Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Roteiro para a experiência de levitação de um imã repelido por um supercondutor no ensino de Física Popular Versão: 
Atualização:  31/5/2010
Descrição:
ROCHA, Fábio Saraiva da; FRAQUELLI, Henrique Aita

Propõe-se um roteiro para a demonstração do fenômeno da supercondutividade através da experiência de levitação de um ímã repelido por uma amostra de YBa2Cu3O7. A experiência é baseada na manifestação do efeito Meissner, característico de um material no estado supercondutor sob a ação de um campo magnético. A demonstração não requer grande investimento contribuindo com a introdução de tópicos de Física contemporânea na atualização dos currículos.

Palavras-chave: Ensino de Física. Experimentação. Levitação magnética. Supercondutividade.

Downloads 2684  2684  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., 2004, v.26, n.1, p.11-18.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Resolução de problemas IV: estratégias para resolução de problemas Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
COSTA, Sayonara Salvador Cabral da; MOREIRA, Marco Antonio

Trata-se de uma revisão de literatura na área de resolução de problemas, particularmente em Física, enfocando estratégias sugeridas para facilitar a atividade de resolver problemas. Foram analisados 28 artigos em termos de base teórica - estratégias/metodologia de pesquisa - resultados, o quais foram organizados em uma tabela que serviu de base para uma síntese feita pelos autores. Este trabalho é o último de uma série de quatro artigos de revisão abordando diferentes aspectos do tema resolução de problemas.

Palavras-chave: Resolução de problemas. Física. Estratégias.

Downloads 5557  5557  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V2(3), 1997   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Resolução de problemas III: fatores que influenciam na resolução de problemas em sala de aula Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
COSTA, Sayonara Salvador Cabral da; MOREIRA, Marco Antonio

Trata-se de uma revisão de literatura na área de resolução de problemas, particularmente em Física, enfocando o estudo de fatores que influenciam na resolução de problemas em sala de aula. Foram analisados 57 artigos em termos de base teórica - fatores investigados/metodologia - resultados/fatores relevantes, os quais foram organizados em uma tabela que serviu de base para uma síntese feita pelos autores. Este trabalho é o terceiro de uma série de quatro artigos de revisão abordando diferentes aspectos do tema resolução de problemas.

Palavras-chave: Resolução de problemas. Física. Fatores em sala de aula.

Downloads 935  935  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V2(2), 1997  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Resolução de problemas II: propostas de metodologias didáticas Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
COSTA, Sayonara Salvador Cabral da; MOREIRA, Marco Antonio

Trata-se de uma revisão de literatura na área de resolução de problemas, particularmente em Física, enfocando apenas a questão das propostas de metodologias didáticas, nessa área. Foram analisados 33 artigos em termos de base teórica, metodologia proposta e resultados/objetivos, os quais foram organizados em uma tabela que serviu de base para uma síntese feita pelos autores. Este trabalho é o segundo de uma série de quatro artigos abordando diferentes aspectos do tema resolução de problemas.

Palavras-chave: Resolução de problemas. Física. Metodologias didáticas.

Downloads 758  758  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Investigações em Ensino de Ciências – V2(1), 1997  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Resolução de problemas I: diferenças entre novatos e especialistas Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
COSTA, Sayonara Salvador Cabral da; MOREIRA, Marco Antonio

Trata-se de uma revisão de literatura na área de resolução de problemas, particularmente em Física, enfocando apenas a questão novato/especialista. Foram analisados 31 artigos em termos de base teórica - método/sujeitos - resultados, os quais foram organizados em uma tabela que serviu de base para uma síntese feita pelos autores. Este trabalho é o primeiro de uma série de quatro artigos de revisão abordando diferentes aspectos do tema resolução de problemas.

Downloads 661  661  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V1(2), 1996  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Representações mentais dos alunos em Mecânica Clássica: três casos Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MOREIRA, Marco Antonio; LAGRECA, Maria do Carmo Baptista

Baseamos nosso estudo na Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird. Estudantes de nível universitário foram observados durante dois semestres letivos com a finalidade de determinar o tipo de representação mental que eles teriam utilizado durante o curso, quando resolviam os problemas e as questões propostas nas tarefas instrucionais. Foi também realizada uma entrevista no final do curso com o objetivo de encontrar elementos adicionais que nos permitissem inferir modelos mentais sobre conceitos físicos usados pelos estudantes na elaboração de suas respostas. Os resultados desta pesquisa sugerem a importância dos modelos mentais na compreensão e uso dos conceitos físicos. Parece que quanto mais “elaborados” os modelos mentais, mais facilmente os alunos podem compreender situações e contextos distintos daqueles trabalhados em aula. Este trabalho complementa outro no qual apresentamos as categorias as quais chegamos: proposicionalistas, modelizadores proposicionalistas e modelizadores imagísticos. Cada caso que aqui relatamos ilustra detalhadamente uma destas categorias.

Palavras-chave: Modelos mentais. Representações mentais. Conceitos físicos.

Downloads 571  571  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V3(2), 1998  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Repensando o papel do trabalho experimental, a aprendizagem da Física em sala de aula - um estudo ex Popular Versão: 
Atualização:  13/10/2008
Descrição:
NEVES, Margarida Saraiva-; CABALLERO, Concesa; MOREIRA, Marco Antonio

Apresentam-se os resultados de um estudo exploratório integrado numa investigação mais ampla que visa a promoção de Aprendizagem Significativa na área da Física, centrada em Trabalho Experimental, com recurso a instrumentos metacognitivos. Com o presente estudo procurou fazer-se um levantamento de situações promotoras de aprendizagem em sala de aula, no domínio da Física, baseadas em Trabalho Experimentais, em quatro escolas portuguesas, da área da Grande Lisboa. Para fazer uma recolha de opiniões aplicaram-se questionários a alunos do Ensino Secundário e respectivos professores e entrevistaram-se dois docentes e cinco alunos. Com base nas respostas dadas, pode afirmar-se que, nas escolas pesquisadas, o Trabalho Experimental realizado em sala de aula tem uma frequência pequena e assume, quase sempre, a forma de demonstração feita pelo docente, para toda a turma. Professores e alunos, reconhecem as potencialidades do Trabalho Experimental, na promoção de aprendizagem. As situações em que os alunos se limitam a seguir instruções ou a observar a experiência realizada pelo professor são as que menos contribuem para a aprendizagem. Quer docentes quer alunos reconhecem ser essencial que estes disponham de uma boa fundamentação teórica que suporte a compreensão do Trabalho Experimental. Apesar dos professores apontarem vários problemas que, do seu ponto de vista, afecta a promoção de aprendizagem centrada em Trabalho Experimental, registam-se poucas referência a estratégias e metodologias, como o recurso a computadores para aquisição e tratamento de dados ou a propostas de tarefas com questões abertas, que a investigação em Educação em Ciências tem referenciado como potenciadoras de aprendizagem.

Palavras-chave: Trabalho experimental. Ensino secundário. Física. Aprendizagem.

Downloads 1291  1291  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V11(3), 2006  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Relatividades no ensino médio: o debate em sala de aula Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
KARAM, Ricardo Avelar Sotomaior; CRUZ, Sonia Maria S. C. de Souza; COIMBRA, Débora

Neste trabalho, apresentamos parte de uma sequência didática que objetivou abordar tópicos da Teoria da Relatividade Restrita com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio.

Palavras-chave: Física moderna no Ensino Médio. Princípio da relatividade. Relatividade Restrita.

Downloads 1809  1809  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., 2007, v.29, n.1, p.105-11.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Relatividade Restrita no Ensino Médio: os conceitos de massa relativística e de equivalência massa-e Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
OSTERMANN, Fernanda; RICCI, Trieste F.

Neste trabalho, discutem-se dois conceitos amplamente difundidos em livros didáticos de ensino médio que abordam a Relatividade Restrita (RR): massa relativística e equivalência massa-energia. A partir de uma análise crítica da abordagem desses conceitos em diversas obras, foi possível constatar, por um lado, que a massa relativística é introduzida como sendo um conceito fundamental da RR, quando, de fato, é uma noção inadequada e que, portanto, não deveria ser abordada; e, por outro, que essas obras freqüentemente interpretam de forma errônea o significado da equivalência massa-energia.

Palavras-chave: Massa relativística. Equivalência massa-energia. Análise de livros didáticos.

Downloads 2463  2463  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21, n. 1, 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Regiões de segurança em lançamento de projéteis Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
PEREIRA, Lúcia Resende; BONFIM, Valdair

Nosso principal objetivo neste trabalho é a determinação de regiões de segurança em balística. Por região de segurança entendemos a região do espaço tridimensional que fica livre da ação de projéteis. A determinação da região de segurança será reduzida ao cálculo da envoltória de uma família de trajetórias, indexada segundo o ângulo de tiro.

Palavras-chave: Lançamento de projéteis. Resistência do ar. Envoltória. Região de segurança.

Downloads 1686  1686  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n.   Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 (7) 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »