Educadores

Ínicio : Geografia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (antigos listados primeiro)

Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!As fotografias aéreas verticais como uma possibilidade na construção de conceitos no ensino de Geogr Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
CAZETTA, Valéria

Esta investigação trata da aprendizagem do conceito de uso do território por meio da elaboração de croquis a partir de fotografias aéreas verticais. Em pesquisa realizada com alunos de uma classe da 6ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública de Rio Claro (SP), observamos que a elaboração de croquis e posterior discussão em grupo favorece a construção do conceito de uso do território, ao mesmo tempo que fundamenta o conceito de mapa. Em avaliação realizada das fichas de trabalho, incluindo os croquis, baseamo-nos em Delval (1998), que afirma que construímos o conhecimento por meio de esquemas-padrão que orientam nosso comportamento e nos permitem atingir os objetivos propostos. Esta investigação permitiu utilizar um instrumental técnico para construir conceitos geográficos em contexto escolar.

Palavras-chave: Fotografias aéreas verticais. Aprendizagem escolar. Cartografia escolar.

Downloads 2328  2328  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 8.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!As imagens na geografia coordenadas semióticas para a compreensão da ordenação dos lugares Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
KATUTA, Angela Massumi

O presente trabalho resulta dos desdobramentos oriundos de minha tese de doutoramento intitulada O Estrangeiro no “mundo da geografia”. Neste, inicialmente discuto, a relevância das imagens enquanto indícios, testemunhas oculares (Burke 2004), representações e registros de geograficidades e, portanto, sua imprescindibilidade no processo de construção dos conhecimentos geográficos. Posteriormente, indico a relevância da cartografia e, em específico do mapa, enquanto linguagem-imagem ou discurso fundamental para a compreensão das geograficidades do fenomênico. Contudo, aponto também a necessidade de apropriação de linguagens artísticas, dentre elas, o exemplo a ser utilizado será o da pintura, que auxilia no entendimento da ordenação espacial do fenomênico a partir da dimensão subjetiva-objetiva .

Palavras-chave: Imagens. Geografia. Linguagem. Ciência. Arte.

Downloads 2016  2016  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.uel.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Cinema, Geografia e Sala de Aula Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
CAMPOS, Rui R.

Este artigo contém uma breve análise sobre o emprego de audiovisuais na sala de aula por parte de professores de Geografia, no qual discute a indústria cinematográfica e enumera algumas vantagens e problemas de sua utilização e, na sequência, traz uma lista de filmes por assunto como sugestões para uso em determinados temas analisados e que compõem o currículo escolar dos ensinos fundamental e médio.

Palavras-chave: Cinema. Geografia. Sala de aula.

Downloads 1009  1009  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp  Site http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Compartimentação estrutural e conectividade dos sistemas aquíferos Caiuá e Serra Geral no Noroeste d Popular Versão: pdf
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
BETTU, Daniel Fabian; FERREIRA, Francisco José Fonseca; SALAMUNI, Eduardo; FERNANDES, Luiz Alberto

No noroeste do estado do Paraná os arenitos eólicos do Grupo Caiuá (Bacia Bauru - Cretáceo Superior) estão dispostos sobre basaltos da Formação Serra Geral (Grupo São Bento - Cretáceo Inferior da Bacia do Paraná). Ambos constituem importantes sistemas aquíferos. Apesar da permo-porosidade dos basaltos ser do tipo fissural, diferente dos arenitos onde é granular, a porção superior do Sistema Aquífero Serra Geral (SASG) apresenta-se livre, em conjunto com o Sistema Aquífero Caiuá (SAC). O contraste de susceptibilidade magnética entre os basaltos e os arenitos possibilitou o emprego de dados aeromagnéticos para delinear as estruturas mais proeminentes do embasamento dos arenitos. A análise de superfície dos arenitos consistiu na interpretação morfoestrutural a partir da rede de drenagem, modelo digital de elevação (MDE) e imagens Landsat 7/ETM+. A comparação entre os dois níveis de investigação revelou a coincidência de algumas estruturas mapeadas, resultando em um arcabouço estrutural comum ao SAC e ao SASG. Mapas de sólidos totais dissolvidos (STD) e do conteúdo catiônico das águas de poços produtores completados no SAC, indicaram zonas com características hidroquímicas do SASG em seu interior, denotando a conectividade hidráulica dos dois sistemas aquíferos. A superposição do arcabouço estrutural integrado aos mapas hidrogeológicos (vazão, capacidade específica e hidroquímicos), revelou que grandes estruturas, frequentemente, exercem influência na compartimentação hidrogeológica da região.

Palavras-chave: Grupo Caiuá (Bacia Bauru). Formação Serra Geral (Bacia do Paraná). Método Magnético. Hidrogeologia. Geologia Estrutural.

Downloads 247  247  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de Ge Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
CAVALCAMTI, Lana de Souza

Este texto faz uma síntese da teoria vygotskyana sobre o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores, destacando alguns conceitos dessa teoria, tais como internalização, mediação semiótica, Zona de Desenvolvimento Proximal, conceitos cotidianos e conceitos científicos, que são especialmente instrumentalizadores da análise dos processos educativos e de sua relação com o desenvolvimento dos processos psicológicos. A partir de uma síntese do pensamento de Vygotsky, o texto busca especificar possíveis contribuições dessa teoria para o ensino de geografia, particularmente para a formação de conceitos geográficos.

Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural. Formação de conceitos. Ensino de Geografia.

Downloads 2534  2534  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Donald Pierson e a escola sociológica de Chicago no Brasil: os estudos urbanos na cidade de São Paul Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
MENDOZA, Edgar S. G.

O artigo, em termos amplos, trata da influência de Donald Pierson, formado na Escola Sociológica de Chicago, que teve maior repercussão na pesquisa urbana no Brasil, nos anos 30 e 50, tanto na Sociologia quanto na Antropologia, na cidade de São Paulo. A pesquisa urbana no Brasil tanto sociológica, quanto antropológica, teve referenciais teóricos que deixaram sua marcas nos trabalhos da época. No meu argumento, se pensarmos nos campos científicos da Antropologia e da Sociologia Urbana no Brasil, uma das tendências teóricas em um momento histórico e teórico foi a Escola Sociológica de Chicago. Um resgate de pesquisas precursoras de estudos urbanos na cidade de São Paulo poderiam comprovar a influência da Escola de Chicago. Apesar de serem pesquisas isoladas, enfatizaram fortemente questões propriamente urbanas. Seria arriscado defini-las nesta época como uma Sociologia Urbana propriamente dita, em São Paulo. O motivo de trazê-las é demonstrar que realmente foram um antecedente dos estudos urbanos no Brasil, entre 1935-1950. Assim, posso dizer que a Sociologia da Escola de Chicago teve influência em três campos no Brasil: a) relações raciais (negros, brancos e imigrantes), b) estudos de comunidade (pequenas cidades rurais) e c) estudos na cidade (principalmente São Paulo). Portanto, estou pensando a cidade de São Paulo como um cenário em termos gerais, como uma agenda de pesquisa institucional nos anos 35-50. Entre as poucas e modestas pesquisas de Sociologia na cidade de São Paulo, tomada como objeto de estudo, foi feita uma etnografia na cidade ou uma etnografia urbana diferente dos clássicos estudos de comunidades em pequenas cidades rurais. Temos inicialmente oito trabalhos que foram publicados, principalmente, como artigos em revistas, sendo o objeto de pesquisa alguns bairros da cidade ou em outras cidades. O ponto central do artigo está na ampla bibliografia que foi encontrada, e apresentada no final do texto sobre a influência da Escola de Chicago e sua repercussão no Brasil.

Palavras-chave: Donald Pierson. Escola Sociológica de Chicago. Sociologia urbana. Estudos urbanos na cidade de São Paulo. Etnografia urbana.

Downloads 1983  1983  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Educação geográfica: a psicogenética e o conhecimento escolar Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella

Este artigo tem como objetivo tratar da aprendizagem e da didática no âmbito da geografia escolar, respaldado nas concepções teóricas da psicogenética. Para tanto, apresentamos alguns aspectos do pensamento geográfico, articulando-o com o saber pedagógico. A partir dos pressupostos da teoria piagetiana propusemos uma nova leitura da didática no ensino da Geografia.

Palavras-Chave: Educação. Geografia. Aprendizagem. Saber pedagógico e formação.

Downloads 2302  2302  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 8.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Entre o Virtual e o Real: a transformação do espaço urbano através da EAD em Minas Gerais Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
PORTES, Raquel von Randow

O estudo pretende abordar as transformações no espaço urbano, particularmente em Minas Gerais, face as ações de Educação a Distância da Universidade Federal de Juiz de Fora. A partir da criação de Polos de Educação a Distância da UFJF, distribuídos nas várias regiões do território mineiro, percebe-se a criação de uma nova dinâmica intra-urbana e regional. Uma nova organização social, possibilitada pelo uso das TIC, se materializa nos espaços urbanos e se legitima no espaço virtual. O enfoque deste trabalho incide sobre esta nova conformação do espaço e as repercussões geradas no mesmo, na atualidade, pelo surgimento de novas centralidades, caracterizadas pelos Polos de Educação.

Palavras-chave: Espaço Urbano. Educação a Distância. Minas Gerais. Geografia. Cidades.

Downloads 373  373  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPE  Site http://www.ufpe.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Espaços da exclusão/inclusão digital no Paraná Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
As redes tecnológicas e informacionais trazem mudanças no cotidiano do cidadão. O acesso à Web tem aumentado no Brasil e em especial no estado do Paraná, entretanto, ele tem chegado de modo diferenciado numa relação direta com a renda da população. Isso vem sendo relativizado através do acesso à Web em escolas e universidades. Mais do que um instrumento de acesso às informações culturais e científicas, o uso de microcomputadores ligados na rede mundial vem sendo utilizado no Brasil de modo a diminuir o número de bancários e transformar o cliente em gerenciador de sua própria conta. A localização desses terminais bancários poderia obedecer a uma lógica de descentralização espacial, entretanto, ainda não é isso o que foi verificado na cidade paranaense de Londrina. A quem obedece está lógica de distribuição de terminais e de que maneira os usuários sem acesso aos computadores podem interferir na espacialização de serviços são as questões colocadas para reflexão no artigo.

Palavras-chaves: Brasil. Cibergeografia/Geografia. Vida Cotidiana. Tempo Social. Participação Social/Cidadã. Web. Informação. Tecnologia.

Downloads 463  463  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.cibersociedad.net
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Fatores demográficos e socioeconômicos associados às mudanças na cobertura da terra no Vale do Ribe Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
ALVES, Humberto Prates da Fonseca

Fatores demográficos e socioeconômicos associados às mudanças na cobertura da terra no Vale do Ribeira: discussão dos resultados de uma análise integrada de dados censitários e de sensoriamento remoto, através de um sistema de informação geográfica.

Neste trabalho, vamos apresentar e discutir a metodologia e os principais resultados da minha tese de doutorado intitulada “Análise dos fatores associados às mudanças na cobertura da terra no Vale do Ribeira através da integração de dados censitários e desensoriamento remoto”, recém apresentada ao IFCH-Unicamp. As duas perguntas gerais que a tese procurou responder foram: 1) Qual o papel dos fatores demográficos e socioeconômicos nos processos de mudanças na cobertura da terra, ocorridos na região do Vale do Ribeira, na década de 1990? 2) Qual o papel das unidades de conservação, da topografia e da infraestrutura viária e urbana nos referidos processosde mudanças na cobertura da terra? A metodologia geral, que utilizamos para a análise empírica dos fatores associados às mudanças na cobertura da terra no Vale do Ribeira, foi a integração de dados censitários e de sensoriamento remoto (imagens de satélite), ao nível dos setores censitários, através de um sistema de informação geográfica (SIG).

Palavras-chave: 1. Desmatamento; 2. Mata Atlântica - Aspectos ambientais; 3.Sensoriamento remoto - Aspectos ambientais; 4. Sistemas de informação Geográfica.

Downloads 852  852  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.unicamp.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 (3) 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 »