Categoria: Geografia Artigos |
Zoneamento de riscos climáticos para a cafeicultura do estado de São Paulo |
Versão: Atualização: 30/4/2012 |
Descrição:
ASSAD, Eduardo Delgado; ALFONSI, Rogério Remo; ZULLO JUNIOR, Jurandir; PINTO, Hilton Silveira; BRUNINI, Orivaldo; CORAL, Gustavo
A localização de áreas agrícolas com menores probabilidades de ocorrência de extremos climáticos que limitem o desenvolvimento da cafeicultura, em qualquer região do mundo, é um fator fundamental para o estabelecimento de um cultivo racional. O presente trabalho foi baseado em estudos já realizados, anteriormente, que mostraram, no estado de São Paulo e no Brasil, as áreas aptas e com limitações à implantação de uma cafeicultura economicamente viável, evitando regiões com ocorrência de estiagens prolongadas, deficiências hídricas sazonais, geadas ou outros fenômenos climáticos que possam prejudicar o bom desenvolvimento da cultura. O uso de programas especiais para geoprocessamento, associado a um banco de dados climáticos permitiu a elaboração de cartas de riscos climáticos à cafeicultura no estado de São Paulo, considerando-se fatores de ambiente que, anteriormente, haviam sido desprezados devido à dificuldade de integração das informações espacialmente. Os resultados obtidos mostram, em escala de município, as áreas com possibilidade de cultivo de café, evitando-se, em termos probabilísticos, regiões onde os fenômenos adversos ocorrem com maior frequência. As informações são úteis para financiamento de operações agrícolas e na área de securidade rural para a cafeicultura.
Palavras-chave: Café. Coffea arabica L.. Regionalização. Clima. Geada. Brasil.
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Categoria: Geografia Artigos |
"Geografia da Fome": da lógica regional à universalidade |
Versão: Atualização: 30/4/2013 |
Descrição:
ARRUDA, Bertoldo Kruse Grande de
Geografia da Fome revela a associação harmoniosa da capacidade de argumentar com a segurança científica, um novo modo de pensar e de agir frente à realidade alimentar e nutricional e também uma abordagem pioneira no dimensionamento da fome coletiva como um fenômeno geograficamente universal. Admitiu, com base nas especificidades regionais, que as contribuições parciais poderiam compor um mapeamento caracterizador da universalidade do problema, permitindo construir uma imagem diferente do Brasil e do mundo, possibilitando a estruturação de um plano universal de combate à fome, abrindo novos caminhos para aqueles que buscam a correção de desequilíbrios regionais e a eliminação do subdesenvolvimento. Nesse livro-manifesto, Josué de Castro reinterpretou o papel da geografia clássica, incorporando uma das dimensões explicativas mais importantes, que é a da análise política, para desvendar a significação e consequências do desenvolvimento espacial desigual. A releitura de Geografia da Fome mostra que seus delineamentos conceituais e propositivos continuam vivos e constituem instrumentos indispensáveis para repensar criticamente a realidade brasileira e, em particular, a nordestina. Geografia da Fome, no seu cinquentenário, torna-se um livro atual pela sua mensagem estimuladora e perturbadora.
Palavras-chave: Nutrição. Alimentação. Fome. Geografia.
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4773 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
Categoria: Geografia Artigos |
(Geo)grafando o território: a mídia impressa no Ensino de Geografia |
Versão: Atualização: 30/4/2013 |
Descrição:
KATUTA, Ângela Massumi; ELY, Deise Fabiana; PAULINO, Eliane Tomiasi et al (Orgs.)
O presente material tem por objetivo dialogar com o educador em Geografia no tocante ao uso da mídia impressa em sala de aula. O trabalho encontra-se dividido em duas partes. Na primeira, constam breves reflexões sobre a Geografia escolar e o seu papel na construção de conceitos e, portanto, entendimento da realidade. Nesta parte, chama-se a atenção para a centralidade das linguagens no tocante ao entendimento das ordenações espaciais, abordando especificamente o trabalho pedagógico com o jornal impresso. Na segunda, constam reflexões sobre alguns temas caros à Geografia e a abordagem destes nos jornais impressos.
Palavras-chave: Ensino de geografia, mídia impressa.
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Categoria: Geografia Artigos |
A Geografia da Inovação: uma Metodologia de Regionalização das Informações de Gastos em P&D no Br |
Versão: Atualização: 30/4/2013 |
Descrição:
SIMÕES, Rodrigo; OLIVEIRA, Alessandra; GITIRANA, Ayane; CUNHA, Juliana; CAMPOS, Márcia Campos e CRUZ, Wellington
A análise da produção científica e tecnológica no território brasileiro, a fim tanto de entender os determinantes desta prática no espaço, bem como contribuir para a elaboração de políticas específicas para o fomento destas atividades, tem sido objeto de vários estudos contemporâneos. Estes, geralmente, utilizam-se de variáveis proxies, sendo as mais comumente encontradas na literatura nacional as referentes a publicações de artigos e a registros de patentes. A publicação da Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica – Pintec, em 2002 abriu a possibilidade de se avaliar o desenvolvimento tecnológico brasileiro a partir de gastos em P&D, colocando o País no rol daqueles que divulgam estatísticas utilizando metodologia internacionalmente aceita sobre o assunto. Não obstante a disponibilização destas informações pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, ainda são poucos os trabalhos que utilizam-nas para um estudo mais detalhado da distribuição espacial da inovação tecnológica brasileira.
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Categoria: Geografia Artigos |
A música como linguagem no espaço geográfico urbano |
Versão: Atualização: 2/5/2013 |
Descrição:
SCHROEDER, Hélio
O presente artigo é fruto do estudo sobre o uso da música como linguagem de ensino da Geografia. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com alunos do 3º ano do ensino médio, do Colégio Estadual Leni Marlene Jacob, no bairro Primavera, em Guarapuava. Utilizando-se de diferentes atividades como entrevistas, trabalhos de campo, relatos e observação de lugares, bem como da linguagem poética das músicas, buscou-se refletir sobre a realidade vivida pelos alunos, articulando-a ao conhecimento geográfico. Assim, os alunos foram construindo o raciocínio geográfico para compreender a sua realidade. Após diversas leituras e análise, percebeu-se que a aplicação de diferentes linguagens nas aulas de Geografia foi fundamental. Dentre elas, a música foi o recurso de apoio didático pedagógico muito enriquecedor, pois constitui expressões sonoras que podem contribuir na construção do saber de forma lúdica. Além do som, a letra pode contribuir para discussão de diferentes conceitos geográficos. Compreender como utilizar a música como instrumento de ensino para análise do espaço geográfico, especificamente, o espaço urbano, foi, portanto, o objetivo que conduziu e permitiu a realização deste trabalho.
Palavras-chave: Geografia. Espaço urbano. Música. Metodologia. Conhecimento geográfico.
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Categoria: Geografia Artigos |
Aprendendo Geografia com auxílio das tecnologias de rede |
Versão: Atualização: 2/5/2013 |
Descrição:
PEREIRA, Ana Maria de Oliveira
Este artigo é parte da dissertação de mestrado da autora, realizada junto ao PPGEDU‐ UPF‐RS, defendido em setembro de 2010 na qual utilizou‐se as tecnologias de rede (TRs) como potencializadoras no processo de construção do conhecimento geográfico. O trabalho foi desenvolvido com alunos do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola privada. Para tal contextualizou‐se a aprendizagem, a construção do conhecimento geográfico, bem como a utilização das tecnologias neste processos. Apresenta, também, a metodologia desenvolvida para o trabalho, por meio da qual constatou‐se maior integração entre o senso comum e os conceitos científicos, caracterizando assim, a aprendizagem significativa, possibilitando também maior autonomia e interatividade entre os envolvidos na atividade.
Palavras‐chave: Aprendizagem. Conhecimento. Tecnologias de rede. Geografia. Google Earth. Google Maps. You Tube. Google Docs.
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1908 0 bytes UFPE http://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/simposio2010.html |
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