Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Força Magnética sobre Correntes Elétricas: "Um Motor Linear" Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SILVA, Reginaldo da; MACEDO, Rodrigo P.; SOUZA, Marcelo G. de; CHIQUITO, Adenilson J.

Neste artigo é descrita a construção de um motor linear para a demonstração direta da ação de um campo magnético sobre uma corrente elétrica, ilustrando claramente os exemplos discutidos em aulas básicas de eletromagnetismo. Adicionalmente, foi incluída uma sofisticação permitindo que o motor funcione como um oscilador. Além disso, verificou-se a operação do motor como um gerador, como predito pela Lei de Faraday.

Downloads 737  737  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 4, n. 2, 2003  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A evolução da teoria ondulatória da luz e os livros didáticos Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
SILVA, Fabio W. O. da

O tratamento habitualmente dado em livros-texto de Física à evolução da teoria ondulatória da luz, a partir do modelo de Christiaan Huygens, pode ser considerado uma reconstrução a posteriori (whiggismo), que impõe uma interpretação atual a conceitos enunciados no Século XVII. A leitura do texto original de Huygens, todavia, revela diferenças profundas com as concepções mais recentes da luz e uma afinidade maior com a mecânica do que com a óptica moderna ou o eletromagnetismo. Essa análise sugere a necessidade da utilização de fontes primárias no ensino de ciências, não se restringindo aos livros-texto que, muitas vezes, contêm uma leitura histórica cristalizada.

Palavras-chave: Teoria ondulatória. Óptica. Whiggismo. Huygens.

Downloads 1369  1369  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis. v.29, n.1, São Paulo, 2007  Site http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice.php?vol=29&num=1
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A tecnologia como referência dos saberes escolares: perspectivas teóricas e concepções dos professor Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
RICARDO, Elio Carlos; CUSTÓDIO, José Francisco; REZENDE Junior, Mikael Frank

Este trabalho trata do ensino da tecnologia no nível escolar médio e apresenta a percepção dos professores, da área das ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, sobre o tema. Observa-se que suas compreensões não são claras e há uma confusão entre a ciência aplicada e a tecnologia. Antes disso, discute-se uma abordagem teórica da tecnologia como o estudo científico do artificial.

Palavras-chave: Ensino de Tecnologia. Ensino de Ciências. Saberes Escolares.

Downloads 1913  1913  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis. v.29 n.1 São Paulo 2007.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A concepção dos alunos sobre a Física do Ensino Médio: um estudo exploratório Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
RICARDO, Elio C.; FREIRE, Janaína C. A.

Este artigo apresenta e discute os resultados de um estudo exploratório realizado com alunos do Nível Médio de duas escolas do Distrito Federal. O objetivo foi identificar suas concepções acerca do ensino da Física e elaborar um cenário de investigação para futuros professores de Física. A fim de superar o simples discurso especulativo, os saberes escolares e as práticas educacionais são questionados e três temas que surgiram durante a pesquisa são retomados: a relação entre a física e a tecnologia, a física e a matemática e a física e o cotidiano.

Palavras-chave: Saberes escolares. Práticas educacionais. Física e tecnologia. Física e Matemática. Física e cotidiano.

Downloads 8056  8056  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., 2007, v.29, n.2, p.251-26.  Site http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice.php?vol=29&num=2
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Cinemática relativística: paradoxo dos gêmeos Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
FALCIANO, F. T.

O paradoxo dos gêmeos foi formulado há quase 100 anos atrás, mas ainda hoje é um dos meios mais eficazes para compreendermos a essência da dependência no estado de movimento do observador das noções espaço e de tempo. Nesta releitura abordamos o paradoxo dos gêmeos em sua formulação convencional salientando os seus pontos chaves e uma versão modificada onde consideraremos um universo com dimensões espaciais compactificadas. Neste último caso é possível fazer com que os gêmeos se reencontrem sem que nenhum deles sofra nenhuma aceleração, retirando assim a assimetria que convencionalmente é atribuida à resolução do paradoxo. Em seguida aproveitamos para analisar qual o verdadeiro papel da aceleração e concluímos com uma reflexão sobre a sincronização de relógios e com a relevância dos verdadeiros observáveis em relatividade restrita.

Palavras-chave: Epistemologia relativística. Cinemática relativística.

Downloads 2434  2434  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., 2007, vol.29, no.1, p.19-24  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Roteiro pedagógico: um instrumento para a aprendizagem de conceitos de Física Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MANZINI, Neiva Irma Jost

O objetivo desta investigação foi analisar as possibilidades e os limites de uma experiência de ensino–aprendizagem de conteúdos de física, realizada com alunos do curso de Licenciatura em Física e fundamentada na "Epistemologia Genética" de Jean Piaget.

Palavras-chave: Aprendizagem. Epistemologia. Física

Downloads 1396  1396  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciênc. Educ. (Bauru), abr. 2007, v.13, n.1, p.12.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Roteiro para a experiência de levitação de um imã repelido por um supercondutor no ensino de Física Popular Versão: 
Atualização:  31/5/2010
Descrição:
ROCHA, Fábio Saraiva da; FRAQUELLI, Henrique Aita

Propõe-se um roteiro para a demonstração do fenômeno da supercondutividade através da experiência de levitação de um ímã repelido por uma amostra de YBa2Cu3O7. A experiência é baseada na manifestação do efeito Meissner, característico de um material no estado supercondutor sob a ação de um campo magnético. A demonstração não requer grande investimento contribuindo com a introdução de tópicos de Física contemporânea na atualização dos currículos.

Palavras-chave: Ensino de Física. Experimentação. Levitação magnética. Supercondutividade.

Downloads 2683  2683  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., 2004, v.26, n.1, p.11-18.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Produzindo ondas transversais em cordas de nylon Popular Versão: 
Atualização:  11/4/2008
Descrição:
MELLO, Giovane Irribarem de

O trabalho descrito neste artigo tem o objetivo de mostrar como é simples desenvolver uma atividade experimental envolvendo a propagação de ondas mecânicas transversais com materiais de baixo custo.

Downloads 1990  1990  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 8, n. 2, 2007.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Fotografando com câmara escura de orifício: a óptica e o processo fotográfico na sala de aula Popular Versão: 
Atualização:  11/4/2008
Descrição:
SOUZA, Carlos Eduardo Rossatti de. NEVES, João Ricardo; MURAMATSU, Mikiya

O objetivo desse trabalho é descrever de forma simples o precedimento adotado para montar um laboratório fotográfico de baixo custo utilizando princípios de óptica geométrica, em especial o princípio da câmara escura de orifício para formar e registrar imagens.

Downloads 2193  2193  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 8, n. 2, 2007.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O enigma do moinho de luz Popular Versão: 
Atualização:  11/4/2008
Descrição:
RINO, José Pedro; STUDART, Nelson

Este artigo axplica como o popular moinho de luz, ou radiômetro de Crookes, funciona, alertando para concepções equivocadas de uso generalizado.

Downloads 2512  2512  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 8, n. 1, 2007.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 (5) 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »