de questionários e entrevistas, as atividades desenvolvidas pelos professores que ensinam Geografia para detectar suas visões de crise ambiental e da própria Educação Ambiental. Procurando contribuir com a capacitação dos professores e a melhoria da qualidade de ensino, oferece sugestões para o desenvolvimento de programas interdisciplinares que permitam maior compreensão dos problemas ambientais da região, uma vez que esses envolvem tanto os aspectos do meio físico como também os socioeconômicos, políticos e culturais. Visa contribuir, sobretudo, para a construção da cidadania e a promoção de ações educativas mais adequadas à busca de soluções dos problemas ambientais das comunidades onde as escolas estão inseridas.

Palavras-chave: Educação ambiental. Geografia. Interdisciplinaridade. Cidadania.

Downloads 2425  2425  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Da cosmologia à Geografia: o curso de Geografia física de Imannuel Kant e a construção metafísica da Popular Versão: pdf
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
RIBAS, Alexandre Domingues e VITTE, Antonio Carlos

O presente artigo argumenta que o curso de geografia física de Imannuel Kant é o produto de uma reflexão filosófica e cosmológica, devido a problemática em se estabelecer a regularidade da natureza, que é espacialmente diferenciada e regulada por fundamentos mecânicos e causais. A partir de problemas filosóficos relacionados às teses desenvolvidas na Crítica da Razão Pura, a partir de críticas advindas dos viajantes e naturalista sobre a sua concepção de universalidade do conceito de natureza e sobre a sua concepção de espaço; Kant é obrigado a rever sua posição filosófica, que acontecerá somente a partir de uma profunda revisão dos conceitos de metafísica, matéria, espaço e natureza. O espaço, agora, não mais ideal, passa a ser a categoria estruturante do mundo empírico, onde a geografia é qualificada como a ciência do espaço, a partir de uma reflexão metafísica sobre a natureza e Terra, erguendo assim as bases para uma filosofia da geografia na modernidade.

Palavras-chave: Filosofia kantiana. Geografia física. Metafísica. Espaço. Razão. Natureza.

Downloads 224  224  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site 
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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Dengue em Londrina: Diagnóstico e propostas Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
POLIDORO, Maurício

A dengue é uma infecção viral emergente que atinge o homem na atualidade em países tropicais, e segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a doença atinge cerca de 100 milhões de casos por ano. Neste contexto, a ferramenta do geoprocessamento torna-se um grande aliado no combate e controle desta enfermidade, podendo ser usado na confecção de mapas e banco de dados que, agregados com outras informações, tornam-se base para o estabelecimento de políticas públicas para o controle e combate desta doença que assola inúmeros países, principalmente o Brasil.

Palavras-chave: Dengue. Geoprocessamento. Diagnósticos. Londrina.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Contribuição para o ensino aprendizagem de Geografia utilizando computador Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
CHAMCHAUM, Liene Frota

O presente artigo apresenta uma estratégia interdisciplinar envolvendo a disciplina Geografia e Informática, a qual foi aplicada em uma turma do 9º ano do ensino fundamental. Foi abordado o tema Europa: integração, desigualdades e conflitos regionais. Após apresentação do tema pelo professor de geografia, foram propostas atividades complementares aplicando os conhecimentos adquiridos na informática, de forma que os conteúdos foram trabalhados simultaneamente. A partir do desenvolvimento dessa ação conjunta ficou evidente que o uso da informática deve ser inserido de forma interdisciplinar para a construção de um pilar para a educação, levando o discente a adquirir conhecimentos, ser criativo, ator de sua própria história e exercer sua cidadania. E, levando o docente a assumir seu papel de facilitador e transformador no processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: interdisciplinaridade. Geografia. Informática educacional.

Downloads 747  747  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPE  Site http://www.ufpe.br/
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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Contribuição das geotecnologias nos estudos escolares: Comunidade de Vila Aparecida, Bacia Hidrográf Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
COCHEV, Jakeline Santos ; CASARIN, Rosália

A pesquisa foi desenvolvida com alunos da Escola Municipal Buritis, em Vila Aparecida, localizada na Bacia Hidrográfica do Córrego Cachoeirinha, que pertence à Bacia Hidrográfica do Paraguai/Jauquara (BHPJ), sudoeste de Mato Grosso. A pesquisa se constitui em uma metodologia de ensino-aprendizagem, teve como objetivo demonstrar a contribuição das geotecnologias no ensino Fundamental e Médio através de materiais cartográficos em meio analógico e digital. Foram elaborados mapas e cartas-imagem nos SIGs SPRING e ArcGis, e submetidos aos alunos de 5a a 8a séries para identificar elementos espaciais enquanto eram expostos conteúdos de organização espacial, propostos no plano pedagógico da escola. A prática pedagógica evidenciou boa perspectiva para o ensino-aprendizagem da organização espacial e da interrelação do local, o regional e o global. Ressalva-se que a falta de preparo dos usuários daquela comunidade, de manuseio de materiais cartográficos dificultaram o desempenho proposto. Embora, atualmente, as geotecnologias se constituem em ferramentas elementares para o ensino de Geografia, ainda há amplos empecilhos a serem transpostos.

Palavras-chaves: Geotecnologias. Geografia. Ensino. Cartas-imagem. Mapas temáticos. Bacia hidrográfica. Google Earth.

Downloads 1591  1591  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www2.unemat.br
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