Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (novos listados primeiro)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Eclipses Solares e Lunares Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
LIMA, Flávia Pedroza; ROCHA, Jaime F. Villas da

Este artigo apresenta uma proposta de abordagem dos eclipes junto aos alunos, comentando esse fenômeno astronômico muito interessante e que vem cativando a humanidade desde seu nascimento.

Downloads 862  862  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 5, n. 1, 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Discussão e Re-estruturação Conceitual Através da Interação de estudantes com as Visitas Guiadas do  Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
REZENDE, Flávia; BARROS, Susana de Souza

Pesquisas realizadas ao longo de mais de duas décadas mostram que a instrução convencional em física, que prioriza o formalismo matemático, não facilita aos alunos a compreensão qualitativa dos conceitos. Contrariamente ao esperado, foi também observado que os alunos têm dificuldades para extrair informações relevantes de situações experimentais. Desta forma, a simulação de fenômenos físicos no computador, que leva em conta as concepções dos alunos, apresenta-se como uma alternativa, que tanto pode facilitar a identificação dos conceitos e relações entre eles como também ajudar à compreensão conceitual a partir do controle de variáveis e da discussão. Aproveitando o potencial educacional da hipermídia, um sistema denominado “Força & Movimento” (“F&M”, Rezende, 1996) foi desenvolvido a partir de um levantamento das dificuldades conceituais em mecânica de calouros universitários. Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que investigou a interação de um grupo de calouros com as visitas guiadas do sistema “F&M”. São discutidas algumas das dificuldades conceituais dos alunos já identificadas na literatura, que reaparecem na interação, assim como a possibilidade do sistema contribuir para sua superação. Os resultados apontam para a mudança de pontos de vista na maioria dos estudantes. E, mesmo que esta não possa ser considerada como o equivalente à reestruturação conceitual, mostram que há um componente na direção do desenvolvimento conceitual, que é mais lento e gradual, (diSessa, 1988) do que apenas a comparação entre o teste e a entrevista poderia evidenciar. O fato de existirem mudanças de ponto de vista dos alunos indicou que as visitas guiadas do sistema “F&M” podem facilitar a reestruturação conceitual, servindo principalmente como um espaço de reflexão e integração de suas concepções ao conhecimento científico.

Downloads 667  667  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Abrapec, v. 1, n. 2, 2001  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Discursos do professor e subjetividade na aprendizagem de Física Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
Alberto Villani, Lizete Orquiza de Carvalho

Nesse trabalho analisaremos algumas entrevistas didáticas com dois estudantes do Ensino Médio sobre colisões em Mecânica. Após apresentar as categorias da análise, mostraremos como as condições subjetivas e a relação com o conhecimento e com a Entrevistadora jogaram um papel importante no desenvolvimento do processo de busca e na consequente produção de esquemas mentais. Simultaneamente apontaremos como e por que razão a própria intervenção discursiva da Entrevistadora foi ressonante ou dissonante com essas condições.

Palavras-chave: Discursos do professor. Conflitos Cognitivos. Psicanálise e educação. Linguagem.

Downloads 1235  1235  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V10(3), 2005  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Dez a vinte e três Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
MENON, M. J.

Neste artigo mostramos que o volume ocupado pelo planeta Terra no espaço é equivalente, em ordem de grandeza, ao volume de dez a vinte e três bolas de futebol. O cálculo, que é simples, é feito considerando-se todas as aproximações fisicamente justificáveis. Essa coincidência curiosa fornece uma ideia a respeito de quão grande é o número de Avogadro.

Downloads 1684  1684  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 8, n. 2, 2007  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Desenvolvimento Histórico da Dinâmica: Referente para a Evolução das Concepções dos Estudantes sobre Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
HARRES, João Batista Siqueira

Tomando como referência o desenvolvimento histórico da dinâmica, realiza-se um contraste entre uma escala evolutiva das concepções de estudantes (futuros professores) sobre força e movimento. Os dados mostram que, adotando-se algumas posturas epistemológicas e metodológicas recomendadas a partir de trabalhos de revisão da pesquisa sobre o que os estudantes sabem sobre força e movimento, encontra-se uma realidade mais complexa dessas ideias. Estas, denominadas de ́concepções intermediárias ́ identificam-se fortemente com os modelos explicativos construídos posteriores à física aristotélica e anteriores à visão newtoniana, caracterizando o que alguns autores chamam de “física da força impressa”. Ao final, discute-se as implicações dos resultados para o ensino e, especialmente, a formação de professores.

Palavras-chave: História da ciência. Dinâmica. Força e movimento.

Downloads 738  738  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Abrapec, v. 2, n. 2, 2002  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Demonstre em Aula: imagens dentro de lâmpadas Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
CATELLI, Francisco; REIS, Carine dos

Ao manusear uma lâmpada incandescente transparente (desligada), um estudante observa imagens brilhantes dentro dela. De onde elas surgem? Uma análise mais cuidadosa leva a uma resposta curiosa: a parte inferior da lâmpada funciona como um espelho côncavo e a parte superior, como um espelho convexo. Neste artigo, além de demonstrar experimentalmente a resposta acima, o professor tira proveito desse dispositivo simples para tornar o estudo da óptica geométrica (espelhos côncavos e convexos) mais atraente e provocante.

Palavras-chave: Laboratório de Física. Óptica geométrica. Espelhos esféricos.

Downloads 1063  1063  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21, n. 1, 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!De Corpo Inteiro e Viva, a Física Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
MENEZES, Luis Carlos de

A Física está presente a cada momento, do nosso dia a dia; basta saber enxergá-la nos mais banais acontecimentos e situações. Desempenhando tal habilidade, o professor certamente poderá passar aos alunos a percepção não limita-se a apenas um amontoado de equações que devem ser decoradas.

Downloads 1510  1510  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 1, 2005  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Construção do conceito de ‘momento de uma força’ a partir de experimentos relacionados ao cotidiano Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
FERREIRA, Raphael de Carvalho; SANTOS, Wilma Machado Soares; DIAS, Penha Maria Cardoso

Nas escolas, nas quais o enfoque de ensino é o tradicional, poucos estudantes desenvolvem uma razoável capacidade de abstração; como consequência, uma boa parte deles apresenta dificuldade em acompanhar certos tópicos dos cursos de física, mesmo no nível do ensino médio. A utilização de experimentos e animações é potencial aliada na exposição de fenômenos, pois exibem uma manifestação do caso abstrato que se deseja transmitir ao aluno.

Downloads 1645  1645  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 9, n. 1, 2008  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Construção de um gerador eletrostático gotejante: chuva elétrica de Kelvin Popular Versão: pdf
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
CAMILLO, J.; ASSIS, A.K.T.

Construímos um gerador eletrostático gotejante de Kelvin que funciona através de uma queda de gotas de água eletrizadas. Ele chega a gerar descargas elétricas causadas por diferenças de potencial da ordem de milhares de volts. Este instrumento é razoavelmente simples e barato de ser construído. Com ele podem ser explorados em sala de aula diversos aspectos relacionados com a eletrostática.

Downloads 1038  1038  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 9, n. 1, 2008  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Condições de Produção no Funcionamento da Leitura na Educação em Física  Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
ALMEIDA, Maria José P. M. de; SILVA, Henrique César da; MACHADO, José Luís Michinel

São apresentados aspectos do funcionamento da leitura em aulas de física, a partir de estudos nos quais o desafio foi se pensar a mediação do texto como meio privilegiado para que, cada vez mais, indivíduos tenham maior acesso à cultura científica, entendida como compreensão da própria ciência, seus modos de produção e suas relações com a sociedade e a tecnologia. É analisada a leitura em situações de ensino, na escola média e na universidade; o principal suporte dos estudos é a análise de discurso na linha francesa, como tem sido divulgada por M. Pêcheux e E. Orlandi, com destaque para as condições de produção da leitura; aspectos como memória e ideologia possibilitam a superação de uma visão apenas instrumental dessa atividade e permitem identificar deslocamentos em relação ao funcionamento da leitura e aos conhecimentos dos estudantes relativos ao saber científico.

Downloads 767  767  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Abrapec, v. 1, n. 1, 2001  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 (7) 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »