Educadores

Ínicio : Geografia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Os desafios regionais da mesorregião geográfica oeste do Paraná Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
NASCIMENTO, Wagner Cipriano; SCHROEDER, Carla Andrea

A abordagem trazida por este estudo se refere à divisão do território paranaense, estabelecida pela dinâmica das mesorregiões geográficas, com a análise da mesorregião Oeste do Paraná. Esta mesorregião se subdivide em três microrregiões: Microrregião de Toledo, Microrregião de Cascavel e Microrregião de Foz do Iguaçu. O trabalho destaca, principalmente, as microrregiões de Toledo e Foz do Iguaçu, e os impactos provocados pela Itaipu nestas microrregiões. Indica a nova configuração da região da Costa Oeste, por meio de um rearranjo econômico e político, consequência da construção da hidrelétrica. Aborda também a questão do pagamento dos royalties, o desenvolvimento da região e o papel das entidades regionais. O objetivo é indicar quais são os desafios regionais e locais desta mesorregião frente aos processos recentes, de forma isolada ou integrada, correlacionando dados comparativos para expressar as dinâmicas desta região. A metodologia utilizada é a descrição, explicação e análise geográfica, por meio do uso de dados quantitativos para subsidiar as análises qualitativas.

Palavras-Chave: Costa Oeste. Itaipu. Mesorregião Oeste. Microrregiões. Território. Paraná. Foz do Iguaçu. Toledo. Cascavel.

Downloads 2274  2274  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unioeste  Site 
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Impactos Socioambientais provocados pelas Ocupações Irregulares em Áreas de Interesse Ambiental GO Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
FERREIRA, Daniela Figueiredo; SAMPAIO, Francisco Edison; SILVA, Reinaldo Vieira da Costa

O presente artigo trata do agravamento dos impactos socioambientais decorrentes de ocupações irregulares em áreas de interesse ambiental na cidade. No trabalho procura-se entender a lógica de produção e apropriação do espaço urbano e sua relação com as ocupações irregulares, o estudo da legislação pertinente, os principais impactos gerados pela urbanização, e finalmente, tece-se considerações acerca do que poderia ser o meio ambiente urbano desejável. No estudo, partiu-se, inicialmente, de uma abordagem urbano-ambiental mais ampla, para em seguida focar a realidade de Goiânia.

Palavras-chave: Impacto ambiental. Urbanização. Ocupação irregular. Espaço. Periferia.

Downloads 16988  16988  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC - Goiás  Site 
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!O Banco imobiliário, um jogo geográfico Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
O Banco Imobiliário é um jogo mundialmente conhecido, com múltiplas versões nacionais, que constituem um bom indicador das grandes áreas de influência geopolítica. O Monopoly francês usa um tabuleiro que representa as ruas de Paris em 1935. Esta geografia imobiliária dos anos 30 continua atual? Os autores propõem um novo quadro do jogo parisiense, mais fiel à hierarquia imobiliária e social de hoje que a versão clássica e que as versões recentemente comercializadas.

Palavras- chave: Banco imobiliário. Jogo. Geografia. Urbanização. Ruas. Especulação imobiliária.

Downloads 1912  1912  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://confins.revues.org
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Um olhar geográfico sobre a construção do atlas municipal e escolar de Rio Claro Popular Versão: 
Atualização:  7/5/2013
Descrição:
CARREIRO, Maria Silvia Almeida

O objetivo deste trabalho foi o de realizar uma retrospectiva do processo de construção do Atlas Municipal Escolar de Rio Claro. Nesta trajetória foi possível reconhecer a importância do estudo da localidade, do domínio da linguagem do mapa e da integração entre as três formas de linguagem que estão presentes nas suas páginas: o mapa, a fotografia e o texto escrito. O desafio foi grande e viveu-se intensamente esse projeto desde a reflexão sobre as práticas docentes do grupo de professores-autores da rede pública de ensino até a aplicação das páginas nas escolas participantes.

Palavras-chave: Ensino de geografia. Construção de mapas. Atlas escolares. Formação de professores.

Downloads 2432  2432  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A percepção das imagens nos livros didáticos de Geografia Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
MATOZO, Marcus Antonio

A arte de ensinar geografia aponta para os mais diversos caminhos, dentre eles, encontrar a cada dia que passa novas ferramentas que sustentem seus esforços. O objetivo desse trabalho foi buscar, dentre as possibilidades já existentes, mais uma alternativa para ser utilizada em sala de aula, tendo como ponto de partida à análise e percepção das imagens que o livro didático de Geografia apresenta e, a partir dela, desenvolver a construção do conhecimento. Esse trabalho desenvolveu-se metodologicamente em três partes: a primeira consistiu em dividir as imagens do livro didático em quatro categorias diferentes (física, humana, política e econômica). A segunda parte a consistiu na leitura e interpretação dessas imagens pelos alunos sem que esses tivessem acesso ao corpo textual que o livro propunha como acompanhamento de cada imagem e finalmente o confronto da leitura que os alunos fizeram das suas respectivas imagens com a proposta textual que o livro apresentava. A análise e a percepção das imagens demonstraram que em muitos casos, aquilo que o aluno lê, percebe ou interpreta, não condiz com o que o autor "gostaria" que fosse interpretado, revelando dessa forma algumas possibilidades para o professor de geografia explorar ainda mais esses recursos durante suas aulas.

Palavras-chave: Livro didático. Imagem. Percepção. Geografia.

Downloads 11266  11266  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Seed  Site http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br
Avaliação: 9.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A Análise Ambiental Legal de uma Bacia Hidrográfica com o Recurso Fotográfico: O caso do Rio Bacache Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
SAUER, Carlos Eduardo

O presente trabalho é uma pesquisa dos aspectos legais relacionados ao uso e ocupação do solo, utilizando como estudo de caso a sub-bacia do Rio Bacacheri, afluente do rio Atuba e pertencente à bacia do alto Iguaçu situada na região nordeste da cidade de Curitiba-PR. Analisando alguns fatores relacionados às condições atuais de uso e características físicas das áreas ocupadas pela bacia, esta pesquisa elucida as incongruências promovidas às margens da bacia, demonstrando incompatibilidades com a legislação nas esferas, federal, estadual e municipal. Esta problemática é decorrente do acelerado processo de urbanização. O incorreto uso do solo e consequente desrespeito a legislação, tem colocado em cheque o poder fiscalizador estatal, destacando visivelmente o interesse econômico, que predomina em detrimento a defesa ambiental. Para melhor entendimento dos fenômenos o trabalho foi subsidiado com acervo fotográfico, o qual além de apontar as temáticas ambientais, compara as condições atuais com parâmetros legais vigentes.

Palavras-chave: Legislação. Meio ambiente. Fotografia. Bacia hidrográfica. Mata ciliar.

Downloads 2668  2668  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://www.caminhosdegeografia.ig.ufu.br
Avaliação: 9.00 (6 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Laboratório didático experimental de Geografia na Educação de Jovens e Adultos Popular Versão: 
Atualização:  7/5/2013
Descrição:
BOTTON, Elis Angela; STURMER, Arthur Breno; SCHIAVONE, Eduardo

Compreender a prática pedagógica que vem sendo desenvolvida na disciplina de Geografia ministrada aos jovens e adultos requer o conhecimento mínimo da realidade do educando, além de participar diretamente com seu ambiente de ensino-aprendizagem na escola. Para tanto, foram levantadas informações sobre a vida do educando e realizadas observações do trabalho docente em sala de aula, levando em consideração todos os fatores que interferem ou contribuem para o processo educativo. Sabe-se que não basta levantar dado e informações sobre a realidade escolar sem propor algo diferente, desta forma foram elaborados um conjunto de atividades didático-experimentais voltadas ao ensino de jovens e adultos referente à Geografia do Rio Grande do Sul. Tais atividades compreendem o que denominamos, de palestras-aula e oficinas, que abordaram temas teóricos e práticos sobre a Geografia Gaúcha. Assim, a partir dos dados levantados, as atividades didático experimentais e da aplicação e avaliação das mesmas, verifica-se que os professores, juntamente com os demais membros da escola, devem semear a ideia da inovação. A inovação requer práticas pedagógicas que estimulem o educando, tornando-o reflexivo.

Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino. Geografia. Laboratório.

Downloads 3455  3455  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSM  Site http://www.pesquisa.uncnet.br/
Avaliação: 9.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Os benefícios das atividades lúdicas na sala de aula de Geografia Popular Versão: 
Atualização:  7/5/2013
Descrição:
MONIZ, Adilza; BRAGA, Maria Cleonice B.

Foi durante o desenvolvimento do Componente Curricular Estágio Supervisionado em Geografia que se levantou vários questionamentos sobre a importância das atividades lúdicas para a sala de aula no terceiro ciclo do Ensino Fundamental. Entendendo a sala de aula como uma espécie de laboratório que oferece condições para que os futuros professores possam, através de diferentes experiências, perceber que essa é formada por seres sociais, diferentes e que o processo de ensino aprendizado ocorre de formas variadas. Sendo assim, diversos problemas deverão aparecer, entre eles estão: a indisciplina, a dificuldade na aprendizagem, o desinteresse, o isolamento, entre outros. Daí a importância do Estágio Supervisionado, que, segundo Godoi e Saiki (2007, p. 29), “tem um papel fundamental na formação do futuro professor. Essa foi uma possibilidade visualizada, naquele momento, como mecanismo para tentar superar a desmotivação dos alunos pelas aulas da disciplina. Em outras palavras, as atividades lúdicas foram utilizadas com o objetivo de facilitar a aprendizagem dos conteúdos geográficos e, ao mesmo tempo, melhorar a convivência e o comportamento dos alunos em sala de aula.

Palavras-chave: Atividades Lúdicas. Ensino. Conteúdos Geográficos.

Downloads 2122  2122  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEFS  Site http://www.uefs.br
Avaliação: 9.00 (5 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Educação geográfica: a psicogenética e o conhecimento escolar Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella

Este artigo tem como objetivo tratar da aprendizagem e da didática no âmbito da geografia escolar, respaldado nas concepções teóricas da psicogenética. Para tanto, apresentamos alguns aspectos do pensamento geográfico, articulando-o com o saber pedagógico. A partir dos pressupostos da teoria piagetiana propusemos uma nova leitura da didática no ensino da Geografia.

Palavras-Chave: Educação. Geografia. Aprendizagem. Saber pedagógico e formação.

Downloads 2616  2616  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 8.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!As fotografias aéreas verticais como uma possibilidade na construção de conceitos no ensino de Geogr Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
CAZETTA, Valéria

Esta investigação trata da aprendizagem do conceito de uso do território por meio da elaboração de croquis a partir de fotografias aéreas verticais. Em pesquisa realizada com alunos de uma classe da 6ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública de Rio Claro (SP), observamos que a elaboração de croquis e posterior discussão em grupo favorece a construção do conceito de uso do território, ao mesmo tempo que fundamenta o conceito de mapa. Em avaliação realizada das fichas de trabalho, incluindo os croquis, baseamo-nos em Delval (1998), que afirma que construímos o conhecimento por meio de esquemas-padrão que orientam nosso comportamento e nos permitem atingir os objetivos propostos. Esta investigação permitiu utilizar um instrumental técnico para construir conceitos geográficos em contexto escolar.

Palavras-chave: Fotografias aéreas verticais. Aprendizagem escolar. Cartografia escolar.

Downloads 2621  2621  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 8.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 (2) 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 »