Educadores

Ínicio : Geografia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!As fotografias aéreas verticais como uma possibilidade na construção de conceitos no ensino de Geogr Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
CAZETTA, Valéria

Esta investigação trata da aprendizagem do conceito de uso do território por meio da elaboração de croquis a partir de fotografias aéreas verticais. Em pesquisa realizada com alunos de uma classe da 6ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública de Rio Claro (SP), observamos que a elaboração de croquis e posterior discussão em grupo favorece a construção do conceito de uso do território, ao mesmo tempo que fundamenta o conceito de mapa. Em avaliação realizada das fichas de trabalho, incluindo os croquis, baseamo-nos em Delval (1998), que afirma que construímos o conhecimento por meio de esquemas-padrão que orientam nosso comportamento e nos permitem atingir os objetivos propostos. Esta investigação permitiu utilizar um instrumental técnico para construir conceitos geográficos em contexto escolar.

Palavras-chave: Fotografias aéreas verticais. Aprendizagem escolar. Cartografia escolar.

Downloads 2369  2369  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 8.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!“O Espaço Urbano”: Da Construção e Valorização a Problemática Habitacional Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
BRAVIN, Nilvam Jeronimo Ribeiro

Esse artigo nos é instigado quando percebemos a cidade como um espaço mutável, que se articula e modifica-se conforme a atuação e interesses dos diferentes agentes sociais que a compõe. Ao nos referirmos à cidade, estamos utilizando um termo que traz consigo o significado da configuração do que é físico, estrutural, e todas as suas formas internas.

Downloads 2411  2411  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.unicentro.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Relações entre educação ambiental e educação em ciências na complementaridade dos espaços formais e Popular Versão: 
Atualização:  9/4/2008
Descrição:
GUIMARÃES, Mauro; VASCONCELOS, Maria das Mercês N.

A partir dos resultados parciais de uma pesquisa que procura investigar um curso de formação de professores para a atuação na educação não formal, desenvolveu-se uma reflexão sobre os limites de uma formação tradicional. Isso, para se pensar em uma proposta de formação que privilegie uma abordagem relacional, buscando a complementaridade dos espaços formais e não formais de Educação como forma de potencializar uma abordagem crítica de Educação Ambiental.

Palavras-chave: Educação formal e não formal. Educação ambiental. Ensino de Ciências.

Downloads 2449  2449  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Diagnóstico da educação ambiental no ensino de Geografia: Piracicaba, Capivari and Jundiaí hidrograp Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
BORTOLOZZI, Arlêude ; PEREZ Filho, Archimedes

Este estudo objetivou buscar a integração entre a questão ambiental e o sistema educacional, detectando as potencialidades disponíveis nas escolas públicas de 1º grau, localizadas nas bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí no Estado de São Paulo, para o desenvolvimento de um processo educativo que inclua a temática ambiental. Analisando qualitativamente as atividades da chamada Educação Ambiental, faz o seu diagnóstico na rede oficial de ensino, levantando, registrando e analisando, através de questionários e entrevistas, as atividades desenvolvidas pelos professores que ensinam Geografia para detectar suas visões de crise ambiental e da própria Educação Ambiental. Procurando contribuir com a capacitação dos professores e a melhoria da qualidade de ensino, oferece sugestões para o desenvolvimento de programas interdisciplinares que permitam maior compreensão dos problemas ambientais da região, uma vez que esses envolvem tanto os aspectos do meio físico como também os socioeconômicos, políticos e culturais. Visa contribuir, sobretudo, para a construção da cidadania e a promoção de ações educativas mais adequadas à busca de soluções dos problemas ambientais das comunidades onde as escolas estão inseridas.

Palavras-chave: Educação ambiental. Geografia. Interdisciplinaridade. Cidadania.

Downloads 2464  2464  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Atlas municipais elaborados por professores: a experiência conjunta de Limeira, Rio Claro e Ipeúna Popular Versão: 
Atualização:  9/4/2008
Descrição:
CAZETTA, Valéria

Na última década, as recomendações curriculares de História e Geografia para o Ensino Fundamental incentivaram a produção de atlas municipais, uma vez que permitem incluir num só volume mapas, textos, fotografias, gráficos, entre outras fontes de informação, a respeito do espaço local. Este artigo apresenta uma experiência em que a produção de atlas municipais se tornou projeto de pesquisa colaborativa entre pesquisadores da universidade e professores de Geografia, História e Ciências de três municípios. Problemas como recorte curricular, linguagem cartográfica e formação de professores consistem nos pontos principais da pesquisa, a qual traz uma contribuição significativa para a constituição de uma linha de pesquisa que vem sendo chamada de cartografia escolar.

Palavras-chave: Fotografias aéreas verticais. Aprendizagem escolar. Cartografia escolar.

Downloads 2484  2484  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A Geografia namorada da Matemática estava enamorada do design, que quis namorar a Educação Popular Versão: 
Atualização:  3/9/2014
Descrição:
GIBRÁ, Edgar

A geografia namorada da matemática estava enamorada do design, que quis namorar a educação: o projeto Local – Greenwich Mean Time. Este artigo resulta de um trabalho/pesquisa feita para uma disciplina de desenho industrial. Essa pesquisa tem como particularidade o seu método, que se funda num rigor flexível, dando lugar à intuição e à sensibilidade; não obstante, lança-se mão de procedimentos científicos, como a semiótica e a análise do discurso. Além de tudo o mais, alia-se à lógica da interseção das relações “inter” e “transdisciplinares”. O objetivo geral deste ensaio é relatar as etapas do projeto, que se divide em dois elos: 1) percepção da necessidade de reformulação do método de ensino de fuso horário e dedução de uma fórmula matemática alternativa; 2) pesquisa e construção da proposta de design instrucional para o ensino da nova forma de cálculo.

Palavras-chave: Geografia. Matemática. Fuso-horário. Ensino. Cartografia.

Downloads 2503  2503  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.car.ufes.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de Ge Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
CAVALCAMTI, Lana de Souza

Este texto faz uma síntese da teoria vygotskyana sobre o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores, destacando alguns conceitos dessa teoria, tais como internalização, mediação semiótica, Zona de Desenvolvimento Proximal, conceitos cotidianos e conceitos científicos, que são especialmente instrumentalizadores da análise dos processos educativos e de sua relação com o desenvolvimento dos processos psicológicos. A partir de uma síntese do pensamento de Vygotsky, o texto busca especificar possíveis contribuições dessa teoria para o ensino de geografia, particularmente para a formação de conceitos geográficos.

Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural. Formação de conceitos. Ensino de Geografia.

Downloads 2579  2579  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Fundamentos epistemo-metodológicos da educação ambiental Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato

As relações sociedade-natureza são contextualizadas a partir das analogias orgânica e mecânica ao foco de uma epistemologia ambiental, frente à crise civilizatória no mundo ocidental; nessa linha, o paradigma da complexidade fundamenta a superação das ambiguidades do desenvolvimento sustentável em prol de uma apropriada sustentabilidade socioambiental e, pois, possibilitando práticas de Educação Ambiental criticamente orientadas por uma nova pedagogia do conhecimento, com implicação de novos saberes e construção de novas relações entre pessoas, sociedade e o meio natural, sob uma Ética da Responsabilidade.

Palavras-chave: Relações sociedade-natureza. Epistemologia ambiental. Educação ambiental.

Downloads 2584  2584  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Atlas Urbano - Ambiental de Londrina, PR, Brasil Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
BARROS, Mirian Vizintim Fernandes; ARCHELA, Rosely Sampaio; GRATÃO, Lúcia Helena Batista; THERY, Hervé; MELLO, Neli Aparecida de; TORRES, Eloiza Cristiane

O trabalho apresenta os primeiros resultados obtidos na elaboração do Atlas Urbano Ambiental de Londrina em formato digital. Uma avaliação sobre as novas tecnologias e os desafios para a cartografia é apresentada de forma sucinta. Com a utilização dos programas computacionais SPRING e PHILCARTO são demonstrados os resultados obtidos na apresentação sobre Londrina e as disparidades educacionais. A estruturação do atlas é revelada pela página introdutória demonstrando sua divisão em seções. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de superação da simples produção de um atlas digital de comunicação, em direção ao atlas interativo.

Palavras-chave: Cartografia. Meio ambiente. Urbanismo. Escolaridade.

Downloads 2592  2592  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Laboratório didático experimental de Geografia na Educação de Jovens e Adultos Popular Versão: 
Atualização:  7/5/2013
Descrição:
BOTTON, Elis Angela; STURMER, Arthur Breno; SCHIAVONE, Eduardo

Compreender a prática pedagógica que vem sendo desenvolvida na disciplina de Geografia ministrada aos jovens e adultos requer o conhecimento mínimo da realidade do educando, além de participar diretamente com seu ambiente de ensino-aprendizagem na escola. Para tanto, foram levantadas informações sobre a vida do educando e realizadas observações do trabalho docente em sala de aula, levando em consideração todos os fatores que interferem ou contribuem para o processo educativo. Sabe-se que não basta levantar dado e informações sobre a realidade escolar sem propor algo diferente, desta forma foram elaborados um conjunto de atividades didático-experimentais voltadas ao ensino de jovens e adultos referente à Geografia do Rio Grande do Sul. Tais atividades compreendem o que denominamos, de palestras-aula e oficinas, que abordaram temas teóricos e práticos sobre a Geografia Gaúcha. Assim, a partir dos dados levantados, as atividades didático experimentais e da aplicação e avaliação das mesmas, verifica-se que os professores, juntamente com os demais membros da escola, devem semear a ideia da inovação. A inovação requer práticas pedagógicas que estimulem o educando, tornando-o reflexivo.

Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino. Geografia. Laboratório.

Downloads 2608  2608  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSM  Site http://www.pesquisa.uncnet.br/
Avaliação: 9.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 (13) 14 15 16 »