Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (antigos listados primeiro)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Cronologia de Santos-Dumont Popular Versão: 
Atualização:  18/10/2010
Descrição:
STUDART, Nelson

Este artigo enumera fatos históricos relacionados a Santos-Dumont desde a primeira ascenção de um balão até o final de sua vida.

Downloads 1812  1812  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 7, n. 2, 2006  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O cotidiano da sala de aula de uma disciplina de História e Epistemologia da Física para futuros pr Popular Versão: pdf
Atualização:  15/3/2011
Descrição:
MASSONI, Neusa Teresinha; MOREIRA, Marco Antonio

Neste trabalho procuramos descrever o processo de construção de uma compreensão descritiva contextualizada da cultura de sala de aula de uma disciplina de História e Epistemologia da Física do currículo de formação de professores de Física de uma universidade pública federal. Para isso, a observação participativa do cotidiano da sala de aula estendeu-se por um período de um ano. A narrativa desse processo é extensa, cheia de detalhes que sugerem certas mudanças em certas concepções de ciência dos alunos e, ao mesmo tempo, o enraizamento de outras.

Palavras-chave: História e epistemologia da Física. Formação de professores de Física. Concepções de ciência. Etnografia de sala de aula.

Downloads 1893  1893  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências. V12(1), 2007  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/main/artigos/openAbstract.php?idArtigo=161
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Viajando pelo Sistema Solar: um jogo educativo para o ensino de astronomia em um espaço não-formal d Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
BERNARDES, Adriana Oliveira; GIACOMINI, Rosana

Apresentamos neste trabalho o jogo educativo “Viajando pelo Sistema Solar”, desenvolvido com o intuito de estimular o interesse por ciências em alunos do Ensino Fundamental, 1° segmento. O jogo, produzido através de uma parceria entre um clube de astronomia e um colégio estadual, ambos localizados em Itaocara, Rio de Janeiro, priorizou a utilização de materiais de baixo custo e fáceis de serem encontrados no mercado. Sua aplicação ocorreu inicialmente em um espaço não formal de educação (no clube de astronomia), no qual o jogo mostrou-se um excelente recurso para um primeiro contato com o tema por alunos na faixa etária entre seis e 12 anos.

Palavras-chave: Prática docente. Ensino Fundamental. Jogo educativo. Astronomia. Sistema solar.

Downloads 650  650  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 11, n. 1, 2010  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol11/Num1/a11.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Utilizando tecnologia computacional na Análise Quantitativa de Movimentos: uma atividade para alunos Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MAGALHÃES, Mônica G. Menezes de, et al.

Neste artigo é descrito o projeto ''Análise Quantitativa de Movimentos", que está sendo desenvolvido por alunos e professores de quatro escolas públicas da região de São Carlos-SP, sob a orientação da equipe do CDCC/USP.

Downloads 1666  1666  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., Jun. 2002, v.24, n.2, p.97.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de Óptica Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
HECKLER, Valmir; SARAIVA, Maria de Fátima Oliveira; OLIVEIRA Filho, Kepler de Souza

Relatamos neste artigo o desenvolvimento e a aplicação de um CD-ROM de óptica para o ensino médio, cobrindo todos os conteúdos usualmente vistos nessa disciplina. O material contém, além de textos didáticos escritos em linguagem html, 77 animações e 64 imagens geradas por nós, assim como 13 simuladores (Java Applets) disponíveis na internet. Comentamos sobre a aplicação e boa recepção do material por 40 alunos de duas turmas de 3ª série do Ensino Médio.

Palavras-chave: Ensino de Física. Ensino de Óptica. Novas tecnologias. Hipermídia.

Downloads 1609  1609  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., 2007, v.29, n.2, p.267-27.  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uso da Pesquisa em Ensino de Física na prática docente Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
STUDART, Nelson

Há sinais alvissareiros de que vem crescendo o número de pesquisadores da área de Pesquisa em Ensino de Física (PEF) no Brasil e América Latina. Têm escolhido a RBEF como instrumento de divulgação dos resultados de suas pesquisas.

Downloads 1823  1823  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., set 2001, v.23, n.3, p.25.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uma revisão sobre aspectos fundamentais da teoria de Piaget: possíveis implicações para o ensino de  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
GOMES, Luciano Carvalhais; BELLINI, Luzia Marta

Este artigo tem como objetivo mostrar as implicações do empirismo, inatismo e construtivismo no processo ensino-aprendizagem de física. Para tanto, são apresentadas algumas reflexões sobre o conceito de epistemologia e as diferentes formas de entender a origem do conhecimento, incluindo alguns pontos fundamentais da teoria construtivista de Piaget, a saber: assimilação, acomodação, interacionismo, equilibração e adaptação. Conclui-se que a teoria piagetiana do conhecimento é uma teoria com fortes argumentos para subsidiar a prática pedagógica de professores de física.

Palavras-chave: ensino de física, epistemologia, empirismo, inatismo e construtivismo.

Downloads 472  472  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ensino Fís., v. 31, n. 2, 2009  Site http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n2/02.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uma revisão da literatura sobre estudos relativos ao ensino da Mecânica Quântica introdutória Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
GRECA, Ileana Maria; MOREIRA, Marco Antonio

Neste trabalho apresentamos os resultados de uma revisão da literatura referente ao ensino de conteúdos introdutórios de Mecânica Quântica. Os artigos foram classificados em três grandes grupos -- concepções dos estudantes, críticas à abordagem tradicional e propostas de inovações didáticas -- encontrando-se artigos sobre estes temas em relação às disciplinas introdutórias tanto em nível médio e universitário, como em um curso de formação de professores. É possível observar que a pesquisa sobre este tópico é recente, com um aumento significativo do interesse sobre o mesmo nos últimos anos.

Palavras-chave: Ensino de Mecânica Quântica. Revisão da literatura. Pesquisa em ensino de Física.

Downloads 675  675  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V6(1), 2001   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa "Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio" Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
OSTERMANN, Fernanda; MOREIRA, Marco Antonio

Neste trabalho é apresentada uma revisão da literatura sobre a linha de pesquisa “Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio” realizada com consulta a artigos em revistas, livros didáticos, dissertações, teses, projetos e navegações pela internet, que abordam essa questão. A pesquisa concentrou-se em publicações direcionadas ao ensino da Física e engloba os primeiros trabalhos publicados nessa linha (final da década de 70). Os trabalhos encontrados foram classificados em seis grandes grupos. Foi possível verificar, por exemplo, que há uma grande concentração de publicações que apresentam temas de FMC, em forma de divulgação, ou como bibliografia de consulta para professores do ensino médio. Por outro lado, existe uma escassez de trabalhos sobre concepções alternativas de estudantes acerca de tópicos de FMC, bem como pesquisas que relatam propostas testadas em sala de aula com apresentação de resultados de aprendizagem.

Palavras-chave: Física no ensino médio. Física Moderna e Contemporânea.

Downloads 814  814  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V5(1), 2000  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uma proposta para ensinar os conceitos de Campo Elétrico e Magnético: uma aplicação da História da F Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MAGALHÃES, Murilo de F.; SANTOS, Wilma M. S.; DIAS, Penha M. C.

Neste trabalho, propomos uma forma alternativa para apresentar os conceitos de campo elétrico e magnético ao aluno do Ensino Médio, inspirada na teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel e Novak.

Downloads 2043  2043  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., 2002, v.24, n.4, p.489-49  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 (7) 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »