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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A Análise Ambiental Legal de uma Bacia Hidrográfica com o Recurso Fotográfico: O caso do Rio Bacache Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
SAUER, Carlos Eduardo

O presente trabalho é uma pesquisa dos aspectos legais relacionados ao uso e ocupação do solo, utilizando como estudo de caso a sub-bacia do Rio Bacacheri, afluente do rio Atuba e pertencente à bacia do alto Iguaçu situada na região nordeste da cidade de Curitiba-PR. Analisando alguns fatores relacionados às condições atuais de uso e características físicas das áreas ocupadas pela bacia, esta pesquisa elucida as incongruências promovidas às margens da bacia, demonstrando incompatibilidades com a legislação nas esferas, federal, estadual e municipal. Esta problemática é decorrente do acelerado processo de urbanização. O incorreto uso do solo e consequente desrespeito a legislação, tem colocado em cheque o poder fiscalizador estatal, destacando visivelmente o interesse econômico, que predomina em detrimento a defesa ambiental. Para melhor entendimento dos fenômenos o trabalho foi subsidiado com acervo fotográfico, o qual além de apontar as temáticas ambientais, compara as condições atuais com parâmetros legais vigentes.

Palavras-chave: Legislação. Meio ambiente. Fotografia. Bacia hidrográfica. Mata ciliar.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Uma geografia dos Yanomami Popular Versão: 
Atualização:  7/5/2013
Descrição:
SOMAIN, René

Os Yanomami são um pouco menos de 30.000 (dos quais 14.000 no Brasil) e vivem em uma área de aproximadamente 192.000 quilômetros quadrados, em ambos os lados da fronteira Brasil-Venezuela, em áreas que vão desde ambiente de floresta amazônica de várzea – na bacia do Orinoco e do Amazonas – até regiões francamente montanhosas. Na década de 1990, do lado brasileiro, foram dizimadas por incursões de garimpeiros que levaram doenças graves – em especial a malária – a comunidades até então relativamente isoladas. A luta dos grupos indígenas, apoiada pelo lobby indigenista permitiu que na década de 2000 ganhassem o controle de um território que os torna imunes à expulsão e à perda de recursos econômicos e sociais associados: reconhecida e homologada em 1992, a Terra indígena Yanomami (TIY) abrange agora 96 650 km2 (aproximadamente a área de Portugal ou da Hungria). Recentemente a maneira de ver os Yanomami mudou, e este livro é a prova disso. O declínio das populações indígenas do Brasil era apresentado como inevitável, levando à desintegração destas sociedades. Porém, de acordo com François-Michel Le Tourneau, uma espécie de “revolução copernicana” aconteceu, “começamos a considerar a transformações sociais em curso nos grupos indígenas não como uma degeneração, mas como um processo de adaptação às novas circunstâncias, um fenômeno compartilhado por todas as culturas do mundo, dominante ou não: a partir daí, podemos considerar que os atuais Índios e não como relíquias de um passado misterioso, mas como nossos contemporâneos”.

Palavras-chave: Yanomami. Geografia. Cultura. Território.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Um olhar geográfico sobre a construção do atlas municipal e escolar de Rio Claro Popular Versão: 
Atualização:  7/5/2013
Descrição:
CARREIRO, Maria Silvia Almeida

O objetivo deste trabalho foi o de realizar uma retrospectiva do processo de construção do Atlas Municipal Escolar de Rio Claro. Nesta trajetória foi possível reconhecer a importância do estudo da localidade, do domínio da linguagem do mapa e da integração entre as três formas de linguagem que estão presentes nas suas páginas: o mapa, a fotografia e o texto escrito. O desafio foi grande e viveu-se intensamente esse projeto desde a reflexão sobre as práticas docentes do grupo de professores-autores da rede pública de ensino até a aplicação das páginas nas escolas participantes.

Palavras-chave: Ensino de geografia. Construção de mapas. Atlas escolares. Formação de professores.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Os ecologistas sabem fazer política? Popular Versão: 
Atualização:  7/5/2013
Descrição:
FARIA, Alexandre Agripa

O autor analisa o desenrolar da cena política no contexto da globalização econômica recente, advogando uma postura afirmativa dos ecologistas no modo de fazer política. Em ressaltando a capacidade destes de releitura das principais correntes ideológicas do pensamento ocidental, o autor propõe uma possível classificação para as políticas ecológicas em curso, baseada nesta releitura dos verdes. O autor sustenta, por fim, um dilema para os ecologistas, qual seja, uma aparente ausência de uma postura política mais clara e afirmativa, o que parece estar a merecer pela ausência também de uma centralidade de comando e regulação da parte do Estado no contexto da globalização econômica, para a qual os verdes parecem responder como figuras de coordenação técnica nos espaços nacionais, regionais e locais.

Palavras-chave: Globalização. Ambientalismo. Políticas ecológicas.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Os benefícios das atividades lúdicas na sala de aula de Geografia Popular Versão: 
Atualização:  7/5/2013
Descrição:
MONIZ, Adilza; BRAGA, Maria Cleonice B.

Foi durante o desenvolvimento do Componente Curricular Estágio Supervisionado em Geografia que se levantou vários questionamentos sobre a importância das atividades lúdicas para a sala de aula no terceiro ciclo do Ensino Fundamental. Entendendo a sala de aula como uma espécie de laboratório que oferece condições para que os futuros professores possam, através de diferentes experiências, perceber que essa é formada por seres sociais, diferentes e que o processo de ensino aprendizado ocorre de formas variadas. Sendo assim, diversos problemas deverão aparecer, entre eles estão: a indisciplina, a dificuldade na aprendizagem, o desinteresse, o isolamento, entre outros. Daí a importância do Estágio Supervisionado, que, segundo Godoi e Saiki (2007, p. 29), “tem um papel fundamental na formação do futuro professor. Essa foi uma possibilidade visualizada, naquele momento, como mecanismo para tentar superar a desmotivação dos alunos pelas aulas da disciplina. Em outras palavras, as atividades lúdicas foram utilizadas com o objetivo de facilitar a aprendizagem dos conteúdos geográficos e, ao mesmo tempo, melhorar a convivência e o comportamento dos alunos em sala de aula.

Palavras-chave: Atividades Lúdicas. Ensino. Conteúdos Geográficos.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Origens do Brasil meridional: dimensões da imigração polonesa no Paraná, 1871-1914 Popular Versão: 
Atualização:  7/5/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Márcio de

O artigo discute as origens do "Brasil meridional" a partir do caso da imigração polonesa para o estado do Paraná (Brasil), ocorrida entre 1870 e 1920. Inicialmente, apresenta-se uma discussão sobre modelos explicativos das causas da imigração para o Brasil. Em seguida é apresentada, em linhas gerais, a história da imigração polonesa. Neste histórico, é trabalhado o contexto sociopolítico nas regiões de que partiram os imigrantes, o impacto das políticas federais e estaduais sobre a imigração e a função que os imigrantes deveriam desempenhar no desenvolvimento do estado do Paraná. Após 1890, analisa-se ainda a forma como os emigrantes foram descritos nos territórios poloneses ocupados e o papel que foram chamados a desempenhar no processo de reconquista da independência da Polônia. Uma breve discussão sobre a distância que separa o imigrante do emigrante no interior da história social brasileira fecha este trabalho.

Downloads 268  268  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma FGV  Site http://bibliotecadigital.fgv.br
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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!O livro didático para as séries iniciais do ensino fundamental e formação no Brasil Popular Versão: 
Atualização:  7/5/2013
Descrição:
KATUTA, Angela Massumi

No presente trabalho, resgatamos rapidamente o histórico do livro didático e fazemos uma breve caracterização das relações docentes nas séries iniciais com este recurso. Neste item, indicamos que, historicamente, o professor tem se sujeitado ao livro principalmente em função do tipo de educação que recebe e, também das políticas voltadas à disseminação do seu uso que não privilegiaram a qualificação docente para tal. Em seguida, defendemos a ideia de que a fragmentação do objeto e da razão está no cerne da identidade do polivalência do professor do referido nível de ensino, o que, não obstante, também se expressa nas políticas voltadas à sua formação, na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais, na política nacional de livros didáticos, em sua produção e, consequentemente, na indicação desses últimos e sua utilização. Tais fatos demostram a necessidade de ruptura com a razão fragmentária nos mais variados âmbitos do ensino e instituições.

Palavras-chave: Formação docente. Razão fragmentária. Livro didático. Polivalência. Séries iniciais.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!O ambiente da escola - o ambiente na escola: uma discussão sobre a relação escola-natureza em educaç Popular Versão: 
Atualização:  7/5/2013
Descrição:
ELALI, Gleice Azambuja

Em um momento sócio-histórico no qual ecologia, sustentabilidade e educação ambiental perderam o status de temas emergentes e palavras-de-ordem para se tornarem fatores essenciais à sobrevivência humana, é essencial investigar "o que nossas escolas ensinam em termos de relações pessoa-ambiente". Partindo dessa questão-geradora são abordados aspectos relativos à presença da natureza em estabelecimentos de ensino. Evitando discutir o conteúdo disciplinar ministrado pelos professores, optou-se por abordar tal tema avaliando o ambiente físico de estabelecimentos educativos, sua ocupação e a percepção dos usuários. A pesquisa, utilizando multi-métodos, envolveu vistoria técnica (levantamento e documentação arquitetônica), observação comportamental (traços e mapeamento), questionários, entrevistas e desenhos-temáticos. Como na primeira infância o contato com o ambiente é fundamental, optou-se por estudar escolas para educação infantil (até sete anos) em Natal-RN, tendo se evidenciado a dicotomia entre o discurso e a prática tanto na definição quanto no uso do ambiente escolar.

Palavras-chave: Educação infantil. Ambiente escolar. Natureza. Relações criança-ambiente. Psicologia ambiental.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Novas centralidades na perspectiva da relação centro - periferia  Popular Versão: pdf
Atualização:  7/5/2013
Descrição:
LOPES JUNIOR, Wilson Martins; SANTOS, Regina Celia Bega dos

Alterações na organização espacial das cidades expressam o surgimento de novas áreas com atividades comerciais, de serviços e também um fluxo que expressa á centralidade. Neste processo, ocorre a descontinuidade do território da cidade e a criação de novos espaços que representam a relação centro – periferia. A relação centro-periferia torna-se tema relevante no estudo de novas centralidades uma vez que a morfologia urbana é alterada diante da definição de novas centralidades e a formação de outras periferias. Deste modo a cidade através de seu tecido urbano apresenta uma dinâmica contraditória de concentração e descentralização dos espaços urbanos redefinindo a relação centro-periferia, que evidencia as novas centralidades. Portanto, a concentração e descentralização que ocorre no urbano refletem em nova dinâmica no espaço intra-urbano, apresentando novas centralidades atreladas às novas localizações de grupos – empresas de comércio e de serviços, favorecendo a fragmentação espacial. Finalmente tem-se a produção de espaços interiores na cidade com suas funções específicas como: produção, consumo, moradia, e outras que influem no valor destas áreas, de acordo com sua característica ou tipo de atividade. Assim, criam-se vários centros com funções distintas evidenciados primeiramente em metrópoles e grandes cidades e num segundo momento em cidades médias contrapondo-se a antiga cidade (pequena), com centro único.

Palavras-chave: Novas Centralidades. Centro – Periferia. Espaço Urbano.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Metodologia para utilização de câmaras de vídeo em mapeamento florestal Popular Versão: 
Atualização:  7/5/2013
Descrição:
WATZLAWICKL, Luciano Farinha ; MADRUGA, Pedro Roberto de Azambuja; PEREIRA, Rudiney Soares

O presente trabalho apresenta o desenvolvimento metodológico de um sistema imageador, utilizando câmaras de vídeo convencionais e filtros espectrais (verde, vermelho e infravermelho próximo) como sensor não-convencional. Esse sensor possui como finalidade realizar mapeamento de áreas florestais. Para tal finalidade, foi realizado um estudo do espectro de cada filtro utilizado bem como o comportamento por ele apresentado nos diversos tipos de alvos. Como resultados, salienta-se a importância da obtenção das imagens quase que em tempo real, custos operacionais baixos, praticidade e operacionalidade do sistema bem como a agilidade de obtenção das imagens, e como desvantagem apresenta o comportamento espectral dos filtros utilizados se sobreporem e a baixa resolução espacial das câmaras VHS, aspectos esses que podem ser solucionados utilizando-se outros tipos de filtros nos mais diversos comprimentos de onda, e a utilização de câmaras S-VHS.

Palavras-chave: Mapeamento. Videografia. Sensoriamento Remoto.

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