Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Análise de Situações de Controvérsias e Conflitos Cognitivos Através de uma Leitura Lakatiana Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo

Este trabalho propõe observar a construção dos pensamentos dos alunos em sala de aula, em momentos em que são estimulados conflitos cognitivos e controvérsias. Para isso, sugere-se o emprego de um instrumento analítico-pedagógico baseado numa leitura dos programas de pesquisa de Lakatos. A ideia é empregar essa leitura para qualificar o pensamento dos alunos e estruturá-los como se fossem programas. Em seguida, aplicam-se as condições de Posner et al. para entender a razão do comprometimento dos pensamentos dos alunos aos programas.

Palavras-chave: Conflito cognitivo. Programas de pesquisa. Aprendizagem de cinemática angular.

Downloads 512  512  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI - V8(1), pp. 7-30, 2003  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Análise das ideias dos alunos sobre hidrostática Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SEBASTIANY, Ana Paula; DIEHL, Ivan Francisco; HARRES, João Batista Siqueira; PIZZATO, Michelle Camara

Este trabalho apresenta a análise das ideias de futuros professores de ciências quanto a temática de hidrostática, em específico sobre o processo de funcionamento de um sifão. As ideias foram coletadas a partir da aplicação de duas perguntas elaboradas com o intuito de caracterizá-las para posterior análise. Esta análise aponta para a existência de algumas concepções distintas sobre o tema. São apontados também obstáculos associados a estas concepções em relação à compreensão do ponto de vista científico dos fenômenos estudados.

Downloads 511  511  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 10, n. 2, 2009  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num2/a05.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Analisando Algumas Características do Pêndulo Elástico Popular Versão: 
Atualização:  18/7/2008
Descrição:
SILVA, Fernando Cachucho da; RAMOS, Paulo Batista

Este artigo discute algumas características interessantes do chamado pêndulo elástico. Consideramos um regime, que pode ser obtido facilmente em um laboratório. À medida que se acrescenta pequenos pesos ao suporte, observou-se trocas de energias relativas aos movimentos de oscilação do tipo massa-mola na direção vertical e do tipo de pêndulo no plano. Realizamos algumas medidas simples que ilustram o fenômeno de ressonância.

Downloads 2884  2884  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 7, n. 1, 2006  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Alfabetização Científico-Tecnológica: um novo “paradigma”? Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
AULER, Décio.
Busca-se ampliar o debate sobre a denominada Alfabetização Científico-Tecnológica. Neste âmbito, postula-se a necessidade de superar o ensino meramente propedêutico, disciplinar. Discute-se, enquanto configuração curricular, a progressiva substituição da abordagem conceitual pela abordagem temática. Tal encaminhamento está alicerçado em pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire, bem como do denominado movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade.

Palavras-chave: Alfabetização Científico-Tecnológica. Abordagem Conceitual. Abordagem temática.

Downloads 542  542  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio - Volume 05 / Número 1 – março de 2003  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Alfabetização Científico-Tecnológica Para Quê? Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio

A Alfabetização Científico-Tecnológica (ACT), cada vez mais, tem sido postulada enquanto dimensão fundamental numa dinâmica social crescentemente relacionada ao desenvolvimento científico-tecnológico. Contudo, o rótulo ACT abarca um espectro bastante amplo de significados. Os objetivos balizadores são diversos e difusos. Neste trabalho, discute-se ACT segundo duas perspectivas, denominadas de reducionista e ampliada. A reducionista, em nossa análise, desconsidera a existência de construções subjacentes à produção do conhecimento científico-tecnológico, tal como aquela que leva a uma concepção de neutralidade da Ciência-Tecnologia. Relacionamos a esta compreensão de neutralidade os denominados mitos: superioridade do modelo de decisões tecnocráticas, perspectiva salvacionista da Ciência-Tecnologia e o determinismo tecnológico. A perspectiva ampliada, proposta neste trabalho, busca a compreensão das interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), associando o ensino de conceitos à problematização desses mitos.

Palavras chave: Alfabetização Científico-Tecnológica. Ciência-Tecnologia. Sociedade.

Downloads 476  476  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio - Volume 03 / Número 1 – Jun. 2001  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Aerodescobertas Popular Versão: 
Atualização:  18/7/2008
Descrição:
VALADARES, Eduardo de Campos; MATEUS, Alfredo Luis; SILVA, Juares Dutra da


São apresentados quatro experimentos de aerodinâmica que permitem visualizar o efeito Coanda, o princípio de Bernoulli e a sustentação de perfis aerodinâmicos. Esses experimentos fazem parte do livro "Aerodescobertas - Explorando novas possibilidades", recentemente lançado pela Fundação Ciência Jovem (www.cienciajovem.org.br), que apresenta vários outros projetos e experimentos de aerodinâmica de baixo custo, como elicópteros de balão e de elástico, aviôes de papel, bumerangues, apitos de garrafa PET e oboés de canudinho.

Downloads 1538  1538  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 7, n. 2, 2006  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Abordando o ensino de óptica através da construção de telescópios Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
BERNARDES, Tamara O. et al.

A proposta deste trabalho é a construção artesanal de um telescópio refletor do tipo Newtoniano relacionando conteúdos abordados na disciplina de óptica, como a formação de imagens em lentes e espelhos, aberrações esféricas e cromáticas, interferência e difração, com cada fase do processo de construção.

Palavras-chave: Astronomia. Telescópios. Ensino de Física.

Downloads 1768  1768  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., 2006, v.28, n.3, p.391-39  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Abordando o conceito de física quântica no ensino médio Popular Versão: pdf
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
IRAMAIA, Jorge Cabral de Paulo; MOREIRA, Marco Antônio.

A componente experimental do trabalho foi realizada em duas escolas de Ensino Médio da rede particular da cidade de Cuiabá, Brasil, envolvendo cerca 100 alunos, para os quais foram ministrados conteúdos sobre os conceitos fundamentais da MQ na Interpretação de Copenhagen (não determinismo e complementaridade), sendo que, numa das escolas, isso ocorreu após o ensino do tópico “ondulatória”, na perspectiva do ensino da Física Clássica, e na outra escola, antes do ensino deste tópico. Os instrumentos utilizados na avaliação da aprendizagem dos alunos, foram avaliações escritas com questões objetivas e questões abertas. Os dados obtidos foram interpretados através de análise fenomenográfica. Os resultados obtidos indicam que os alunos não apresentaram dificuldades em aprender os conceitos quânticos abordados que sejam maiores que as dificuldades em aprender conceitos clássicos. Foram também identificadas algumas concepções com relação aos conceitos de complementaridade e não determinismo que podem fornecer subsídios sobre como os aprendizes constróem uma aprendizagem potencialmente significativa sobre os conceitos fundamentais da MQ.

Palavras-chave: Ensino de Mecânica Quântica no ensino médio, interpretação de Copenhagen, aprendizagem significativa crítica.

Downloads 500  500  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A visão de um engenheiro aeronáutico acerca da sustentação, Bernoulli e Newton Popular Versão: 
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
EASTLAKE, Charles N.

Neste artigo C.N. Eastlake defende que tanto as Leis de Newton quando o Princípio de Bernoulli podem ser corretamente utilizados para explicar a sustentação gerada pelas asas de um avião. Ele chama a atenção para algumas ideias errôneas (como a igualdade dos tempos de trânsito) e o perigo que corremos ao fazermos um número excessivo de simplificações nos modelos teóricos. Com isto ele conclui que uma vez aplicados corretamente, a conveniência das duas abordagens depende apenas dos tipos de dados que se dispõe para fazer os cálculos.. Publicado originalmente em The Physics Teacher 40, 166 (2002).

Downloads 1775  1775  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 7, n. 2, 2006  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A validação de argumentos em sala de aula: um exemplo a partir da formação inicial de professores de Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2008
Descrição:
NASCIMENTO, Silvania Sousa do; PLANTIN, Christian; VIEIRA, Rodrigo Drumond

Neste artigo tecemos algumas contribuições sobre os processos de ensino e aprendizagem a partir de uma análise dos procedimentos de validação de argumentos em um contexto de formação inicial de professores de física. As validações observadas colocam em evidência a dominância interativa do formador e do “bom aluno” e se constituíram como hetero-validações do tipo Se. Por fim, discutimos algumas implicações dos resultados obtidos para o gerenciamento do discurso em sala de aula, inclusive a relevância que as validações dos enunciados dos licenciandos podem ter tanto na promoção de uma situação dialógica quanto simplesmente na aniquilação de todas as contraposições de idéias.

Palavras-chave: Formação de professores. Processos de ensino e aprendizagem. Argumentação. Validação de argumentos.

Downloads 1363  1363  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências. V13(2), 2008  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 (26) 27 28 29 30 31 »