Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A opinião dos alunos sobre as aulas de eletricidade: uma reflexão sobre fatores intervenientes na ap Popular Versão: pdf
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
DIAS, Ana Cristina Garcia; BARLETTE, BARLETTE, Vania Elisabeth; MARTINS, Carlos Alberto Gomes

O objetivo deste trabalho é realizar uma reflexão sobre fatores intervenientes na aprendizagem, considerando a opinião de alunos sobre as aulas de Eletricidade. Para tanto, responderam a um questionário anônimo 46 alunos da terceira série do Ensino Médio de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul. As respostas fornecidas foram submetidas a uma análise de conteúdo. Pode-se observar que um dos principais fatores que interfere na aprendizagem de um conteúdo de Física é a possibilidade deste conteúdo se relacionar ou não com experiências cotidianas do aluno. Por sua vez, três aspectos, interdependentes, revelaram-se como fatores que dificultam o aprendizado: 1) a percepção da Física como uma disciplina abstrata e difícil; 2) a deficiência no desenvolvimento de algumas habilidades e competências relacionadas a conhecimentos básicos como interpretação de texto e resolução de problemas matemáticos; 3) a autoculpabilização do próprio aluno pela deficiência ou ausência de aprendizagem.

Palavras-chave: aprendizagem, motivação, Eletricidade, dificuldades de aprendizagem.

Downloads 721  721  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Experiências em Ensino de Ciências - V. 4, N. 1, 2  Site http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID76/v4_n1_a2009.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A natureza da luz e o ensino da óptica: uma experiência didática envolvendo o uso da história e da f Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SILVA, Boniek Venceslau da Cruz; MARTINS, André Ferrer Pinto

Este trabalho apresenta uma experiência que compreendeu a elaboração, aplicação e análise de uma unidade didática que propõe a introdução de elementos da História e da Filosofia da Ciência no ensino médio como subsídios à aprendizagem de conceitos da óptica, de forma geral, e de aspectos relativos à natureza da ciência, de forma específica. Valendo-nos de episódios históricos sobre a controvérsia existente acerca da natureza da luz, principalmente nos séculos XVII e XVIII, como também de recortes da história da óptica no que diz respeito ao desenvolvimento de modelos explicativos do processo da visão, elaboramos e aplicamos uma unidade didática a duas turmas do ensino médio noturno de uma escola da rede pública estadual da cidade de Parnamirim (RN). A análise dos dados apontou para aspectos favoráveis das estratégias idealizadas, bem como mostrou indícios de dificuldades inerentes ao processo. Apesar disso, entendemos que a unidade didática logrou êxitos no que diz respeito à aprendizagem da maioria dos alunos, tanto em relação a uma melhor compreensão da ciência como também de conceitos da óptica.

Palavras-Chave: História da Ciência; Óptica; Natureza da Ciência; Ensino de Ciências.

Downloads 955  955  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Experiências em Ensino de Ciências – V. 5, N. 2, 2  Site http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID110/v5_n2_a2010.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A Natureza da Ciência pelos alunos do ensino médio: um estudo exploratório Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SILVA, Boniek Venceslau da Cruz

Este trabalho apresenta um estudo realizado com alunos do ensino médio onde se investigou as concepções dos discentes sobre a natureza da ciência. Dentre os resultados iniciais obtidos, este estudo aponta que tanto os alunos ingressantes como os concluintes do ensino médio, participantes da pesquisa, apresentam as mesmas concepções, algumas equivocadas, sobre a natureza da ciência. Este fato mostra que novas metodologias devem ser repensadas no intuito de alcançar melhores resultados nesse sentido.

Palavras-Chave: Ensino de Ciências, Natureza da Ciência, Ensino Médio.

Downloads 1019  1019  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Latin-American Journal of Physics Education, Vol.   Site http://www.journal.lapen.org.mx/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A Modelagem Matemática como Metodologia para o Ensino-Aprendizagem de Física Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de

Neste artigo procuraremos mostrar uma proposta de ensino de Física utilizando a modelagem matemática como metodologia de ensino-aprendizagem. Para que isso seja possível é necessário que o professor de Física conheça as principais características dessa metodologia, pois é durante a dinâmica da modelagem matemática que os conceitos físicos vão sendo introduzidos na bagagem cognitiva do aluno. Essa proposta de ensino de Física, além de torná-lo significativo, possui um caráter interdisciplinar e contextualizado. Concluímos que a modelagem matemática aplicada ao ensino de Física pode dar mais motivação aos alunos, além de se conseguir um ponto de convergência entre essas duas disciplinas.

Palavras-chave: Modelagem matemática. Ensino de Física. Interdisciplinaridade. Constextualização.

Downloads 938  938  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VI EPAEM  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A luz laser é polarizada? Popular Versão: 
Atualização:  18/7/2008
Descrição:
CAVALCANTE, Marisa Almeida; TAVOLARO, Cristiane R.C.; GUIMARÂES, Daniele

Graças às suas propriedades bem características, o laser tem ampla aplicação na indústria e no desenvolvimento de novas tecnologias. Este artigo busca mostrar como pode-se analisar em sala de aula, de maneira simples, uma das propriedades da luz laser: sua polarização.

Downloads 2220  2220  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 7, n. 2, 2006  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A invenção do conceito de quantum de energia segundo Planck Popular Versão: 
Atualização:  15/8/2012
Descrição:
Studart, Nelson

Há cem anos, a ideia do quantum provocou uma revolução na ciência e a busca de uma nova base conceitual para a física, como enfatizou Einstein. Neste artigo discuto os aspectos essenciais de Planck de 1900 sobre a radiação de corpo negro e a hipótese de quantização de energia.

Palavras-chave: radiação de corpo negro; quantização de energia

Downloads 583  583  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A interpretação física de um golpe do karatê: o Gyaku-zuki Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SANTIAGO, Rosana B.; MARTINS, José Carlos

No intuito de apresentar propostas alternativas a abordagens metodológicas para o ensino de física, nesse artigo propomos trabalhar com a interdisciplinaridade da física dos esportes. Desenvolvemos um modelo físico para calcular o valor da força final que atinge o alvo quando o golpe do karatê chamado Gyaku-zuki é aplicado. Este golpe usa o quadril, o braço e punho, resultando num movimento parecido com um soco.

Downloads 597  597  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 10, n. 2, 2009  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num2/a06.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A importância da Física nas quatro primeiras séries do Ensino Fundamental Popular Versão: 
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
SCHROEDER, Carlos.

Este artigo sugere que a importância das aulas de física desde as primeiras séries do ensino fundamental está muito mais no auxílio ao desenvolvimento da autoestima e da capacidade de aprender a aprender das crianças do que em aspectos utilitários, tais como preparar os estudantes para os conteúdos do Ensino Médio.

Palavras-chave: Ensino de Física. Ensino Fundamental.

Downloads 2279  2279  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., 2007, v.29, n.1, p.89-94.  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A ilusão sobre o tamanho da Lua no horizonte Popular Versão: 
Atualização:  18/7/2008
Descrição:
SILVEIRA, Fernando Lang da; MEDEIROS, Alexandre

Quando olhamos a Lua Cheia próxima do horizonte, avaliamos ilusoriamente que o seu tamanho é muito maior do que quando ela se encontra elevada no céu. Entretanto o diâmetro do disco lunar, ao invés de diminuir, aumenta um pouco durante a ascensão da Lua. A explicação para a ilusão sobre o tamanho da Lua no horizonte nada tem a ver com a refração da luz na atmosfera e é um problema ainda não completamente esclarecido pela psicologia da percepção. Descrevemos aqui uma parte relevante da história e da tentativa de desvendar este mistério.

Downloads 1879  1879  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 7, n. 2, 2006  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A História da Ciência no ensino da Termodinâmica: um outro olhar sobre o ensino de Física Popular Versão: pdf
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
HÜLSENDEGER, Margarete J. V. C.

Este texto é uma reflexão crítica sobre elementos que emergiram de um projeto realizado em sala de aula, cuja proposta era analisar como a História da Ciência podia ser utilizada no ensino da Física para favorecer a aprendizagem dos conceitos estudados na Termodinâmica. Para que o projeto pudesse ser realizado, as atividades ocorreram num período aproximado de 120 dias e envolveram professores das áreas de Física, História e Redação e 30 alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola particular de Porto Alegre. Os dados foram obtidos a partir da realização de atividades pelos estudantes, aos quais foi solicitada uma pesquisa escrita sobre o surgimento e desenvolvimento da máquina a vapor, a leitura e interpretação de textos e a resolução de questões objetivas e dissertativas sobre os conceitos abordados em sala de aula. Os resultados obtidos demonstraram que a utilização da História da Ciência contribui significativamente para melhorar a compreensão dos conceitos abordados na Termodinâmica, tornando-se, então, uma ferramenta importante no entendimento dos fenômenos estudados na Física.

Palavras-chave: Termodinâmica, História da Ciência, Ensino Médio.

Downloads 909  909  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Vol. 9, N  Site http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/view/130
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 (28) 29 30 31 »