Categoria: Física Artigos |
Relatividade Restrita no Ensino Médio: os conceitos de massa relativística e de equivalência massa-e |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
OSTERMANN, Fernanda; RICCI, Trieste F.
Neste trabalho, discutem-se dois conceitos amplamente difundidos em livros didáticos de ensino médio que abordam a Relatividade Restrita (RR): massa relativística e equivalência massa-energia. A partir de uma análise crítica da abordagem desses conceitos em diversas obras, foi possível constatar, por um lado, que a massa relativística é introduzida como sendo um conceito fundamental da RR, quando, de fato, é uma noção inadequada e que, portanto, não deveria ser abordada; e, por outro, que essas obras freqüentemente interpretam de forma errônea o significado da equivalência massa-energia.
Palavras-chave: Massa relativística. Equivalência massa-energia. Análise de livros didáticos.
|
2464 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21, n. 1, 2004 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Re-editando o Trem de Galileu: uma versão economicamente viável |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
LOPES, Deisy P. M.; STEIN-BARANA, Alzira C. M.; BORTOLIN, Luís R. M.; BORTOLIN, José R. M.
A montagem experimental conhecida como trem de Galileu que ilustra o princípio da independência dos movimentos é uma ferramenta didática muito atraente para o ensino de Cinemática, em particular no estudo da trajetória de um projétil. Assim, este artigo tem o objetivo de apresentar uma versão alternativa ao trem de Galileu, rebatizada como carro de Galileu . A característica desta versão é seu baixo custo, manuseio simples e construção com materiais facilmente encontrados no mercado. Usando este equipamento o professor poderá motivar os alunos a terem uma participação ativa nas aulas de Cinemática.
Palavras-chave: Trem de Galileu. Trajetória de projéteis. Cinemática.
|
2092 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 1, 2007 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Radioatividade Natural em Amostra Alimentares |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
MELQUIADES, Fábio Luiz; APPOLONI, Carlos Roberto
A medida de traços radioativos no ambiente e em alimentos é de fundamental importância para o monitoramento dos níveis de radiação a que o homem está exposto direta ou indiretamente. Este trabalho consiste na medida de traços radioativos em leite em pó, através da espectrometria gama de alta resolução. Foi possível identificar os radionuclídeos 40K, 137Cs e 232Th (obtido do 208Tl), cujas atividades foram calculadas de acordo com as normas da Agência Internacional de Energia Atômica, apresentando níveis normais para os leites analisados, podendo ser consumido sem restrições.
Palavras-chave: Radioatividade. Espectrometria gama. Leite.
|
2422 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21, n. 1, 2004 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Proposta e Avaliação de Atividades de Conhecimento Físico nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
MONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga; TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl
São inúmeras as dificuldades que os professores das séries inicias enfrentam para desenvolver um ensino de ciências de qualidade para seus alunos, principalmente em se tratando de conteúdos relacionados à Física. Entre elas, podemos citar o reduzido número de propostas de atividades voltadas, especificamente, para atender as necessidades das crianças dessa faixa etária. Nessa direção, este trabalho apresenta e discute três atividades de conhecimento físico propostas para serem desenvolvidas em aulas de Ciências das séries iniciais do Ensino Fundamental.
Palavras-chave: Séries iniciais. Ensino de Física. Atividades de ensino.
|
2942 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21, n. 1, 2004 http:// |
|