Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Padrões de Interferência em um Tecido de Cortina Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
RAMOS, Paulo Batista; SOUZA, Rogério Rodrigues de

Com a ajuda de um tecido utilizado em cortinas de decoração encontrado em lojas populares, propomos a observação de vários padrões de interferência que podem ser visualizados com um simples manuseio do tecido.

Downloads 610  610  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 5, n. 2, 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Os Raios no Imaginário Popular Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
MEDEIROS, Alexandre; MEDIEROS, Cleide

Nesta pesquisa, investigamos o Imaginário popular de uma comunidade rural do Estado de Pernambuco acerca do raio. Este trabalho está baseado na concepção sociológica de Imaginário e em uma concepção sobre o fenômeno do raio compatível com pontos de vista da Física contemporânea. Dentro do paradigma qualitativo, utilizamos a abordagem metodológica da entrevista aberta onde foi solicitado aos sujeitos entrevistados que narrassem as estórias ou história por eles conhecidas acerca do raio. Os seus relatos foram agrupados e a sua análise foi realizada de forma essencialmente comparativa e hermenêutica, visando detectar invariantes. As representações buscadas foram aquelas compartilhadas, representações sociais e imagens arquetípicas nos discursos coletados com a finalidade de conferir-lhes um sentido estruturante e unificador. Apoiamo-nos em comparações destes elementos básicos com afirmações míticas semelhantes contidas em outros Imaginários, já registradas na literatura, bem como em seus possíveis paralelos com as próprias representações científicas. Dentre os resultados, detectamos nos discursos analisados uma presença de elementos míticos mesclados com alguns elementos da cultura científica atual.

Palavras-chave: Imaginação popular. Representações sociais. Raios.

Downloads 640  640  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Abrapec, v. 2, n. 3, 2002  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Os Livros Didáticos de Física e Suas Omissões e Distorções na História do Desenvolvimento da Termodi Popular Versão: 2010
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
BALDOW, Rodrigo; MONTEIRO JR, Francisco Nairon.

ALEXANDRIA Rev de Educ em Ciênc e Tecnol, v.3, n.1, p.3-19, maio 2010.

A Termodinâmica é vista neste artigo com um olhar histórico, no qual fizemos uma leitura do seu desenvolvimento ao longo dos séculos XVIII e XIX, destacando tanto as contribuições dos mais conhecidos personagens deste período, mas também daqueles menos conhecidos e de outros até completamente esquecidos por professores e pelos livros didáticos. Analisando o período histórico da revolução industrial durante o século XIX, ressaltamos como os fatores sociais, políticos e econômicos influenciaram o desenvolvimento daquela ciência, principalmente no tocante ao desenvolvimento das máquinas a vapor. Com base neste referencial, fizemos uma análise de cinco dos livros didáticos de ensino médio mais utilizados em nossas escolas, identificando as omissões e distorções presentes nas apresentações do tema em questão em tais textos, evidenciando um uso ingênuo e distorcido da história da ciência no ensino da ciência.
Palavras-chave: História da Ciência. Termodinâmica. Livros Didáticos.

Downloads 1551  1551  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ALEXANDRIA Rev de Educ em Ciênc e Tecnol, v.3, n.1  Site http://www.ppgect.ufsc.br/alexandriarevista/atual.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Óptica Geométrica no Café da Manhã Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
CATELLI, Francisco

O ensino é muito mais eficaz quando há descoberta. Ela estimula o aluno, provoca-o e faz com que a aprendizagem se torne menos maçante porque, afinal, é um prazer aprender! É claro que um quadro cheio de teoria e uma lista quilométrica de exercícios nem sempre são muito atraentes, mas foi nesse ambiente que duas colegas acabaram tendo uma surpresa: além de resolver um problema, elas se depararam com uma descoberta intrigante acerca da forma do reflexo da luz em xícaras de café... Este texto é um relato resumido das peripécias das duas estudantes.

Palavras-chave: Ensino de Física. Óptica Geométrica. Cáustica.

Downloads 2214  2214  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v.21, n.3, 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Onde Está o Atrito? Discussão de Dois Experimentos que Exemplificariam a Lei da Inércia Popular Versão: 
Atualização:  18/9/2008
Descrição:
FERNANDES, Bruno Castilhos; SANTOS, Wilma Machado Soares; DIAS, Penha Maria Cardoso

Neste artigo são discutidos dois experimentos usados para ilustrar a lei da inércia, em livros didáticos do Ensino Médio. Ora, a situação física nesses experimentos é muito mais complicada e sugere a presença de atrito. Assim sendo, a ligação com a lei da inércia não é imediatamente óbvia. Propomos que os tempos envolvidos nas interações entre os materiais são bastante curtos para que haja transmissão da quantidade de movimento pelo atrito.

Downloads 1708  1708  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 2, 2005  Site http://
Avaliação: 1.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Ondas de água: uma revisão ao nível médio Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SANTOS, Almir Guedes dos; BARROS, Fernando de Souza

A presente revisão é motivada pela carência de textos sobre as propriedades de ondas de água em física elementar. São abordados os tratamentos existentes na literatura para a descrição das propriedades básicas de ondas de água, dando-se preferência aos modelos simplificados do fenômeno da onda. A discussão sobre as propriedades das ondas é um complemento essencial para o aluno do ensino médio e quase um imperativo para o fomento de ações de preservação ecológica do nosso litoral. Torna-se assim necessário antecipar a demanda desse material educacional nas escolas brasileiras.

Downloads 562  562  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 9, n. 2, 2008  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol9/Num2/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Obstáculos para o uso da experimentação no ensino de Física: um estudo a partir de relatos de experi Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
PENA, Fábio Luís Alves; RIBEIRO FILHO, Aurino

Neste trabalho buscamos investigar, a partir da análise de relatos de experiências pedagógicas publicados em periódicos nacionais da área de Ensino de Física, as dificuldades apontadas por professores e/ou pesquisadores para o uso da experimentação no ensino de Física. Os resultados obtidos indicam que os principais obstáculos são: falta ou carência de pesquisa sobre o que os alunos realmente aprendem por meio de experimentos, despreparo do professor para trabalhar com atividades experimentais e condições de trabalho.

Palavras-chave: Relação pesquisa-prática, Ensino de Física, Ensino Experimental.

Downloads 817  817  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. de Pesq. em Educ. em Ciênc., Vol. 9, N.  Site http://www.fae.ufmg.br/abrapec/revistas/V9N1/v9n1a4.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Objetos de aprendizagem no ensino de física: usando simulações do PhET Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
ARANTES, Alessandra Riposati; MIRANDA, Márcio Santos; STUDART, Nelson

O artigo aborda uma ampla classe de recursos instrucionais chamados Objetos de Aprendizagem, que se encontram disponíveis em repositórios na Internet. São essencialmente recursos digitais em diferentes formatos: áudio, vídeo, animação e simulação computacional com certas características específicas no processo de ensino e aprendizagem. Em particular, é proposto o uso das simulações interativas do projeto Physics Educacional Technology (PhET) da Universidade do Colorado.

Palavras-chave: Prática docente. Objetos de Aprendizagem. PhET.

Downloads 598  598  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 11, n. 1, 2010  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol11/Num1/a08.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O uso do cinema para o ensino de Física no ensino médio Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
XAVIER, Carlos Henrique Gurgel; PASSOS, Carmensita Matos Braga; FREIRE, Paulo de Tarso Cavalcante; COELHO, Afrânio de Araújo

O presente trabalho apresenta uma investigação sobre o uso do cinema como elemento incentivador da motivação e facilitador da aprendizagem no ensino da Física, restrito à Mecânica. O estudo foi realizado junto a grupo de jovens estudantes do Ensino Médio em uma escola pública de Fortaleza, Ceará. Nessa perspectiva, dois filmes do circuito comercial foram exibidos durante cinco encontros pedagógicos. Através de uma abordagem qualitativa, informações foram coletadas acerca das percepções dos estudantes sobre a metodologia proposta de uso do cinema. Observou-se forte envolvimento, participação ativa e interesse dos alunos no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos da Física mediante o uso das obras fílmicas em sala de aula.

Palavras-chave: Cinema e Educação, Metodologia do ensino, Aprendizagem de Física

Downloads 1367  1367  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Experiências em Ensino de Ciências – V. 5, N. 2, 2  Site http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID111/v5_n2_a2010.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O Uso de um Vídeo no Estudo do Fenômeno de Refração da Luz Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
VERGARA, Dalva Aldrighi; BUCHWEITZ, Bernardo

Um vídeo sobre refração da luz foi projetado para estudantes de nível médio e as atividades de ensino foram desenvolvidas a partir dos assuntos nele apresentados. Os dados foram obtidos a partir das respostas dadas pelos estudantes em um questionário, em um teste escrito e em entrevistas. Os resultados mostraram algumas evidências que revelaram que essas atividades realmente contribuíram para a sua aprendizagem e que eles gostaram do videofilme e das atividades de ensino.

Downloads 523  523  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista ABRAPEC, v. 1, n. 3, 2001  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 (10) 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »