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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Onde Está o Atrito? Discussão de Dois Experimentos que Exemplificariam a Lei da Inércia Popular Versão: 
Atualização:  18/9/2008
Descrição:
FERNANDES, Bruno Castilhos; SANTOS, Wilma Machado Soares; DIAS, Penha Maria Cardoso

Neste artigo são discutidos dois experimentos usados para ilustrar a lei da inércia, em livros didáticos do Ensino Médio. Ora, a situação física nesses experimentos é muito mais complicada e sugere a presença de atrito. Assim sendo, a ligação com a lei da inércia não é imediatamente óbvia. Propomos que os tempos envolvidos nas interações entre os materiais são bastante curtos para que haja transmissão da quantidade de movimento pelo atrito.

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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uma Mini-Estação Metereológica Popular Versão: 
Atualização:  18/9/2008
Descrição:
CHIQUITO, Adenilson J.; SILVA, Reginaldo da; VIEIRA, Kleber Betini

Este trabalho apresenta três versões básicas de equipamentos científicos usados para medidas experimentais de condições climáticas como pressão, velocidade de ventos e umidade relativa.

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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Colisão Elástica: Um Exemplo Didático e Lúdico Popular Versão: 
Atualização:  18/9/2008
Descrição:
CHESMAN, C.; GONÇALVES, C.S.; SOUZA, E.S. de; ALBINO, A. Jr.

A Física, por ser uma Ciência, tem necessidade de comprovar suas teorias ou modelos através da análise experimental. O objetivo deste trabalho é estudar comparativamente a teoria e a prática de um sistema mecânico. O experimento consiste em estudar colisões de bolas semelhantes às de bilhar em um aparato cujo funcionamento é o mesmo de um pêndulo físico (formado por um cordão e uma bola de bilhar). Outra bola de bilhar e uma cesta também fazem parte do modelo. Neste experimento, a posição de queda da segunda bola pode ser previamente determinada usando-se as leis de conservação do momento linear e da energia mecânica. A experiência foi efetuada variando-se o ângulo de largada do pêndulo físico e medindo-se o alcance. Os resultados demonstram a excelente concordância entre o modelo teórico e os dados experimentais. A vantagem desse experimento moldado pela mecânica clássica é a sua facilidade de operação, pois não necessita de cronômetro, e resulta em uma excelente atividade didática e em interessante atividade lúdica que pode ser facilmente usada como atrativo em demonstrações científicas.

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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Como Trabalhar com "Tirinhas" nas Aulas de Física  Popular Versão: 
Atualização:  18/9/2008
Descrição:
PENA, Fábio Luís Alves

Mostramos neste artigo como uma nova forma de interação com os alunos - as “Tirinhas da Física” - podem auxiliar o professor a melhor incentivar os alunos para discutir Ciência em sala de aula.

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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Medida da Velocidade do Som no Ar com o Uso do Microcomputador Popular Versão: 
Atualização:  23/9/2008
Descrição:
GRALA, Rita Margarete; OLIVEIRA, Elisandra Souza de

É possível determinar, de maneira simples e de baixo custo, a velocidade do som no ar via placa de som do computador. Para isso, o sinal emitido por uma fonte sonora é captado por dois microfones, que se encontram a diferentes distâncias desta fonte e estão conectados à entrada de linha do microcomputador. Usando o software GoldWave podemos determinar a diferença entre os tempos gastos pelo sinal sonoro para atingir cada um dos microfones. Conhecendo-se as distâncias envolvidas, pode-se determinar com facilidade a velocidade do som no ar.

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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Einstein e a sua Concepção de Educação Popular Versão: 
Atualização:  23/9/2008
Descrição:
MEDEIROS, Cleide Farias de; MEDEIROS, Alexandre

Albert Einstein (1879-1955) é comumente conhecido como um dos maiores cientistas de todos os tempos e como o criador da Teoria da Relatividade, a qual completa 100 anos neste ano de 2005. Entretanto, Einstein foi bem mais que um cientista; ele foi também um verdadeiro humanista e, fundamentado neste seu humanismo, desenvolveu vários pensamentos importantes sobre a Educação. É sobre essa face menos conhecida de Einstein, esse seu vínculo com a Educação, que este presente artigo lança um breve olhar.

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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Fotografias Estroboscópicas Popular Versão: 
Atualização:  23/9/2008
Descrição:
ROSA, Rafael Antonio da Silva; RAPOZO, Rodrigo Roversi; CARVALHO, Thiago Matias de; SABA, Marcelo Magalhães Fares

Este artigo apresenta, de forma simples, como registrar a trajetória de um corpo em movimento.

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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O ensino de ciências: fatores intrínsecos e extrínsecos que limitam a realização de atividades exper Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2008
Descrição:
RAMOS, Luciana Bandeira da Costa; ROSA, Paulo Ricardo da Silva

Neste artigo analisamos quais são os fatores que levam o professor dos anos iniciais a não utilizar atividades experimentais como componente regular do seu fazer pedagógico. Para investigar essa questão, foi utilizada uma metodologia de tipo qualitativa, que envolveu um Opiniário (respondido por 44 professoras dos anos iniciais), entrevistas com um grupo de professoras e a análise dos livros utilizados pelos professores. Nossos resultados mostram que a falta de apoio, a falta de orientação pedagógica e a falta de preparo nos cursos de formação de professores são os principais responsáveis pelo fato de o professor não utilizar a experimentação de forma sistemática.

Palavras-chave: Ensino de ciências. Atividades experimentais. Séries iniciais.

Downloads 1543  1543  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências. V13(3), 2008  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Desenvolvimento de um grupo de licenciandos numa disciplina de prática de ensino de Física e Biologi Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2008
Descrição:
VILLANI, Alberto; FRANZONI, Marisa; VALADARES, Juarez Melgaço

Este trabalho analisa o desenvolvimento de um grupo de licenciandos numa disciplina de Prática de Ensino de Física e de Biologia, na qual os alunos deviam propor um planejamento coletivo e interdisciplinar para um conjunto de aulas a ser ministrado no ensino fundamental da rede pública. Procuraremos mostrar a evolução do grupo e as contribuições das professoras, interpretando-as a partir dos referenciais de Bion (1970), Kaës (1997) e Winnicott (1975). Concluiremos com algumas considerações sobre a formação inicial de professores.

Palavras-chave: Ensino interdisciplinar. Formação de professores. Projetos. Grupos de aprendizagem.

Downloads 1404  1404  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências. V13(2), 2008  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A validação de argumentos em sala de aula: um exemplo a partir da formação inicial de professores de Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2008
Descrição:
NASCIMENTO, Silvania Sousa do; PLANTIN, Christian; VIEIRA, Rodrigo Drumond

Neste artigo tecemos algumas contribuições sobre os processos de ensino e aprendizagem a partir de uma análise dos procedimentos de validação de argumentos em um contexto de formação inicial de professores de física. As validações observadas colocam em evidência a dominância interativa do formador e do “bom aluno” e se constituíram como hetero-validações do tipo Se. Por fim, discutimos algumas implicações dos resultados obtidos para o gerenciamento do discurso em sala de aula, inclusive a relevância que as validações dos enunciados dos licenciandos podem ter tanto na promoção de uma situação dialógica quanto simplesmente na aniquilação de todas as contraposições de idéias.

Palavras-chave: Formação de professores. Processos de ensino e aprendizagem. Argumentação. Validação de argumentos.

Downloads 1364  1364  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências. V13(2), 2008  Site http://
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