Categoria: Física Artigos |
Uma discussão sobre a natureza da ciência no ensino médio: um exemplo com a teoria da relatividade r |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
F. Klein Köhnlein, Janete
Considerando as dificuldades que muitas vezes são encontradas na implementação de práticas educativas que visam discutir a ciência e seu processo de construção, em sala de aula, apresenta-se, neste trabalho, os componentes de um Módulo Didático baseado em uma abordagem histórico-filosófica da Teoria da Relatividade Restrita. Estruturado de acordo com os três momentos pedagógicos de Angotti e Delizoicov (1992), problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento, ele foi testado em uma turma de 4ª fase do Ensino Médio de uma escola pública de Santa Catarina. Os resultados mostram uma acentuada receptividade dos alunos em relação às atividades desenvolvidas e mudanças significativas em certas concepções de ciência vigentes.
Palavras-chave: Natureza da Ciência, História e Filosofia da Ciência, módulo didático, teoria da Relatividade Restrita.
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Categoria: Física Artigos |
Uma Exposição Didática de como Newton Apresentou a Força Gravitacional |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
FREIRE, Olival Junior; MATOS, Manoel Filho; VALLE, Adriano Lucciola do
Apresenta-se a “Proposição IV”, do Livro III, dos Princípios Matemáticos da Filosofia Natural e seu Sistema do Mundo. É nessa proposição que, pela primeira vez, se expressa o que hoje denominamos de síntese newtoniana, isto é, a ideia de que a física dos corpos celestes em suas órbitas é a mesma do movimento dos corpos na superfície da Terra. Para verificar sua proposição, Newton faz uma “experiência de pensamento”, a da “queda da Lua”. Sugerimos que esta proposição pode, e deveria, ser introduzida nos cursos de Licenciatura em Física e no ensino de Física no Ensino Médio. Ao fazê-lo, estaremos ensinando um bom conteúdo de Física, de modo atrativo, e contextualizando-o nos marcos do conhecimento científico da época. Usando as palavras de Matthews [6], estaremos ensinando tanto o conhecimento em Física como sobre a Física.
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1388 0 bytes Física na Escola, v. 5, n. 1, 2004 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Uma proposta de perfil conceitual para o conceito de Calor |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do; MORTIMER, Eduardo Fleury
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de perfil conceitual para a noção de calor, a partir dos dados de algumas das várias pesquisas já feitas acerca deste tema (Erickson, 1985; Silva, 1995; Barbosa Lima e Barros, 1997 e Mortimer e Amaral, 1998). Para a análise das ideias foram usados os trabalhos de Bachelard (1996), que se refere à noção de obstáculo epistemológico ao desenvolvimento do conhecimento, e o trabalho de Chi (1992), onde são apresentadas algumas das dificuldades de aprendizagem dos conceitos em ciências a partir de uma categorização ontológica básica do conhecimento. Ao final da análise, uma estruturação das ideias foi feita considerando a noção de perfil conceitual como proposta por Mortimer (1995) com a determinação de cincos zonas para o perfil conceitual de calor: realista, animista, substancialista, empírica e racionalista.
Palavras-chave: Calor. Ideia animista. Ideia substancialista. Ideia empírica. Ideia racionalista.
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1089 0 bytes Revista Abrapec, v. 1, n. 3, 2001 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Uso das experiências de cátedra no ensino de Física |
Versão: pdf Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
ARRIGONI, Giovanni Maria
Neste trabalho relatam-se os resultados de uma investigação sobre a aplicação de pequenas experiências de cátedra, realizadas durante aulas teóricas na área da óptica. O objetivo da investigação foi o de avaliar a possibilidade de inclusão dessas pequenas experiências no currículo da disciplina, o seu valor, considerando a existência de aulas de laboratório didático, o valor de utilizar tempo alocado para essas experiências, e o valor dessas experiências relacionado à melhoria do processo de aprendizagem dos alunos. A relação entre ensino teórico e experimentação nas áreas da Física foi considerada, concluindo que existe uma forte ligação intelectual entre as duas fases, e que nem sempre estas são realizadas em uníssono temporal ou sequencialmente. O resultado dessa primeira fase foi a necessidade de um apoio integrado e experimental durante o ensino da teoria. Dessa forma, os alunos compreendem a teoria de forma mais fácil e também a estrutura da aula resulta mais agradável. Na segunda fase do inquérito, as reações dos alunos foram observadas durante a aplicação dos experimentos nas aulas. Também foi avaliado o desempenho dos alunos na resolução de exercícios e desenvolvimento de uma compreensão dos fenômenos físicos descritos nos experimentos. A investigação foi completada com a aplicação de um questionário referente ao nível de satisfação dos estudantes, o efeito das experiências na compreensão dos tópicos e sugestões de melhoria dos experimentos. Em geral, os alunos responderam com entusiasmo à aplicação dos experimentos e indicaram uma melhora do seu processo de aprendizagem, o que ficou comprovado na resolução de exercícios e compreensão da teoria, através da melhoria das notas dos alunos nas turmas nas quais as experiências foram aplicadas.
Palavras-chave: Experiências de Cátedra. Física. Ótica. Ensino aprendizagem.
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610 0 bytes Periódicos - UFSC http://www.periodicos.ufsc.br |
Categoria: Física Artigos |
Metáforas na Física |
Versão: pdf Atualização: 28/5/2013 |
Descrição:
ARRUDA, Sergio M.
A interpretação de uma teoria física: regras semânticas ou semelhanças de família? É razoavelmente difundida no meio científico a idéia de que o discurso científico, por estar comprometido com a descrição objetiva da realidade, deve tanto quanto possível ser claro, construído a partir de termos com significado preciso e estável. Não deve haver lugar na linguagem científica para as ambigüidades provenientes do uso de metáforas, alegorias e outras figuras características da linguagem comum e poética.
Palavras-chave: Einstein, efeito fotoelétrico, radiação, Teoria Quântica.
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467 0 bytes Cad.Cat.Ens.Fís., Florianópolis, v.10,n.1: p.25-37 http://www.fsc.ufsc.br |
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