Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uso das experiências de cátedra no ensino de Física Popular Versão: pdf
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
ARRIGONI, Giovanni Maria

Neste trabalho relatam-se os resultados de uma investigação sobre a aplicação de pequenas experiências de cátedra, realizadas durante aulas teóricas na área da óptica. O objetivo da investigação foi o de avaliar a possibilidade de inclusão dessas pequenas experiências no currículo da disciplina, o seu valor, considerando a existência de aulas de laboratório didático, o valor de utilizar tempo alocado para essas experiências, e o valor dessas experiências relacionado à melhoria do processo de aprendizagem dos alunos. A relação entre ensino teórico e experimentação nas áreas da Física foi considerada, concluindo que existe uma forte ligação intelectual entre as duas fases, e que nem sempre estas são realizadas em uníssono temporal ou sequencialmente. O resultado dessa primeira fase foi a necessidade de um apoio integrado e experimental durante o ensino da teoria. Dessa forma, os alunos compreendem a teoria de forma mais fácil e também a estrutura da aula resulta mais agradável. Na segunda fase do inquérito, as reações dos alunos foram observadas durante a aplicação dos experimentos nas aulas. Também foi avaliado o desempenho dos alunos na resolução de exercícios e desenvolvimento de uma compreensão dos fenômenos físicos descritos nos experimentos. A investigação foi completada com a aplicação de um questionário referente ao nível de satisfação dos estudantes, o efeito das experiências na compreensão dos tópicos e sugestões de melhoria dos experimentos. Em geral, os alunos responderam com entusiasmo à aplicação dos experimentos e indicaram uma melhora do seu processo de aprendizagem, o que ficou comprovado na resolução de exercícios e compreensão da teoria, através da melhoria das notas dos alunos nas turmas nas quais as experiências foram aplicadas.

Palavras-chave: Experiências de Cátedra. Física. Ótica. Ensino aprendizagem.


Downloads 601  601  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Periódicos - UFSC  Site http://www.periodicos.ufsc.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Interpretações da Teoria Quântica e as Concepções dos Alunos do Curso de Física Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
MONTENEGRO, Roberto Luiz; UNUIOR, Osvaldo Pessoa

Este artigo investiga as interpretações “privadas” que os alunos de Mecânica Quântica desenvolvem a respeito desta teoria. Através de questionários, analisamos suas concepções sobre o experimento da dupla fenda, princípio de incerteza, estado quântico, retrodição e postulado da projeção. Correlacionando as respostas de cada aluno, constatamos que diferentes interpretações privadas são frequentemente usadas para analisar diferentes problemas. Outras conclusões sobre os processos cognitivos dos alunos são também obtidas.

Palavras-chave: Ensino de Mecânica Quântica. Pesquisa em ensino de Física. Interpretações da Mecânica Quântica.

Downloads 598  598  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V7(2), 2002  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A interpretação física de um golpe do karatê: o Gyaku-zuki Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SANTIAGO, Rosana B.; MARTINS, José Carlos

No intuito de apresentar propostas alternativas a abordagens metodológicas para o ensino de física, nesse artigo propomos trabalhar com a interdisciplinaridade da física dos esportes. Desenvolvemos um modelo físico para calcular o valor da força final que atinge o alvo quando o golpe do karatê chamado Gyaku-zuki é aplicado. Este golpe usa o quadril, o braço e punho, resultando num movimento parecido com um soco.

Downloads 597  597  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 10, n. 2, 2009  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num2/a06.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!E assim se fez o quantum... Popular Versão: 
Atualização:  24/1/2013
Descrição:
FELDENS, Bruno; DIAS, Maria Cardoso; SOARES, Penha e Machado; SANTOS, Wilma.

Neste trabalho, é apresentada a história do nascimento do conceito de quantum de energia, por Max Planck.
Palavras-chave: quantum de energia, distribuição de Planck, história da física.

Downloads 593  593  Tamanho do arquivo 461 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!As cores da lua cheia Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SILVEIRA, Fernando Lang da; SARAIVA, Maria de Fátima Oliveira

A lua cheia muda de cor conforme se eleva no céu. No nascente presenta-se amarelada e depois, quando já se encontra elevada no céu, é branca. Durante um eclipse total, a Lua pode se apresentar com uma variedade de cores entre marrom e amarelo. Discutimos as razões pelas quais a lua cheia exibe cores variadas.

Downloads 591  591  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 9, n. 2, 2008  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol9/Num2/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Objetos de aprendizagem no ensino de física: usando simulações do PhET Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
ARANTES, Alessandra Riposati; MIRANDA, Márcio Santos; STUDART, Nelson

O artigo aborda uma ampla classe de recursos instrucionais chamados Objetos de Aprendizagem, que se encontram disponíveis em repositórios na Internet. São essencialmente recursos digitais em diferentes formatos: áudio, vídeo, animação e simulação computacional com certas características específicas no processo de ensino e aprendizagem. Em particular, é proposto o uso das simulações interativas do projeto Physics Educacional Technology (PhET) da Universidade do Colorado.

Palavras-chave: Prática docente. Objetos de Aprendizagem. PhET.

Downloads 587  587  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 11, n. 1, 2010  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol11/Num1/a08.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Partículas e Interações Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
MOREIRA, Marco Antonio

Este artigo apresenta um sumário das partículas elementares e das interações fundamentais, segundo o Modelo Padrão. Na sequência, são apresentados dois mapas conceituais, um para partículas e outro para interações, que esquematizam conceitualmente esse modelo.

Downloads 586  586  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 5, n. 2, 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Concepções de Professores de Física sobre Resolução de Problemas e o Ensino da Física Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
SOUZA, Célia Maria Soares Gomes de; FÁVERO, Maria Helena

Neste trabalho tentamos desvendar concepções de professores de Física sobre a relação entre a resolução de problemas (RP) e o ensino da Física. Os professores foram submetidos à uma entrevista semi-estruturada que continha, dentre outros, os seguintes eixos básicos: o papel da resolução de problemas na aprendizagem em Física e a função do professor no desenvolvimento do processo de resolução de problemas em sala de aula. A análise das entrevistas indica que, de maneira geral, apesar de aparentarem ter uma ideia clara do seu papel mediador no processo de RP em sala de aula, os professores parecem não ter uma ideia igualmente clara do papel da RP no ensino da Física.

Palavras-chave: Concepções de professores. Resolução de problemas. Ensino de Física.

Downloads 585  585  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Abrapec, v. 3, n. 1, 2003  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A invenção do conceito de quantum de energia segundo Planck Popular Versão: 
Atualização:  15/8/2012
Descrição:
Studart, Nelson

Há cem anos, a ideia do quantum provocou uma revolução na ciência e a busca de uma nova base conceitual para a física, como enfatizou Einstein. Neste artigo discuto os aspectos essenciais de Planck de 1900 sobre a radiação de corpo negro e a hipótese de quantização de energia.

Palavras-chave: radiação de corpo negro; quantização de energia

Downloads 583  583  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Laboratório didático de Física a partir de uma perspectiva kuhniana Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
ARRUDA, Sergio de Mello; SILVA, Marcos Rodrigues da; LABURU, Carlos Eduardo

Os estudos atuais sobre o laboratório didático de Física têm se fundamentado na utilização do método hipotético-dedutivo, propondo o desenvolvimento das atividades experimentais como um processo de investigação, o que revela a sua inspiração popperiana. Nesse trabalho, a partir de uma discussão sobre as diferentes possibilidades de entender as relações entre a teoria e o experimento, propomos, baseados nas ideias de Thomas Kuhn, complementadas pelo pensamento de van Fraassen, uma nova orientação para o laboratório de Física, concebendo-o, não como uma verificação ou falseamento de hipóteses, mas como um processo de adaptação entre a teoria e o experimento.

Palavras-chave: Filosofia da ciência. Relação teoria-experimento. Laboratório didático de física.

Downloads 583  583  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V6(1), 2001  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 (25) 26 27 28 29 30 31 »