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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Pernilongo? Elimine esse zumbido da sua vida: A aprendizagem de ondas sonoras por meio das novas tec Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
DIOGOT, Rodrigo Claudino; GOBARA, Shirley Takeco.

Este trabalho apresenta as análises preliminares de uma pesquisa de campo em que as tecnologias da informação e comunicação foram utilizadas como recurso educacional para o ensino introdutório da Física do Som. O objetivo foi verificar se a sequência elaborada na forma de desafios facilita a aprendizagem de conceitos em Física. O material foi desenvolvido tendo como base a teoria da aprendizagem significativa. Este artigo traz a análise de apenas um dos desafios, intitulado “O Pernilongo e os sons” que foi testado pelo grupo experimental. Os resultados sugerem que o desafio testado favorece a aprendizagem e a construção do conhecimento pelo aluno, e que as tecnologias da informação e comunicação podem ser consideradas como mais um recurso a ser utilizado pelo professor para favorecer a aprendizagem de seus alunos.

Palavras-chave: Ensino de Física. Ondas sonoras. Desafios. Computador no ensino de Física.

Downloads 917  917  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cinted - V. 5 No 2, Dezembro, 2007  Site 
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Articulações entre o Enfoque CTS e a Pedagogia de Paulo Freire como Base para o Ensino de Ciências Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
TEXTO EM PORTUGUÊS

NASCIMENTO, Tatiana Galieta; LINSINGEN, Irlan von
Resumen: En este artículo se presentan unas relaciones teóricas entre el enfoque CTS y la filosofía educacional de Paulo Freire. Se explotan tres puntos de convergencia que por supuesto no agotan las posibilidades de articulación entre estas frentes pedagógicas y que no se quedan cerradas en sí mismas sino que dialogan entre sí. Son ellos: (i) el abordaje temática y la selección de los contenidos y materiales didácticos; (ii) la perspectiva interdisciplinar del trabajo pedagógico y el papel de la formación del profesorado; (iii) el papel del educador en el proceso de la enseñanza y aprendizaje, y en la formación para el ejercicio de la ciudadanía. Tenemos en cuenta que la articulacción de estas proposiciones educacionales es una ganancia para los dos: para el enfoque CTS por conferirle una base educacional sólida y coherente (no siempre explícita en el enfoque CTS) y, a la vez, para la pedagogía y método Paulo Freire (y sus desdoblamientos en la enseñanza de las ciencias) por hacer oportuno el abordaje de temas actuales de dimensión social, política y económica, en particular en el ámbito de la enseñanza de la ciencia y la tecnología.

Palabras clave: CTS. Educación progresista de Paulo Freire. enseñanza de las ciencias. Educación científico-tecnológica. Ciudadanía.

Downloads 715  715  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Convergencia, núm. 42, septiembre-diciembre 2006  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Discutindo Modelos de Visão Utilizando a História da Ciência Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SILVA, Boniek Venceslau da Cruz
Embora perguntar o porquê enxergamos um objeto venha a nos parecer uma pergunta tão trivial, em determinadas situações é bastante comum as explicações advindas do público escolarizada ou não serem totalmente contraditórios a explicação científica atual. Em alguns casos, as respostas dadas, por exemplo, em sala de aula, são encaradas como erros grosseiros, sendo repelidos e rechaçados pelos professores de ciências. O objetivo deste trabalho é mostrar que, em muitas situações, existe uma correlação entre os erros apresentados pelos alunos em sala de aula com modelos desenvolvidos por cientistas em épocas passadas. Portanto, ciente desta correlação, o docente poderá desenvolver práticas que aproximem às respostas dos alunos a explicação científica atual. Objetivamos mostrar uma possibilidade de se trabalhar um conceito científico bastante discutido, tomando como ponto de partida a vivência dos alunos.

Palavras-chave: História da Ciência. Óptica. Modelos de visão. Ensino de Física.

Downloads 487  487  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Holos, Ano 25, Vol. 3 - 2009  Site http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/index
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Calor e temperatura e suas explicações por intermédio de um enfoque histórico Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
CINDRA, José Lourenço; TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl. Calor e temperatura e suas explicações por intermédio de um enfoque histórico. In: MARTINS, R. A.; MARTINS, L. A. C., P.; SILVA, C. C.; FERREIRA, J. M. H. (eds.). Filosofia e história da ciência no Cone Sul: 3o Encontro. Campinas: AFHIC, 2004. Pp. 240-248. (ISBN 85-904198-1-9)

No presente trabalho procuramos discutir a categorização das explicações realizadas por Halbwachs relacionando-a com o desenvolvimento histórico dos conceitos de calor e temperatura. Identificamos e discutimos as explicações homogênea, heterogênea e batígena no contexto histórico destes conceitos. Verificamos que as explicações utilizadas pelos cientistas para formularem teorias do calor e da temperatura, de modo geral, refletem os tipos de explicações indicadas por Halbwachs. Constatamos, por exemplo, que o conceito de temperatura, que no início ainda não havia se separado do conceito de calor, foi aos poucos se estabelecendo como uma grandeza física fenomenológica. Uma espécie de explicação homogênea era suficiente para conceituá-la, e o mesmo pode ser dito no que tange ao conceito de calor. Posteriormente, à medida em que houve um aprofundamento na compreensão dos fenômenos térmicos, todo o enfoque conceitual da questão caminhou no sentido de uma explicação mais profunda, por isso, podemos afirmar que os cientistas passaram a fazer uso de explicações batígenas para o de temperatura. A grandeza entropia, que inicialmente foi introduzida por Clausius como uma grandeza fenomenológica, aceitava também explicação homogênea. Contudo, no enfoque de Boltzmann, que procurou dar um tratamento estatístico para a entropia, houve a introdução de uma explicação batígena.

Downloads 1775  1775  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Calor e Temperatura no Ensino Fundamental: relações entre o ensino e a aprendizagem numa perspectiva Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
AGUIAR JR., Orlando
Nesse trabalho, iremos examinar, em caráter exploratório e preliminar, as possibilidades e contribuições de um Modelo de Ensino como instrumento auxiliar ao planejamento, desenvolvimento e avaliação de propostas de ensino de ciências, voltados para a promoção de mudanças cognitivas. Para isso, serão descritos os instrumentos utilizados no planejamento de um curso introdutório de Calor e Temperatura junto a alunos/as de 8ª série do ensino fundamental, e analisados seus resultados. O Modelo proposto procura estabelecer patamares pedagógicos concebidos a partir das tríades sucessivas que marcam a evolução do conhecimento causal em termos intra, inter e trans-objetais (Piaget e Garcia, 1987). A avaliação dos resultados do trabalho, a partir da análise dos materiais escritos produzidos pelos estudantes ao longo do processo, nos levam a afirmar a complexidade intrínseca da aprendizagem humana, entendendo por complexidade fenômenos históricos, irreversíveis, imprevisíveis e indeterminados (Prigogine e Stengers 1997/1984). Concluímos com reflexões acerca do alcance das mudanças efetivadas no ensino de ciências e da improcedência de uma leitura linear de seus resultados. A análise do modelo será conduzida em termos do ensino, da aprendizagem e, sobretudo, das relações entre ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Calor e temperatura. Ensino e aprendizagem. Modelo de ensino.

Downloads 676  676  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V4(1), pp. 7  Site 
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Calor e Temperatura: que noção têm os alunos universitários desses conceitos? Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
CALDEIDA, Maria Helena; MARTINS, Décio R.

Gaz. Fis., Vol. 13, Fasc. 2, 1990.

Downloads 5441  5441  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Gaz. Fis., Vol. 13, Fasc. 2, 1990.  Site 
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O Conceito de Calor nos Livros de Ciências Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
AXT, Rolando; BRÜCKMANN, Magale Elisa

Cad. Cat. Ens. Fis., Florianópolis, 6 (2): 128-142, ago. 1989

Downloads 1785  1785  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Cat. Ens. Fis., Florianópolis, 6 (2): 128-142  Site 
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Ensino de Conceitos Físicos de Termologia para Alunos com Deficiência Visual: dificuldades e alterna Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
CAMARGO, Eder Pires de; NARDI, Roberto

Relatamos aqui resultados parciais de um estudo que analisou o desempenho de futuros professores quando, durante o desenvolvimento de uma disciplina de Prática de Ensino de Física, foram solicitados a planejar, elaborar e ministrar, em situações reais de sala de aula, tópicos de ensino de termologia a uma turma de estudantes, dentre os quais se incluíam alunos com deficiência visual. Os dados coletados mostram que as principais dificuldades apresentadas pelos futuros professores referem-se à abordagem do conhecer fenômenos físicos como dependente do ver. Por outro lado, como alternativas, os futuros professores mostraram criatividade em superar atitudes passivas relativas à problemática educacional considerada e a elaboração de estratégias metodológicas destituídas da relação conhecer/ver.

Palavras-chave: Educação. Educação especial. Meios de ensino. Deficiência visual.

Downloads 521  521  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, Mai.-Ago. 2006, v.12  Site 
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Concepções de calor e temperatura de alunos cegos Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
SANTOS, Máira Costa; SILVA, Fabiana Fernandes da; BARBOSA-LIMA, Maria da Conceição

Inicia-se este artigo comentando sobre a tradição de pesquisa de mudança conceitual e sua modificação positiva para a evolução conceitual, baseada no perfil epistemológico bachelardiano, atualmente estudada. Comentamos a obrigatoriedade da inclusão de alunos portadores de deficiências visuais em classes regulares e do conhecimento que o professor de física deve adquirir para trabalhar com estes estudantes. Por este motivo julga-se necessário estudar as concepções espontâneas que trazem alunos cegos, recentemente matriculados em escolas regulares, por força de Lei, para as salas de aula . Um problema ainda enfrentado é quanto à capacidade e possibilidade de pessoas cegas aprenderem a física. Problema este que foi respondido através de exemplos de cientistas deficientes visuais que muito contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento da ciência . Este trabalho, realizado em um colégio federal do Rio de Janeiro com quatro estudantes do ensino médio, portadores de deficiência visual severa (cegueira), sobre os conceitos de calor e temperatura . Um deles, matriculado no primeiro ano e os demais inscritos no segundo ano do ensino médio, teve como objetivo conhecer suas concepções espontâneas e compará-las com as de estudantes que enxergam. Os quatro alunos foram submetidos a uma entrevista semi-estruturada, aplicada em seu colégio na sala de Educação Especial, um por vez. Conclui-se, como esperado, que os alunos cegos estudados apresentam os mesmos conceitos encontrados na literatura que estuda alunos videntes. Influenciam-se pela linguagem cotidiana, usam calor e temperatura como sinônimos e calor é sempre relacionado a algo de temperatura elevada. Sendo assim, apesar de haver a necessidade de adaptações e metodologias próprias estes sujeitos são tão aptos para a aprendizagem de física que quaisquer outros.

Palavras-chave: Deficiente visual. Calor e temperatura. Ensino médio. Concepções espontâneas.

Downloads 1180  1180  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF  Site 
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uma descrição da forma do pensamento dos alunos em sala de aula Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
LABURU, Carlos Eduardo; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de.

Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 17, no 3, setembro, 1995

Downloads 942  942  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 17, n  Site 
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