Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O que é irradiação? E contaminação radioativa? Vamos esclarecer? Popular Versão: 
Atualização:  12/5/2008
Descrição:
RODRIGUES Júnior, Ary de Araújo

Em todas as áreas da atividade humana ocorrem acidentes; batidas de veículos, descarrilamentos de trens, vazamentos de produtos químicos, queda de aviões, incêndios, etc., aos quais dispensamos maior ou menor atenção dependendo da gravidade. Mas os que ocorrem com materiais radioativos, independente do grau (desde o vazamento de uma usina nuclear até o extravio de um radiofármaco de vida curta) tem o poder de provocar um alto nível de preocupação na população. Isto ocorre por causa do mitos sobre a radiação que permeiam o imaginário popular e são amplificados pela mídia, e que neste artigo tentaremos elucidar.

Downloads 2004  2004  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 8, n. 2, 2007  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Por que a variação da distância Terra-Sol não explica as estações do ano? Popular Versão: 
Atualização:  26/5/2008
Descrição:
DIAS, Wilton S.; PIASSI, Luis Paulo

Em aulas de ciências e astronomia básica é muito comum que os estudantes pensem que as estações do ano ocorrem por causa da variação da distância Terra-Sol. O argumento mais usado pelos professores contra essa concepção é o fato de as estações do ano serem invertidas nos hemisférios sul e norte. No entanto, dificilmente mostra-se aos professores e alunos a contra prova, ou seja, que se calcularmos os efeitos da variação da distância Terra-Sol na temperatura da Terra, as estações do ano, ou a diferença de temperatura média observada entre inverno e verão não podem ser explicadas. Nesse trabalho, mostramos a relação entre a temperatura na Terra e a distância de nosso planeta até o Sol. Alguns outros fatores importantes como albedo da Terra e a influência do raio e da temperatura do Sol também são discutidos. Além disso, abordamos alguns aspectos ligados a essa questão que normalmente são deixados de lado nas aulas de astronomia.

Palavras-chave: Ensino de astronomia. Sistema solar. Estações do ano. Clima da Terra. Radiação solar.

Downloads 2079  2079  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n.   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Produção de sentidos e possibilidades de mediação na física do ensino médio: leitura de um livro sob Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
ZANOTELLO, Marcelo; ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro de

Neste trabalho são apresentados e analisados aspectos da produção de sentidos por alunos do ensino médio, na leitura de um livro sobre a vida e obra de Isaac Newton, a partir do registro escrito das respostas dos mesmos a um questionário. As perguntas são propostas com o objetivo de possibilitar aos leitores expressarem como interagiram com o material lido, no que se refere principalmente ao estilo adotado pelo autor do livro e aos conteúdos de física abordados. O suporte teórico utilizado é a Análise de Discurso na linha francesa, conforme divulgada amplamente no Brasil por Eni Orlandi. A leitura de textos de divulgação científica no ambiente escolar se constitui em uma atividade diferenciada em relação ao desenvolvimento das aulas de física que geralmente se observa nas escolas. Os relatos recolhidos revelam uma variedade de possibilidades de intervenção do professor para auxiliar de modo efetivo no processo de aprendizagem da física e na construção de uma cultura científica por parte dos estudantes.

Palavras-chave: Ensino de Física. Física Newtoniana. Leitura. Divulgação científica. Produção de sentidos.

Downloads 1710  1710  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n.   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Física moderna no ensino médio: o que dizem os professores Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Fabio Ferreira de; VIANNA, Deise Miranda; GERBASSI, Reuber Scofano

O ensino de física no nível médio não tem acompanhado os avanços tecnológicos ocorridos nas duas últimas décadas e tem se mostrado cada vez mais distante da realidade dos alunos. O currículo obsoleto, desatualizado e descontextualizado representa um problema tanto para os professores quanto para os estudantes e torna a prática pedagógica, que normalmente se resume ao quadro de giz, monótona e desinteressante para os atores envolvidos nesse processo. Nesse sentido, pesquisas estão sendo realizadas a fim de desenvolver estratégias que possam promover a motivação e o diálogo nas aulas de ciências , especificamente nas de física. Uma das vertentes que tem se destacado é a introdução de tópicos de física moderna (FM) na grade curricular do ensino médio (EM).

Esse trabalho tem por objetivo apresentar o resultado de uma pesquisa realizada com professores de física que atuam no ensino público e privado sobre a introdução de topicos de FM no EM. Com base nos resultados da pesquisa elaboramos uma proposta metodológica para ensinar raios-X com ênfase em Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e submetemos o texto à validação dos pares, obtendo um resultado bastante satisfatório em termos de aceitação e disponibilidade para utilização desse material.

Palavras-chave: Ensino de física. Física moderna.

Downloads 2084  2084  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n.   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Introdução ao Magnetismo Popular Versão: pdf
Atualização:  28/8/2013
Descrição:
Neste artigo pretende-se dar uma noção básica do magnetismo ou para muitos uma revisão, rever o desenvolvimento histórico do magnetismo situando-o no cenário da física e finalmente introduzir as principais propriedades básicas dos diferentes materiais magnéticos existentes.

Palavras-chave: Bússola. Eletromagnetismo. Força magnética. Ímã. Magnetismo.

Downloads 481  481  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.cbpf.br/~labmag/miguel.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Conversando com Santos Dumont sobre a Física do Cotidiano Popular Versão: 
Atualização:  16/6/2008
Descrição:
MEDEIROS, Alexandre

Continuando a série de bem-humoradas e esclarecedoras entrevistas com personagens históricos, Alexandre Medeiros reúne seus assíduos companheiros para discutir com Santos Dumont seu conhecimento sobre Física.

Downloads 2324  2324  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 7, n. 1, p. 5, 2006  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uma Viagem Pela Física e Astronomia Através do Teatro e da Dança Popular Versão: 
Atualização:  20/8/2010
Descrição:
CARVALHO, Silvia Helena Mariano de

Neste artigo fazemos o relato de um projeto desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental, na disciplina Ciências, que teve como ponto de partida o caráter conceitual e histórico da Ciência, geralmente omitido pelo ensino atual. O ponto central do projeto foi uma peça de teatro e atividades paralelas, como a construção de maquetes e confecção de cartazes, complementaram e ilustraram o tema da peça. Tal atividade permitiu-nos levantar, junto aos alunos, importantes discussões a respeito da produção científica, tais como: a falibilidade e transitoriedade da Ciência, a visão do cientista como um homem comum e a finalidade da produção científica. O projeto culminou com a apresentação teatral e exposição das atividades. Os resultados foram avaliados através da participação dos alunos no projeto e da análise de algumas questões levantadas em sala de aula. Estes mostraram-se bastante satisfatórios levando-nos à conclusão de que é possível unir Ciência e Arte em prol de uma educação mais dinâmica e complementar.

Downloads 2144  2144  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 7, n. 1, p. 11, 2006  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A invenção do conceito de quantum de energia segundo Planck Popular Versão: 
Atualização:  15/8/2012
Descrição:
Studart, Nelson

Há cem anos, a ideia do quantum provocou uma revolução na ciência e a busca de uma nova base conceitual para a física, como enfatizou Einstein. Neste artigo discuto os aspectos essenciais de Planck de 1900 sobre a radiação de corpo negro e a hipótese de quantização de energia.

Palavras-chave: radiação de corpo negro; quantização de energia

Downloads 628  628  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Um problema muito "quente'' abala os muros da Física Clássica Popular Versão: pdf
Atualização:  19/7/2013
Descrição:
Em fins do século XIX algumas questões pairavam no ar à espera de respostas, dentre estas, vamos destacar duas, uma era sobre a maneira como a luz e o calor do Sol chegam até a Terra, a outra era explicar porque os corpos, mesmo sendo de diferentes materiais, quando aquecidos emitem luz sempre da
mesma cor.

Palavras-chave: Ondas. Radiação de corpo negro. Temperatura.

Downloads 487  487  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A atitude no ensino de Física Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
TALIM, Sérgio Luiz

Os professores consideram que as pesquisas sobre a atitude dos alunos em relação à Física são altamente necessárias. Para aqueles, a atitude dos estudantes em relação à disciplina é um fator de grande influência na sua aprendizagem, além de ser um indicativo de sucesso profissional. Neste trabalho, são apresentadas a construção e a validação de uma escala de atitudes de alunos do ensino médio em relação à Física e algumas sugestões de uso da escala são discutidas.

Palavras-chave: Atitude no ensino de Física. Escala de atitude.

Downloads 3175  3175  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21, n. 3: p. 313-324, dez  Site http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6422
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 (8) 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »