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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A física do violino Popular Versão: 
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
DONOSO, José Pedro; TANNUS, Alberto; GUIMARÃES, Francisco; FREITAS, Thiago Corrêa de

Neste artigo apresentamos uma descrição ao geral da física do violino, analisando os conceitos que lhes dão sustentação física e que revelam toda a riqueza e o potencial pedagógico do assunto. Destacamos as contribuições de físicos como Helmholtz, Savart, Raman e Saunders no esforço para descrever a vibração produzida pelo arco nas cordas, e por compreender as propriedades acústicas do instrumento. Descrevemos a função de cada uma das componentes do instrumento e discutimos a importância dos modos normais de vibração dos tampos e do cavalete na resposta acústica do violino. A ressonância acústica da caixa do violino (ressonância de Helmholtz) será discutida fazendo-se um paralelo entre osciladores mecânico, elétrico e acústico. Discutiremos a resposta acústica do violino e descreveremos a produção de seu som caraterístico, que resulta da forma de onda originada pela excitação das cordas pelo arco, influenciada pelas vibrações e ressonâncias do corpo do violino, seus tampos e o cavalete.

Palavras-chave: Violino. Acústica. Ressonância. Instrumentos musicais. Helmholtz.

Downloads 491  491  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n.   Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A física determinando como o golfinho pesca Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
COIMBRA, Débora; VALLE, Anderson Luis do; MELO, Franciele C. C.; MARLETTA, Alexandre.

Através da observação meticulosa da atividade dos golfinhos tucuxi, em Pipa, RN, houve uma discussão sobre como conceitos simples de mecânica, como a adição galileana de velocidades, concorrem para a eficácia das estratégias de caça realizadas por esses mamíferos.

Downloads 2237  2237  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 8, n. 1, 2007  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol8/Num1/
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A física clássica de cabeça para baixo: como Einstein descobriu a teoria da relatividade especial Popular Versão: 
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
Renn, Jurgen
Albert Einstein por duas vezes alterou de maneira profunda nossos conceitos de espaço e tempo com a sua teoria da relatividade: primeiro no âmbito da teoria especial de 1905 e depois com a teoria geral de 1915. Como
foi o jovem Albert Einstein capaz de dar início a esta revolução?

Palavras-chave: história da física, teoria da relatividade.

Downloads 274  274  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A evolução dos jogos de Física, a avaliação formativa e a prática reflexiva do professor Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
FERREIRA, Marli Cardoso; CARVALHO, Lizete Maria Orquiza de

Este artigo analisa um processo reflexivo vivido ao longo de uma trajetória de desenvolvimento de jogos, sobre questões de Física, que foram criados por iniciativa de uma professora (MCF), em diferentes realidades do ensino médio.

Palavras-chave: Jogos. Ensino Médio. Avaliação formativa. Professora reflexiva.

Downloads 2269  2269  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., 2004, vol.26, no.1, p.57-61.  Site http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice.php?vol=26&num=1
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A Evolução de um Grupo de Aprendizagem num Curso de Física de Ensino Médio Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
BARROS, Marcelo Alves; BAROLLI, Elisabeth; VILLANI, Alberto

O objetivo desse trabalho consiste em investigar a dinâmica de funcionamento de um grupo de aprendizagem em física e as relações com as intervenções do professor. Os dados coletados, mediante gravação das aulas em vídeo, referem-se a uma situação didática que ocorreu num curso regular de física do ensino médio. A análise dos dados focalizou três aspectos: as dificuldades encontradas pelos grupos de alunos para se estruturarem como grupo de trabalho, a ação efetiva colocada em prática pelo professor e a evolução dos eventos ao longo de dois semestres. O referencial teórico para análise e interpretação dos dados é de orientação psicanalítica, particularmente o trabalho de Didier Anzieu sobre organizadores psíquicos inconscientes de grupo. Entre os principais resultados encontrados podemos destacar a mudança do grupo de uma configuração inicial em que predominou a indiferenciação e a fusão para uma posição final marcada pela subjetivação e individuação do grupo.

Downloads 408  408  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Abrapec, v. 1, n. 2, 2001  Site http://www.fae.ufmg.br/abrapec/revista/
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A evolução da teoria ondulatória da luz e os livros didáticos Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
SILVA, Fabio W. O. da

O tratamento habitualmente dado em livros-texto de Física à evolução da teoria ondulatória da luz, a partir do modelo de Christiaan Huygens, pode ser considerado uma reconstrução a posteriori (whiggismo), que impõe uma interpretação atual a conceitos enunciados no Século XVII. A leitura do texto original de Huygens, todavia, revela diferenças profundas com as concepções mais recentes da luz e uma afinidade maior com a mecânica do que com a óptica moderna ou o eletromagnetismo. Essa análise sugere a necessidade da utilização de fontes primárias no ensino de ciências, não se restringindo aos livros-texto que, muitas vezes, contêm uma leitura histórica cristalizada.

Palavras-chave: Teoria ondulatória. Óptica. Whiggismo. Huygens.

Downloads 1065  1065  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis. v.29, n.1, São Paulo, 2007  Site http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice.php?vol=29&num=1
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A entropia de Hawking para buracos negros Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
BASTOS FILHO, Jenner Barretto; ARAÚJO, Roberto Moreira Xavier de

A expressão matemática da entropia de um fenômeno que seja, a um só tempo, quântico, relativístico e gravitacional deve conter explicitamente a constante de Planck , a velocidade da luz no vácuo e a constante da gravitação universal de Newton G. Além disso, a entropia enquanto conceito termodinâmico e estatístico também deve conter explicitamente a constante de Boltzmann k. Partindo dessas ideias diretrizes obtemos a fórmula da entropia de Hawking para buracos negros em N dimensões, lançando mão: (i) dos métodos da análise dimensional; (ii) da conexão entre entropia e informação; e, (iii) do princípio holográfico.

Palavras-chave: Entropia de Hawking. Análise dimensional. Buracos negros.

Downloads 1973  1973  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n.   Site http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice.php?vol=29&num=4
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A disciplina e o conteúdo de cinemática nos livros didáticos de Física do Brasil (1801 a 1930) Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
NICIOLI, Roberto B. Junior; MATTOS, Cristiano Rodrigues de

Neste artigo, analisamos como o conteúdo de cinemática foi tratado nos livros didáticos de Física utilizados no ensino brasileiro desde o século XIX até a década de 1930. Mostramos que os livros usados no início do período estudado eram, em sua maioria, franceses. Mas, ao final do século XIX e no início do século XX, houve um grande aumento da produção de livros didáticos de Física e o surgimento de autores nacionais, principalmente de professores de colégios renomados. Analisando o conteúdo de cinemática nestes livros, identificamos que houve vários tipos de enfoque ao longo do tempo. Tais mudanças podem ser justificadas por meio de um recorte sobre a história da disciplina Física, mostrando uma forte relação do conteúdo dos livros com a história da disciplina. Além da conexão entre livro didático e disciplina, ficam claras outras ligações quando consideramos a história das instituições educacionais e o sistema de exames preparatórios instituídos na passagem do século. Nesse sentido, discutimos as várias influências que alteraram o quadro educacional brasileiro nas primeiras décadas do século XX e que deram forma ao perfil dos livros didáticos de Física brasileiros, o qual predominou por várias décadas e que deixou traços até os dias de hoje.

Palavras chave: Física. Disciplina. Currículo e livro didático.

Downloads 1838  1838  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências. V13(3), 2008  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/main/artigos/openAbstract.php?idArtigo=196
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A dinâmica de grupos de aprendizagem de Física no ensino médio: um enfoque psicanalítico Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
BARROS, Marcelo Alves; VILLANI, Alberto

Neste trabalho investigamos dois grupos de alunos de Física do Ensino Médio que participaram de duas disciplinas ministradas pelo mesmo professor. O ponto mais intrigante observado ao longo do trabalho foi a diferença dos resultados didáticos conseguidos nos dois casos. No primeiro, houve mudança significativa no grupo analisado, que se tornou um grupo operativo; no segundo, o grupo desenvolveu atitudes agressivas e acabou desintegrando-se. O referencial teórico adotado é de orientação psicanalítica, particularmente a obra de Anzieu sobre grupos. Concluímos destacando como uma das competências profissionais necessárias do professor de Física sua capacidade em sustentar e conduzir o processo de aprendizagem com grupos de alunos.

Palavras-chave: Ensino de Física. Grupos de aprendizagem. Psicanálise & Educação. Formação de professores.

Downloads 886  886  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V9(2), 2004  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/main/artigos/openAbstract.php?idArtigo=113
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A concepção dos alunos sobre a Física do Ensino Médio: um estudo exploratório Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
RICARDO, Elio C.; FREIRE, Janaína C. A.

Este artigo apresenta e discute os resultados de um estudo exploratório realizado com alunos do Nível Médio de duas escolas do Distrito Federal. O objetivo foi identificar suas concepções acerca do ensino da Física e elaborar um cenário de investigação para futuros professores de Física. A fim de superar o simples discurso especulativo, os saberes escolares e as práticas educacionais são questionados e três temas que surgiram durante a pesquisa são retomados: a relação entre a física e a tecnologia, a física e a matemática e a física e o cotidiano.

Palavras-chave: Saberes escolares. Práticas educacionais. Física e tecnologia. Física e Matemática. Física e cotidiano.

Downloads 7570  7570  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., 2007, v.29, n.2, p.251-26.  Site http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice.php?vol=29&num=2
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