Categoria: Física Artigos |
Relatividade Restrita no Ensino Médio: os conceitos de massa relativística e de equivalência massa-e |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
OSTERMANN, Fernanda; RICCI, Trieste F.
Neste trabalho, discutem-se dois conceitos amplamente difundidos em livros didáticos de ensino médio que abordam a Relatividade Restrita (RR): massa relativística e equivalência massa-energia. A partir de uma análise crítica da abordagem desses conceitos em diversas obras, foi possível constatar, por um lado, que a massa relativística é introduzida como sendo um conceito fundamental da RR, quando, de fato, é uma noção inadequada e que, portanto, não deveria ser abordada; e, por outro, que essas obras freqüentemente interpretam de forma errônea o significado da equivalência massa-energia.
Palavras-chave: Massa relativística. Equivalência massa-energia. Análise de livros didáticos.
|
2461 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21, n. 1, 2004 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Sobre as origens das definições dos produtos escalar e vetorial |
Versão: pdf Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
MENON, M.J.
Nos livros-texto de física e de matemática utilizados em cursos básicos universitários, as operações de multiplicação de dois vetores (produtos escalar e vetorial) são introduzidas apenas como definições, sem nenhuma referência ou discussão a respeito das razões formais e/ou motivações que levaram ao estabelecimento de tais estruturas. Neste trabalho, apresentamos uma breve revisão didática sobre as origens dessas definições, discutindo os resultados pertinentes, formais, estabelecidos por Hamilton no contexto da álgebra de quatérnions e certas "adaptações" feitas por Gibbs e Heaviside, as quais deram origem ao ramo da matemática que hoje é popularmente conhecido como "álgebra vetorial". Comentamos algumas desvantagens decorrentes dessas "adaptações", fazendo referência a outros sistemas algébricos práticos e formalmente bem fundamentados (álgebras de Grassmann e Clifford). Indicamos e comentamos alguns artigos e trabalhos, básicos e também recentes, nos quais o assunto pode ser aprofundado.
Palavras-chave: álgebra vetorial, quatérnions.
|
571 0 bytes Rev. Bras. Ensino Fís., v. 31, n. 2, 2009 http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n2/06.pdf |
|