Categoria: Física Artigos |
Alfabetização Científico-Tecnológica Para Quê? |
Versão: Atualização: 28/3/2012 |
Descrição:
AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio
A Alfabetização Científico-Tecnológica (ACT), cada vez mais, tem sido postulada enquanto dimensão fundamental numa dinâmica social crescentemente relacionada ao desenvolvimento científico-tecnológico. Contudo, o rótulo ACT abarca um espectro bastante amplo de significados. Os objetivos balizadores são diversos e difusos. Neste trabalho, discute-se ACT segundo duas perspectivas, denominadas de reducionista e ampliada. A reducionista, em nossa análise, desconsidera a existência de construções subjacentes à produção do conhecimento científico-tecnológico, tal como aquela que leva a uma concepção de neutralidade da Ciência-Tecnologia. Relacionamos a esta compreensão de neutralidade os denominados mitos: superioridade do modelo de decisões tecnocráticas, perspectiva salvacionista da Ciência-Tecnologia e o determinismo tecnológico. A perspectiva ampliada, proposta neste trabalho, busca a compreensão das interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), associando o ensino de conceitos à problematização desses mitos.
Palavras chave: Alfabetização Científico-Tecnológica. Ciência-Tecnologia. Sociedade.
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476 0 bytes Ensaio - Volume 03 / Número 1 – Jun. 2001 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Aerodescobertas |
Versão: Atualização: 18/7/2008 |
Descrição:
VALADARES, Eduardo de Campos; MATEUS, Alfredo Luis; SILVA, Juares Dutra da São apresentados quatro experimentos de aerodinâmica que permitem visualizar o efeito Coanda, o princípio de Bernoulli e a sustentação de perfis aerodinâmicos. Esses experimentos fazem parte do livro "Aerodescobertas - Explorando novas possibilidades", recentemente lançado pela Fundação Ciência Jovem ( www.cienciajovem.org.br), que apresenta vários outros projetos e experimentos de aerodinâmica de baixo custo, como elicópteros de balão e de elástico, aviôes de papel, bumerangues, apitos de garrafa PET e oboés de canudinho.
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1538 0 bytes Física na Escola, v. 7, n. 2, 2006 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Abordando o conceito de física quântica no ensino médio |
Versão: pdf Atualização: 22/4/2013 |
Descrição:
IRAMAIA, Jorge Cabral de Paulo; MOREIRA, Marco Antônio.
A componente experimental do trabalho foi realizada em duas escolas de Ensino Médio da rede particular da cidade de Cuiabá, Brasil, envolvendo cerca 100 alunos, para os quais foram ministrados conteúdos sobre os conceitos fundamentais da MQ na Interpretação de Copenhagen (não determinismo e complementaridade), sendo que, numa das escolas, isso ocorreu após o ensino do tópico “ondulatória”, na perspectiva do ensino da Física Clássica, e na outra escola, antes do ensino deste tópico. Os instrumentos utilizados na avaliação da aprendizagem dos alunos, foram avaliações escritas com questões objetivas e questões abertas. Os dados obtidos foram interpretados através de análise fenomenográfica. Os resultados obtidos indicam que os alunos não apresentaram dificuldades em aprender os conceitos quânticos abordados que sejam maiores que as dificuldades em aprender conceitos clássicos. Foram também identificadas algumas concepções com relação aos conceitos de complementaridade e não determinismo que podem fornecer subsídios sobre como os aprendizes constróem uma aprendizagem potencialmente significativa sobre os conceitos fundamentais da MQ.
Palavras-chave: Ensino de Mecânica Quântica no ensino médio, interpretação de Copenhagen, aprendizagem significativa crítica.
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