Categoria: Geografia Artigos |
Os desafios regionais da mesorregião geográfica oeste do Paraná |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
NASCIMENTO, Wagner Cipriano; SCHROEDER, Carla Andrea
A abordagem trazida por este estudo se refere à divisão do território paranaense, estabelecida pela dinâmica das mesorregiões geográficas, com a análise da mesorregião Oeste do Paraná. Esta mesorregião se subdivide em três microrregiões: Microrregião de Toledo, Microrregião de Cascavel e Microrregião de Foz do Iguaçu. O trabalho destaca, principalmente, as microrregiões de Toledo e Foz do Iguaçu, e os impactos provocados pela Itaipu nestas microrregiões. Indica a nova configuração da região da Costa Oeste, por meio de um rearranjo econômico e político, consequência da construção da hidrelétrica. Aborda também a questão do pagamento dos royalties, o desenvolvimento da região e o papel das entidades regionais. O objetivo é indicar quais são os desafios regionais e locais desta mesorregião frente aos processos recentes, de forma isolada ou integrada, correlacionando dados comparativos para expressar as dinâmicas desta região. A metodologia utilizada é a descrição, explicação e análise geográfica, por meio do uso de dados quantitativos para subsidiar as análises qualitativas.
Palavras-Chave: Costa Oeste. Itaipu. Mesorregião Oeste. Microrregiões. Território. Paraná. Foz do Iguaçu. Toledo. Cascavel.
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2274 0 bytes Unioeste |
Categoria: Geografia Artigos |
Impactos Socioambientais provocados pelas Ocupações Irregulares em Áreas de Interesse Ambiental GO |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
FERREIRA, Daniela Figueiredo; SAMPAIO, Francisco Edison; SILVA, Reinaldo Vieira da Costa
O presente artigo trata do agravamento dos impactos socioambientais decorrentes de ocupações irregulares em áreas de interesse ambiental na cidade. No trabalho procura-se entender a lógica de produção e apropriação do espaço urbano e sua relação com as ocupações irregulares, o estudo da legislação pertinente, os principais impactos gerados pela urbanização, e finalmente, tece-se considerações acerca do que poderia ser o meio ambiente urbano desejável. No estudo, partiu-se, inicialmente, de uma abordagem urbano-ambiental mais ampla, para em seguida focar a realidade de Goiânia.
Palavras-chave: Impacto ambiental. Urbanização. Ocupação irregular. Espaço. Periferia.
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16988 0 bytes PUC - Goiás |
Categoria: Geografia Artigos |
A percepção das imagens nos livros didáticos de Geografia |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
MATOZO, Marcus Antonio
A arte de ensinar geografia aponta para os mais diversos caminhos, dentre eles, encontrar a cada dia que passa novas ferramentas que sustentem seus esforços. O objetivo desse trabalho foi buscar, dentre as possibilidades já existentes, mais uma alternativa para ser utilizada em sala de aula, tendo como ponto de partida à análise e percepção das imagens que o livro didático de Geografia apresenta e, a partir dela, desenvolver a construção do conhecimento. Esse trabalho desenvolveu-se metodologicamente em três partes: a primeira consistiu em dividir as imagens do livro didático em quatro categorias diferentes (física, humana, política e econômica). A segunda parte a consistiu na leitura e interpretação dessas imagens pelos alunos sem que esses tivessem acesso ao corpo textual que o livro propunha como acompanhamento de cada imagem e finalmente o confronto da leitura que os alunos fizeram das suas respectivas imagens com a proposta textual que o livro apresentava. A análise e a percepção das imagens demonstraram que em muitos casos, aquilo que o aluno lê, percebe ou interpreta, não condiz com o que o autor "gostaria" que fosse interpretado, revelando dessa forma algumas possibilidades para o professor de geografia explorar ainda mais esses recursos durante suas aulas.
Palavras-chave: Livro didático. Imagem. Percepção. Geografia.
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11266 0 bytes Seed http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br |
Categoria: Geografia Artigos |
A Análise Ambiental Legal de uma Bacia Hidrográfica com o Recurso Fotográfico: O caso do Rio Bacache |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
SAUER, Carlos Eduardo
O presente trabalho é uma pesquisa dos aspectos legais relacionados ao uso e ocupação do solo, utilizando como estudo de caso a sub-bacia do Rio Bacacheri, afluente do rio Atuba e pertencente à bacia do alto Iguaçu situada na região nordeste da cidade de Curitiba-PR. Analisando alguns fatores relacionados às condições atuais de uso e características físicas das áreas ocupadas pela bacia, esta pesquisa elucida as incongruências promovidas às margens da bacia, demonstrando incompatibilidades com a legislação nas esferas, federal, estadual e municipal. Esta problemática é decorrente do acelerado processo de urbanização. O incorreto uso do solo e consequente desrespeito a legislação, tem colocado em cheque o poder fiscalizador estatal, destacando visivelmente o interesse econômico, que predomina em detrimento a defesa ambiental. Para melhor entendimento dos fenômenos o trabalho foi subsidiado com acervo fotográfico, o qual além de apontar as temáticas ambientais, compara as condições atuais com parâmetros legais vigentes.
Palavras-chave: Legislação. Meio ambiente. Fotografia. Bacia hidrográfica. Mata ciliar.
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2668 0 bytes UFPR http://www.caminhosdegeografia.ig.ufu.br |
Categoria: Geografia Artigos |
Laboratório didático experimental de Geografia na Educação de Jovens e Adultos |
Versão: Atualização: 7/5/2013 |
Descrição:
BOTTON, Elis Angela; STURMER, Arthur Breno; SCHIAVONE, Eduardo
Compreender a prática pedagógica que vem sendo desenvolvida na disciplina de Geografia ministrada aos jovens e adultos requer o conhecimento mínimo da realidade do educando, além de participar diretamente com seu ambiente de ensino-aprendizagem na escola. Para tanto, foram levantadas informações sobre a vida do educando e realizadas observações do trabalho docente em sala de aula, levando em consideração todos os fatores que interferem ou contribuem para o processo educativo. Sabe-se que não basta levantar dado e informações sobre a realidade escolar sem propor algo diferente, desta forma foram elaborados um conjunto de atividades didático-experimentais voltadas ao ensino de jovens e adultos referente à Geografia do Rio Grande do Sul. Tais atividades compreendem o que denominamos, de palestras-aula e oficinas, que abordaram temas teóricos e práticos sobre a Geografia Gaúcha. Assim, a partir dos dados levantados, as atividades didático experimentais e da aplicação e avaliação das mesmas, verifica-se que os professores, juntamente com os demais membros da escola, devem semear a ideia da inovação. A inovação requer práticas pedagógicas que estimulem o educando, tornando-o reflexivo.
Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino. Geografia. Laboratório.
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3455 0 bytes UFSM http://www.pesquisa.uncnet.br/ |
Categoria: Geografia Artigos |
Os benefícios das atividades lúdicas na sala de aula de Geografia |
Versão: Atualização: 7/5/2013 |
Descrição:
MONIZ, Adilza; BRAGA, Maria Cleonice B.
Foi durante o desenvolvimento do Componente Curricular Estágio Supervisionado em Geografia que se levantou vários questionamentos sobre a importância das atividades lúdicas para a sala de aula no terceiro ciclo do Ensino Fundamental. Entendendo a sala de aula como uma espécie de laboratório que oferece condições para que os futuros professores possam, através de diferentes experiências, perceber que essa é formada por seres sociais, diferentes e que o processo de ensino aprendizado ocorre de formas variadas. Sendo assim, diversos problemas deverão aparecer, entre eles estão: a indisciplina, a dificuldade na aprendizagem, o desinteresse, o isolamento, entre outros. Daí a importância do Estágio Supervisionado, que, segundo Godoi e Saiki (2007, p. 29), “tem um papel fundamental na formação do futuro professor. Essa foi uma possibilidade visualizada, naquele momento, como mecanismo para tentar superar a desmotivação dos alunos pelas aulas da disciplina. Em outras palavras, as atividades lúdicas foram utilizadas com o objetivo de facilitar a aprendizagem dos conteúdos geográficos e, ao mesmo tempo, melhorar a convivência e o comportamento dos alunos em sala de aula.
Palavras-chave: Atividades Lúdicas. Ensino. Conteúdos Geográficos.
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2122 0 bytes UEFS http://www.uefs.br |
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