Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (antigos listados primeiro)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Sobre o ensino de física moderna e contemporânea: uma revisão da produção acadêmica recente Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
PEREIRA, Alexsandro P.; OSTERMANN, Fernanda

O presente trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre o ensino de física moderna e contemporânea realizada através da consulta a artigos publicados nas principais revistas de ensino de ciências do Brasil e do exterior no período de 2001 a 2006. A pesquisa concentrou-se nos trabalhos direcionados ao ensino e resultou numa amostra de 102 artigos. Os trabalhos consultados foram classificados em quatro grandes categorias: propostas didáticas testadas em sala de aula, levantamento de concepções, bibliografia de consulta para professores, análise curricular.

Palavras-chave: ensino de física moderna e contemporânea, pesquisa em ensino de física, revisão da literatura.

Downloads 462  462  Tamanho do arquivo 232 bytes  Plataforma   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Superações conceituais de estudantes do ensino médio em medição a partir de questionamentos de uma s Popular Versão: pdf
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo; SILVA, Osmar Henrique Moura da; SALES, Dirceu Reis de

No ensino médio, professores de matérias científicas comumente abandonam atividades experimentais quantitativas e um dos principais motivos para isso acontecer se deve a pouca compreensão de como enfrentar com os estudantes o tratamento de dados experimentais. Nesse nível escolar, investigações em ensino de ciências voltadas às atividades experimentais que envolvem mensurações indicam que os estudantes vêm para a sala de aula com um conjunto de ideias problemáticas sobre medição, que se encontram reunidas na literatura com a denominação de paradigma Pontual. Tais ideias se encontram diametralmente opostas às científicas. Diante disso e considerando que as atividades experimentais permeiam muitos dos conhecimentos científicos, torna-se necessário o aprofundamento de estudos sobre o processo educacional relacionado à medição. Além de diferenciar-se de outras investigações quanto à amostra e metodologia empregada, esta pesquisa procura compreender até que ponto os alunos do primeiro ano do ensino médio conseguem construir uma aproximação com o conceito científico de medição, denominado de paradigma de Conjunto, quando estão envolvidas apenas questões provocativas e experimentos preparados para induzir essa construção.

Palavras-chave: medição, física, ensino médio.

Downloads 429  429  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n.   Site http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice1.php?vol=32&num=1
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Teoria Aristotélica, Teoria do Impetus ou Teoria Nenhuma: um panorama das dificuldades conceituais d Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
REZENDE, Flávia; BARROS, Susana de Souza

Este trabalho revê algumas das pesquisas exemplares em concepções espontâneas na área de mecânica realizadas na década de 80, e discute as diferentes interpretações propostas. Dentre elas, identificam-se essencialmente três tendências: a que aproxima as concepções dos estudantes à teoria aristotélica, a que vê semelhança entre as ideias dos estudantes e a teoria do Impetus e a não que confere ao conhecimento do estudante o status de teoria. Apesar dessas linhas de interpretação serem diferentes, têm em comum o fato de que são construídas a partir da relação linear entre força e velocidade revelada nas respostas dos alunos. Neste sentido, uma das conclusões relevantes deste trabalho aponta para a consideração dos conceitos de força impulsiva e quantidade de movimento no ensino das relações entre força e movimento e leis de Newton, o que poderia ir ao encontro da física intuitiva e se constituir num caminho para facilitar a construção dos conceitos científicos. Desta forma, o trabalho pretende contribuir para que o professor conheça e reflita sobre as dificuldades conceituais dos alunos e as utilize construtivamente para elaborar estratégias ou escolher materiais didáticos adequados.

Downloads 764  764  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Abrapec, v. 1, n. 1, 2001  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Teoria da relatividade restrita e geral no programa de mecânica do ensino médio: uma possível aborda Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
GUERRA, Andreia; BRAGA, Marco; REIS, José Cláudio

Esse artigo pretende contribuir para o debate em torno do ensino de física, trazendo uma proposta curricular de inserção do estudo das teorias da relatividade restrita e geral na primeira série do ensino médio. Tal proposta, foi construída a partir de uma abordagem histórico-filosófica da ciência, onde a relação entre a física com outras produções culturais constituiu-se no viés privilegiado para se trabalhar com os adolescentes as questões científicas respondidas pelos trabalhos de Albert Einstein.

Palavras-chave: Ensino de Física. Teoria da relatividade. História e filosofia da ciência. Cultura.

Downloads 1965  1965  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n.   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Tsunami: Que Onda é Essa? Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
SANTOS, Marcus Lacerda

Este pequeno artigo visa ajudar estudantes a compreender um pouco do fenômeno tsunami, à luz de conceitos básicos da física geral, ondulatória e de fluídos.

Downloads 1765  1765  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 2, 2005  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Um Estudo a Respeito das Concepções Alternativas sobre Calor e Temperatura Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
Köhnlein, Janete F. Klein; PEDUZZI, Sônia S.

Neste trabalho, foi realizada uma investigação que teve por objetivo verificar se um planejamento de ensino, tendo como ponto de partida as concepções alternativas dos alunos da 2ª série do Ensino Médio, resultava em uma aprendizagem mais eficiente. Também foram identificadas, através de um teste, as similaridades entre as concepções alternativas apresentadas por estes alunos com as de três cursos de formação de professores (Magistério, Licenciatura Plena em Matemática e Licenciatura Plena em Física). No trabalho desenvolvido, foi possível perceber que apesar do estudo das concepções alternativas ter praticamente se esgotado em termos de pesquisa, pouco chegou até hoje na sala de aula.

Palavras-chave: Concepções alternativas. Calor e temperatura. Formação de professores.

Downloads 773  773  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Abrapec, v. 2, n. 3, 2002  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Um estudo sobre a evolução das noções de estudantes sobre espaço, forma e força gravitacional do pla Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
NARDI, Roberto; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de

O presente artigo procura mostrar a evolução das noções de estudantes sobre espaço, forma e força gravitacional do planeta Terra, obtidas a partir de um estudo psicogenético anteriormente realizado sobre as ideias que evoluem para a noção de campo de força (NARDI, 1990). A análise das entrevistas clínicas, realizadas numa amostra de 45 sujeitos escolhidos aleatoriamente entre estudantes de 1º e 2º graus de São Paulo, Brasil, permitiu também comparar os dados obtidos com os trabalhos realizados por NUSSBAUM e NOVICK (1979) e apontar algumas sugestões a serem consideradas na construção de atividades de ensino sobre o tema.

Palavras-chave: Noções de estudantes. Espaço, forma e força gravitacional da Terra.

Downloads 574  574  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Investigações em Ensino de Ciências – V1(2), 1996  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Um Instrumento Pedagógico para Situações de Controvérsia e Conflito Cognitivo Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
LABURU, C. E.; ARRUDA, S. M.

Este trabalho faz uma analogia entre os programas de pesquisa de Lakatos e a dinâmica das ideias dos estudantes durante a sala de aula. Esta analogia revelou-se uma maneira produtiva de análise do desenvolvimento dos conceitos dos estudantes durante um processo de discussão. Com as condições de inteligibilidade, plausibilidade e frutibilidade de Posner et al. (1982), pudemos enriquecer a análise baseada previamente nos programas. Mostramos com um exemplo vídeo-gravado durante uma aula que a nossa abordagem pode ser efetivamente usada como um instrumento analítico para ajudar o professor a entender e melhorar o seu processo de ensino-aprendizagem. Mapas conceituais e diagrama adi como instrumentos de apoio ao ensino dos conceitos de calor e temperatura comtemplando uma visão integradora.

Downloads 712  712  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física vol. 20, no  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Um modelo para o movimento anual do sol a partir de uma perspectiva geocêntrica Popular Versão: pdf
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
Fernando Siqueira da Silva, Francisco Catelli, Odilon Giovannini

O presente trabalho tem como objetivo principal a construção de um modelo que permita identificar o movimento aparente do Sol (MAS), bem como estimar o intervalo de tempo em que este fica acima do horizonte ("dia claro"), em qualquer lugar do planeta e em qualquer época do ano. Inicialmente é feita uma breve reflexão acerca da gênese da astronomia e de alguns de seus conceitos básicos, a partir dos quais é explanada a construção do modelo. Este consiste basicamente de um cilindro transparente, no qual aparecem as trajetórias do MAS ao longo do ano. A partir do modelo são apresentados alguns exemplos, nos quais é estimada a duração do "dia claro" em diferentes locais do globo terrestre. Esse modelo, além do baixo custo e fácil exequibilidade, possibilita uma boa compreensão do MAS.

Palavras-chave: Movimento aparente do Sol; período de luz solar; modelos didáticos.

Downloads 1005  1005  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 1: p. 7-25, abr. 2  Site http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/13505
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Um texto de Mecânica em nível universitário básico: conteúdo programático e receptividade Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
PEDUZZI, Luiz O.Q.

Este trabalho descreve, em linhas gerais, o conteúdo programático de um texto de mecânica, utilizado por alunos da disciplina Física Geral I do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina durante o primeiro semestre de 1997. Uma avaliação preliminar de três dos quatro livros que o compõem, centrada em observações realizadas em sala de aula durante o curso e nas respostas dos alunos a um opiniário, indica uma boa receptividade ao texto e a viabilidade de seu uso em sala de aula.

Palavras-chave: Resolução de problemas. História e filosofia da ciência. Mecânica. Concepções alternativas.

Downloads 637  637  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V3(1), 1998  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 (29) 30 31 »