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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Dificuldades da generalização das estratégias de modelação em ciências: o caso da Física e da Químic Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
GRECA, Ileana M.; SANTOS, Flávia M. T. dos

Uma revisão dos trabalhos publicados na área de ensino de Ciências, nacional e internacionalmente, revela que o ensino centrado na modelação é considerado como uma das estratégias didáticas mais efetivas para a melhoria da compreensão dos conceitos científicos. No entanto, uma analise mais detalhada revela que o que se entende por modelo ou por processo de modelação é muito amplo e desconsidera as diferenças entre as especificidades das ciências. Neste trabalho nos propomos trazer à discussão as diferenças e similaridades que têm a modelação em Física e em Química, tomando como referência as diferentes tradições explicativas que nelas surgiram principalmente nos séculos XVIII e XIX. A partir desse estudo, discutimos quais as implicações didáticas de se levar ou não em consideração estas diferenças.

Palavras-chave: Modelação química. Modelação física. Dinamicismo. Mecanicismo.

Downloads 582  582  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V10(1), 2005  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Entrevista com o conde Rumford: da teoria do calórico ao calor como uma forma de movimento Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MEDEIROS, Alexandre

Neste trabalho são apresentadas a história e a obra do conde Rumford na forma de uma entrevista construída. O objetivo central é mostrar a complexidade da teoria do calórico e o papel desempenhado por Rumford para superá-la. Algumas digressões filosóficas resgatam pontos nevrálgicos da ligação entre a história da ciência e a pedagogia da mesma.

Downloads 582  582  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 10, n. 1, 2009  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num1/a02.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Mapas conceituais como instrumento de avaliação e aprendizagem de conceitos físicos sobre mecânica d Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MARTINS, Renata Lacerda Caldas; LINHARES, Marília Paixão; REIS, Ernesto Macedo

Este trabalho apresenta resultados de uma investigação sobre mapas conceituais como instrumento de avaliação e aprendizagem de conceitos físicos segundo a Teoria da Aprendizagem Significativa. Com o apoio de um ambiente virtual adotou-se o Estudo de Caso “A Mecânica do Voo de Aviões” como estratégia didática para uma disciplina do Curso de Licenciatura em Física e outra do Ensino Médio. Em cada mapa elaborado pelos alunos as ligações entre os conceitos físicos forneceram elementos para uma avaliação qualitativa. No Ensino Médio, em cada ligação (cerca de 65%), os alunos demonstravam a compreensão sobre o voo do avião. Na Licenciatura, os mapas demonstraram também que os futuros professores sentem-se inseguros em organizar suas ideias acerca do tema (60% relacionadas), e ainda, que algumas concepções errôneas são resistentes e permanecem retidas na estrutura cognitiva, mesmo após os estudos realizados. Apesar da persistência de erros conceituais pode-se observar uma melhor compreensão do tema.

Palavras-chave: Teoria da Aprendizagem Significativa, mapas conceituais, ensino de Física.

Downloads 576  576  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. de Pesq. em Educ. em Ciênc., Vol. 9, N.  Site http://www.fae.ufmg.br/abrapec/revistas/V9N1/v9n1a3.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Simulação e modelagem computacionais no auxílio à aprendizagem significativa de conceitos básicos de Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
DORNELES, Pedro F.T.; ARAUJO, Ives S.; VEIT, Eliane A.

Neste artigo analisamos o comportamento da energia eletromagnética em circuitos do tipo RLC. Discutimos as principais dificuldades dos alunos na aprendizagem de conceitos básicos envolvidos neste tipo de circuito e apresentamos dois produtos oriundos de um trabalho de pesquisa: i) um conjunto de atividades de simulação e modelagem computacionais, propostas com o software Modellus, levando em conta tais dificuldades, com o objetivo de auxiliar o aluno a superá-las e ii) um teste sobre a compreensão de conceitos físicos envolvidos em circuitos RLC.

Palavras-chave: Simulação computacional. Modelagem computacional. Concepções alternativas. Circuitos RLC. Energia eletromagnética. Ensino de Física.

Downloads 575  575  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n.   Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Um estudo sobre a evolução das noções de estudantes sobre espaço, forma e força gravitacional do pla Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
NARDI, Roberto; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de

O presente artigo procura mostrar a evolução das noções de estudantes sobre espaço, forma e força gravitacional do planeta Terra, obtidas a partir de um estudo psicogenético anteriormente realizado sobre as ideias que evoluem para a noção de campo de força (NARDI, 1990). A análise das entrevistas clínicas, realizadas numa amostra de 45 sujeitos escolhidos aleatoriamente entre estudantes de 1º e 2º graus de São Paulo, Brasil, permitiu também comparar os dados obtidos com os trabalhos realizados por NUSSBAUM e NOVICK (1979) e apontar algumas sugestões a serem consideradas na construção de atividades de ensino sobre o tema.

Palavras-chave: Noções de estudantes. Espaço, forma e força gravitacional da Terra.

Downloads 574  574  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Investigações em Ensino de Ciências – V1(2), 1996  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Einstein e a Filosofia Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
DAHMEN, Sílvio R.

Albert Einstein teve, ao longo de sua vida, um intenso envolvimento com a Filosofia e com filósofos da ciência, fato que marcou de maneira profunda seu modo de fazer Física. Discutimos neste artigo alguns pontos basilares deste seu envolvimento e de seu texto “Física e Realidade”.

Palavras-chave: Fíısica geral. História da ciência. Filosofia da ciência.

Downloads 572  572  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, n.   Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Análise de um estilingue e espirais de caderno: Um estudo de caso Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
FERREIRA, Pablo; RINO, José Pedro

As constantes de mola de espirais de caderno e de tubos de látex foram determinadas utilizando procedimentos experimentais acessíveis à maioria dos laboratórios. Mostramos que as espirais de caderno seguem a lei de Hooke enquanto o tubo de látex tem uma força de restauração não linear com a deformação. Determinou-se a velocidade que um projétil de alguns gramas pode atingir ao ser arremessado por um estilingue feito com tubos de látex. A quantidade de movimento adquirida por pequenos projéteis arremessados desta maneira pode ser fatal.

Palavras-chave: Constante elástica. Estilingue. Lei de Hooke.

Downloads 572  572  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, n.   Site 
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Sobre as origens das definições dos produtos escalar e vetorial Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MENON, M.J.

Nos livros-texto de física e de matemática utilizados em cursos básicos universitários, as operações de multiplicação de dois vetores (produtos escalar e vetorial) são introduzidas apenas como definições, sem nenhuma referência ou discussão a respeito das razões formais e/ou motivações que levaram ao estabelecimento de tais estruturas. Neste trabalho, apresentamos uma breve revisão didática sobre as origens dessas definições, discutindo os resultados pertinentes, formais, estabelecidos por Hamilton no contexto da álgebra de quatérnions e certas "adaptações" feitas por Gibbs e Heaviside, as quais deram origem ao ramo da matemática que hoje é popularmente conhecido como "álgebra vetorial". Comentamos algumas desvantagens decorrentes dessas "adaptações", fazendo referência a outros sistemas algébricos práticos e formalmente bem fundamentados (álgebras de Grassmann e Clifford). Indicamos e comentamos alguns artigos e trabalhos, básicos e também recentes, nos quais o assunto pode ser aprofundado.

Palavras-chave: álgebra vetorial, quatérnions.

Downloads 571  571  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ensino Fís., v. 31, n. 2, 2009  Site http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n2/06.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Representações mentais dos alunos em Mecânica Clássica: três casos Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MOREIRA, Marco Antonio; LAGRECA, Maria do Carmo Baptista

Baseamos nosso estudo na Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird. Estudantes de nível universitário foram observados durante dois semestres letivos com a finalidade de determinar o tipo de representação mental que eles teriam utilizado durante o curso, quando resolviam os problemas e as questões propostas nas tarefas instrucionais. Foi também realizada uma entrevista no final do curso com o objetivo de encontrar elementos adicionais que nos permitissem inferir modelos mentais sobre conceitos físicos usados pelos estudantes na elaboração de suas respostas. Os resultados desta pesquisa sugerem a importância dos modelos mentais na compreensão e uso dos conceitos físicos. Parece que quanto mais “elaborados” os modelos mentais, mais facilmente os alunos podem compreender situações e contextos distintos daqueles trabalhados em aula. Este trabalho complementa outro no qual apresentamos as categorias as quais chegamos: proposicionalistas, modelizadores proposicionalistas e modelizadores imagísticos. Cada caso que aqui relatamos ilustra detalhadamente uma destas categorias.

Palavras-chave: Modelos mentais. Representações mentais. Conceitos físicos.

Downloads 570  570  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V3(2), 1998  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Sustentação aerodinâmica: denunciando os erros do mecanismo físico Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Pedro Magalhães

Ao arrepio de concepções porventura “clássicas”, o objetivo deste artigo é apresentar uma argumentação válida que explique, clara e convenientemente, o mecanismo da sustentação aerodinâmica. Pretende-se, assim, dirimir interpretações, outrora apresentadas em textos de física, que não fazem sentido quando aplicadas ao fenômeno aerodinâmico, tanto as que por tradição se baseiam em Bernoulli, quanto as que buscam seus fundamentos em Newton.

Downloads 569  569  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma A Física na Escola, Vol. 10, n. 1, 2009  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num1/a08.pdf
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