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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Física moderna no ensino médio: o que dizem os professores Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Fabio Ferreira de; VIANNA, Deise Miranda; GERBASSI, Reuber Scofano

O ensino de física no nível médio não tem acompanhado os avanços tecnológicos ocorridos nas duas últimas décadas e tem se mostrado cada vez mais distante da realidade dos alunos. O currículo obsoleto, desatualizado e descontextualizado representa um problema tanto para os professores quanto para os estudantes e torna a prática pedagógica, que normalmente se resume ao quadro de giz, monótona e desinteressante para os atores envolvidos nesse processo. Nesse sentido, pesquisas estão sendo realizadas a fim de desenvolver estratégias que possam promover a motivação e o diálogo nas aulas de ciências , especificamente nas de física. Uma das vertentes que tem se destacado é a introdução de tópicos de física moderna (FM) na grade curricular do ensino médio (EM).

Esse trabalho tem por objetivo apresentar o resultado de uma pesquisa realizada com professores de física que atuam no ensino público e privado sobre a introdução de topicos de FM no EM. Com base nos resultados da pesquisa elaboramos uma proposta metodológica para ensinar raios-X com ênfase em Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e submetemos o texto à validação dos pares, obtendo um resultado bastante satisfatório em termos de aceitação e disponibilidade para utilização desse material.

Palavras-chave: Ensino de física. Física moderna.

Downloads 2015  2015  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n.   Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Fotografando estrelas com uma câmera digital Popular Versão: pdf
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
OURIQUE, Pedro Antônio; GIOVANNINI, Odilon; CATELLI, Francisco

Diversas possibilidades de uso da câmera fotográfica digital no ensino de astronomia são apresentadas neste trabalho. As técnicas aqui descritas envolvem recursos acessíveis e de baixo custo quando comparados com equipamentos profissionais que são usados para este fim. Na primeira parte do trabalho são apresentadas configurações da câmera que permitem obter imagens do céu noturno; na segunda parte são descritas estratégias didáticas de ensino de astronomia por meio destas imagens.

Palavras-chave: ensino de astronomia, câmera digital, identificação de constelações, cor das estrelas, determinação do polo celeste sul, movimento dos planetas.

Downloads 429  429  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n.   Site http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice1.php?vol=32&num=1
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Interpretações da Teoria Quântica e as Concepções dos Alunos do Curso de Física Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
MONTENEGRO, Roberto Luiz; UNUIOR, Osvaldo Pessoa

Este artigo investiga as interpretações “privadas” que os alunos de Mecânica Quântica desenvolvem a respeito desta teoria. Através de questionários, analisamos suas concepções sobre o experimento da dupla fenda, princípio de incerteza, estado quântico, retrodição e postulado da projeção. Correlacionando as respostas de cada aluno, constatamos que diferentes interpretações privadas são frequentemente usadas para analisar diferentes problemas. Outras conclusões sobre os processos cognitivos dos alunos são também obtidas.

Palavras-chave: Ensino de Mecânica Quântica. Pesquisa em ensino de Física. Interpretações da Mecânica Quântica.

Downloads 603  603  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V7(2), 2002  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Laboratório didático de Física a partir de uma perspectiva kuhniana Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
ARRUDA, Sergio de Mello; SILVA, Marcos Rodrigues da; LABURU, Carlos Eduardo

Os estudos atuais sobre o laboratório didático de Física têm se fundamentado na utilização do método hipotético-dedutivo, propondo o desenvolvimento das atividades experimentais como um processo de investigação, o que revela a sua inspiração popperiana. Nesse trabalho, a partir de uma discussão sobre as diferentes possibilidades de entender as relações entre a teoria e o experimento, propomos, baseados nas ideias de Thomas Kuhn, complementadas pelo pensamento de van Fraassen, uma nova orientação para o laboratório de Física, concebendo-o, não como uma verificação ou falseamento de hipóteses, mas como um processo de adaptação entre a teoria e o experimento.

Palavras-chave: Filosofia da ciência. Relação teoria-experimento. Laboratório didático de física.

Downloads 587  587  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V6(1), 2001  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Levitação eletrodinâmica: o ensino de Física, baseado no enfoque CTS, na discussão para melhoria da  Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
PAULA, Anderson Gomes de; VIANNA, Deise Miranda

Este artigo aborda parte do conteúdo do magnetismo para o ensino médio com ênfase em ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Em particular será tratado o fenômeno da levitação eletrodinâmica que fundamentado na indução magnética fornecerá suporte científico necessário para a compreensão de tecnologias correlatas. A motivação desta proposta é a poluição do ar causada pela utilização de algumas tecnologias, como, por exemplo, os motores a explosão utilizados nos meios de transporte. Com a orientação do professor de física, propõe-se que os alunos correlacionem as várias causas da poluição do ar, com ênfase nas originadas pelos meios de transporte, possibilitando a discussão sobre a tecnologia de trens de levitação.

Downloads 2058  2058  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 8, n. 1, 2007  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Ludião versus princípio do submarino Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
JESUS, V.L.B. de; MARLASCA, C.; TENÓRIO, A.

O mergulhador cartesiano, ou ludião, é um aparato simples frequentemente apresentado em feiras de ciências. É utilizado para ilustrar os princípios hidrostáticos de Pascal e de Arquimedes. Todavia, a simplicidade do aparato induz uma sobre-simplificação da descrição do experimento. Mesmo alguns livros didáticos fornecem explicações incompletas. Outro engano comum é a associação do mergulhador cartesiano com submarinos. O ludião é muito semelhante a outro tipo de equipamento subaquático, muito mais antigo que os submarinos, os sinos de mergulho. Neste trabalho, os aspectos práticos e a descrição teórica do experimento são abordados em detalhes.

Palavras-chave: Submarino. Pressão. Princípio de Pascal. Princípio de Arquimedes.

Downloads 2106  2106  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n.   Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Modelagem Matemática no Ensino de Física: recursos didático-pedagógicos Popular Versão: pdf
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de; SANTO, Adilson Oliveira do Espírito

Nosso objetivo é pontuar alguns recursos didático-pedagógicos comumente utilizados na modelagem matemática no contexto do ensino de Física. Para isso, fizemos pesquisa bibliográfica em sites de revistas eletrônicas e em anais de congressos sobre o tema. O resultado mostrou que o processo de modelagem matemática aplicado ao ensino de Física vem sendo realizado predominantemente fazendo uso de três recursos didático-pedagógicos: por meio de problemas contextualizados, por meio de simulação computacional e por meio de experimentação.

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Ensino de Física. Recursos didático-pedagógicos.

Downloads 3371  3371  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VII Encontro Paranaense de Educação Matemática - E  Site 
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Mudanças no conceito de voo na primeira década do século XX: O trabalho pioneiro de Santos Dumont Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
BARROS, Henrique Lins de; BARROS, Mauro Lins de

O início do século XX foi o palco da realização de um dos mais antigos sonhos do homem: voar. Santos Dumont voou como os antigos gregos acreditavam que Ícaro voara: livre, controlando sua direção. Neste artigo comentamos os passos e as inovações introduzidas por Santos Dumont em sua caminhada para conquistar os céus.

Downloads 1593  1593  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 7, n. 2, 2006  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Modelagem computacional da propagação de ondas superficiais no oceano: um subsídio para a compreensã Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
MEIRELLES, Saulo; VIOLANTE-CARVALHO, Nelson

Este artigo discute como as transformações sofridas pelas ondas aquáticas ao se aproximarem de águas rasas podem auxiliar o entendimento dos principais fenômenos estudados na óptica. A partir de alguns conceitos comuns a todos os fenômenos ondulatórios, é possível conhecer o comportamento das ondas na superfície de corpos d’água conforme elas se encaminham para menores profundidades, como as ondas que se aproximam de uma praia. Tornou-se possível, dessa forma, traçar um paralelo entre as ondas luminosas e as ondas aquáticas. A modelagem computacional mostrou-se uma importante ferramenta para a construção de casos idealizados, facilitando a visualização dos resultados.

Palavras-chave: Ondas aquáticas. Ondas luminosas. Modelagem computacional.

Downloads 1794  1794  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n.   Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Natureza da ciência numa sequência didática: Aristóteles, Galileu e o movimento relativo Popular Versão: pdf
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
SILVEIRA, Alessandro Frederico da; ATAÍDE, Ana Raquel Pereira de; SILVA, Ana Paula Bispo da; FREIRE, Morgana Lígia de Farias

Muitas pesquisas em Ensino de Física nos últimos anos têm apontado a inclusão da História e Filosofia da Ciência (HFC) como uma possibilidade para ensinar ciência e sobre ciência. De acordo com estas pesquisas, HFC pode melhorar a compreensão da ciência como uma atividade humana e facilitar a aprendizagem de conceitos científicos. Neste trabalho buscamos atingir esses dois objetivos, através de um episódio histórico sobre o movimento relativo. Elaboramos uma sequência didática usando atividades como leitura, elaboração de cartazes e encenação que envolveram tanto a parte conceitual quanto histórica sobre movimento relativo. As atividades desenvolvidas nesta sequência didática permitiram explorar alguns aspectos da natureza da ciência e também mostrar aos alunos que a Física possui mudanças de paradigmas. As discussões sobre as ideias de Aristóteles e Galileu sobre o movimento relativo serviram para mostrar que os conceitos devem ser analisados dentro de uma concepção de mundo. De forma geral, os alunos aprovaram as atividades baseadas numa abordagem histórica e adquiriram uma nova visão sobre a evolução dos conceitos da física.

Palavras-chave: ensino de física, natureza da ciência, história e filosofia da ciência, movimento relativo.

Downloads 3495  3495  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Experiências em Ensino de Ciências – V. 5, N. 1, 2  Site http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID96/v5_n1_a2010.doc
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