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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Temperatura do universo: uma proposta de conteúdo para estudantes do nível fundamental utilizando ma Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SILVEIRA, Tamila Marques; MILTÃO, Milton Souza Ribeiro

Temos conhecimento, através das atuais pesquisas na área de Ensino de Física, que não é necessário os docentes se concentrarem em memorizações de fórmulas durante suas aulas, eles devem interagir com seus estudantes de forma criativa, com experimentações, melhores recursos metodológicos e boas estratégias avaliativas, a fim de garantir o possível aprendizado do aluno, fazendo-o associar os assuntos dados em sala de aula com o seu cotidiano. Os mapas conceituais, por exemplo, podem ajudar tanto o docente como o estudante a organizar melhor os conteúdos abordados e facilitar na aprendizagem. Conciliando os mapas com conceitos e curiosidades de Astronomia (especificamente a Temperatura do Universo, que engloba quase todos os conteúdos da Física) pode ser uma forma criativa de atrair os estudantes para as aulas de Física, tornando-as mais interessante. Apesar da complexidade dos assuntos de Astronomia, eles podem ser apresentados para uma turma de nível fundamental com uma linguagem mais apropriada e de forma conceitual. O importante é mostrar analogias/comparações com o cotidiano. Para tanto, nesse trabalho foi criado um esquema conceitual, que serviu como ponta-pé inicial para a construção de mapas conceituais para o ensino fundamental, sendo estes construídos com o auxílio de desenhos e figuras, para despertar o interesse do público alvo pela disciplina. Após todas as construções e re-análises, os mapas foram aplicados em duas escolas do município de Feira de Santana - Bahia, Brasil, possibilitando com que os estudantes da 9º ano, que estavam tendo o primeiro contato com assuntos dessa disciplina, pudessem também construir seus próprios mapas de acordo com os conteúdos abordados pelo docente. Assim, esses estudantes puderam buscar nos mapas conceituais uma forma interativa de produzir conhecimentos.

Palavras-chave: mapas conceituais, ensino fundamental, ensino de física.

Downloads 798  798  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Experiências em Ensino de Ciências – V. 5, N. 1, 2  Site http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID100/v5_n1_a2010.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de Física no Ensino Méd Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
PIRES, Marcelo Antonio; VEIT, Eliane Angela

Neste trabalho descrevemos uma experiência didática em que foi introduzido o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física em nível Médio a fim de ampliar as possibilidades de produzir ganhos na aprendizagem dos estudantes.

Palavras-chave: Tecnologias de informação de comunicação. Ensino de Física. Gravitação e aprendizagem significativa.

Downloads 1520  1520  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., jun. 2006, v.28, n.2, p.24.  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Tecnologia para o ensino de eletrodinâmica para o aluno cego Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SOUZA, marcos Michel de; COSTA Maria da Piedade Resende da; STUDART, Nelson

A eletrodinâmica é de suma importância para sociedade atual e seu estudo pode ajudar a inserir estudantes cegos nela. O objetivo deste estudo é analisar a eficácia de um material instrucional criado especificamente para o ensino de eletrodinâmica para deficientes visuais. O material foi aplicado em um estudante de ensino médio cego, aluno de uma escola pública. Os fenômenos e conceitos físicos envolvidos foram divididos em três sessões de aprendizagens. O material instrucional produzido mostrou-se eficaz na compreensão dos conceitos básicos bem como das leis de um circuito elétrico simples.

Downloads 535  535  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 9, n. 2, 2008  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol9/Num2/
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Sustentação aerodinâmica: denunciando os erros do mecanismo físico Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Pedro Magalhães

Ao arrepio de concepções porventura “clássicas”, o objetivo deste artigo é apresentar uma argumentação válida que explique, clara e convenientemente, o mecanismo da sustentação aerodinâmica. Pretende-se, assim, dirimir interpretações, outrora apresentadas em textos de física, que não fazem sentido quando aplicadas ao fenômeno aerodinâmico, tanto as que por tradição se baseiam em Bernoulli, quanto as que buscam seus fundamentos em Newton.

Downloads 570  570  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma A Física na Escola, Vol. 10, n. 1, 2009  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num1/a08.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Sugestão de Experimento para a Verificação de Troca de Calor por Convecção Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
STUCHI, Adriano M.

Apresentamos uma sugestão para a construção de um experimento com material de baixo custo para a verificação do fenômeno da convecção. O ensaio é simples e pode ser utilizado por professores do Ensino Médio.

Downloads 929  929  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 4, n. 1, 2003  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Sobre as origens das definições dos produtos escalar e vetorial Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MENON, M.J.

Nos livros-texto de física e de matemática utilizados em cursos básicos universitários, as operações de multiplicação de dois vetores (produtos escalar e vetorial) são introduzidas apenas como definições, sem nenhuma referência ou discussão a respeito das razões formais e/ou motivações que levaram ao estabelecimento de tais estruturas. Neste trabalho, apresentamos uma breve revisão didática sobre as origens dessas definições, discutindo os resultados pertinentes, formais, estabelecidos por Hamilton no contexto da álgebra de quatérnions e certas "adaptações" feitas por Gibbs e Heaviside, as quais deram origem ao ramo da matemática que hoje é popularmente conhecido como "álgebra vetorial". Comentamos algumas desvantagens decorrentes dessas "adaptações", fazendo referência a outros sistemas algébricos práticos e formalmente bem fundamentados (álgebras de Grassmann e Clifford). Indicamos e comentamos alguns artigos e trabalhos, básicos e também recentes, nos quais o assunto pode ser aprofundado.

Palavras-chave: álgebra vetorial, quatérnions.

Downloads 573  573  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ensino Fís., v. 31, n. 2, 2009  Site http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n2/06.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Simulação e modelagem computacionais no auxílio à aprendizagem significativa de conceitos básicos de Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
DORNELES, Pedro F.T.; ARAUJO, Ives S.; VEIT, Eliane A.

Neste artigo analisamos o comportamento da energia eletromagnética em circuitos do tipo RLC. Discutimos as principais dificuldades dos alunos na aprendizagem de conceitos básicos envolvidos neste tipo de circuito e apresentamos dois produtos oriundos de um trabalho de pesquisa: i) um conjunto de atividades de simulação e modelagem computacionais, propostas com o software Modellus, levando em conta tais dificuldades, com o objetivo de auxiliar o aluno a superá-las e ii) um teste sobre a compreensão de conceitos físicos envolvidos em circuitos RLC.

Palavras-chave: Simulação computacional. Modelagem computacional. Concepções alternativas. Circuitos RLC. Energia eletromagnética. Ensino de Física.

Downloads 577  577  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n.   Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Roteiro pedagógico: um instrumento para a aprendizagem de conceitos de Física Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MANZINI, Neiva Irma Jost

O objetivo desta investigação foi analisar as possibilidades e os limites de uma experiência de ensino–aprendizagem de conteúdos de física, realizada com alunos do curso de Licenciatura em Física e fundamentada na "Epistemologia Genética" de Jean Piaget.

Palavras-chave: Aprendizagem. Epistemologia. Física

Downloads 1399  1399  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciênc. Educ. (Bauru), abr. 2007, v.13, n.1, p.12.  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Resolução de problemas IV: estratégias para resolução de problemas Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
COSTA, Sayonara Salvador Cabral da; MOREIRA, Marco Antonio

Trata-se de uma revisão de literatura na área de resolução de problemas, particularmente em Física, enfocando estratégias sugeridas para facilitar a atividade de resolver problemas. Foram analisados 28 artigos em termos de base teórica - estratégias/metodologia de pesquisa - resultados, o quais foram organizados em uma tabela que serviu de base para uma síntese feita pelos autores. Este trabalho é o último de uma série de quatro artigos de revisão abordando diferentes aspectos do tema resolução de problemas.

Palavras-chave: Resolução de problemas. Física. Estratégias.

Downloads 5560  5560  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V2(3), 1997   Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Regiões de segurança em lançamento de projéteis Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
PEREIRA, Lúcia Resende; BONFIM, Valdair

Nosso principal objetivo neste trabalho é a determinação de regiões de segurança em balística. Por região de segurança entendemos a região do espaço tridimensional que fica livre da ação de projéteis. A determinação da região de segurança será reduzida ao cálculo da envoltória de uma família de trajetórias, indexada segundo o ângulo de tiro.

Palavras-chave: Lançamento de projéteis. Resistência do ar. Envoltória. Região de segurança.

Downloads 1686  1686  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n.   Site http://
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