Categoria: Geografia Artigos |
Atlas municipais elaborados por professores: a experiência conjunta de Limeira, Rio Claro e Ipeúna |
Versão: Atualização: 9/4/2008 |
Descrição:
CAZETTA, Valéria
Na última década, as recomendações curriculares de História e Geografia para o Ensino Fundamental incentivaram a produção de atlas municipais, uma vez que permitem incluir num só volume mapas, textos, fotografias, gráficos, entre outras fontes de informação, a respeito do espaço local. Este artigo apresenta uma experiência em que a produção de atlas municipais se tornou projeto de pesquisa colaborativa entre pesquisadores da universidade e professores de Geografia, História e Ciências de três municípios. Problemas como recorte curricular, linguagem cartográfica e formação de professores consistem nos pontos principais da pesquisa, a qual traz uma contribuição significativa para a constituição de uma linha de pesquisa que vem sendo chamada de cartografia escolar.
Palavras-chave: Fotografias aéreas verticais. Aprendizagem escolar. Cartografia escolar.
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Categoria: Geografia Artigos |
Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de Ge |
Versão: Atualização: 2/5/2013 |
Descrição:
CAVALCAMTI, Lana de Souza
Este texto faz uma síntese da teoria vygotskyana sobre o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores, destacando alguns conceitos dessa teoria, tais como internalização, mediação semiótica, Zona de Desenvolvimento Proximal, conceitos cotidianos e conceitos científicos, que são especialmente instrumentalizadores da análise dos processos educativos e de sua relação com o desenvolvimento dos processos psicológicos. A partir de uma síntese do pensamento de Vygotsky, o texto busca especificar possíveis contribuições dessa teoria para o ensino de geografia, particularmente para a formação de conceitos geográficos.
Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural. Formação de conceitos. Ensino de Geografia.
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Categoria: Geografia Artigos |
Popularização da taxonomia de solo: vocabulário mínimo e aspectos sócio-econômicos no contexto do en |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
DINIZ, Adriana Araújo; BATISTA, Rui Bezerra; SANTOS, Roseilton Fernandes dos
Este estudo objetivou construir uma proposta pedagógica com alunos de nível fundamental na comunidade de São Miguel, Esperança (PB). Procurou-se despertar o interesse dos estudantes para a importância do solo em suas vidas, bem como adequar a terminologia usada na pedologia à linguagem cotidiana dos alunos. Seguiu-se como método a abordagem paulofreireana na qual se considera que o contexto da escola extrapola o da sala de aula, devendo envolver o máximo de pessoas da comunidade. Assim, procurou-se levantar informações quanto à renda familiar, moradia, número de irmãos e irmãs, atividade principal do responsável pela família, etc. Deste levantamento, extraiu-se, também, o vocabulário mínimo, com palavras e expressões geradoras que sintetizam o universo de conhecimento em São Miguel. Os resultados denotaram a dureza do cotidiano e uma educação repressiva diante da indomabilidade dos filhos. Observou-se que elementos pedagógicos presentes no vocabulário mínimo podem facilitar a popularização do saber pedológico no ensino fundamental. O vocabulário mínimo promoveu uma melhor comunicação durante as aulas entre educadores e educandos, bem como permitiu a construção de conceitos para as ordens de solos mais representativas da região: Neossolos e Argissolos. A construção de monólitos de solos constituiu importante recurso auxiliar nas aulas expositivas e dialógicas, despertando nas crianças maior interesse para o tema solo e meio ambiente.
Palavras-chave: Pedologia. Linguagem. Taxonomia de solo.
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Categoria: Geografia Artigos |
A maquete de relevo e o estudo de microbacias no ensino de Geografia |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
MACHADO, Luciano R.; DI MAIO, Angelica Carvalho
O presente projeto pretende ser uma contribuição ao ensino de Geografia. Procura utilizar uma metodologia de ensino que possa tornar as aulas de Geografia, com o estudo da Cartografia, mais atraentes aos alunos. Para tanto, utiliza-se o recurso didático “maquete de relevo”, entendendo que o mesmo é uma atividade prática, ou seja, os alunos participam de forma ativa no seu desenvolvimento, interagindo com o próprio aprendizado. O diferencial nesta atividade, além da própria praticidade em si e da sistematização da metodologia na escola, é o estudo do meio, já que o recorte territorial abrangido pela maquete é a parte urbana da Microbacia onde está localizada a escola, na escala de 1:10000.
Palavras-chave: .Geografia. Cartografia. Maquete. Relevo. Microbacia. Escala. Curva de nível.
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Categoria: Geografia Artigos |
Globalização e mudanças na configuração espacial: da economia mundial: uma visão panorâmica das últi |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
GALVÃO, Olímpio J. de Arroxelas
Este artigo faz um exame dos macrocenários mundiais nas últimas décadas, apontando os principais problemas atuais, os riscos, desafios e oportunidades com que se defrontará o mundo ao longo dos próximos anos. O trabalho mostra que nas últimas décadas aumentou significativamente a distância entre os países ricos e pobres, mas o desempenho da economia mundial, do ponto de vista geográfico, ocorreu de forma extremamente desigual. Enquanto o Sul e o Leste da Ásia apresentaram desempenho extraordinariamente dinâmico, a maioria das demais regiões do mundo em desenvolvimento, e de modo particular a África Subsaariana, os países ex-comunistas da Europa e a América latina exibiram taxas medíocres ou mesmo negativas de crescimento de seus PIBs per capita. Com esse padrão de evolução, a economia mundial estaria passando por grandes mudanças na configuração espacial da produção, alterando o equilíbrio das forças econômicas globais e criando uma nova geografia do poder. Um contraponto com o Brasil é apresentado ao final do artigo.
Palavras-chave: Globalização e macrocenários mundiais. Brasil. China e Índia. Mudanças na geografia econômica mundial.
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