Categoria: Física Artigos |
Por que nós professores de Física do Ensino Médio devemos inserir tópicos e ideias de física moder |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
PENA, Fábio Luís Alves
Para Terrazzan, a influência crescente dos conteúdos de física moderna e contemporânea (FMC) para o entendimento do mundo criado pelo homem atual, e a inserção consciente, participativa e modificadora do cidadão neste mesmo mundo, define, por si só, a necessidade de debatermos e estabelecermos as formas de abordar tais conteúdos na escola média.
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2246 0 bytes Rev. Bras. Ens. Fis., 2006, v.28, n.1, p.1-2. I. http:// |
Categoria: Física Artigos |
Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa “física moderna e contemporânea no ensino médio” |
Versão: Atualização: 20/8/2010 |
Descrição:
OSTERMANN, Fernanda; MOREIRA, Marco Antonio
Neste trabalho é apresentada uma revisão da literatura sobre a linha de pesquisa "Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio" realizada com consulta a artigos em revistas, livros didáticos, dissertações, teses, projetos e navegações pela internet, que abordam essa questão. A pesquisa concentrou-se em publicações direcionadas ao ensino da Física e engloba os primeiros trabalhos publicados nessa linha (final da década de 70). Os trabalhos encontrados foram classificados em seis grandes grupos. Foi possível verificar, por exemplo, que há uma grande concentração de publicações que apresentam temas de FMC, em forma de divulgação, ou como bibliografia de consulta para professores do ensino médio. Por outro lado, existe uma escassez de trabalhos sobre concepções alternativas de estudantes acerca de tópicos de FMC, bem como pesquisas que relatam propostas testadas em sala de aula com apresentação de resultados de aprendizagem.
Palavras-chave: Física no ensino médio. Física Moderna e Contemporânea.
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2246 0 bytes UFRGS http:// |
Categoria: Física Artigos |
A disciplina e o conteúdo de cinemática nos livros didáticos de Física do Brasil (1801 a 1930) |
Versão: pdf Atualização: 19/4/2013 |
Descrição:
NICIOLI, Roberto B. Junior; MATTOS, Cristiano Rodrigues de
Neste artigo, analisamos como o conteúdo de cinemática foi tratado nos livros didáticos de Física utilizados no ensino brasileiro desde o século XIX até a década de 1930. Mostramos que os livros usados no início do período estudado eram, em sua maioria, franceses. Mas, ao final do século XIX e no início do século XX, houve um grande aumento da produção de livros didáticos de Física e o surgimento de autores nacionais, principalmente de professores de colégios renomados. Analisando o conteúdo de cinemática nestes livros, identificamos que houve vários tipos de enfoque ao longo do tempo. Tais mudanças podem ser justificadas por meio de um recorte sobre a história da disciplina Física, mostrando uma forte relação do conteúdo dos livros com a história da disciplina. Além da conexão entre livro didático e disciplina, ficam claras outras ligações quando consideramos a história das instituições educacionais e o sistema de exames preparatórios instituídos na passagem do século. Nesse sentido, discutimos as várias influências que alteraram o quadro educacional brasileiro nas primeiras décadas do século XX e que deram forma ao perfil dos livros didáticos de Física brasileiros, o qual predominou por várias décadas e que deixou traços até os dias de hoje.
Palavras chave: Física. Disciplina. Currículo e livro didático.
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2188 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências. V13(3), 2008 http://www.if.ufrgs.br/ienci/main/artigos/openAbstract.php?idArtigo=196 |
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