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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa “física moderna e contemporânea no ensino médio” Popular Versão: 
Atualização:  20/8/2010
Descrição:
OSTERMANN, Fernanda; MOREIRA, Marco Antonio

Neste trabalho é apresentada uma revisão da literatura sobre a linha de pesquisa "Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio" realizada com consulta a artigos em revistas, livros didáticos, dissertações, teses, projetos e navegações pela internet, que abordam essa questão. A pesquisa concentrou-se em publicações direcionadas ao ensino da Física e engloba os primeiros trabalhos publicados nessa linha (final da década de 70). Os trabalhos encontrados foram classificados em seis grandes grupos. Foi possível verificar, por exemplo, que há uma grande concentração de publicações que apresentam temas de FMC, em forma de divulgação, ou como bibliografia de consulta para professores do ensino médio. Por outro lado, existe uma escassez de trabalhos sobre concepções alternativas de estudantes acerca de tópicos de FMC, bem como pesquisas que relatam propostas testadas em sala de aula com apresentação de resultados de aprendizagem.

Palavras-chave: Física no ensino médio. Física Moderna e Contemporânea.

Downloads 2249  2249  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRGS  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Metáforas na Física Popular Versão: pdf
Atualização:  28/5/2013
Descrição:
ARRUDA, Sergio M.

A interpretação de uma teoria física: regras semânticas ou
semelhanças de família?
É razoavelmente difundida no meio científico a idéia de que o discurso científico, por estar comprometido com a descrição objetiva da realidade, deve tanto quanto possível ser claro, construído a partir de termos com significado preciso e estável. Não deve haver lugar na linguagem científica para as ambigüidades provenientes do uso de metáforas, alegorias e outras figuras características da linguagem comum e poética.

Palavras-chave: Einstein, efeito fotoelétrico, radiação, Teoria Quântica.

Downloads 467  467  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad.Cat.Ens.Fís., Florianópolis, v.10,n.1: p.25-37  Site http://www.fsc.ufsc.br
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O ensino de ciências: fatores intrínsecos e extrínsecos que limitam a realização de atividades exper Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2008
Descrição:
RAMOS, Luciana Bandeira da Costa; ROSA, Paulo Ricardo da Silva

Neste artigo analisamos quais são os fatores que levam o professor dos anos iniciais a não utilizar atividades experimentais como componente regular do seu fazer pedagógico. Para investigar essa questão, foi utilizada uma metodologia de tipo qualitativa, que envolveu um Opiniário (respondido por 44 professoras dos anos iniciais), entrevistas com um grupo de professoras e a análise dos livros utilizados pelos professores. Nossos resultados mostram que a falta de apoio, a falta de orientação pedagógica e a falta de preparo nos cursos de formação de professores são os principais responsáveis pelo fato de o professor não utilizar a experimentação de forma sistemática.

Palavras-chave: Ensino de ciências. Atividades experimentais. Séries iniciais.

Downloads 1543  1543  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências. V13(3), 2008  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Experiência de Oersted em sala de aula Popular Versão: 
Atualização:  28/4/2008
Descrição:
CHAIB, J.P.M.C.; ASSIS, Andre Koch Torres de

Em 1820 Oersted observou a deflexão de um pequeno ímã colocado próximo a um fio com corrente constante. Esta descoberta fundamental desencadeou uma série de pesquisas que levou à unificação dos fenômenos elétricos e magnéticos. Este artigo visa contribuir para o resgate da relevância da experiência de Oersted. É feita uma breve contextualização histórica desta experiência. Descreve-se uma reprodução moderna dos procedimentos e observações de Oersted com materiais de baixo custo.

Palavras-chave: Eletrodinâmica. Eletromagnetismo. Experiência de Oersted.


Downloads 1786  1786  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n.   Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Dez a vinte e três Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
MENON, M. J.

Neste artigo mostramos que o volume ocupado pelo planeta Terra no espaço é equivalente, em ordem de grandeza, ao volume de dez a vinte e três bolas de futebol. O cálculo, que é simples, é feito considerando-se todas as aproximações fisicamente justificáveis. Essa coincidência curiosa fornece uma ideia a respeito de quão grande é o número de Avogadro.

Downloads 1684  1684  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 8, n. 2, 2007  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Caetano, o quantum de Planck e a expansão do universo Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
VELOSO, Caetano.

Caetano Veloso na música Livros do seu CD Livro (agraciado no ano passado
com o Grammy, a mais importante premiação musical dos Estados Unidos,
na categoria World Music), se expressa em belos versos.

Palavras-chave: Radiação, quantum de energia.

Downloads 617  617  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Educação Científica na Perspectiva Bachelardiana: Ensino Enquanto Formação Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
CARVALHO Filho, José Ernane Carneiro

A problemática do ensino-aprendizagem aparece na epistemologia bachelardiana com um enfoque próprio, ao defender que aprender é uma mudança na constituição psíquica do sujeito. Isto é, aprender é superar os obstáculos que se interpõem no processo de aquisição do conhecimento. Bachelard argumenta que para que haja aprendizagem é importante que o estudante rompa com os obstáculos que impedem
a compreensão dos conceitos científicos. Desta forma, o objetivo central do ensino de ciências não deve ser a exposição de aulas para a aquisição de uma grande quantidade de conteúdos, mas a superação dos obstáculos que impedem a compreensão do pensar e fazer ciência, na atualidade.

Palavras-chave: Formação. Obstáculo epistemológico e Perfil epistemológico.

Downloads 1807  1807  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Ensaio, V. 8, N. 1, 2006  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A física dos quarks e a epistemologia Popular Versão: 
Atualização:  9/8/2010
Descrição:
MOREIRA, Marco Antonio

O objetivo deste trabalho é o de apresentar, conceitualmente, a física dos quarks como um assunto acessível e motivador que ilustra, de maneira inequívoca, a relação teoria e experimentação em física. Conta-se a história dos quarks e utiliza-se essa história para exemplificar questões epistemológicas. Ao longo dessa narrativa, em nenhum momento faz-se uso de imagens de partículas elementares porque acredita-se que, nessa área da física, as imagens apenas reforçam obstáculos representacionais mentais que, praticamente, impedem a aprendizagem significativa.

Palavras-chave: Física dos quarks. Epistemologia. Ensino de Física.

Downloads 2104  2104  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n.   Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A disciplina e o conteúdo de cinemática nos livros didáticos de Física do Brasil (1801 a 1930) Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
NICIOLI, Roberto B. Junior; MATTOS, Cristiano Rodrigues de

Neste artigo, analisamos como o conteúdo de cinemática foi tratado nos livros didáticos de Física utilizados no ensino brasileiro desde o século XIX até a década de 1930. Mostramos que os livros usados no início do período estudado eram, em sua maioria, franceses. Mas, ao final do século XIX e no início do século XX, houve um grande aumento da produção de livros didáticos de Física e o surgimento de autores nacionais, principalmente de professores de colégios renomados. Analisando o conteúdo de cinemática nestes livros, identificamos que houve vários tipos de enfoque ao longo do tempo. Tais mudanças podem ser justificadas por meio de um recorte sobre a história da disciplina Física, mostrando uma forte relação do conteúdo dos livros com a história da disciplina. Além da conexão entre livro didático e disciplina, ficam claras outras ligações quando consideramos a história das instituições educacionais e o sistema de exames preparatórios instituídos na passagem do século. Nesse sentido, discutimos as várias influências que alteraram o quadro educacional brasileiro nas primeiras décadas do século XX e que deram forma ao perfil dos livros didáticos de Física brasileiros, o qual predominou por várias décadas e que deixou traços até os dias de hoje.

Palavras chave: Física. Disciplina. Currículo e livro didático.

Downloads 2190  2190  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências. V13(3), 2008  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/main/artigos/openAbstract.php?idArtigo=196
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Inclinações das ruas e das estradas Popular Versão: 
Atualização:  12/5/2008
Descrição:
SILVEIRA, Fernando Lang da

O objetivo deste artigo é o de demonstrar, por intermédio de algumas medidas realizadas a partir de fotografias, que a inclinação das ruas e das estradas é bem menor do que a avaliada pelos nossos alunos. Justificaremos teoricamente as razões pelas quais os aclives ou os declives com a declividade por eles imaginada são impraticáveis para automóveis e caminhões.

Downloads 2144  2144  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 8, n. 2, 2007  Site http://
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