Educadores

Ínicio : Geografia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A Geografia saindo da sala de aula para o mundo Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
CASSOL, Ana D. C.

A Geografia é uma ciência muito importante, pois permite ao homem compreender melhor o planeta em que vive. Jamais poderá ser uma disciplina estanque. A falta de atenção e de disponibilidade no aprendizado fez repensar minhas práticas dentro da sala de aula. Fez ver que o tédio de uma aula está justamente na falta de oportunidade em aprender. Esta oportunidade somente será oferecida pelo professor. Partindo destes pressupostos comecei a diversificar minhas técnicas metodológicas. As práticas pedagógicas foram substituídas com vários recursos pedagógicos como: trabalho de campo, aulas na cozinha, no riacho, no mato, sentados no gramado, recriando ambientes, criando espaços de novidades e curiosidades. O espaço usado nas aulas eram sugestões dos educandos. É importante lembrar do trabalho coletivo, no qual a família foi convidada a ajudar em certas atividades com coleta de materiais e sucatas, contribuição com ingredientes para realização das práticas culinárias. Assim, indiretamente, os pais interagiam com a classe. Castrogiovanni (1998) acredita na importância e mesmo na necessidade de uma educação voltada para a cidadania, considerando, assim, os valores e os padrões culturais da vida e de aprendizagem dos grupos sociais. Segundo o mesmo autor, é pela educação que tais sociedades podem expressar sua cultura, seu saber e defendê-los a fim de impedir a massificação e a globalização de outros valores tidos como certos e universais. Não podemos deixar nossas crianças crescerem não sabendo o básico geográfico. E só haverá a verdadeira educação quando nos livrarmos das “amarras” tradicionais e investirmos numa educação que busca, que experimenta, que faz, transforma e conclui. Assim teremos verdadeiros sujeitos transformadores do meio em que vivem e cidadãos comprometidos com a sua rua, seu bairro, seu município, pais e o mundo que habita.

Palavras-chave: Geografia. Práticas pedagógicas. Educação. Cultura. Aprendizagem. Ensino.

Downloads 2415  2415  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://ENPEG
Avaliação: 8.00 (4 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Origens do Brasil meridional: dimensões da imigração polonesa no Paraná, 1871-1914 Popular Versão: 
Atualização:  7/5/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Márcio de

O artigo discute as origens do "Brasil meridional" a partir do caso da imigração polonesa para o estado do Paraná (Brasil), ocorrida entre 1870 e 1920. Inicialmente, apresenta-se uma discussão sobre modelos explicativos das causas da imigração para o Brasil. Em seguida é apresentada, em linhas gerais, a história da imigração polonesa. Neste histórico, é trabalhado o contexto sociopolítico nas regiões de que partiram os imigrantes, o impacto das políticas federais e estaduais sobre a imigração e a função que os imigrantes deveriam desempenhar no desenvolvimento do estado do Paraná. Após 1890, analisa-se ainda a forma como os emigrantes foram descritos nos territórios poloneses ocupados e o papel que foram chamados a desempenhar no processo de reconquista da independência da Polônia. Uma breve discussão sobre a distância que separa o imigrante do emigrante no interior da história social brasileira fecha este trabalho.

Downloads 513  513  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma FGV  Site http://bibliotecadigital.fgv.br
Avaliação: 7.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!"Geografia da Fome": da lógica regional à universalidade Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2013
Descrição:
ARRUDA, Bertoldo Kruse Grande de

Geografia da Fome revela a associação harmoniosa da capacidade de argumentar com a segurança científica, um novo modo de pensar e de agir frente à realidade alimentar e nutricional e também uma abordagem pioneira no dimensionamento da fome coletiva como um fenômeno geograficamente universal. Admitiu, com base nas especificidades regionais, que as contribuições parciais poderiam compor um mapeamento caracterizador da universalidade do problema, permitindo construir uma imagem diferente do Brasil e do mundo, possibilitando a estruturação de um plano universal de combate à fome, abrindo novos caminhos para aqueles que buscam a correção de desequilíbrios regionais e a eliminação do subdesenvolvimento. Nesse livro-manifesto, Josué de Castro reinterpretou o papel da geografia clássica, incorporando uma das dimensões explicativas mais importantes, que é a da análise política, para desvendar a significação e consequências do desenvolvimento espacial desigual. A releitura de Geografia da Fome mostra que seus delineamentos conceituais e propositivos continuam vivos e constituem instrumentos indispensáveis para repensar criticamente a realidade brasileira e, em particular, a nordestina. Geografia da Fome, no seu cinquentenário, torna-se um livro atual pela sua mensagem estimuladora e perturbadora.

Palavras-chave: Nutrição. Alimentação. Fome. Geografia.

Downloads 4786  4786  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 6.00 (7 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A importância da utilização de jogos aplicados ao ensino de Geografia Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2013
Descrição:
VERRI, Juliana B.

Este trabalho tem como objetivo analisar e traçar melhorias relativas ao ensino de Geografia, tendo em vista a compreensão e aprendizado dos alunos, de modo que esse aprendizado não se torne apenas saber ou conhecer algo, mas que possa incluir outras habilidades. Foi neste sentido que surgiu o interesse de avaliar e propor jogos para a sala de aula no ensino de Geografia. A aplicação de jogos tende a tornar o ensino de Geografia mais eficiente contendo nesse processo um alto valor educativo e motivador.

Palavras–Chave: Jogos. Ensino. Geografia. Aprendizagem.

Downloads 3783  3783  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site 
Avaliação: 6.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!O Geógrafo e o Romance: Aproximações com a cidade Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
MARONDOLA, Janaina A. M. Silva

No contexto dos estudos Humanistas e Culturais em Geografia, procuramos contribuir para a ampliação das possibilidades de estudo na interface Geografia-Literatura, defendendo os estudos que enfoquem a cidade. Artefato humano por excelência, profundamente comprometido com a Literatura, a cidade moderna produziu e produz inúmeras geografias em forma de romances, que ainda precisam ser melhor exploradas no contexto dos estudos geográficos no Brasil. Esta aproximação pode produzir frutos tanto para a linha de pesquisa Geografia e Literatura, quanto para os estudos urbanos, por acrescentar a lente do artista que vive e escreve sobre a cidade, perscrutando a sua essência e produzindo representações e discursos sobre a cidade e a vida urbana.

Palavras-chave: Literatura. Cidade. Geografia humanista. Geografia cultural.

Downloads 1385  1385  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://cecemca.rc.unesp.br
Avaliação: 5.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Um atlas geográfico escolar para o ensino-aprendizagem da realidade natural e social Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
MARTINELLI, Marcello

A concepção de um atlas geográfico para escolares tem como proposta básica a de não ser apenas uma coletânea de mapas, prontos e acabados, mas sim, de compor uma organização sistemática de representações trabalhadas com finalidade intelectual específica. Para a sua coordenação, considera-se o entrelaçamento de duas orientações básicas: o “ensino do mapa”, lastreado nas posturas teórico-metodológicas sobre a construção da noção de espaço e respectiva representação, pela criança e o “ensino pelo mapa”, baseado na promoção do conhecimento do mundo através dos mapas, a partir do próximo, vivenciado e conhecido - o lugar - ao distante desconhecido - o espaço mundial. O conteúdo temático se fundamenta numa lucubração básica do conhecimento geográfico: a natureza em composição com a sociedade. Neste contexto os mapas mostram a natureza com seu específico movimento, sem deixar de entrevê-la e avaliá-la como recurso natural para a sociedade, o que culmina, depois, mediante a intervenção desta, acrescida de ciência, técnica e informação, com a questão ambiental.

Palavras-chave: Atlas geográfico. Ensino pelo mapa.

Downloads 1188  1188  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.uel.br/revistas/
Avaliação: 4.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Atlas Geográfico Digital: uma proposta de aplicação no esnsino fundamental Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
ALMEIDA, Andréia Bevilaqua ; SCARAMELLO, Juliana Massensini ; SANTOS, Gustavo Henrique dos

O presente artigo traz, inicialmente, abordagens concernentes ao uso do computador no cotidiano das escolas de ensino fundamental, baseando-se em autores que revelam A subutilização desse recurso pelos docentes. Políticas públicas têm sido orientadas no sentindo de equipar os estabelecimentos de ensino com recursos de informática, porém sem grandes preocupações com a capacitação dos recursos humanos. Diversas pesquisas comprovam as potencialidades dos recursos da informática nos processos de ensino e aprendizagem, permitindo maior interação do educando com as informações. Nesse sentido, os atlas geográficos digitais têm um excelente campo de emprego na educação. Para o ensino da Geografia, tais recursos contribuem para auxiliar a aprendizagem de fatos, fenômenos e eventos que são melhor apreendidos a partir de linguagens gráficas associadas a linguagens textuais. A simulação de espaços geográficos por meio do ambiente virtual possibilita a aproximação do educando com seu objeto de investigação. Este trabalho apresenta argumentações teóricas sobre os benefícios que a utilização dos atlas digitais podem proporcionar para uma aprendizagem significativa, além de apresentar uma proposta metodológica de utilização desse recurso nas aulas de Geografia no ensino fundamental. Essa proposta constitui-se numa orientação para estimular o docente a desenvolver novas metodologias de trabalho a par dos recursos computacionais colocados à sua disposição nas instituições de ensino.

Palavras-chaves: Atlas digital. Informática. Geografia. Novas tecnologias. Aprendizagem.

Downloads 1242  1242  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.ensino.eb.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Sensoriamento Remoto e o ensino da Geografia - Novos desafios e metas Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
CARVALHO, Vânia Maria Salomon Guaycuru de ; CRUZ, Carla Bernadete Madureira ; ROCHA, Elizabeth Maria Feitosa

Este trabalho quer propor a introdução dos produtos de sensoriamento remoto nos níveis de ensino fundamental e médio no Brasil. Para tanto, é necessário a produção de trabalhos e publicações, dirigidas especificamente para esses segmentos, em uma linguagem acessível e compatível que atenda as expectativas de professores e alunos. Assim como a organização de materiais didáticos interessantes, de maneira a ampliar o universo do conhecimento desta tecnologia e também o de imprimir a estes níveis de ensino um incremento de qualidade, com o objetivo de tornar mais dinâmicas as práticas de ensino e mais compatíveis com as necessidades da sociedade atual.

Palavras-chave: Escalas. Geografia. Sensoriamento remoto. Mediação. Percepção. Material didático.

Downloads 829  829  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRJ   Site http://www.inpe.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Alfabetização cartográfica na escola: uma leitura feita através dos mapas Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
OLIVEIRA, A. K. P.; WANKLER, F. L.

O artigo faz uma análise da problemática da alfabetização cartográfica no ensino fundamental nas escolas de Boa Vista no estado de Roraima, a partir do reconhecimento das dificuldades dos alunos quanto à orientação espacial e utilização dos mapas durante um minicurso “noções de cartografia”, ministrado aos alunos do 3º ciclo de uma escola pública de Boa Vista. Os resultados permitiram perceber como a inclusão das atividades dinâmicas no programa escolar pode tornar efetivo o ensino dos mapas nas escolas.

Palavras-chaves: Alfabetização cartográfica. Ensino de Geografia. Representação cartográfica.

Downloads 1011  1011  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRR  Site http://www.ufrr.br/revista
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Educação Ambiental para uma sociedade sustentável: apropriando-se dos meios tecnológicos para intera Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
MIODUSKI, K. A.; FRANCISCO, A. C.

O presente estudo busca melhorar o ambiente de aprendizado e oportunizar novas ferramentas para os professores e alunos, os quais buscam novos suportes educacionais como a internet, é neste processo que a construção das cartilhas virtuais como os blogs e sites gratuitos vêm preencher uma lacuna no aprendizado de sala de aula, propondo interagir igualmente nas tecnologias, objetivando a educação ambiental e a sustentabilidade. Desta forma a dinâmica entre os grupos (professores e alunos) ocorrerá em espaços não apenas materializados como a sala de aula e em alguns momentos pelas práticas ambientais, mas também no ambiente virtual. A internet é bem recebida pelos alunos e com o professor atuando e direcionando o conhecimento nestes espaços, a aproximação do real aprendizado fomentará a base de um conhecimento autônomo, expandindo-se para todos os usuários da internet os quais terão as mesmas oportunidades e acesso as estes materiais construídos pelos próprios professores.

Palavras Chave: Educação ambiental. Internet. Interdisciplinaridade. Tecnologia. Aprendizagem.

Downloads 3948  3948  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTFPR  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 (3) 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 »