Categoria: Geografia Artigos |
Laboratório didático experimental de Geografia na Educação de Jovens e Adultos |
Versão: Atualização: 7/5/2013 |
Descrição:
BOTTON, Elis Angela; STURMER, Arthur Breno; SCHIAVONE, Eduardo
Compreender a prática pedagógica que vem sendo desenvolvida na disciplina de Geografia ministrada aos jovens e adultos requer o conhecimento mínimo da realidade do educando, além de participar diretamente com seu ambiente de ensino-aprendizagem na escola. Para tanto, foram levantadas informações sobre a vida do educando e realizadas observações do trabalho docente em sala de aula, levando em consideração todos os fatores que interferem ou contribuem para o processo educativo. Sabe-se que não basta levantar dado e informações sobre a realidade escolar sem propor algo diferente, desta forma foram elaborados um conjunto de atividades didático-experimentais voltadas ao ensino de jovens e adultos referente à Geografia do Rio Grande do Sul. Tais atividades compreendem o que denominamos, de palestras-aula e oficinas, que abordaram temas teóricos e práticos sobre a Geografia Gaúcha. Assim, a partir dos dados levantados, as atividades didático experimentais e da aplicação e avaliação das mesmas, verifica-se que os professores, juntamente com os demais membros da escola, devem semear a ideia da inovação. A inovação requer práticas pedagógicas que estimulem o educando, tornando-o reflexivo.
Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino. Geografia. Laboratório.
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3454 0 bytes UFSM http://www.pesquisa.uncnet.br/ |
Categoria: Geografia Artigos |
Indústria Paranaense: formação, transformação econômica a partir da década de 1960 e distribuição e |
Versão: Atualização: 7/5/2013 |
Descrição:
MIGLIORINI, Sonia Mar dos Santos
Este artigo tem por propósito apresentar uma visão geral do processo de industrialização contemporâneo do Estado do Paraná, no contexto das transformações econômicas que ocorreram na dinâmica espacial da economia brasileira. Coloca em pauta a formação industrial contemporânea do Estado, ocorrido a partir de iniciativas governamentais, concretizada na criação e execução do Projeto de Desenvolvimento Industrial do Paraná, na década de 1960; as transformações ocorridas na base produtiva do Estado após a década de 1960, dando destaque à modernização do setor agropecuário e consequente desenvolvimento de unidades agroindustriais (que foram de grande importância para a economia paranaense e para a formação do parque industrial do Estado, especialmente nas décadas de 1970 e 1980), e a implantação e desenvolvimento, no Estado do Paraná, de setores mais modernos da economia brasileira, com maior teor tecnológico, que aos poucos foram tornando-se os maiores responsáveis pela geração de renda do Estado. Também será realizada uma breve abordagem sobre a distribuição geográfica da indústria paranaense e de seus consecutivos ramos entre as Mesorregiões do Estado no início do século XXI.
Palavras-chave: Desenvolvimento industrial. Estado do Paraná. Distribuição espacial.
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1020 0 bytes UFPR |
Categoria: Geografia Artigos |
GEOIDEA - Geotecnologia como instrumento da inclusão digital e educação ambiental |
Versão: pdf Atualização: 2/5/2013 |
Descrição:
DI MAIO, Angelica Carvalho
O Projeto GEOIDEA (Geotecnologia como Instrumento de Inclusão Digital e Educação Ambiental) tem como objetivo desenvolver e aplicar uma metodologia focada em alunos para inclusão digital através do uso de Sistema de Informação Geográfica, em particular, nas aulas de Geografia. Este trabalho gerou, em digital ambiente, o meios de ensino e aprendizagem de assuntos relacionados à cartografia, tecnologia espacial, meio ambiente, por exemplo, temas como bacias hidrográficas, biomas e áreas naturais protegidas, foi desenvolvido para ser aplicado em escolas públicas de ensino fundamental e médio. Os recursos das geotecnologias foram usados de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais da Geografia e do tema transversal Meio Ambiente. Um banco de dados geográficos com produtos de sensoriamento remoto e mapas, um conjunto de exercícios, um guia eletrônico, curiosidades sobre os biomas brasileiros e uma sessão de ajuda foram desenvolvidos. As atividades são ligadas ao SIG SPRING 5.0. O SPRING foi especialmente adaptado e customizado para a metodologia proposta, e denominado EDUSPRING (SPRING para a Educação). O EDUSPRING é de cerca de 70% menor que o SPRING original. O protótipo de ensino foi chamado GEOIDEA e está disponível em CD-ROM, tendo sido distribuído gratuitamente para escolas públicas. O projeto contou com a participação de professores do ensino básico no desenvolvimento do CD-ROM.
Palavras-Chave: Geotecnologias na Educação. Novas tecnologias na Geografia. Cartografia e Educação Ambiental.
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474 0 bytes INPE - São José dos Campos |
Categoria: Geografia Artigos |
Geografia, história e ecologia: criando pontes para a interpretação da paisagem |
Versão: pdf Atualização: 2/5/2013 |
Descrição:
SOLORZANO, Alexandro; OLIVEIRA, Rogério Ribeiro de e GUEDES-BRUNI, Rejan Rodrigues
O artigo apresenta uma revisão analítica dos conceitos e limites de abrangência da História Ambiental comparada à Ecologia Histórica. Para tanto, foram discutidas e avaliadas as influências e raízes fundadoras, bem como a incorporação de conceitos de diferentes disciplinas de outras áreas do conhecimento, como Antropologia, História, Geografia, Arqueologia, Etnobiologia, etc. Conceitos tais como paisagem, território (paleoterritório), escalas (espacial e temporal), e região constituem os seus elementos norteadores, em maior ou menor grau de importância. Objetiva-se com esta abordagem a compreensão da História Ambiental e da Ecologia Histórica, além de identificar os conceitos unificadores, em cujo contexto a Geografia destaca-se como a área do conhecimento habilitada a integrar as disciplinas que buscam analisar as relações entre os seres humanos e o seu espaço físico.
Palavras-chave: História Ambiental. Ecologia Histórica. Geografia. Paisagem. Dicotomia ser humano-natureza.
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Categoria: Geografia Artigos |
Fatores demográficos e socioeconômicos associados às mudanças na cobertura da terra no Vale do Ribe |
Versão: Atualização: 2/5/2013 |
Descrição:
ALVES, Humberto Prates da Fonseca
Fatores demográficos e socioeconômicos associados às mudanças na cobertura da terra no Vale do Ribeira: discussão dos resultados de uma análise integrada de dados censitários e de sensoriamento remoto, através de um sistema de informação geográfica.
Neste trabalho, vamos apresentar e discutir a metodologia e os principais resultados da minha tese de doutorado intitulada “Análise dos fatores associados às mudanças na cobertura da terra no Vale do Ribeira através da integração de dados censitários e desensoriamento remoto”, recém apresentada ao IFCH-Unicamp. As duas perguntas gerais que a tese procurou responder foram: 1) Qual o papel dos fatores demográficos e socioeconômicos nos processos de mudanças na cobertura da terra, ocorridos na região do Vale do Ribeira, na década de 1990? 2) Qual o papel das unidades de conservação, da topografia e da infraestrutura viária e urbana nos referidos processosde mudanças na cobertura da terra? A metodologia geral, que utilizamos para a análise empírica dos fatores associados às mudanças na cobertura da terra no Vale do Ribeira, foi a integração de dados censitários e de sensoriamento remoto (imagens de satélite), ao nível dos setores censitários, através de um sistema de informação geográfica (SIG).
Palavras-chave: 1. Desmatamento; 2. Mata Atlântica - Aspectos ambientais; 3.Sensoriamento remoto - Aspectos ambientais; 4. Sistemas de informação Geográfica.
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3079 0 bytes http://www.unicamp.br |
Categoria: Geografia Artigos |
Entre o Virtual e o Real: a transformação do espaço urbano através da EAD em Minas Gerais |
Versão: Atualização: 2/5/2013 |
Descrição:
PORTES, Raquel von Randow
O estudo pretende abordar as transformações no espaço urbano, particularmente em Minas Gerais, face as ações de Educação a Distância da Universidade Federal de Juiz de Fora. A partir da criação de Polos de Educação a Distância da UFJF, distribuídos nas várias regiões do território mineiro, percebe-se a criação de uma nova dinâmica intra-urbana e regional. Uma nova organização social, possibilitada pelo uso das TIC, se materializa nos espaços urbanos e se legitima no espaço virtual. O enfoque deste trabalho incide sobre esta nova conformação do espaço e as repercussões geradas no mesmo, na atualidade, pelo surgimento de novas centralidades, caracterizadas pelos Polos de Educação.
Palavras-chave: Espaço Urbano. Educação a Distância. Minas Gerais. Geografia. Cidades.
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