Categoria: Física Artigos |
O entendimento dos estudantes sobre a natureza da luz em um currículo recursivo |
Versão: pdf Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
COELHO, Geide Rosa; BORGES, Oto
Relatamos um estudo sobre o desenvolvimento do pensamento dos estudantes no campo da óptica e física moderna (natureza da luz) em um ambiente curricular no qual os conteúdos são organizados de forma recursiva e em espiral. Investigamos: (i) a mudança no entendimento dos estudantes sobre a natureza da luz, ao longo da terceira série do Ensino Médio e (ii) o patamar de entendimento dos estudantes sobre essa temática, ao final da terceira série. Para avaliar o entendimento dos estudantes, desenvolvemos um instrumento qualitativo e criamos um sistema categórico hierarquizado constituído de cinco modelos sobre a natureza da luz. O instrumento qualitativo se baseou na aplicação de uma questão de explicitação sobre a natureza da luz. O mesmo instrumento foi aplicado em duas ocasiões distintas em um intervalo de 10 meses,o que proporcionou o acesso ao entendimento dos estudantes ao iniciar e ao encerrar o terceiro nível do currículo recursivo. Os resultados indicam que os estudantes possuíam um alto conhecimento prévio e as experiências que eles vivenciaram nesse período produziram efeitos significativos para o progresso nos modelos dos estudantes, mas esses efeitos não são igualmente verificados em todas as turmas que fizeram parte da nossa análise. Em relação ao patamar de entendimento dos estudantes, ao encerrar a terceira série, a maior parte deles mobiliza os modelos eletromagnético, corpuscular (com a hipótese do quantum de energia) ou dual, mas com alguns estudantes apresentando inconsistências em suas explicações.
Palavras-chave: Ensino de Física; currículo recursivo; desenvolvimento conceitual; entendimento sobre a natureza da luz.
|
784 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 1: p. 63-87, abr. http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/13513 |
Categoria: Física Artigos |
Fotografando estrelas com uma câmera digital |
Versão: pdf Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
OURIQUE, Pedro Antônio; GIOVANNINI, Odilon; CATELLI, Francisco
Diversas possibilidades de uso da câmera fotográfica digital no ensino de astronomia são apresentadas neste trabalho. As técnicas aqui descritas envolvem recursos acessíveis e de baixo custo quando comparados com equipamentos profissionais que são usados para este fim. Na primeira parte do trabalho são apresentadas configurações da câmera que permitem obter imagens do céu noturno; na segunda parte são descritas estratégias didáticas de ensino de astronomia por meio destas imagens.
Palavras-chave: ensino de astronomia, câmera digital, identificação de constelações, cor das estrelas, determinação do polo celeste sul, movimento dos planetas.
|
433 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice1.php?vol=32&num=1 |
Categoria: Física Artigos |
Superações conceituais de estudantes do ensino médio em medição a partir de questionamentos de uma s |
Versão: pdf Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo; SILVA, Osmar Henrique Moura da; SALES, Dirceu Reis de
No ensino médio, professores de matérias científicas comumente abandonam atividades experimentais quantitativas e um dos principais motivos para isso acontecer se deve a pouca compreensão de como enfrentar com os estudantes o tratamento de dados experimentais. Nesse nível escolar, investigações em ensino de ciências voltadas às atividades experimentais que envolvem mensurações indicam que os estudantes vêm para a sala de aula com um conjunto de ideias problemáticas sobre medição, que se encontram reunidas na literatura com a denominação de paradigma Pontual. Tais ideias se encontram diametralmente opostas às científicas. Diante disso e considerando que as atividades experimentais permeiam muitos dos conhecimentos científicos, torna-se necessário o aprofundamento de estudos sobre o processo educacional relacionado à medição. Além de diferenciar-se de outras investigações quanto à amostra e metodologia empregada, esta pesquisa procura compreender até que ponto os alunos do primeiro ano do ensino médio conseguem construir uma aproximação com o conceito científico de medição, denominado de paradigma de Conjunto, quando estão envolvidas apenas questões provocativas e experimentos preparados para induzir essa construção.
Palavras-chave: medição, física, ensino médio.
|
430 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice1.php?vol=32&num=1 |
Categoria: Física Artigos |
Um estudo de cinemática com câmara digital |
Versão: pdf Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
CATELLI, Francisco; MARTINS, José Arthur; Martins; SILVA, Fernando Siqueira da
O recurso de múltiplas fotos, disponível na maioria das câmeras digitais populares, é aqui empregado na organização de uma situação de aprendizagem em cinemática. O foco deste trabalho é a transposição didática que pode advir de uma aprendizagem significativa; obtida através do envolvimento dos alunos na coleta, manipulação e interpretação dos dados, além da re-significação dada aos objetos do quotidiano. Para isso, é estudado o movimento de um automóvel, com base em dados retirados diretamente do velocímetro deste. A medida direta da distância percorrida é comparada com aquela obtida a partir da área de um gráfico v vs. t. As incertezas das medições são discutidas com base na lei de trânsito vigente.
Palavras-chave: aprendizagem significativa, cinemática, situação de aprendizagem, transposição didática.
|
439 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice1.php?vol=32&num=1 |
Categoria: Física Artigos |
A utilização de diagramas conceituais no ensino de física em nível médio: um estudo em conteúdos de |
Versão: pdf Atualização: 28/3/2012 |
Descrição:
MARTINS, Renata Lacerda Caldas; VERDEAUX, Maria de Fátima da Silva; SUZA, Célia Maria Soares Gomes de
Neste artigo tratamos de um estudo realizado com o objetivo de utilizar diagramas conceituais no ensino da física, incorporados às aulas expositivas e demonstrativas, visando promover a aprendizagem significativa de conteúdos de ondulatória, acústica e óptica em nível de ensino médio. Foram elaborados "Diagramas de Referência", embasados na estratégia dos mapas conceituais propostos por Joseph Novak. Participaram do estudo duas turmas com vinte e cinco alunos cada, uma submetida às atividades com mapas conceituais, outra submetida às atividades tradicionais tais como: resenhas, resolução de problemas e exercícios formais em física. A análise qualitativa dos diagramas elaborados pelos alunos possibilitou identificar deficiências conceituais e também verificar que os diagramas conceituais elaborados pelos alunos no final do semestre foram superiores em relação aos primeiros diagramas no sentido de que evidenciaram maior facilidade dos alunos em expor organizadamente suas ideias, elaborar proposições e conclusões. Um questionário de opinião mostrou que os alunos aprovaram a utilização desse recurso didático.
Palavras-chave: diagramas conceituais, aprendizagem significativa, ensino de física.
|
453 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n3/070811.pdf |
Categoria: Física Artigos |
Equilíbrio no espaço: experimentação e modelagem matemática |
Versão: pdf Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
BORGES, P.A. Pereira; TONIAZZO, N.A.; SILVA, J.C. da
A elaboração e realização de experimentos, associadas à interpretação dos resultados, construção e aplicação de conceitos e uso de recursos da informática, constituem uma opção metodológica desafiadora no ensino de física dos dias atuais, considerando as necessidades de conhecimento, habilidades e criatividade que as novas gerações devem ter para enfrentar os problemas científicos e tecnológicos. Este trabalho tem como objetivos apresentar o problema de cálculo das forças atuantes em cabos e hastes que sustentam massas no espaço, desenvolver um modelo matemático geral, como um estudo de modelagem fortemente integrador dos conteúdos das disciplinas de Mecânica Geral, Álgebra Linear e Cálculo Numérico de cursos de engenharia, física ou matemática. O modelo foi testado com verificação experimental para várias situações, sendo três delas descritas no artigo: casos simétrico e assimétrico com forças de tração e um caso assimétrico com força de compressão. Foi realizada a análise de incerteza das medidas de comprimento dos cabos e posicionamento dos apoios. O trabalho evidenciou a riqueza de situações de aprendizagem e aplicação de conceitos, técnicas de tratamento de dados de medida e desafios matemáticos, ao associar ações teóricas e experimentais para a validação do modelo, além de apresentar outras investigações relacionadas com o tema abordado.
Palavras-chave: mecânica, ensino de física, experimentação, tecnologia e ensino.
|
487 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n2/10.pdf |
|