Categoria: Física Artigos |
Pedagogos e o Ensino de Física nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
ZIMMERMANN, Erika; EVANGELISTA, Paula Cristina Queiroz
Este artigo é o relato de experiência, envolvendo uma turma de pedagogia, que objetivava desafiar as ideias, inseguranças e atitudes que muitos alunos desse curso têm em relação ao Ensino de Física no Ensino Fundamental. Usando um questionário semiestruturado, foram coletados dados com o objetivo de levantar as concepções de ciência e de ensino e de aprendizagem de Física com as quais os alunos iniciam a disciplina. A análise desses dados mostrou que esses alunos possuem grande aversão por Física, e têm muita resistência à ideia de ensinar Física no Ensino Fundamental. A partir desses resultados, planejou-se um curso de Metodologia do Ensino de Ciências que pudesse ajudar esses alunos na superação de suas inseguranças quanto a ensinar Física. Durante esse curso foram coletados dados a partir das aulas vídeo-filmadas, de um jornal reflexivo e de uma autoavaliação feita anonimamente pelos alunos. A análise desses dados mostrou que essa experiência levou a resultados considerados satisfatórios, já que puderam ser evidenciadas mudanças nas ideias e atitudes desses alunos frente ao ensino de Física. Foram, também, evidenciados motivação, envolvimento e, acima de tudo, disposição para aprendizagem independente do conteúdo de Física.
Palavras-chave: Ensino de Física. Ensino fundamental. Formação de pedagogo.
|
2535 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 2, 2007 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Por que nós professores de Física do Ensino Médio devemos inserir tópicos e ideias de física moder |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
PENA, Fábio Luís Alves
Para Terrazzan, a influência crescente dos conteúdos de física moderna e contemporânea (FMC) para o entendimento do mundo criado pelo homem atual, e a inserção consciente, participativa e modificadora do cidadão neste mesmo mundo, define, por si só, a necessidade de debatermos e estabelecermos as formas de abordar tais conteúdos na escola média.
|
2249 0 bytes Rev. Bras. Ens. Fis., 2006, v.28, n.1, p.1-2. I. http:// |
Categoria: Física Artigos |
Questões Epistemológicas nas Iconicidades de Representações visuais em Livros Didáticos de Física |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
MEDEIROS, Alexandre; MEDEIROS, Cleide
Neste artigo analisamos um certo tipo de mensagem filosófica a respeito da natureza da ciência comunicada de forma tácita por algumas representações visuais contidas em livros didáticos de Física. Nosso intento, entretanto, não é fazer uma análise das representações visuais existentes nos livros didáticos em todas as suas características, mas apenas apontar um certo tipo de uso daquelas representações que veicula mensagens ingênuas a respeito da produção do conhecimento científico. Para fazer esta análise, construímos um referencial teórico que enfoca a questão das representações visuais, das idealizações, dos experimentos e do realismo na ciência. Com o objetivo de corporificar tais considerações teóricas, três exemplos de figuras, retiradas de três influentes livros didáticos, são analisados do ponto vista histórico e epistemológico. As conclusões a que chegamos podem servir como um alerta para aqueles empenhados em elaborar textos de Física que além de ricamente ilustrados, pretendam também passar uma visão mais cuidadosa da natureza da ciência.
|
675 0 bytes Revista Abrapec, v. 1, n. 1, 2001 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Segunda Lei da Termodinâmica: um estudo de seu entendimento por professores do ensino médio |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
CASTRO, Reginaldo; FERRACIOLI, Laércio
A Segunda Lei da Termodinâmica está intrinsecamente relacionada a fenômenos do cotidiano tais como um gás em expansão, a geração de Calor pelo atrito ou um objeto quente esfriando ao ar livre. No entanto, como mostra a literatura, alunos e professores nem sempre têm o real entendimento desta relação. Desta forma, este estudo tem como objetivo investigar como a Segunda Lei da Termodinâmica é entendida por professores de Ensino Médio, uma vez que estes são os responsáveis pelo ensino deste tópico e a maneira de entenderem essa lei reflete diretamente na maneira de ensiná-la. O estudo foi realizado por professores participantes do programa Pró-Ciências/ES durante o segundo semestre de 2001. Dessa forma, este Trabalho inicialmente apresentará, a descrição de algumas ideias sobre a Segunda Lei da Termodinâmica, uma breve revisão de literatura sobre este tema, seguido do relato do estudo realizado.
|
981 0 bytes VIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física - EP |
|