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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A geografia humanista no III milênio: uma nova perspectiva Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
CORREIA, Marcos Antonio

O artigo evidencia a geografia humanista e suas formas inovadoras de trabalhar com os saberes. Para tanto faz pequena reflexão sobre o conhecimento geográfico no III milênio e as novas perspectivas humanistas deste conhecimento. Portanto destaca o sentimento e a emoção, partindo do subjetivismo e da relação que as pessoas tem com o ser espaço vivido e percebido. Estas reflexões são tratadas enquanto conhecimento de modo geral e geográfico em particular, destacando neste, as categorias que envolvam o cotidiano local, como as mais evidentes e substanciais, tanto para a ciência como para o seu ensino da disciplina geográfica.

Palavras-chave: Geografia Humanista. Subjetivismo. Ciência-Ensino.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A Geografia na sala de aula: Informática, Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográfica  Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
SAUSEN, Tania Maria; MACHADO, Clairton Batista

Este trabalho é um tutorial, que usa computador, sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica, recursos a serem aplicados como subsídio para o ensino de Geografia no ensino fundamental e médio. Esses recursos tornam possível a observação ea análise de áreas geográficas por estes estudantes de várias maneiras, como a representação da paisagem e da influência do homem sobre ela. Foi utilizado o software Spring 4.0 - Sistema de Processamento de Informações Georreferenciadas, desenvolvido pelo INPE em 2003, para a criação de um banco de dados nomeado como "Geografia" contendo os seguintes projetos: "Brasil", "Rio Grande do Sul" e "Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí". Cada um deles se aproxima do seguintes aspectos: localização, extensão territorial, divisão política, hidrografia e ambientais impactos.

Palavras-chave: Geografia. Sensoriamento remoto. Informática. SIG. Espaço geográfico.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A Geografia saindo da sala de aula para o mundo Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
CASSOL, Ana D. C.

A Geografia é uma ciência muito importante, pois permite ao homem compreender melhor o planeta em que vive. Jamais poderá ser uma disciplina estanque. A falta de atenção e de disponibilidade no aprendizado fez repensar minhas práticas dentro da sala de aula. Fez ver que o tédio de uma aula está justamente na falta de oportunidade em aprender. Esta oportunidade somente será oferecida pelo professor. Partindo destes pressupostos comecei a diversificar minhas técnicas metodológicas. As práticas pedagógicas foram substituídas com vários recursos pedagógicos como: trabalho de campo, aulas na cozinha, no riacho, no mato, sentados no gramado, recriando ambientes, criando espaços de novidades e curiosidades. O espaço usado nas aulas eram sugestões dos educandos. É importante lembrar do trabalho coletivo, no qual a família foi convidada a ajudar em certas atividades com coleta de materiais e sucatas, contribuição com ingredientes para realização das práticas culinárias. Assim, indiretamente, os pais interagiam com a classe. Castrogiovanni (1998) acredita na importância e mesmo na necessidade de uma educação voltada para a cidadania, considerando, assim, os valores e os padrões culturais da vida e de aprendizagem dos grupos sociais. Segundo o mesmo autor, é pela educação que tais sociedades podem expressar sua cultura, seu saber e defendê-los a fim de impedir a massificação e a globalização de outros valores tidos como certos e universais. Não podemos deixar nossas crianças crescerem não sabendo o básico geográfico. E só haverá a verdadeira educação quando nos livrarmos das “amarras” tradicionais e investirmos numa educação que busca, que experimenta, que faz, transforma e conclui. Assim teremos verdadeiros sujeitos transformadores do meio em que vivem e cidadãos comprometidos com a sua rua, seu bairro, seu município, pais e o mundo que habita.

Palavras-chave: Geografia. Práticas pedagógicas. Educação. Cultura. Aprendizagem. Ensino.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A importância das instalações de parques públicos de lazer em áreas urbanizadas, o caso de Paranaguá Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
PINTO, Carlos Roberto; SAUER, Carlos

A importância da implantação de espaços destinados ao lazer e de manutenção da qualidade ambiental nas cidades é cada vez maior, pois, em áreas urbanizadas, os problemas ambientais ganham maior amplitude. Diante dessa constatação faz-se necessário medidas que tenham como objetivo diminuir os efeitos produzidos pela urbanização acelerada e desordenada. O município de Paranaguá carece de áreas verdes destinadas ao lazer, esses espaços, preservados dentro do perímetro urbano contribuem para o equilíbrio entre as relações da população com o seu meio ambiente. Nesse sentido, baseado em análise das condições naturais, concordância com a legislação vigente e pesquisa com os próprios munícipes buscou-se encontrar locais mais adequados para a instalação desse tipo de infraestrutura.

Palavras-chave: Parques. Áreas de lazer. Qualidade ambiental. Meio ambiente. Paranaguá.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A inserção de geotecnologias na escola por meio de jogo educativo Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
CRISCUOLO, Cristina; BACCI, Denise de La Corte; FURTADO, André Luiz dos Santos; RODRIGUES, Cristina Aparecida Gonçalves; SILVA, Shirley Soares da; DOURADO, Luciane

O uso de novas tecnologias aplicadas ao ensino é considerado uma demanda dos programas oficiais de educação no Brasil. A inclusão de recursos tecnológicos nas atividades pedagógicas ainda é acompanhada de mitos, que se originam pelo caráter recente de sua presença na sociedade e como consequência, ainda não são todos que aprenderam a lidar com suas potencialidades e limitações. Geotecnologias são ferramentas úteis de apoio à pesquisa para produzir informação com referência espacial (mapas, gráficos, tabelas, etc.), baseadas no uso de produtos de sensoriamento remoto e programas computacionais. Diante do potencial interdisciplinar que as imagens de sensoriamento remoto desempenham na execução de projetos em educação ambiental, constata-se que são pouco exploradas e equivocadamente mitificadas. Os satélites artificiais e seus produtos encontram-se mais próximos do cotidiano das pessoas do que se imagina e quando presentes nas discussões em sala de aula podem levar o mundo real para o seu interior; permitem a observação direta dos fenômenos analisados, os quais podem ser trabalhados tanto em escalas locais, quanto regionais ou planetárias. Nesse artigo é apresentada uma proposta metodológica de intervenção na abordagem introdutória dos conceitos de paisagem e lugar, a partir do uso de imagens de satélites. A metodologia desenvolvida foi aplicada a cerca de 300 alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. Trata-se do jogo da memória denominado “Outros Olhares de Campinas”, elaborado pela Embrapa Monitoramento por Satélite com apoio do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo em parceria com a Escola Estadual Regina Coutinho Nogueira, localizada no município de Campinas/SP.

Palavras-chave: Geografia. Geotecnologias. Sensoriamento remoto. Paisagem. Lugar. Imagens de satélite.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A maquete de relevo e o estudo de microbacias no ensino de Geografia Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
MACHADO, Luciano R.; DI MAIO, Angelica Carvalho

O presente projeto pretende ser uma contribuição ao ensino de Geografia. Procura utilizar uma metodologia de ensino que possa tornar as aulas de Geografia, com o estudo da Cartografia, mais atraentes aos alunos. Para tanto, utiliza-se o recurso didático “maquete de relevo”, entendendo que o mesmo é uma atividade prática, ou seja, os alunos participam de forma ativa no seu desenvolvimento, interagindo com o próprio aprendizado. O diferencial nesta atividade, além da própria praticidade em si e da sistematização da metodologia na escola, é o estudo do meio, já que o recorte territorial abrangido pela maquete é a parte urbana da Microbacia onde está localizada a escola, na escala de 1:10000.

Palavras-chave: .Geografia. Cartografia. Maquete. Relevo. Microbacia. Escala. Curva de nível.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A percepção das imagens nos livros didáticos de Geografia Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
MATOZO, Marcus Antonio

A arte de ensinar geografia aponta para os mais diversos caminhos, dentre eles, encontrar a cada dia que passa novas ferramentas que sustentem seus esforços. O objetivo desse trabalho foi buscar, dentre as possibilidades já existentes, mais uma alternativa para ser utilizada em sala de aula, tendo como ponto de partida à análise e percepção das imagens que o livro didático de Geografia apresenta e, a partir dela, desenvolver a construção do conhecimento. Esse trabalho desenvolveu-se metodologicamente em três partes: a primeira consistiu em dividir as imagens do livro didático em quatro categorias diferentes (física, humana, política e econômica). A segunda parte a consistiu na leitura e interpretação dessas imagens pelos alunos sem que esses tivessem acesso ao corpo textual que o livro propunha como acompanhamento de cada imagem e finalmente o confronto da leitura que os alunos fizeram das suas respectivas imagens com a proposta textual que o livro apresentava. A análise e a percepção das imagens demonstraram que em muitos casos, aquilo que o aluno lê, percebe ou interpreta, não condiz com o que o autor "gostaria" que fosse interpretado, revelando dessa forma algumas possibilidades para o professor de geografia explorar ainda mais esses recursos durante suas aulas.

Palavras-chave: Livro didático. Imagem. Percepção. Geografia.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A sociologia urbana, os modelos de análise da metrópole e a saúde coletiva: uma contribuição para o  Popular Versão: pdf
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
NAJAR, Alberto Lopes; MARQUES, Eduardo César

À luz da antiga relação entre a epidemiologia e o espaço geográfico e dos diversos modelos de produção das cidades, apresenta-se uma sistematização das noções de espaço/território, a partir da década de 1970 no Brasil. Discutem-se os principais modelos analíticos das grandes cidades brasileiras, cujas raízes conceituais encontram-se em disciplinas como a sociologia urbana, a geografia humana, a economia regional e o planejamento urbano. Sugere-se que a distribuição de investimentos públicos guarda relação com a estrutura social cristalizada no espaço. Procura-se ampliar as bases de um diálogo entre a literatura que apóia as análises das chamadas desigualdades socioespaciais e a saúde coletiva. Apresenta-se sugestão de arcabouço para o desenvolvimento de tipologias de análise socioespacial. Considera-se que se encontram disponíveis diversas técnicas computacionais que popularizam o emprego de variáveis passíveis de expressão espacial. No entanto, essas facilidades ressentem a falta de um aporte mais sociológico, ou humanístico.

Palavras-chave: Desigualdades socioespaciais. Saúde coletiva. Espaço geográfico. Ciências sociais e saúde.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A utilização de produtos do sensoriamento remoto no ensino de Geografia: um relato de experiência Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
SPRINGERL,Kalina Salaib; SOARESL, Edimara Gonçalves; RAKSSA, Marcelo Luis

O dinamismo da sociedade interfere em várias áreas do conhecimento, tornando-se necessário um repensar sobre as práticas teórico-metodológicas no ensino geográfico, que tem como propósito relacionar e compreender as diversas esferas da sociedade com a paisagem natural. Nessa perspectiva, a utilização de produtos do sensoriamento remoto como as fotografias horizontais (obtidas junto a superfície), fotografias aéreas e imagens de satélite no ensino da Geografia visam a construção de uma alternativa no intuito de incluir e articular as informações de cunho geográfico com a escola. Bem como outros referentes da sociedade que podem e devem serem vinculados a geografia, pois a tradicional memorização tanto dos elementos físicos quanto dos artificiais numa lógica sequencial e padronizada necessita ser substituída por um caminho de investigações e construções de saberes que contextualizem realidades próximas e distantes. O interesse em abordar alguns produtos do sensoriamento remoto já mencionados, é por entender que as imagens despertam e estimulam a curiosidade dos alunos, possibilitando a construção de um novo olhar geográfico e uma releitura da paisagem geográfica presenciada por eles no dia a dia.


Palavras-chave: Geografia. Sensoriamento remoto. Fotografias. Paisagem. Sociedade.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Alfabetização cartográfica na escola: uma leitura feita através dos mapas Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
OLIVEIRA, A. K. P.; WANKLER, F. L.

O artigo faz uma análise da problemática da alfabetização cartográfica no ensino fundamental nas escolas de Boa Vista no estado de Roraima, a partir do reconhecimento das dificuldades dos alunos quanto à orientação espacial e utilização dos mapas durante um minicurso “noções de cartografia”, ministrado aos alunos do 3º ciclo de uma escola pública de Boa Vista. Os resultados permitiram perceber como a inclusão das atividades dinâmicas no programa escolar pode tornar efetivo o ensino dos mapas nas escolas.

Palavras-chaves: Alfabetização cartográfica. Ensino de Geografia. Representação cartográfica.

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