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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Construção do conceito de ‘momento de uma força’ a partir de experimentos relacionados ao cotidiano Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
FERREIRA, Raphael de Carvalho; SANTOS, Wilma Machado Soares; DIAS, Penha Maria Cardoso

Nas escolas, nas quais o enfoque de ensino é o tradicional, poucos estudantes desenvolvem uma razoável capacidade de abstração; como consequência, uma boa parte deles apresenta dificuldade em acompanhar certos tópicos dos cursos de física, mesmo no nível do ensino médio. A utilização de experimentos e animações é potencial aliada na exposição de fenômenos, pois exibem uma manifestação do caso abstrato que se deseja transmitir ao aluno.

Downloads 1645  1645  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 9, n. 1, 2008  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A Natureza da Ciência pelos alunos do ensino médio: um estudo exploratório Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SILVA, Boniek Venceslau da Cruz

Este trabalho apresenta um estudo realizado com alunos do ensino médio onde se investigou as concepções dos discentes sobre a natureza da ciência. Dentre os resultados iniciais obtidos, este estudo aponta que tanto os alunos ingressantes como os concluintes do ensino médio, participantes da pesquisa, apresentam as mesmas concepções, algumas equivocadas, sobre a natureza da ciência. Este fato mostra que novas metodologias devem ser repensadas no intuito de alcançar melhores resultados nesse sentido.

Palavras-Chave: Ensino de Ciências, Natureza da Ciência, Ensino Médio.

Downloads 1023  1023  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Latin-American Journal of Physics Education, Vol.   Site http://www.journal.lapen.org.mx/
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Tecnologia para o ensino de eletrodinâmica para o aluno cego Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SOUZA, marcos Michel de; COSTA Maria da Piedade Resende da; STUDART, Nelson

A eletrodinâmica é de suma importância para sociedade atual e seu estudo pode ajudar a inserir estudantes cegos nela. O objetivo deste estudo é analisar a eficácia de um material instrucional criado especificamente para o ensino de eletrodinâmica para deficientes visuais. O material foi aplicado em um estudante de ensino médio cego, aluno de uma escola pública. Os fenômenos e conceitos físicos envolvidos foram divididos em três sessões de aprendizagens. O material instrucional produzido mostrou-se eficaz na compreensão dos conceitos básicos bem como das leis de um circuito elétrico simples.

Downloads 535  535  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 9, n. 2, 2008  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol9/Num2/
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Ondas de água: uma revisão ao nível médio Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SANTOS, Almir Guedes dos; BARROS, Fernando de Souza

A presente revisão é motivada pela carência de textos sobre as propriedades de ondas de água em física elementar. São abordados os tratamentos existentes na literatura para a descrição das propriedades básicas de ondas de água, dando-se preferência aos modelos simplificados do fenômeno da onda. A discussão sobre as propriedades das ondas é um complemento essencial para o aluno do ensino médio e quase um imperativo para o fomento de ações de preservação ecológica do nosso litoral. Torna-se assim necessário antecipar a demanda desse material educacional nas escolas brasileiras.

Downloads 562  562  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 9, n. 2, 2008  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol9/Num2/
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!As cores da lua cheia Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SILVEIRA, Fernando Lang da; SARAIVA, Maria de Fátima Oliveira

A lua cheia muda de cor conforme se eleva no céu. No nascente presenta-se amarelada e depois, quando já se encontra elevada no céu, é branca. Durante um eclipse total, a Lua pode se apresentar com uma variedade de cores entre marrom e amarelo. Discutimos as razões pelas quais a lua cheia exibe cores variadas.

Downloads 605  605  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 9, n. 2, 2008  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol9/Num2/
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Caixa de cores para o estudo de mistura de luzes coloridas Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
COSTA,Gláucia Grüninger Gomes; CORTESE, Antonio Benedito; SCURACHIO, Roberto; CATUNDA, Tomaz

A “caixa de cores” aqui proposta é um equipamento de baixo custo, fácil manuseio e com uma projeção abrangente para a sala de aula toda. Com ela é possível realizar demonstrações interativas sobre adição e subtração de cores e discutir fenômenos correlatos (sombras coloridas, televisão colorida, mistura de tintas em pintura, impressoras, etc.)

Downloads 641  641  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 9, n. 2, 2008  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol9/Num2/
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Como o corpo humano mantém sua temperatura durante a atividade física Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
LUZ, Fernanda; AZEVEDO, Marina; OLIVEIRA, Raíza; PIMENTEL, Roberto

O corpo humano troca calor com o ambiente através de três processos básicos: condução, irradiação e transpiração. Este último processo constitui a ferramenta básica do organismo para a manutenção de uma temperatura corporal aproximadamente constante. Ele é disparado não apenas quando a temperatura externa é maior do que a temperatura corporal, mas também quando o calor gerado internamente devido à realização de atividades físicas demanda um aumento da taxa com que o corpo perde calor para o ambiente. Monitorou-se não só o aumento da temperatura corporal com a intensidade da atividade física realizada por uma pessoa, mas também a relação entre a frequência cardíaca e a temperatura, destacando uma defasagem que ocorre entre a diminuição da primeira e da segunda à medida em que a intensidade da atividade física é reduzida. Para realizar as medições, usou-se um termômetro eletrônico construído e calibrado pelas autoras dentro do curso de física da 2ª série do ensino médio.

Downloads 952  952  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 9, n. 2, 2008  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol9/Num2/
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Analogias e Metáforas nos Livros Didáticos de Física Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SILVA, Cláudia Adriana Sousa; MARTINS, Maria Inês Martins

Este artigo classifica e discute a utilização de analogias e metáforas presentes nos livros didáticos de Física recomendados pelo NLEM/2007. Realizamos um levantamento de todas essas figuras de linguagem e as classificamos, ampliando a proposta de Curtis e Reigeluth. Verificamos que as analogias são mais usadas que as metáforas, sendo recorrente o uso de analogias entre conceitos abstratos e conceitos concretos para facilitar o entendimento discente. As análises, leituras e reflexões realizadas pretendem potencializar o uso racional e sistemático dessas figuras de linguagem.

Palavras-chave: Analogias e metáforas; livro didático; ensino de
Física; PNLEM.

Downloads 1219  1219  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 2: p. 255-287, ago  Site http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/14812
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Iniciação Técnologica: uma forma lúdica de aprender Física Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
LEMES, Maurício Ruv; PINO JÚNIOR, Arnaldo Dal

Com o objetivo de estimular o interesse dos alunos pela disciplina de Física e aprimorar o processo de avaliação, introduzimos a Iniciação Tecnológica. Ela consiste no desenvolvimento de um protótipo relacionado com o tema da grade curricular do aluno. Em seu desenvolvimento, buscamos aproveitar os aspectos favoráveis das competições. Os pontos negativos das mesmas foram bastante reduzidos através da inclusão de uma tarefa mínima. Mostraremos que as Iniciações Tecnológicas aumentam o interesse dos alunos pela disciplina, melhorando o desempenho dos mesmos, permitem também uma avaliação mais ampla do processo de aprendizagem e promovem a integração de alunos veteranos com alunos atuais. Para exemplificar, mostraremos resultados obtidos em 10 anos de trabalho.

Palavras-chave: Competição; aprendizado cooperativo; práticas
educacionais.

Downloads 872  872  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 2: p. 355-370, ago  Site http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/14813
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Um modelo para o movimento anual do sol a partir de uma perspectiva geocêntrica Popular Versão: pdf
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
Fernando Siqueira da Silva, Francisco Catelli, Odilon Giovannini

O presente trabalho tem como objetivo principal a construção de um modelo que permita identificar o movimento aparente do Sol (MAS), bem como estimar o intervalo de tempo em que este fica acima do horizonte ("dia claro"), em qualquer lugar do planeta e em qualquer época do ano. Inicialmente é feita uma breve reflexão acerca da gênese da astronomia e de alguns de seus conceitos básicos, a partir dos quais é explanada a construção do modelo. Este consiste basicamente de um cilindro transparente, no qual aparecem as trajetórias do MAS ao longo do ano. A partir do modelo são apresentados alguns exemplos, nos quais é estimada a duração do "dia claro" em diferentes locais do globo terrestre. Esse modelo, além do baixo custo e fácil exequibilidade, possibilita uma boa compreensão do MAS.

Palavras-chave: Movimento aparente do Sol; período de luz solar; modelos didáticos.

Downloads 1007  1007  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 1: p. 7-25, abr. 2  Site http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/13505
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