Categoria: Física Artigos |
Proposta e Avaliação de Atividades de Conhecimento Físico nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
MONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga; TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl
São inúmeras as dificuldades que os professores das séries inicias enfrentam para desenvolver um ensino de ciências de qualidade para seus alunos, principalmente em se tratando de conteúdos relacionados à Física. Entre elas, podemos citar o reduzido número de propostas de atividades voltadas, especificamente, para atender as necessidades das crianças dessa faixa etária. Nessa direção, este trabalho apresenta e discute três atividades de conhecimento físico propostas para serem desenvolvidas em aulas de Ciências das séries iniciais do Ensino Fundamental.
Palavras-chave: Séries iniciais. Ensino de Física. Atividades de ensino.
|
2980 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21, n. 1, 2004 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Relatividade Restrita no Ensino Médio: os conceitos de massa relativística e de equivalência massa-e |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
OSTERMANN, Fernanda; RICCI, Trieste F.
Neste trabalho, discutem-se dois conceitos amplamente difundidos em livros didáticos de ensino médio que abordam a Relatividade Restrita (RR): massa relativística e equivalência massa-energia. A partir de uma análise crítica da abordagem desses conceitos em diversas obras, foi possível constatar, por um lado, que a massa relativística é introduzida como sendo um conceito fundamental da RR, quando, de fato, é uma noção inadequada e que, portanto, não deveria ser abordada; e, por outro, que essas obras freqüentemente interpretam de forma errônea o significado da equivalência massa-energia.
Palavras-chave: Massa relativística. Equivalência massa-energia. Análise de livros didáticos.
|
2545 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21, n. 1, 2004 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Um Software para Experimentos sobre Batimento de Ondas Sonoras |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Wilton Pereira da; SILVA Cleide M. D. P. S. e; SILVA, Diogo D. P. S. e; SILVA, Cleiton D. P. S. e
Este artigo procura enfatizar a importância da experimentação na compreensão de um fenômeno físico sobre interferência, denominado batimento de ondas sonoras. Algumas alternativas para a realização do experimento são apresentadas e as limitações de cada uma delas são apontadas. O artigo apresenta, também, um software desenvolvido especificamente para este experimento, denominado Batimento , e o disponibiliza através da internet. A experiência foi realizada com a utilização desse software, e os resultados obtidos, tanto qualitativos quanto quantitativos, foram bastante satisfatórios.
Palavras-chave: Batimento. Ondas sonoras. Iinterferência.
|
1244 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21, n. 1, 2004 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Radioatividade Natural em Amostra Alimentares |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
MELQUIADES, Fábio Luiz; APPOLONI, Carlos Roberto
A medida de traços radioativos no ambiente e em alimentos é de fundamental importância para o monitoramento dos níveis de radiação a que o homem está exposto direta ou indiretamente. Este trabalho consiste na medida de traços radioativos em leite em pó, através da espectrometria gama de alta resolução. Foi possível identificar os radionuclídeos 40K, 137Cs e 232Th (obtido do 208Tl), cujas atividades foram calculadas de acordo com as normas da Agência Internacional de Energia Atômica, apresentando níveis normais para os leites analisados, podendo ser consumido sem restrições.
Palavras-chave: Radioatividade. Espectrometria gama. Leite.
|
2478 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21, n. 1, 2004 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Re-editando o Trem de Galileu: uma versão economicamente viável |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
LOPES, Deisy P. M.; STEIN-BARANA, Alzira C. M.; BORTOLIN, Luís R. M.; BORTOLIN, José R. M.
A montagem experimental conhecida como trem de Galileu que ilustra o princípio da independência dos movimentos é uma ferramenta didática muito atraente para o ensino de Cinemática, em particular no estudo da trajetória de um projétil. Assim, este artigo tem o objetivo de apresentar uma versão alternativa ao trem de Galileu, rebatizada como carro de Galileu . A característica desta versão é seu baixo custo, manuseio simples e construção com materiais facilmente encontrados no mercado. Usando este equipamento o professor poderá motivar os alunos a terem uma participação ativa nas aulas de Cinemática.
Palavras-chave: Trem de Galileu. Trajetória de projéteis. Cinemática.
|
2172 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 1, 2007 http:// |
Categoria: Física Artigos |
História e Filosofia da Ciência no Ensino: há muitas pedras nesse caminho... |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
MARTINS, André Ferrer P.
A relevância da História e da Filosofia da Ciência para a pesquisa em ensino de ciências, sob diversos aspectos, tem sido apontada com bastante frequência na literatura especializada da área. A necessidade de incorporação de elementos históricos e filosóficos no ensino médio chega a ser praticamente consensual, o que passou a orientar currículos de parcela significativa das licenciaturas. No entanto, os professores do nível médio dificilmente incorporam esse tipo de conhecimento em suas práticas. Nesse trabalho, relatamos os resultados de uma pesquisa empírica, de natureza diagnóstica, que buscou investigar as principais dificuldades e experiências de três grupos de indivíduos acerca do uso da História e da Filosofia da Ciência para fins didáticos. Um questionário a esse respeito foi aplicado a 82 sujeitos, entre licenciandos, alunos de pós-graduação e professores da rede pública. Os resultados suscitam uma série de questões para reflexão, que transcendem a preocupação com a produção de material didático de qualidade. O conhecimento pedagógico do conteúdo, a ser melhor considerado nos cursos de formação inicial, parece ser decisivo na superação de visões ingênuas sobre o trabalho com a História e Filosofia da Ciência.
Palavras-chave: História da Ciência. Filosofia da Ciência. Ensino de Física. Formação de professores.
|
1807 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 1, 2007 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Importância do Cálculo da Propagação de Erros em um Experimento de Atrito Estático |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
MATUO, Celso Yuji; MARINELLI, J. R.
Mostra-se que, mesmo em um experimento simples de atrito estático, deve ser efetuada uma cuidadosa análise das incertezas experimentais, incluindo erros estatísticos e de escala (instrumental), bem como a propagação de erros, antes de uma conclusão final a respeito das hipóteses adotadas sobre o atrito entre duas superfícies secas. Utilizando uma montagem simples e de fácil reprodutibilidade, apresenta-se uma série de resultados e análises para o coeficiente de atrito estático.
Palavras-chave: Atrito estático. Propagação de erros.
|
4976 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 1, 2007 http:// |
|