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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Física e música em consonância Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
GOTO, Mario

São examinadas as condições físicas e matemáticas da consonância das ondas sonoras, estabelecendo-se uma relação entre suas frequências fundamentais. Mostra-se que é independente de fases e amplitudes relativas além de ser valida para todas as suas componentes harmônicas, concluindo-se que esta relação de consonância assim definida depende apenas das frequências fundamentais. Por fim, examina-se como esta relação se manifesta na estrutura da escala musical.

Palavras-chave: física e século, relação de consonância, escala musical.

Downloads 549  549  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n.   Site http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n2/08.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A História da Ciência no ensino da Termodinâmica: um outro olhar sobre o ensino de Física Popular Versão: pdf
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
HÜLSENDEGER, Margarete J. V. C.

Este texto é uma reflexão crítica sobre elementos que emergiram de um projeto realizado em sala de aula, cuja proposta era analisar como a História da Ciência podia ser utilizada no ensino da Física para favorecer a aprendizagem dos conceitos estudados na Termodinâmica. Para que o projeto pudesse ser realizado, as atividades ocorreram num período aproximado de 120 dias e envolveram professores das áreas de Física, História e Redação e 30 alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola particular de Porto Alegre. Os dados foram obtidos a partir da realização de atividades pelos estudantes, aos quais foi solicitada uma pesquisa escrita sobre o surgimento e desenvolvimento da máquina a vapor, a leitura e interpretação de textos e a resolução de questões objetivas e dissertativas sobre os conceitos abordados em sala de aula. Os resultados obtidos demonstraram que a utilização da História da Ciência contribui significativamente para melhorar a compreensão dos conceitos abordados na Termodinâmica, tornando-se, então, uma ferramenta importante no entendimento dos fenômenos estudados na Física.

Palavras-chave: Termodinâmica, História da Ciência, Ensino Médio.

Downloads 915  915  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Vol. 9, N  Site http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/view/130
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Mapas conceituais como instrumento de avaliação e aprendizagem de conceitos físicos sobre mecânica d Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MARTINS, Renata Lacerda Caldas; LINHARES, Marília Paixão; REIS, Ernesto Macedo

Este trabalho apresenta resultados de uma investigação sobre mapas conceituais como instrumento de avaliação e aprendizagem de conceitos físicos segundo a Teoria da Aprendizagem Significativa. Com o apoio de um ambiente virtual adotou-se o Estudo de Caso “A Mecânica do Voo de Aviões” como estratégia didática para uma disciplina do Curso de Licenciatura em Física e outra do Ensino Médio. Em cada mapa elaborado pelos alunos as ligações entre os conceitos físicos forneceram elementos para uma avaliação qualitativa. No Ensino Médio, em cada ligação (cerca de 65%), os alunos demonstravam a compreensão sobre o voo do avião. Na Licenciatura, os mapas demonstraram também que os futuros professores sentem-se inseguros em organizar suas ideias acerca do tema (60% relacionadas), e ainda, que algumas concepções errôneas são resistentes e permanecem retidas na estrutura cognitiva, mesmo após os estudos realizados. Apesar da persistência de erros conceituais pode-se observar uma melhor compreensão do tema.

Palavras-chave: Teoria da Aprendizagem Significativa, mapas conceituais, ensino de Física.

Downloads 578  578  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. de Pesq. em Educ. em Ciênc., Vol. 9, N.  Site http://www.fae.ufmg.br/abrapec/revistas/V9N1/v9n1a3.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Obstáculos para o uso da experimentação no ensino de Física: um estudo a partir de relatos de experi Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
PENA, Fábio Luís Alves; RIBEIRO FILHO, Aurino

Neste trabalho buscamos investigar, a partir da análise de relatos de experiências pedagógicas publicados em periódicos nacionais da área de Ensino de Física, as dificuldades apontadas por professores e/ou pesquisadores para o uso da experimentação no ensino de Física. Os resultados obtidos indicam que os principais obstáculos são: falta ou carência de pesquisa sobre o que os alunos realmente aprendem por meio de experimentos, despreparo do professor para trabalhar com atividades experimentais e condições de trabalho.

Palavras-chave: Relação pesquisa-prática, Ensino de Física, Ensino Experimental.

Downloads 817  817  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. de Pesq. em Educ. em Ciênc., Vol. 9, N.  Site http://www.fae.ufmg.br/abrapec/revistas/V9N1/v9n1a4.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Sobre as origens das definições dos produtos escalar e vetorial Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MENON, M.J.

Nos livros-texto de física e de matemática utilizados em cursos básicos universitários, as operações de multiplicação de dois vetores (produtos escalar e vetorial) são introduzidas apenas como definições, sem nenhuma referência ou discussão a respeito das razões formais e/ou motivações que levaram ao estabelecimento de tais estruturas. Neste trabalho, apresentamos uma breve revisão didática sobre as origens dessas definições, discutindo os resultados pertinentes, formais, estabelecidos por Hamilton no contexto da álgebra de quatérnions e certas "adaptações" feitas por Gibbs e Heaviside, as quais deram origem ao ramo da matemática que hoje é popularmente conhecido como "álgebra vetorial". Comentamos algumas desvantagens decorrentes dessas "adaptações", fazendo referência a outros sistemas algébricos práticos e formalmente bem fundamentados (álgebras de Grassmann e Clifford). Indicamos e comentamos alguns artigos e trabalhos, básicos e também recentes, nos quais o assunto pode ser aprofundado.

Palavras-chave: álgebra vetorial, quatérnions.

Downloads 573  573  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ensino Fís., v. 31, n. 2, 2009  Site http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n2/06.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O perfil epistemológico do conceito de tempo a partir de sua representação social  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SILVA JÚNIOR, Adahir Gonzaga da; TENÓRIO, Alexandro Cardoso; BASTOS, Heloisa Flora Brasil Nóbrega

O objetivo deste trabalho é identificar o Perfil Epistemológico da Representação Social sobre o conceito de tempo de licenciandos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Com relação ao Perfil, utilizamos a teoria de Bachelard e a epistemologia do tempo de Martins, enquanto na Representação Social foi usada a teoria de Moscovici. A metodologia utilizada neste trabalho foi baseada na Teoria do Núcleo Central de Abric. A análise do material permitiu apontar as características mais marcantes do núcleo central do perfil epistemológico do conceito de tempo, a partir da representação social dos licenciandos, em que percebemos indicativos do realismo ingênuo ao empirismo.

Palavras-chave: Perfil epistemológico. Representação social do tempo.

Downloads 481  481  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. de Pesq. em Educ. em Ciênc., V. 9, N. 2  Site http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/view/128
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uma revisão sobre aspectos fundamentais da teoria de Piaget: possíveis implicações para o ensino de  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
GOMES, Luciano Carvalhais; BELLINI, Luzia Marta

Este artigo tem como objetivo mostrar as implicações do empirismo, inatismo e construtivismo no processo ensino-aprendizagem de física. Para tanto, são apresentadas algumas reflexões sobre o conceito de epistemologia e as diferentes formas de entender a origem do conhecimento, incluindo alguns pontos fundamentais da teoria construtivista de Piaget, a saber: assimilação, acomodação, interacionismo, equilibração e adaptação. Conclui-se que a teoria piagetiana do conhecimento é uma teoria com fortes argumentos para subsidiar a prática pedagógica de professores de física.

Palavras-chave: ensino de física, epistemologia, empirismo, inatismo e construtivismo.

Downloads 472  472  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ensino Fís., v. 31, n. 2, 2009  Site http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n2/02.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Sustentação aerodinâmica: denunciando os erros do mecanismo físico Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Pedro Magalhães

Ao arrepio de concepções porventura “clássicas”, o objetivo deste artigo é apresentar uma argumentação válida que explique, clara e convenientemente, o mecanismo da sustentação aerodinâmica. Pretende-se, assim, dirimir interpretações, outrora apresentadas em textos de física, que não fazem sentido quando aplicadas ao fenômeno aerodinâmico, tanto as que por tradição se baseiam em Bernoulli, quanto as que buscam seus fundamentos em Newton.

Downloads 570  570  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma A Física na Escola, Vol. 10, n. 1, 2009  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num1/a08.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Tycho Brahe e Kepler na escola: uma contribuição à inserção de dois artigos em sala de aula Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
PRAXEDES, Gilmar; PEDUZZI, Luiz O.Q.

Sob o pressuposto de que a história e a filosofia da ciência podem ser úteis à educação científica, desenvolve-se uma reflexão epistemológica acerca do potencial educativo de dois artigos: "Entrevista com Tycho Brahe" e "Entrevista com Kepler – do seu nascimento à descoberta das duas primeiras leis". O trabalho tem como objetivo subsidiar, epistemológica e metodologicamente, o professor interessado em utilizar esses artigos em sala de aula, mas que, por diversos motivos, não tem familiaridade com a literatura crítica relativa às potencialidades e aos cuidados no uso da história da ciência no ensino de física. Nessa perspectiva, procura-se auxiliar o professor a identificar nos textos algumas questões e posicionamentos que compõem o campo de reflexões dos filósofos e historiadores da ciência contemporâneos. As discussões realizadas são seguidas pela sugestão de uma estratégia geral para o uso dos artigos em sala de aula, de forma a otimizar o aproveitamento do conteúdo científico e epistemológico de ambos.

Palavras-chave: história da ciência, filosofia da ciência, ensino de física.

Downloads 465  465  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ensino Fís., vol. 31 no. 3, 2009  Site http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n3/081202.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A natureza da luz e o ensino da óptica: uma experiência didática envolvendo o uso da história e da f Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SILVA, Boniek Venceslau da Cruz; MARTINS, André Ferrer Pinto

Este trabalho apresenta uma experiência que compreendeu a elaboração, aplicação e análise de uma unidade didática que propõe a introdução de elementos da História e da Filosofia da Ciência no ensino médio como subsídios à aprendizagem de conceitos da óptica, de forma geral, e de aspectos relativos à natureza da ciência, de forma específica. Valendo-nos de episódios históricos sobre a controvérsia existente acerca da natureza da luz, principalmente nos séculos XVII e XVIII, como também de recortes da história da óptica no que diz respeito ao desenvolvimento de modelos explicativos do processo da visão, elaboramos e aplicamos uma unidade didática a duas turmas do ensino médio noturno de uma escola da rede pública estadual da cidade de Parnamirim (RN). A análise dos dados apontou para aspectos favoráveis das estratégias idealizadas, bem como mostrou indícios de dificuldades inerentes ao processo. Apesar disso, entendemos que a unidade didática logrou êxitos no que diz respeito à aprendizagem da maioria dos alunos, tanto em relação a uma melhor compreensão da ciência como também de conceitos da óptica.

Palavras-Chave: História da Ciência; Óptica; Natureza da Ciência; Ensino de Ciências.

Downloads 958  958  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Experiências em Ensino de Ciências – V. 5, N. 2, 2  Site http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID110/v5_n2_a2010.pdf
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