Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (novos listados primeiro)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Sustentação aerodinâmica: denunciando os erros do mecanismo físico Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Pedro Magalhães

Ao arrepio de concepções porventura “clássicas”, o objetivo deste artigo é apresentar uma argumentação válida que explique, clara e convenientemente, o mecanismo da sustentação aerodinâmica. Pretende-se, assim, dirimir interpretações, outrora apresentadas em textos de física, que não fazem sentido quando aplicadas ao fenômeno aerodinâmico, tanto as que por tradição se baseiam em Bernoulli, quanto as que buscam seus fundamentos em Newton.

Downloads 571  571  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma A Física na Escola, Vol. 10, n. 1, 2009  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num1/a08.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Tecnologia para o ensino de eletrodinâmica para o aluno cego Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SOUZA, marcos Michel de; COSTA Maria da Piedade Resende da; STUDART, Nelson

A eletrodinâmica é de suma importância para sociedade atual e seu estudo pode ajudar a inserir estudantes cegos nela. O objetivo deste estudo é analisar a eficácia de um material instrucional criado especificamente para o ensino de eletrodinâmica para deficientes visuais. O material foi aplicado em um estudante de ensino médio cego, aluno de uma escola pública. Os fenômenos e conceitos físicos envolvidos foram divididos em três sessões de aprendizagens. O material instrucional produzido mostrou-se eficaz na compreensão dos conceitos básicos bem como das leis de um circuito elétrico simples.

Downloads 535  535  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 9, n. 2, 2008  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol9/Num2/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de Física no Ensino Méd Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
PIRES, Marcelo Antonio; VEIT, Eliane Angela

Neste trabalho descrevemos uma experiência didática em que foi introduzido o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física em nível Médio a fim de ampliar as possibilidades de produzir ganhos na aprendizagem dos estudantes.

Palavras-chave: Tecnologias de informação de comunicação. Ensino de Física. Gravitação e aprendizagem significativa.

Downloads 1521  1521  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., jun. 2006, v.28, n.2, p.24.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Temperatura do universo: uma proposta de conteúdo para estudantes do nível fundamental utilizando ma Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SILVEIRA, Tamila Marques; MILTÃO, Milton Souza Ribeiro

Temos conhecimento, através das atuais pesquisas na área de Ensino de Física, que não é necessário os docentes se concentrarem em memorizações de fórmulas durante suas aulas, eles devem interagir com seus estudantes de forma criativa, com experimentações, melhores recursos metodológicos e boas estratégias avaliativas, a fim de garantir o possível aprendizado do aluno, fazendo-o associar os assuntos dados em sala de aula com o seu cotidiano. Os mapas conceituais, por exemplo, podem ajudar tanto o docente como o estudante a organizar melhor os conteúdos abordados e facilitar na aprendizagem. Conciliando os mapas com conceitos e curiosidades de Astronomia (especificamente a Temperatura do Universo, que engloba quase todos os conteúdos da Física) pode ser uma forma criativa de atrair os estudantes para as aulas de Física, tornando-as mais interessante. Apesar da complexidade dos assuntos de Astronomia, eles podem ser apresentados para uma turma de nível fundamental com uma linguagem mais apropriada e de forma conceitual. O importante é mostrar analogias/comparações com o cotidiano. Para tanto, nesse trabalho foi criado um esquema conceitual, que serviu como ponta-pé inicial para a construção de mapas conceituais para o ensino fundamental, sendo estes construídos com o auxílio de desenhos e figuras, para despertar o interesse do público alvo pela disciplina. Após todas as construções e re-análises, os mapas foram aplicados em duas escolas do município de Feira de Santana - Bahia, Brasil, possibilitando com que os estudantes da 9º ano, que estavam tendo o primeiro contato com assuntos dessa disciplina, pudessem também construir seus próprios mapas de acordo com os conteúdos abordados pelo docente. Assim, esses estudantes puderam buscar nos mapas conceituais uma forma interativa de produzir conhecimentos.

Palavras-chave: mapas conceituais, ensino fundamental, ensino de física.

Downloads 798  798  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Experiências em Ensino de Ciências – V. 5, N. 1, 2  Site http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID100/v5_n1_a2010.pdf
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Tempo relativístico no início do Ensino Médio Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
KARAM, Ricardo Avelar Sotomaior, Cruz, Sonia Maria Silva Correa de Souza; COIMBRA, Débora

Este artigo relata uma intervenção de ensino realizada em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio com o objetivo de abordar tópicos da teoria da relatividade restrita, imediatamente após o estudo da cinemática usual.

Palavras-chave: Tempo. Perfil conceitual. Física moderna no Ensino Médio.

Downloads 2131  2131  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., 2006, v.28, n.3, p.373-38.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Tycho Brahe e Kepler na escola: uma contribuição à inserção de dois artigos em sala de aula Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
PRAXEDES, Gilmar; PEDUZZI, Luiz O.Q.

Sob o pressuposto de que a história e a filosofia da ciência podem ser úteis à educação científica, desenvolve-se uma reflexão epistemológica acerca do potencial educativo de dois artigos: "Entrevista com Tycho Brahe" e "Entrevista com Kepler – do seu nascimento à descoberta das duas primeiras leis". O trabalho tem como objetivo subsidiar, epistemológica e metodologicamente, o professor interessado em utilizar esses artigos em sala de aula, mas que, por diversos motivos, não tem familiaridade com a literatura crítica relativa às potencialidades e aos cuidados no uso da história da ciência no ensino de física. Nessa perspectiva, procura-se auxiliar o professor a identificar nos textos algumas questões e posicionamentos que compõem o campo de reflexões dos filósofos e historiadores da ciência contemporâneos. As discussões realizadas são seguidas pela sugestão de uma estratégia geral para o uso dos artigos em sala de aula, de forma a otimizar o aproveitamento do conteúdo científico e epistemológico de ambos.

Palavras-chave: história da ciência, filosofia da ciência, ensino de física.

Downloads 465  465  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ensino Fís., vol. 31 no. 3, 2009  Site http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n3/081202.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Um aparato experimental para o estudo do princípio de Arquimedes Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
BARBOSA, Valmar Carneiro; BREITSCHAFT, Ana Maria Senra

Neste trabalho apresentamos um aparato experimental para o estudo do princípio de Arquimedes, assim como a experiência realizada com ele e uma sugestão de roteiro para esta experiência que pode ser usado em aulas de física experimental.

Palavras-chave: Empuxo. Princípio de Arquimedes. Experiência.

Downloads 631  631  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, n.   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Um estudo de cinemática com câmara digital Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
CATELLI, Francisco; MARTINS, José Arthur; Martins; SILVA, Fernando Siqueira da

O recurso de múltiplas fotos, disponível na maioria das câmeras digitais populares, é aqui empregado na organização de uma situação de aprendizagem em cinemática. O foco deste trabalho é a transposição didática que pode advir de uma aprendizagem significativa; obtida através do envolvimento dos alunos na coleta, manipulação e interpretação dos dados, além da re-significação dada aos objetos do quotidiano. Para isso, é estudado o movimento de um automóvel, com base em dados retirados diretamente do velocímetro deste. A medida direta da distância percorrida é comparada com aquela obtida a partir da área de um gráfico v vs. t. As incertezas das medições são discutidas com base na lei de trânsito vigente.

Palavras-chave: aprendizagem significativa, cinemática, situação de aprendizagem, transposição didática.

Downloads 439  439  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n.   Site http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice1.php?vol=32&num=1
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Um estudo de modelos mentais Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
BORGES, A. Tarciso

O conceito de modelo mental vem sendo usado em várias áreas do conhecimento para se estudar as representações de usuários sobre sistemas e eventos físicos, e também o conteúdo dessas representações. Ele não pode, no entanto, ser considerado um conceito unitário. Este trabalho discute os pressupostos envolvidos em diferentes áreas do conhecimento e relata um estudo dos modelos mentais de magnetismo de estudantes e profissionais tais como eletricistas, professores de Física e engenheiros. Os modelos identificados destacam dois aspectos: qual é a origem do magnetismo em imãs permanentes e qual é o mecanismo da interação magnética.

Palavras-chave: Modelos mentais. Magnetismo. Representações.

Downloads 670  670  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V2(3), 1997  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Um Julgamento no Ensino Médio - Uma Estratégia para Trabalhar a Ciência sob o Enfoque Histórico - Fi Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
GUERRA, Andreia; REIS, José Claudio; BRAGA, Marco

Este artigo apresenta uma atividade realizada ao longo dos últimos cinco anos em escolas da cidade do Rio de Janeiro, que tem por propósito introduzir nos cursos de física de nível médio discussões histórico-filosóficas sobre a ciência.

Downloads 787  787  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 3, n. 1, 2002  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 (23) 24 25 26 27 28 29 30 31 »