Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (antigos listados primeiro)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Cinemática relativística: paradoxo dos gêmeos Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
FALCIANO, F. T.

O paradoxo dos gêmeos foi formulado há quase 100 anos atrás, mas ainda hoje é um dos meios mais eficazes para compreendermos a essência da dependência no estado de movimento do observador das noções espaço e de tempo. Nesta releitura abordamos o paradoxo dos gêmeos em sua formulação convencional salientando os seus pontos chaves e uma versão modificada onde consideraremos um universo com dimensões espaciais compactificadas. Neste último caso é possível fazer com que os gêmeos se reencontrem sem que nenhum deles sofra nenhuma aceleração, retirando assim a assimetria que convencionalmente é atribuida à resolução do paradoxo. Em seguida aproveitamos para analisar qual o verdadeiro papel da aceleração e concluímos com uma reflexão sobre a sincronização de relógios e com a relevância dos verdadeiros observáveis em relatividade restrita.

Palavras-chave: Epistemologia relativística. Cinemática relativística.

Downloads 2434  2434  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., 2007, vol.29, no.1, p.19-24  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Concepções de calor e temperatura de alunos cegos Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
SANTOS, Máira Costa; SILVA, Fabiana Fernandes da; BARBOSA-LIMA, Maria da Conceição

Inicia-se este artigo comentando sobre a tradição de pesquisa de mudança conceitual e sua modificação positiva para a evolução conceitual, baseada no perfil epistemológico bachelardiano, atualmente estudada. Comentamos a obrigatoriedade da inclusão de alunos portadores de deficiências visuais em classes regulares e do conhecimento que o professor de física deve adquirir para trabalhar com estes estudantes. Por este motivo julga-se necessário estudar as concepções espontâneas que trazem alunos cegos, recentemente matriculados em escolas regulares, por força de Lei, para as salas de aula . Um problema ainda enfrentado é quanto à capacidade e possibilidade de pessoas cegas aprenderem a física. Problema este que foi respondido através de exemplos de cientistas deficientes visuais que muito contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento da ciência . Este trabalho, realizado em um colégio federal do Rio de Janeiro com quatro estudantes do ensino médio, portadores de deficiência visual severa (cegueira), sobre os conceitos de calor e temperatura . Um deles, matriculado no primeiro ano e os demais inscritos no segundo ano do ensino médio, teve como objetivo conhecer suas concepções espontâneas e compará-las com as de estudantes que enxergam. Os quatro alunos foram submetidos a uma entrevista semi-estruturada, aplicada em seu colégio na sala de Educação Especial, um por vez. Conclui-se, como esperado, que os alunos cegos estudados apresentam os mesmos conceitos encontrados na literatura que estuda alunos videntes. Influenciam-se pela linguagem cotidiana, usam calor e temperatura como sinônimos e calor é sempre relacionado a algo de temperatura elevada. Sendo assim, apesar de haver a necessidade de adaptações e metodologias próprias estes sujeitos são tão aptos para a aprendizagem de física que quaisquer outros.

Palavras-chave: Deficiente visual. Calor e temperatura. Ensino médio. Concepções espontâneas.

Downloads 1186  1186  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Concepções de Professores de Física sobre Resolução de Problemas e o Ensino da Física Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
SOUZA, Célia Maria Soares Gomes de; FÁVERO, Maria Helena

Neste trabalho tentamos desvendar concepções de professores de Física sobre a relação entre a resolução de problemas (RP) e o ensino da Física. Os professores foram submetidos à uma entrevista semi-estruturada que continha, dentre outros, os seguintes eixos básicos: o papel da resolução de problemas na aprendizagem em Física e a função do professor no desenvolvimento do processo de resolução de problemas em sala de aula. A análise das entrevistas indica que, de maneira geral, apesar de aparentarem ter uma ideia clara do seu papel mediador no processo de RP em sala de aula, os professores parecem não ter uma ideia igualmente clara do papel da RP no ensino da Física.

Palavras-chave: Concepções de professores. Resolução de problemas. Ensino de Física.

Downloads 593  593  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Abrapec, v. 3, n. 1, 2003  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Concepções teórico-metodológicas no laboratório didático de Física Popular Versão: pdf
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
ROSA, Cleci Werner da

O presente texto consiste na reflexão acerca do processo ensino-aprendizagem da Física no âmbito das atividades práticas/experimentais desenvolvidas em laboratório didático nos cursos de graduação da Universidade de Passo Fundo. O objetivo principal consiste em elucidar as concepções teórico-metodológicas dos professores de Física desta instituição que utilizam aulas práticas/experimentais na sua ação docente. Fundamenta-se tal estudo na perspectiva dos processos cognoscitivos de aprendizagem, no processo de transposição didática e na identificação do laboratório em questão frente aos tipos de laboratório e às abordagens dadas no ensino de Física experimental do Brasil. A investigação decorre de entrevistas semi-estruturadas cujos dados coletados apontaram que o grupo de professores investigado atribui significativa importância às aulas práticas/experimentais e que tais atividades têm possibilitado a apropriação dos conceitos e fenômenos físicos.

Palavras-Chave: Ensino Experimental, Ensino Superior, Ensino de física, Metodologia de Ensino

Downloads 832  832  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Portal FAE  Site http://www.portal.fae.ufmg.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Condições de Produção no Funcionamento da Leitura na Educação em Física  Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
ALMEIDA, Maria José P. M. de; SILVA, Henrique César da; MACHADO, José Luís Michinel

São apresentados aspectos do funcionamento da leitura em aulas de física, a partir de estudos nos quais o desafio foi se pensar a mediação do texto como meio privilegiado para que, cada vez mais, indivíduos tenham maior acesso à cultura científica, entendida como compreensão da própria ciência, seus modos de produção e suas relações com a sociedade e a tecnologia. É analisada a leitura em situações de ensino, na escola média e na universidade; o principal suporte dos estudos é a análise de discurso na linha francesa, como tem sido divulgada por M. Pêcheux e E. Orlandi, com destaque para as condições de produção da leitura; aspectos como memória e ideologia possibilitam a superação de uma visão apenas instrumental dessa atividade e permitem identificar deslocamentos em relação ao funcionamento da leitura e aos conhecimentos dos estudantes relativos ao saber científico.

Downloads 766  766  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Abrapec, v. 1, n. 1, 2001  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Construção de um gerador eletrostático gotejante: chuva elétrica de Kelvin Popular Versão: pdf
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
CAMILLO, J.; ASSIS, A.K.T.

Construímos um gerador eletrostático gotejante de Kelvin que funciona através de uma queda de gotas de água eletrizadas. Ele chega a gerar descargas elétricas causadas por diferenças de potencial da ordem de milhares de volts. Este instrumento é razoavelmente simples e barato de ser construído. Com ele podem ser explorados em sala de aula diversos aspectos relacionados com a eletrostática.

Downloads 1036  1036  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 9, n. 1, 2008  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Construção do conceito de ‘momento de uma força’ a partir de experimentos relacionados ao cotidiano Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
FERREIRA, Raphael de Carvalho; SANTOS, Wilma Machado Soares; DIAS, Penha Maria Cardoso

Nas escolas, nas quais o enfoque de ensino é o tradicional, poucos estudantes desenvolvem uma razoável capacidade de abstração; como consequência, uma boa parte deles apresenta dificuldade em acompanhar certos tópicos dos cursos de física, mesmo no nível do ensino médio. A utilização de experimentos e animações é potencial aliada na exposição de fenômenos, pois exibem uma manifestação do caso abstrato que se deseja transmitir ao aluno.

Downloads 1642  1642  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 9, n. 1, 2008  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!De Corpo Inteiro e Viva, a Física Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
MENEZES, Luis Carlos de

A Física está presente a cada momento, do nosso dia a dia; basta saber enxergá-la nos mais banais acontecimentos e situações. Desempenhando tal habilidade, o professor certamente poderá passar aos alunos a percepção não limita-se a apenas um amontoado de equações que devem ser decoradas.

Downloads 1509  1509  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 1, 2005  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Demonstre em Aula: imagens dentro de lâmpadas Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
CATELLI, Francisco; REIS, Carine dos

Ao manusear uma lâmpada incandescente transparente (desligada), um estudante observa imagens brilhantes dentro dela. De onde elas surgem? Uma análise mais cuidadosa leva a uma resposta curiosa: a parte inferior da lâmpada funciona como um espelho côncavo e a parte superior, como um espelho convexo. Neste artigo, além de demonstrar experimentalmente a resposta acima, o professor tira proveito desse dispositivo simples para tornar o estudo da óptica geométrica (espelhos côncavos e convexos) mais atraente e provocante.

Palavras-chave: Laboratório de Física. Óptica geométrica. Espelhos esféricos.

Downloads 1060  1060  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21, n. 1, 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Desenvolvimento Histórico da Dinâmica: Referente para a Evolução das Concepções dos Estudantes sobre Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
HARRES, João Batista Siqueira

Tomando como referência o desenvolvimento histórico da dinâmica, realiza-se um contraste entre uma escala evolutiva das concepções de estudantes (futuros professores) sobre força e movimento. Os dados mostram que, adotando-se algumas posturas epistemológicas e metodológicas recomendadas a partir de trabalhos de revisão da pesquisa sobre o que os estudantes sabem sobre força e movimento, encontra-se uma realidade mais complexa dessas ideias. Estas, denominadas de ́concepções intermediárias ́ identificam-se fortemente com os modelos explicativos construídos posteriores à física aristotélica e anteriores à visão newtoniana, caracterizando o que alguns autores chamam de “física da força impressa”. Ao final, discute-se as implicações dos resultados para o ensino e, especialmente, a formação de professores.

Palavras-chave: História da ciência. Dinâmica. Força e movimento.

Downloads 735  735  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Abrapec, v. 2, n. 2, 2002  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 (24) 25 26 27 28 29 30 31 »