Categoria: Física Artigos |
Discussão e Re-estruturação Conceitual Através da Interação de estudantes com as Visitas Guiadas do |
Versão: Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
REZENDE, Flávia; BARROS, Susana de Souza
Pesquisas realizadas ao longo de mais de duas décadas mostram que a instrução convencional em física, que prioriza o formalismo matemático, não facilita aos alunos a compreensão qualitativa dos conceitos. Contrariamente ao esperado, foi também observado que os alunos têm dificuldades para extrair informações relevantes de situações experimentais. Desta forma, a simulação de fenômenos físicos no computador, que leva em conta as concepções dos alunos, apresenta-se como uma alternativa, que tanto pode facilitar a identificação dos conceitos e relações entre eles como também ajudar à compreensão conceitual a partir do controle de variáveis e da discussão. Aproveitando o potencial educacional da hipermídia, um sistema denominado “Força & Movimento” (“F&M”, Rezende, 1996) foi desenvolvido a partir de um levantamento das dificuldades conceituais em mecânica de calouros universitários. Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que investigou a interação de um grupo de calouros com as visitas guiadas do sistema “F&M”. São discutidas algumas das dificuldades conceituais dos alunos já identificadas na literatura, que reaparecem na interação, assim como a possibilidade do sistema contribuir para sua superação. Os resultados apontam para a mudança de pontos de vista na maioria dos estudantes. E, mesmo que esta não possa ser considerada como o equivalente à reestruturação conceitual, mostram que há um componente na direção do desenvolvimento conceitual, que é mais lento e gradual, (diSessa, 1988) do que apenas a comparação entre o teste e a entrevista poderia evidenciar. O fato de existirem mudanças de ponto de vista dos alunos indicou que as visitas guiadas do sistema “F&M” podem facilitar a reestruturação conceitual, servindo principalmente como um espaço de reflexão e integração de suas concepções ao conhecimento científico.
|
667 0 bytes Revista Abrapec, v. 1, n. 2, 2001 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Desenvolvimento Histórico da Dinâmica: Referente para a Evolução das Concepções dos Estudantes sobre |
Versão: Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
HARRES, João Batista Siqueira
Tomando como referência o desenvolvimento histórico da dinâmica, realiza-se um contraste entre uma escala evolutiva das concepções de estudantes (futuros professores) sobre força e movimento. Os dados mostram que, adotando-se algumas posturas epistemológicas e metodológicas recomendadas a partir de trabalhos de revisão da pesquisa sobre o que os estudantes sabem sobre força e movimento, encontra-se uma realidade mais complexa dessas ideias. Estas, denominadas de ́concepções intermediárias ́ identificam-se fortemente com os modelos explicativos construídos posteriores à física aristotélica e anteriores à visão newtoniana, caracterizando o que alguns autores chamam de “física da força impressa”. Ao final, discute-se as implicações dos resultados para o ensino e, especialmente, a formação de professores.
Palavras-chave: História da ciência. Dinâmica. Força e movimento.
|
738 0 bytes Revista Abrapec, v. 2, n. 2, 2002 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Construção do conceito de ‘momento de uma força’ a partir de experimentos relacionados ao cotidiano |
Versão: Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
FERREIRA, Raphael de Carvalho; SANTOS, Wilma Machado Soares; DIAS, Penha Maria Cardoso
Nas escolas, nas quais o enfoque de ensino é o tradicional, poucos estudantes desenvolvem uma razoável capacidade de abstração; como consequência, uma boa parte deles apresenta dificuldade em acompanhar certos tópicos dos cursos de física, mesmo no nível do ensino médio. A utilização de experimentos e animações é potencial aliada na exposição de fenômenos, pois exibem uma manifestação do caso abstrato que se deseja transmitir ao aluno.
|
1645 0 bytes Física na Escola, v. 9, n. 1, 2008 http://www.sbfisica.org.br/fne/ |
Categoria: Física Artigos |
Condições de Produção no Funcionamento da Leitura na Educação em Física |
Versão: Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
ALMEIDA, Maria José P. M. de; SILVA, Henrique César da; MACHADO, José Luís Michinel
São apresentados aspectos do funcionamento da leitura em aulas de física, a partir de estudos nos quais o desafio foi se pensar a mediação do texto como meio privilegiado para que, cada vez mais, indivíduos tenham maior acesso à cultura científica, entendida como compreensão da própria ciência, seus modos de produção e suas relações com a sociedade e a tecnologia. É analisada a leitura em situações de ensino, na escola média e na universidade; o principal suporte dos estudos é a análise de discurso na linha francesa, como tem sido divulgada por M. Pêcheux e E. Orlandi, com destaque para as condições de produção da leitura; aspectos como memória e ideologia possibilitam a superação de uma visão apenas instrumental dessa atividade e permitem identificar deslocamentos em relação ao funcionamento da leitura e aos conhecimentos dos estudantes relativos ao saber científico.
|
767 0 bytes Revista Abrapec, v. 1, n. 1, 2001 http:// |
|