Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (antigos listados primeiro)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Experiências em Física Moderna Popular Versão: 
Atualização:  13/7/2010
Descrição:
CAVALCANTE, Marisa Almeida; TAVOLARO, Cristiane Rodrigues C.; HAAG, Rafael

A introdução de física moderna no Ensino Médio é hoje consenso entre os professores de Física, já que o seu entendimento é visto como uma necessidade para a compreensão de fenômenos ligados a situações vividas pelos estudantes, sejam de origem natural ou tecnológica. Muitos esforços têm sido alocados com o objetivo de se desenvolver recursos pedagógicos que permitam aos professores abordar tópicos da Física desenvolvida no século XX [1-17]. Neste trabalho apresentaremos um conjunto de experimentos que permitirá ao professor discutir o conceito de quantum de energia. Tais experimentos permitem dentre outras observações determinar através de dois métodos distintos a constante de Planck. Formas discretas de emissão e absorção de radiação e que são manifestações imediatas do quantum de energia serão apresentadas utilizando material de baixo custo e de fácil reprodutibilidade. Por outro lado, o instrumental construído nos permite também estudar a emissão e absorção característica de LEDs (light emission diode), permitindo a abordagem de conceitos importantes como a ressonância e o princípio de funcionamento de dispositivos semicondutores, fruto das descobertas da física moderna e contemporânea.

Downloads 2089  2089  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 1, 2005  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Utilização da Olimpíada Brasileira de Astronomia como Introdução à Física Moderna no Ensino Médio Popular Versão: 
Atualização:  15/7/2010
Descrição:
MARQUES, Adilio Jorge; SILVA, Cláudio Elias da

É possível utilizar um projeto ou atividade extracurricular, como a Olimpíada Brasileira de Astronomia (hoje também de astronáutica), doravante OBA, para introduzir a física moderna no Ensino Médio? Esta é a proposta deste trabalho a partir da experiência no Colégio Santo Inácio no Rio de Janeiro, RJ, ocorrida no primeiro semestre de 2004. A OBA atinge desde o Ensino Fundamental até alunos do 3° ano do Ensino Médio. Com tal faixa de atuação, durante os meses de março e abril até a prova da Olimpíada, em maio, foram realizadas aulas expositivas aos participantes sobre aspectos da astronomia. A questão inicial era melhor preparar nossos alunos para o exame da V OBA. Porém, com as exposições e discussões, muitos alunos desejaram e foram além do esperado, buscando um maior aprofundamento em questões que estão fora da grade curricular e dentro do que se estabeleceu por física moderna e contemporânea.

Downloads 1605  1605  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 2, 2005  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uma simples análise do equilíbrio do monociclista Popular Versão: 
Atualização:  15/7/2010
Descrição:
FIGUEIRA, Jalves S.; DOFF, Adriano

Neste trabalho, discutimos o movimento de um monociclo. Em particular analisamos as condições para manter o equilíbrio do monociclista. Considerando um modelo baseado em um pêndulo invertido, determinamos as frequências que proporcionam ao monociclista uma posição de equilíbrio. Esta situação corresponde ao mínimo da energia potencial.

Palavras-chave: Monociclo. Pêndulo invertido. Função potencial. Oscilações harmônicas.

Downloads 1377  1377  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n.   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A física dos quarks e a epistemologia Popular Versão: 
Atualização:  9/8/2010
Descrição:
MOREIRA, Marco Antonio

O objetivo deste trabalho é o de apresentar, conceitualmente, a física dos quarks como um assunto acessível e motivador que ilustra, de maneira inequívoca, a relação teoria e experimentação em física. Conta-se a história dos quarks e utiliza-se essa história para exemplificar questões epistemológicas. Ao longo dessa narrativa, em nenhum momento faz-se uso de imagens de partículas elementares porque acredita-se que, nessa área da física, as imagens apenas reforçam obstáculos representacionais mentais que, praticamente, impedem a aprendizagem significativa.

Palavras-chave: Física dos quarks. Epistemologia. Ensino de Física.

Downloads 2104  2104  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n.   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A Física nas Transmissões Esportivas: Uma Mecânica de Equívocos Popular Versão: 
Atualização:  9/8/2010
Descrição:
MEDEIROS, Alexandre

Este trabalho analisa algumas das muitas distorções conceituais em Física apresentadas por narradores e comentaristas esportivos em suas transmissões no rádio e na TV. A análise de tais distorções permite construir um panorama que parece caracterizar um certo tipo de Física alternativa usada comumente nas transmissões esportivas. Tal panorama revela o frequente uso inadequado de conceitos físicos e a crença em certos preceitos que substituem as leis de Newton e os princípios de conservação.

Downloads 1554  1554  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 5, n. 1, 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uma Viagem Pela Física e Astronomia Através do Teatro e da Dança Popular Versão: 
Atualização:  20/8/2010
Descrição:
CARVALHO, Silvia Helena Mariano de

Neste artigo fazemos o relato de um projeto desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental, na disciplina Ciências, que teve como ponto de partida o caráter conceitual e histórico da Ciência, geralmente omitido pelo ensino atual. O ponto central do projeto foi uma peça de teatro e atividades paralelas, como a construção de maquetes e confecção de cartazes, complementaram e ilustraram o tema da peça. Tal atividade permitiu-nos levantar, junto aos alunos, importantes discussões a respeito da produção científica, tais como: a falibilidade e transitoriedade da Ciência, a visão do cientista como um homem comum e a finalidade da produção científica. O projeto culminou com a apresentação teatral e exposição das atividades. Os resultados foram avaliados através da participação dos alunos no projeto e da análise de algumas questões levantadas em sala de aula. Estes mostraram-se bastante satisfatórios levando-nos à conclusão de que é possível unir Ciência e Arte em prol de uma educação mais dinâmica e complementar.

Downloads 2095  2095  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 7, n. 1, p. 11, 2006  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa “física moderna e contemporânea no ensino médio” Popular Versão: 
Atualização:  20/8/2010
Descrição:
OSTERMANN, Fernanda; MOREIRA, Marco Antonio

Neste trabalho é apresentada uma revisão da literatura sobre a linha de pesquisa "Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio" realizada com consulta a artigos em revistas, livros didáticos, dissertações, teses, projetos e navegações pela internet, que abordam essa questão. A pesquisa concentrou-se em publicações direcionadas ao ensino da Física e engloba os primeiros trabalhos publicados nessa linha (final da década de 70). Os trabalhos encontrados foram classificados em seis grandes grupos. Foi possível verificar, por exemplo, que há uma grande concentração de publicações que apresentam temas de FMC, em forma de divulgação, ou como bibliografia de consulta para professores do ensino médio. Por outro lado, existe uma escassez de trabalhos sobre concepções alternativas de estudantes acerca de tópicos de FMC, bem como pesquisas que relatam propostas testadas em sala de aula com apresentação de resultados de aprendizagem.

Palavras-chave: Física no ensino médio. Física Moderna e Contemporânea.

Downloads 2249  2249  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRGS  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Seleção de experimentos de Física no ensino médio: uma investigação a partir da fala dos professores Popular Versão: 
Atualização:  20/9/2010
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo

A partir da fala de professores de Física, este trabalho investiga, primeiramente, as justificativas dadas para a escolha de determinados experimentos e equipamentos em aulas, no ensino médio. A ideia é compreender que motivos estão por detrás dessa escolha e mostrar que existem padrões de decisão comuns entre os entrevistados para essa seleção. Num segundo momento, faz-se uma comparação dos resultados encontrados com investigações que tratam dos objetivos do laboratório didático na literatura em educação científica.

Palavras-chave: Física. Ensino médio. Experimentos. Seleção.

Downloads 1581  1581  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V10(2), 2005  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Santos Dumont e o seu Professor de Física Popular Versão: 
Atualização:  20/9/2010
Descrição:
MEDEIROS, Alexandre

Santos Dumont sempre guiou a si mesmo na conquista do conhecimento. Neste trabalho veremos como ele trilhou os primeiros passos de seus estudos técnicos. O presente artigo está baseado em parte do primeiro capítulo do livro Santos Dumont e a Física do Cotidiano, do mesmo autor (Editora Livraria da Física, São Paulo, 2006).

Downloads 1620  1620  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 7, n. 2, 2006  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Seções eficazes numa colisão inelástica entre duas esferas Popular Versão: 
Atualização:  20/9/2010
Descrição:
SILVA, M.F. Ferreira da

No estudo das colisões, os conceitos de seção eficaz e coeficiente de restituição são bem conhecidos; no entanto, muito raramente eles são aplicados no mesmo contexto. Neste trabalho usa-se o coeficiente de restituição para obter a seção eficaz diferencial de uma colisão inelástica entre duas esferas. Conclui-se que a descrição envolve um único parâmetro, e confirma-se por integração direta o valor da secção eficaz total.

Palavras-chave: Colisão inelástica. Seção eficaz. Coeficiente de restituição.

Downloads 1467  1467  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n.   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 (6) 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »