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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Análise das ideias dos alunos sobre hidrostática Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SEBASTIANY, Ana Paula; DIEHL, Ivan Francisco; HARRES, João Batista Siqueira; PIZZATO, Michelle Camara

Este trabalho apresenta a análise das ideias de futuros professores de ciências quanto a temática de hidrostática, em específico sobre o processo de funcionamento de um sifão. As ideias foram coletadas a partir da aplicação de duas perguntas elaboradas com o intuito de caracterizá-las para posterior análise. Esta análise aponta para a existência de algumas concepções distintas sobre o tema. São apontados também obstáculos associados a estas concepções em relação à compreensão do ponto de vista científico dos fenômenos estudados.

Downloads 508  508  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 10, n. 2, 2009  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num2/a05.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Reflexões sobre o EAD no Ensino de Física Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
CUNHA, Silvio Luiz Souza

São apresentadas algumas reflexões sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e do Ensino a Distância (EAD) no ensino da Física. Em particular discorremos sobre as motivações, as condições e o potencial da contribuição da EAD a melhoria do ensino de Física.

Palavras-chave: Ensino de Física. TIC. EAD. Educação a distância. Formação de professores.

Downloads 503  503  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, n.   Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Abordando o conceito de física quântica no ensino médio Popular Versão: pdf
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
IRAMAIA, Jorge Cabral de Paulo; MOREIRA, Marco Antônio.

A componente experimental do trabalho foi realizada em duas escolas de Ensino Médio da rede particular da cidade de Cuiabá, Brasil, envolvendo cerca 100 alunos, para os quais foram ministrados conteúdos sobre os conceitos fundamentais da MQ na Interpretação de Copenhagen (não determinismo e complementaridade), sendo que, numa das escolas, isso ocorreu após o ensino do tópico “ondulatória”, na perspectiva do ensino da Física Clássica, e na outra escola, antes do ensino deste tópico. Os instrumentos utilizados na avaliação da aprendizagem dos alunos, foram avaliações escritas com questões objetivas e questões abertas. Os dados obtidos foram interpretados através de análise fenomenográfica. Os resultados obtidos indicam que os alunos não apresentaram dificuldades em aprender os conceitos quânticos abordados que sejam maiores que as dificuldades em aprender conceitos clássicos. Foram também identificadas algumas concepções com relação aos conceitos de complementaridade e não determinismo que podem fornecer subsídios sobre como os aprendizes constróem uma aprendizagem potencialmente significativa sobre os conceitos fundamentais da MQ.

Palavras-chave: Ensino de Mecânica Quântica no ensino médio, interpretação de Copenhagen, aprendizagem significativa crítica.

Downloads 497  497  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Apresentação e avaliação de material de sustentação e experimentação em ensino de Física Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
LIMA, Valderez Marina do Rosário; HARRES, João Batista Siqueira; BORGES, Regina Maria Rabello; ROCHA FILHO, João Bernardes da

Este artigo descreve e avalia o uso de um conjunto didático modular não-comercial destinado ao ensino de Física, no Ensino Médio, desenvolvido tanto para sustentação de experimentos gerais quanto para aplicação exclusiva em certos experimentos próprios do ensino da Mecânica. O material foi avaliado em sala de aula, em um curso de Licenciatura em Física, por licenciandos que utilizaram o conjunto ao longo de seus estudos. O artigo apresenta os resultados da pesquisa, a partir da análise das respostas dos licenciandos a um questionário. Os resultados sugerem que o material se constitui em um bom incentivo à proposição de atividades de laboratório no ensino de Física porque facilita a realização de experimentos de Mecânica e também de outros tópicos que exigem meios de sustentação. Os estudantes também assinalaram que o conjunto confere praticidade e ludicidade à experimentação, é de utilização simples e de fácil reprodução, sendo disseminado de forma livre, permitindo que professor e escola evitem os custos elevados de produtos comerciais destinados ao mesmo fim.

Palavras-chave: ensino de Física, experimentação, material de sustentação.

Downloads 495  495  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Experiências em Ensino de Ciências - V. 4, N. 1, 2  Site http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID69/v4_n1_a2009.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Simulação computacional e maquetes na aprendizagem de circuitos elétricos: um olhar sobre a sala de  Popular Versão: pdf
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
REBELLO, Ana Paula; RAMOS, Maurivan Güntzel

O artigo apresenta um relato de investigação sobre o processo de aprendizagem de circuitos elétricos, no Ensino Médio, contando, principalmente, com o auxílio de simulação computacional e de maquetes. Para avaliar a aprendizagem foram comparados desempenhos dos alunos em testes aplicados antes e depois das atividades e para compreender o processo vivenciado pelos alunos foram realizadas entrevistas. Os resultados quantitativos mostram que a aprendizagem dos alunos foi significativa e a análise qualitativa das entrevistas permite compreender os motivos dessa diferença, de modo que uma análise serve para potencializar a outra.

Palavras-chave: Ensino de Física. Circuitos elétricos. Maquetes. Recursos computacionais. Unidade de aprendizagem.

Downloads 495  495  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Experiências em Ensino de Ciências - V. 4, N. 1, 2  Site http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID70/v4_n1_a2009.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A física clássica de cabeça para baixo: como Einstein descobriu a teoria da relatividade especial Popular Versão: 
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
Renn, Jurgen
Albert Einstein por duas vezes alterou de maneira profunda nossos conceitos de espaço e tempo com a sua teoria da relatividade: primeiro no âmbito da teoria especial de 1905 e depois com a teoria geral de 1915. Como
foi o jovem Albert Einstein capaz de dar início a esta revolução?

Palavras-chave: história da física, teoria da relatividade.

Downloads 494  494  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O Problema do Ensino da Órbita da Terra  Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
CANALLE, João Batista Garcia

Este trabalho foi motivado pela reação inesperada de centenas de professores participantes da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), quando afirmamos no gabarito da IV OBA, realizada em 2001, que a órbita da Terra é quase um círculo. Neste trabalho desenhamos um conjunto de 14 elipses “de referência” com diferentes excentricidades para ilustrar o “achatamento” da órbita/elipse em função da excentricidade. Mostramos também a excentricidade das órbitas dos planetas, as evidências contra a alta excentricidade das órbitas dos planetas, como desenhar elipses com determinadas excentricidades e finalmente como determinar a excentricidade de elipses já desenhadas.

Downloads 494  494  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 4, n. 2, 2003  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Corrida de vetores: vacina contra o raciocínio aristotélico Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Paulo Murilo Castro de

Corrida de vetores é uma antiga brincadeira com papel quadriculado e canetas coloridas que simula uma corrida de automóveis. Dois ou mais participantes correm em uma pista desenhada no papel, cada um identificado pela cor de sua caneta. CUIDADO: pode tornar-se um vício!

Downloads 489  489  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 10, n. 1, 2009  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num1/a08.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Discutindo Modelos de Visão Utilizando a História da Ciência Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SILVA, Boniek Venceslau da Cruz
Embora perguntar o porquê enxergamos um objeto venha a nos parecer uma pergunta tão trivial, em determinadas situações é bastante comum as explicações advindas do público escolarizada ou não serem totalmente contraditórios a explicação científica atual. Em alguns casos, as respostas dadas, por exemplo, em sala de aula, são encaradas como erros grosseiros, sendo repelidos e rechaçados pelos professores de ciências. O objetivo deste trabalho é mostrar que, em muitas situações, existe uma correlação entre os erros apresentados pelos alunos em sala de aula com modelos desenvolvidos por cientistas em épocas passadas. Portanto, ciente desta correlação, o docente poderá desenvolver práticas que aproximem às respostas dos alunos a explicação científica atual. Objetivamos mostrar uma possibilidade de se trabalhar um conceito científico bastante discutido, tomando como ponto de partida a vivência dos alunos.

Palavras-chave: História da Ciência. Óptica. Modelos de visão. Ensino de Física.

Downloads 487  487  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Holos, Ano 25, Vol. 3 - 2009  Site http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/index
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Equilíbrio no espaço: experimentação e modelagem matemática Popular Versão: pdf
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
BORGES, P.A. Pereira; TONIAZZO, N.A.; SILVA, J.C. da

A elaboração e realização de experimentos, associadas à interpretação dos resultados, construção e aplicação de conceitos e uso de recursos da informática, constituem uma opção metodológica desafiadora no ensino de física dos dias atuais, considerando as necessidades de conhecimento, habilidades e criatividade que as novas gerações devem ter para enfrentar os problemas científicos e tecnológicos. Este trabalho tem como objetivos apresentar o problema de cálculo das forças atuantes em cabos e hastes que sustentam massas no espaço, desenvolver um modelo matemático geral, como um estudo de modelagem fortemente integrador dos conteúdos das disciplinas de Mecânica Geral, Álgebra Linear e Cálculo Numérico de cursos de engenharia, física ou matemática. O modelo foi testado com verificação experimental para várias situações, sendo três delas descritas no artigo: casos simétrico e assimétrico com forças de tração e um caso assimétrico com força de compressão. Foi realizada a análise de incerteza das medidas de comprimento dos cabos e posicionamento dos apoios. O trabalho evidenciou a riqueza de situações de aprendizagem e aplicação de conceitos, técnicas de tratamento de dados de medida e desafios matemáticos, ao associar ações teóricas e experimentais para a validação do modelo, além de apresentar outras investigações relacionadas com o tema abordado.

Palavras-chave: mecânica, ensino de física, experimentação, tecnologia e ensino.

Downloads 479  479  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n.   Site http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n2/10.pdf
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