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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Fundamentos epistemo-metodológicos da educação ambiental Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato

As relações sociedade-natureza são contextualizadas a partir das analogias orgânica e mecânica ao foco de uma epistemologia ambiental, frente à crise civilizatória no mundo ocidental; nessa linha, o paradigma da complexidade fundamenta a superação das ambiguidades do desenvolvimento sustentável em prol de uma apropriada sustentabilidade socioambiental e, pois, possibilitando práticas de Educação Ambiental criticamente orientadas por uma nova pedagogia do conhecimento, com implicação de novos saberes e construção de novas relações entre pessoas, sociedade e o meio natural, sob uma Ética da Responsabilidade.

Palavras-chave: Relações sociedade-natureza. Epistemologia ambiental. Educação ambiental.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Geografia, história e ecologia: criando pontes para a interpretação da paisagem  Popular Versão: pdf
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
SOLORZANO, Alexandro; OLIVEIRA, Rogério Ribeiro de e GUEDES-BRUNI, Rejan Rodrigues

O artigo apresenta uma revisão analítica dos conceitos e limites de abrangência da História Ambiental comparada à Ecologia Histórica. Para tanto, foram discutidas e avaliadas as influências e raízes fundadoras, bem como a incorporação de conceitos de diferentes disciplinas de outras áreas do conhecimento, como Antropologia, História, Geografia, Arqueologia, Etnobiologia, etc. Conceitos tais como paisagem, território (paleoterritório), escalas (espacial e temporal), e região constituem os seus elementos norteadores, em maior ou menor grau de importância. Objetiva-se com esta abordagem a compreensão da História Ambiental e da Ecologia Histórica, além de identificar os conceitos unificadores, em cujo contexto a Geografia destaca-se como a área do conhecimento habilitada a integrar as disciplinas que buscam analisar as relações entre os seres humanos e o seu espaço físico.

Palavras-chave: História Ambiental. Ecologia Histórica. Geografia. Paisagem. Dicotomia ser humano-natureza.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!GEOIDEA - Geotecnologia como instrumento da inclusão digital e educação ambiental Popular Versão: pdf
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
DI MAIO, Angelica Carvalho

O Projeto GEOIDEA (Geotecnologia como Instrumento de Inclusão Digital e Educação Ambiental) tem como objetivo desenvolver e aplicar uma metodologia focada em alunos para inclusão digital através do uso de Sistema de Informação Geográfica, em particular, nas aulas de Geografia. Este trabalho gerou, em digital ambiente, o meios de ensino e aprendizagem de assuntos relacionados à cartografia, tecnologia espacial, meio ambiente, por exemplo, temas como bacias hidrográficas, biomas e áreas naturais protegidas, foi desenvolvido para ser aplicado em escolas públicas de ensino fundamental e médio. Os recursos das geotecnologias foram usados de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais da Geografia e do tema transversal Meio Ambiente. Um banco de dados geográficos com produtos de sensoriamento remoto e mapas, um conjunto de exercícios, um guia eletrônico, curiosidades sobre os biomas brasileiros e uma sessão de ajuda foram desenvolvidos. As atividades são ligadas ao SIG SPRING 5.0. O SPRING foi especialmente adaptado e customizado para a metodologia proposta, e denominado EDUSPRING (SPRING para a Educação). O EDUSPRING é de cerca de 70% menor que o SPRING original. O protótipo de ensino foi chamado GEOIDEA e está disponível em CD-ROM, tendo sido distribuído gratuitamente para escolas públicas. O projeto contou com a participação de professores do ensino básico no desenvolvimento do CD-ROM.

Palavras-Chave: Geotecnologias na Educação. Novas tecnologias na Geografia. Cartografia e Educação Ambiental.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Indústria Paranaense: formação, transformação econômica a partir da década de 1960 e distribuição e Popular Versão: 
Atualização:  7/5/2013
Descrição:
MIGLIORINI, Sonia Mar dos Santos

Este artigo tem por propósito apresentar uma visão geral do processo de industrialização contemporâneo do Estado do Paraná, no contexto das transformações econômicas que ocorreram na dinâmica espacial da economia brasileira. Coloca em pauta a formação industrial contemporânea do Estado, ocorrido a partir de iniciativas governamentais, concretizada na criação e execução do Projeto de Desenvolvimento Industrial do Paraná, na década de 1960; as transformações ocorridas na base produtiva do Estado após a década de 1960, dando destaque à modernização do setor agropecuário e consequente desenvolvimento de unidades agroindustriais (que foram de grande importância para a economia paranaense e para a formação do parque industrial do Estado, especialmente nas décadas de 1970 e 1980), e a implantação e desenvolvimento, no Estado do Paraná, de setores mais modernos da economia brasileira, com maior teor tecnológico, que aos poucos foram tornando-se os maiores responsáveis pela geração de renda do Estado. Também será realizada uma breve abordagem sobre a distribuição geográfica da indústria paranaense e de seus consecutivos ramos entre as Mesorregiões do Estado no início do século XXI.

Palavras-chave: Desenvolvimento industrial. Estado do Paraná. Distribuição espacial.

Downloads 891  891  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site 
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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Laboratório didático experimental de Geografia na Educação de Jovens e Adultos Popular Versão: 
Atualização:  7/5/2013
Descrição:
BOTTON, Elis Angela; STURMER, Arthur Breno; SCHIAVONE, Eduardo

Compreender a prática pedagógica que vem sendo desenvolvida na disciplina de Geografia ministrada aos jovens e adultos requer o conhecimento mínimo da realidade do educando, além de participar diretamente com seu ambiente de ensino-aprendizagem na escola. Para tanto, foram levantadas informações sobre a vida do educando e realizadas observações do trabalho docente em sala de aula, levando em consideração todos os fatores que interferem ou contribuem para o processo educativo. Sabe-se que não basta levantar dado e informações sobre a realidade escolar sem propor algo diferente, desta forma foram elaborados um conjunto de atividades didático-experimentais voltadas ao ensino de jovens e adultos referente à Geografia do Rio Grande do Sul. Tais atividades compreendem o que denominamos, de palestras-aula e oficinas, que abordaram temas teóricos e práticos sobre a Geografia Gaúcha. Assim, a partir dos dados levantados, as atividades didático experimentais e da aplicação e avaliação das mesmas, verifica-se que os professores, juntamente com os demais membros da escola, devem semear a ideia da inovação. A inovação requer práticas pedagógicas que estimulem o educando, tornando-o reflexivo.

Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino. Geografia. Laboratório.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Lugares e paladares: uma contribuição geográfica à diversidade do consumo alimentar no Brasil Popular Versão: 
Atualização:  7/5/2013
Descrição:
CARVALHO, Márcia S.

A variedade dos alimentos no Brasil está ligada aos fatores de formação histórica e mais recentemente às mudanças introduzidas pela agroindústria alimentar. Os brasileiros se alimentam de forma diferente no campo e na cidade, entre as regiões e entre os estados da federação. A identificação dos diferentes paladares e suas nuances é o objeto deste artigo e para isso foram usados informações da Pesquisa de Orçamentos Familiares que indicaram uma mudança no padrão alimentar. Cultura, alimentos e renda influem no tipo de alimento consumido e podemos concluir que a fome é um problema ultrapassado pela obesidade, caso típico do paradoxo alimentar.

Palavras-chave: Brasil. Alimentação. Fome. Obesidade. Cultura. Regiões. Agroindústria.

Downloads 432  432  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site 
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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Metodologia para utilização de câmaras de vídeo em mapeamento florestal Popular Versão: 
Atualização:  7/5/2013
Descrição:
WATZLAWICKL, Luciano Farinha ; MADRUGA, Pedro Roberto de Azambuja; PEREIRA, Rudiney Soares

O presente trabalho apresenta o desenvolvimento metodológico de um sistema imageador, utilizando câmaras de vídeo convencionais e filtros espectrais (verde, vermelho e infravermelho próximo) como sensor não-convencional. Esse sensor possui como finalidade realizar mapeamento de áreas florestais. Para tal finalidade, foi realizado um estudo do espectro de cada filtro utilizado bem como o comportamento por ele apresentado nos diversos tipos de alvos. Como resultados, salienta-se a importância da obtenção das imagens quase que em tempo real, custos operacionais baixos, praticidade e operacionalidade do sistema bem como a agilidade de obtenção das imagens, e como desvantagem apresenta o comportamento espectral dos filtros utilizados se sobreporem e a baixa resolução espacial das câmaras VHS, aspectos esses que podem ser solucionados utilizando-se outros tipos de filtros nos mais diversos comprimentos de onda, e a utilização de câmaras S-VHS.

Palavras-chave: Mapeamento. Videografia. Sensoriamento Remoto.

Downloads 667  667  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.ufsm.br
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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Novas centralidades na perspectiva da relação centro - periferia  Popular Versão: pdf
Atualização:  7/5/2013
Descrição:
LOPES JUNIOR, Wilson Martins; SANTOS, Regina Celia Bega dos

Alterações na organização espacial das cidades expressam o surgimento de novas áreas com atividades comerciais, de serviços e também um fluxo que expressa á centralidade. Neste processo, ocorre a descontinuidade do território da cidade e a criação de novos espaços que representam a relação centro – periferia. A relação centro-periferia torna-se tema relevante no estudo de novas centralidades uma vez que a morfologia urbana é alterada diante da definição de novas centralidades e a formação de outras periferias. Deste modo a cidade através de seu tecido urbano apresenta uma dinâmica contraditória de concentração e descentralização dos espaços urbanos redefinindo a relação centro-periferia, que evidencia as novas centralidades. Portanto, a concentração e descentralização que ocorre no urbano refletem em nova dinâmica no espaço intra-urbano, apresentando novas centralidades atreladas às novas localizações de grupos – empresas de comércio e de serviços, favorecendo a fragmentação espacial. Finalmente tem-se a produção de espaços interiores na cidade com suas funções específicas como: produção, consumo, moradia, e outras que influem no valor destas áreas, de acordo com sua característica ou tipo de atividade. Assim, criam-se vários centros com funções distintas evidenciados primeiramente em metrópoles e grandes cidades e num segundo momento em cidades médias contrapondo-se a antiga cidade (pequena), com centro único.

Palavras-chave: Novas Centralidades. Centro – Periferia. Espaço Urbano.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!O ambiente da escola - o ambiente na escola: uma discussão sobre a relação escola-natureza em educaç Popular Versão: 
Atualização:  7/5/2013
Descrição:
ELALI, Gleice Azambuja

Em um momento sócio-histórico no qual ecologia, sustentabilidade e educação ambiental perderam o status de temas emergentes e palavras-de-ordem para se tornarem fatores essenciais à sobrevivência humana, é essencial investigar "o que nossas escolas ensinam em termos de relações pessoa-ambiente". Partindo dessa questão-geradora são abordados aspectos relativos à presença da natureza em estabelecimentos de ensino. Evitando discutir o conteúdo disciplinar ministrado pelos professores, optou-se por abordar tal tema avaliando o ambiente físico de estabelecimentos educativos, sua ocupação e a percepção dos usuários. A pesquisa, utilizando multi-métodos, envolveu vistoria técnica (levantamento e documentação arquitetônica), observação comportamental (traços e mapeamento), questionários, entrevistas e desenhos-temáticos. Como na primeira infância o contato com o ambiente é fundamental, optou-se por estudar escolas para educação infantil (até sete anos) em Natal-RN, tendo se evidenciado a dicotomia entre o discurso e a prática tanto na definição quanto no uso do ambiente escolar.

Palavras-chave: Educação infantil. Ambiente escolar. Natureza. Relações criança-ambiente. Psicologia ambiental.

Downloads 3041  3041  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!O livro didático para as séries iniciais do ensino fundamental e formação no Brasil Popular Versão: 
Atualização:  7/5/2013
Descrição:
KATUTA, Angela Massumi

No presente trabalho, resgatamos rapidamente o histórico do livro didático e fazemos uma breve caracterização das relações docentes nas séries iniciais com este recurso. Neste item, indicamos que, historicamente, o professor tem se sujeitado ao livro principalmente em função do tipo de educação que recebe e, também das políticas voltadas à disseminação do seu uso que não privilegiaram a qualificação docente para tal. Em seguida, defendemos a ideia de que a fragmentação do objeto e da razão está no cerne da identidade do polivalência do professor do referido nível de ensino, o que, não obstante, também se expressa nas políticas voltadas à sua formação, na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais, na política nacional de livros didáticos, em sua produção e, consequentemente, na indicação desses últimos e sua utilização. Tais fatos demostram a necessidade de ruptura com a razão fragmentária nos mais variados âmbitos do ensino e instituições.

Palavras-chave: Formação docente. Razão fragmentária. Livro didático. Polivalência. Séries iniciais.

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