Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Para o ensino do átomo de Bohr no nível Médio Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
PEDUZZI, Luiz O. Q.; BASSO, Andreza C.

Este artigo apresenta o perfil geral de um texto sobre o átomo de Bohr voltado para o professor do Ensino Médio, bem como os resultados de sua avaliação por uma amostra de professores que atuam nesse nível de ensino.

Palavras-chave: Átomo de Bohr. Programa de pesquisa. Ensino de Física moderna. Material instrucional.

Downloads 1970  1970  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., Dez. 2005, v.27, n.4, p.54.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Explorando recursos simples de informática e audiovisuais: uma experiência no ensino de Fluidos Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
CLEBSCH, Angelisa Benetti; MORS, Paulo Machado

Relata-se a utilização de trechos de filmes produzidos pela indústria cinematográfica como elemento motivador de alunos do Ensino Médio, no estudo de um tema específico de Física. O tema Fluidos foi abordado com a utilização de trechos de quatro filmes.

Palavras-chave: Fluidos. Computador. Cinema.

Downloads 1511  1511  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., Dez. 2004, v.26, n.4, p.32.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Um novo projeto da SBF: Física para o Brasil pensando o futuro do ensino de Física no País Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SBF - Sociedade Brasileira de Física

A Sociedade Brasileira de Física (SBF) está elaborando o Física para o Brasil cujo objetivo é "formular propostas que possam nortear o desenvolvimento da física no Brasil no decênio 2005-2015 e promover sua inserção na vida do País."

Downloads 1899  1899  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., Set. 2003, v.25, n.3, p.25.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Atividades experimentais no ensino de Física: diferentes enfoques, diferentes finalidades Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de; ABIB, Maria Lúcia Vital dos Santos

Nesse trabalho foi analisada a produção recente na área de investigações sobre a utilização da experimentação como estratégia de ensino de Física, com o objetivo de possibilitar uma melhor compreensão sobre as diferentes possibilidades e tendências dessas atividades tendo em vista subsidiar o trabalho de professores e pesquisadores do ensino no nível médio.

Downloads 1770  1770  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., jun. 2003, v.25, n.2, p.1.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uma proposta para ensinar os conceitos de Campo Elétrico e Magnético: uma aplicação da História da F Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MAGALHÃES, Murilo de F.; SANTOS, Wilma M. S.; DIAS, Penha M. C.

Neste trabalho, propomos uma forma alternativa para apresentar os conceitos de campo elétrico e magnético ao aluno do Ensino Médio, inspirada na teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel e Novak.

Downloads 2112  2112  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., 2002, v.24, n.4, p.489-49  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Processos de formação de professores artistas-reflexivos de Física Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
QUEIROZ, Glória; CAMPELLO, Regina Pessôa

Este trabalho utiliza o paradigma do professor artista-reflexivo para investigar a construção do saber docente de professores do Ensino Médio, em atuação influenciada por fatores múltiplos e interligados, caracterizando uma situação de complexidade.

Palavras-chave: Saber docente. Formação de professores. Desenvolvimento profissional. Professor artista-reflexivo.

Downloads 1578  1578  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educ. Soc., 2001, v.22, n.74, p.97-119. ISSN 01.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Por dentro de uma sala de aula de Física Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MOREIRA, Adelson Fernandes; BORGES, Oto.

Apresentamos os resultados de uma investigação etnometodológica sobre uma sala de aula de Física, desenvolvendo uma abordagem descritiva desse ambiente de aprendizagem. Atividades com simulações, exercícios com lápis e papel e experimentação foram combinadas para proporcionar aos alunos ambientes de aprendizagem diferenciados.

Palavras-chave: Etnometodologia. Ambientes de aprendizagem. Sala de aula. Ensino de física.

Downloads 2311  2311  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educ. Pesqui., abr. 2006, v.32, n.1, p.157-174.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uso da Pesquisa em Ensino de Física na prática docente Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
STUDART, Nelson

Há sinais alvissareiros de que vem crescendo o número de pesquisadores da área de Pesquisa em Ensino de Física (PEF) no Brasil e América Latina. Têm escolhido a RBEF como instrumento de divulgação dos resultados de suas pesquisas.

Downloads 1854  1854  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., set 2001, v.23, n.3, p.25.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Atividades Experimentais no Ensino de Física: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades Popular Versão: pdf
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de; ABIB, Maria Lúcia Vital dos Santos

Nesse trabalho foi analisada a produção recente na área de investigações sobre a utilização da experimentação como estratégia de ensino de Física, com o objetivo de possibilitar uma melhor compreensão sobre as diferentes possibilidades e tendências dessas atividades tendo em vista subsidiar o trabalho de professores e pesquisadores do ensino no nível médio. A análise dos dados teve como referência os trabalhos publicados entre 1992 e 2001 na Revista Brasileira de Ensino de Física (SBF), em seu encarte Física na Escola e também no Caderno Catarinense de Ensino de Física (UFSC). Foram investigadas a área temática das publicações e diversos aspectos metodológicos relacionados com as propostas de atividades experimentais, como a ênfase matemática empregada, o grau de direcionamento das atividades, o uso de novas tecnologias e a relação com o cotidiano. Os resultados obtidos revelaram que a experimentação continua sendo tema de grande interesse dos pesquisadores apresentando essa estratégia ampla gama de enfoques e finalidades para o ensino de Física.

Palavras-chaves: Atividades experimentais, ensino de física, laboratório de física.

Downloads 807  807  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma SBFísica  Site http://www.sbfisica.org.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A relação com o saber profissional do professor de Física e o fracasso da implementação de atividade Popular Versão: pdf
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo; BARROS, Marcelo Alves; KANBACH, Bruno Gusmão.

Neste trabalho investigamos as razões particulares que levam professores de Física do ensino médio a utilizar ou não atividades experimentais. Partindo do pressuposto de que as atividades experimentais em Física são importantes para o ensino, busca-se compreender, essencialmente, as razões para o “fracasso experimental”, no sentido da pouca importância dada a essa prática de ensino, constatável pela ausência praticamente generalizada de atividades empíricas de Física nos colégios. Associamos a relação com o saber profissional do professor de Física com essa pouca prática instrucional. Fundamentados numa leitura das ideias de Charlot, encaminhamos uma linha de argumentação que procura reinterpretar a
insuficiência da explicação alicerçada na falta ou ausência de algo que está comumente disseminada na literatura em educação científica.

Palavras-chave: Física, ensino médio, aulas experimentais, relação com o saber.

Downloads 801  801  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRGS  Site http://www.if.ufrgs.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 (4) 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »