Categoria: Física Artigos |
Ensino de Física e deficiência visual: atividades que abordam o conceito de aceleração da gravidade |
Versão: Atualização: 13/10/2008 |
Descrição:
CAMARGO, Eder Pires de; SILVA, Dirceu da; BARROS, Jomar de Filho
Apresentamos a análise de duas atividades de ensino de física elaboradas e aplicadas a um grupo de alunos com deficiência visual. O conteúdo das referidas atividades abordou o conceito de aceleração da gravidade. Na primeira atividade, trabalhou-se o conceito gravitacional por meio do movimento de um objeto em um plano inclinado, e na segunda, por meio do movimento de queda de um disco metálico dentro de um tubo. Tanto o plano inclinado quanto o disco forneciam referenciais observacionais auditivos. A estrutura prática das atividades fundamentou-se na observação auditiva do fenômeno gravitacional, discussões em pequenos grupos e debate geral sobre as conclusões obtidas. A análise dos dados apoiou-se em uma categoria denominada “compreensão”, categoria esta que procurou explicitar em relação aos significados trabalhados as seguintes atitudes dos alunos: compartilhou, defendeu, questionou e reformulou significados. Concluiu-se que as atividades foram capazes de motivar os alunos e proporcionar-lhes condições para: (1) Realizar experimentos sobre a aceleração da gravidade; (2) observar por meio do referencial auditivo o movimento de queda de um disco; (3) coletar e analisar dados relacionados à variação de velocidade; e (4) expor, compartilhar, questionar e reformular hipóteses e propriedades físicas durante as discussões estabelecidas.
Palavras-chave: Ensino de física. Deficiência visual. Inclusão. Aceleração. Gravidade.
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1360 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências – V11(3), 2006 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Um estudo sobre as emoções no contexto das interações sociais em sala de aula |
Versão: Atualização: 8/10/2008 |
Descrição:
MONTEIRO, Isabel Cristina de Castro; GASPAR, Alberto
A busca por uma compreensão mais ampla sobre os processos interativos em sala de aula tem motivado algumas pesquisas no sentido de se entender as múltiplas e complexas variáveis que se estabelecem entre os participantes do contexto educacional de sala de aula, não apenas aquelas relacionadas à dimensão cognitiva, mas também aquelas que dizem respeito aos aspectos subjetivos e emocionais, facilitando ou criando obstáculos ao processo de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido procuramos, a partir das indicações da teoria de Vigotski, estudar as interações sociais bem como as emoções desencadeadas nesse processo, estabelecidas por uma professora e seus alunos no contexto de aulas de Física do ensino médio, envolvendo o conceito de equilíbrio de ponto material e de corpo extenso. Os resultados mostram a necessidade de o professor estar consciente dos aspectos emocionais desencadeados na interação social com e entre seus alunos, visando sustentá-la no sentido de otimizar os recursos didáticos utilizados em sua aula.
Palavras-chave: Ensino de Física. Emoção. Interação.
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1385 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências. V12(1), 2007 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades de ensino |
Versão: Atualização: 8/10/2008 |
Descrição:
CAMARGO, Eder Pires de; NARDI, Roberto
Relatamos aqui resultados parciais de um estudo que analisou o desempenho de futuros professores quando, durante o desenvolvimento de uma disciplina de Prática de Ensino de Física, foram solicitados a planejar, elaborar e ministrar, em situações reais de sala de aula, tópicos de ensino de eletromagnetismo a uma turma de estudantes, dentre os quais se incluíam alunos com deficiência visual. Os dados coletados mostram que as principais dificuldades apresentadas pelos futuros professores referem-se à abordagem do conhecer fenômenos físicos como dependente do ver e o não rompimento com alguns elementos da pedagogia tradicional. Esses resultados podem indicar algumas alternativas ao ensino de Física para alunos com deficiência visual centradas na superação de atitudes passivas relativas à problemática educacional considerada, na elaboração de estratégias metodológicas destituídas da relação conhecer/ver, bem como, no trabalho com a oralidade no contexto do ensino de Física.
Palavras-chave: Ensino de Física. Deficiência Visual. Atividades de Ensino de Eletromagnetismo. Formação de Professores de Física.
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1449 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências. V12(1), 2007 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Ensino de Física nas séries iniciais: concepções da prática docente |
Versão: Atualização: 8/10/2008 |
Descrição:
ROSA, Cleci Werner da; PEREZ, Carlos Ariel Samudio; DRUM, Carla
O trabalho apresentado buscou investigar o ensino de ciências desenvolvido de primeira a quarta série no ensino fundamental, dando ênfase a identificação da presença da física nos conteúdos curriculares nesse nível de escolarização. Para isso foram realizadas entrevistas com trinta e quatro professores dessas séries de modo a permitir um mapeamento sobre o atual ensino de ciências diante da amostra selecionada para a pesquisa. Além da identificação dos conteúdos abordados em ciências, a pesquisa possibilitou investigar de forma mais específica à presença da física nos programas curriculares das séries iniciais e a forma como essa disciplina esteve presente durante o processo de formação dos professores investigados. Os resultados da investigação apontaram as seguintes questões: os conteúdos da disciplina curricular de Ciências para o nível investigado envolvem tópicos quase que exclusivos de biologia; a ausência de atividades experimentais; um ensino amarrado aos conceitos e metodologias presentes nos cursos de formação dos docentes; a conscientização desses docentes de que a legislação nacional lhe confere liberdade de planejamento e de organização curricular, mas que mesmo assim, se sentem presos a programas preestabelecidos por secretarias de Educação ou por roteiros de livros didáticos; e, ainda, que as dificuldades para discutir física nas séries iniciais estão associadas ao seu processo formativo.
Palavras-chave: Ciências. Professores. Séries iniciais.
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1607 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências. V12(3), 2007 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Einstein e a sua Concepção de Educação |
Versão: Atualização: 23/9/2008 |
Descrição:
MEDEIROS, Cleide Farias de; MEDEIROS, Alexandre
Albert Einstein (1879-1955) é comumente conhecido como um dos maiores cientistas de todos os tempos e como o criador da Teoria da Relatividade, a qual completa 100 anos neste ano de 2005. Entretanto, Einstein foi bem mais que um cientista; ele foi também um verdadeiro humanista e, fundamentado neste seu humanismo, desenvolveu vários pensamentos importantes sobre a Educação. É sobre essa face menos conhecida de Einstein, esse seu vínculo com a Educação, que este presente artigo lança um breve olhar.
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1507 0 bytes Física na Escola, v. 6, n. 2, 2005 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Medida da Velocidade do Som no Ar com o Uso do Microcomputador |
Versão: Atualização: 23/9/2008 |
Descrição:
GRALA, Rita Margarete; OLIVEIRA, Elisandra Souza de
É possível determinar, de maneira simples e de baixo custo, a velocidade do som no ar via placa de som do computador. Para isso, o sinal emitido por uma fonte sonora é captado por dois microfones, que se encontram a diferentes distâncias desta fonte e estão conectados à entrada de linha do microcomputador. Usando o software GoldWave podemos determinar a diferença entre os tempos gastos pelo sinal sonoro para atingir cada um dos microfones. Conhecendo-se as distâncias envolvidas, pode-se determinar com facilidade a velocidade do som no ar.
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1502 0 bytes Física na Escola, v. 6, n. 2, 2005 http:// |
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