Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (antigos listados primeiro)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A Argumentação no Discurso de um Professor e seus Estudantes sobre um Tópico de Mecânica Newtoniana Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
VIEIRA, Rodrigo Drumond; NASCIMENTO, Silvania Sousa do

Neste artigo consideramos algumas contribuições aos processos de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Física à luz de um referencial teórico argumentativo (BILLIG, 1996) com bases avaliativas (TOULMIN, 1958). Para tanto, foi selecionado e analisado, segundo esses referenciais, um episódio de ensino com contraposição de ideias sobre uma noção cuja definição tem sido pouco considerada na própria literatura especializada: o repouso mecânico. Nesse processo, averiguamos como a ação pedagógica do professor formador refletiu-se na produção de argumentos por parte dos licenciandos. Por fim, tecemos algumas comparações destes resultados com aqueles da educação básica.

Palavras-chave: Formação de professores. Processos de ensino e aprendizagem. Argumentação.

Downloads 1717  1717  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 2, 2007  Site http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/1084
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A atitude no ensino de Física Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
TALIM, Sérgio Luiz

Os professores consideram que as pesquisas sobre a atitude dos alunos em relação à Física são altamente necessárias. Para aqueles, a atitude dos estudantes em relação à disciplina é um fator de grande influência na sua aprendizagem, além de ser um indicativo de sucesso profissional. Neste trabalho, são apresentadas a construção e a validação de uma escala de atitudes de alunos do ensino médio em relação à Física e algumas sugestões de uso da escala são discutidas.

Palavras-chave: Atitude no ensino de Física. Escala de atitude.

Downloads 3101  3101  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21, n. 3: p. 313-324, dez  Site http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6422
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A Busca da Liberdade e a Educação Básica de Santos Dumont Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
MEDEIROS, Alexandre

Um ponto, algo intrigante na formação de Santos Dumont reside no fato dele não ter frequentado a escola formal, no período em que o fez, não adaptou-se muito bem ao sistema de ensino vigente. Este artigo comenta um pouco desse lado do inventor, e está baseado em parte do primeiro capítulo do livro Santos Dumont e a Física do Cotidiano, do mesmo autor (Editora Livraria da Física, São Paulo, 2006).

Downloads 2427  2427  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 7, n. 2, 2006  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol7/Num2/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A computação numérica como ferramenta para o professor de Física do Ensino Médio Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
BARBOSA, Augusto César de Castro; CARVALHAES, Cláudio Gonçalves; COSTA, Marcus Vinicius Tovar

A proposta deste trabalho é apresentar ao professor de Física do Ensino Médio uma forma de empregar recursos computacionais para esclarecer e aprofundar conceitos de Física que são explorados de forma limitada por não se poder recorrer ao Cálculo Diferencial e Integral.

Palavras-chave: Pêndulo simples. Diferenças finitas. Planilha eletrônica.

Downloads 2681  2681  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., Jun. 2006, v.28, n.2, p.24.  Site http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice.php?vol=28&num=2
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A concepção dos alunos sobre a Física do Ensino Médio: um estudo exploratório Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
RICARDO, Elio C.; FREIRE, Janaína C. A.

Este artigo apresenta e discute os resultados de um estudo exploratório realizado com alunos do Nível Médio de duas escolas do Distrito Federal. O objetivo foi identificar suas concepções acerca do ensino da Física e elaborar um cenário de investigação para futuros professores de Física. A fim de superar o simples discurso especulativo, os saberes escolares e as práticas educacionais são questionados e três temas que surgiram durante a pesquisa são retomados: a relação entre a física e a tecnologia, a física e a matemática e a física e o cotidiano.

Palavras-chave: Saberes escolares. Práticas educacionais. Física e tecnologia. Física e Matemática. Física e cotidiano.

Downloads 8055  8055  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., 2007, v.29, n.2, p.251-26.  Site http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice.php?vol=29&num=2
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A dinâmica de grupos de aprendizagem de Física no ensino médio: um enfoque psicanalítico Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
BARROS, Marcelo Alves; VILLANI, Alberto

Neste trabalho investigamos dois grupos de alunos de Física do Ensino Médio que participaram de duas disciplinas ministradas pelo mesmo professor. O ponto mais intrigante observado ao longo do trabalho foi a diferença dos resultados didáticos conseguidos nos dois casos. No primeiro, houve mudança significativa no grupo analisado, que se tornou um grupo operativo; no segundo, o grupo desenvolveu atitudes agressivas e acabou desintegrando-se. O referencial teórico adotado é de orientação psicanalítica, particularmente a obra de Anzieu sobre grupos. Concluímos destacando como uma das competências profissionais necessárias do professor de Física sua capacidade em sustentar e conduzir o processo de aprendizagem com grupos de alunos.

Palavras-chave: Ensino de Física. Grupos de aprendizagem. Psicanálise & Educação. Formação de professores.

Downloads 1276  1276  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V9(2), 2004  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/main/artigos/openAbstract.php?idArtigo=113
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A disciplina e o conteúdo de cinemática nos livros didáticos de Física do Brasil (1801 a 1930) Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
NICIOLI, Roberto B. Junior; MATTOS, Cristiano Rodrigues de

Neste artigo, analisamos como o conteúdo de cinemática foi tratado nos livros didáticos de Física utilizados no ensino brasileiro desde o século XIX até a década de 1930. Mostramos que os livros usados no início do período estudado eram, em sua maioria, franceses. Mas, ao final do século XIX e no início do século XX, houve um grande aumento da produção de livros didáticos de Física e o surgimento de autores nacionais, principalmente de professores de colégios renomados. Analisando o conteúdo de cinemática nestes livros, identificamos que houve vários tipos de enfoque ao longo do tempo. Tais mudanças podem ser justificadas por meio de um recorte sobre a história da disciplina Física, mostrando uma forte relação do conteúdo dos livros com a história da disciplina. Além da conexão entre livro didático e disciplina, ficam claras outras ligações quando consideramos a história das instituições educacionais e o sistema de exames preparatórios instituídos na passagem do século. Nesse sentido, discutimos as várias influências que alteraram o quadro educacional brasileiro nas primeiras décadas do século XX e que deram forma ao perfil dos livros didáticos de Física brasileiros, o qual predominou por várias décadas e que deixou traços até os dias de hoje.

Palavras chave: Física. Disciplina. Currículo e livro didático.

Downloads 2187  2187  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências. V13(3), 2008  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/main/artigos/openAbstract.php?idArtigo=196
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A entropia de Hawking para buracos negros Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
BASTOS FILHO, Jenner Barretto; ARAÚJO, Roberto Moreira Xavier de

A expressão matemática da entropia de um fenômeno que seja, a um só tempo, quântico, relativístico e gravitacional deve conter explicitamente a constante de Planck , a velocidade da luz no vácuo e a constante da gravitação universal de Newton G. Além disso, a entropia enquanto conceito termodinâmico e estatístico também deve conter explicitamente a constante de Boltzmann k. Partindo dessas ideias diretrizes obtemos a fórmula da entropia de Hawking para buracos negros em N dimensões, lançando mão: (i) dos métodos da análise dimensional; (ii) da conexão entre entropia e informação; e, (iii) do princípio holográfico.

Palavras-chave: Entropia de Hawking. Análise dimensional. Buracos negros.

Downloads 2819  2819  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n.   Site http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice.php?vol=29&num=4
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A evolução da teoria ondulatória da luz e os livros didáticos Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
SILVA, Fabio W. O. da

O tratamento habitualmente dado em livros-texto de Física à evolução da teoria ondulatória da luz, a partir do modelo de Christiaan Huygens, pode ser considerado uma reconstrução a posteriori (whiggismo), que impõe uma interpretação atual a conceitos enunciados no Século XVII. A leitura do texto original de Huygens, todavia, revela diferenças profundas com as concepções mais recentes da luz e uma afinidade maior com a mecânica do que com a óptica moderna ou o eletromagnetismo. Essa análise sugere a necessidade da utilização de fontes primárias no ensino de ciências, não se restringindo aos livros-texto que, muitas vezes, contêm uma leitura histórica cristalizada.

Palavras-chave: Teoria ondulatória. Óptica. Whiggismo. Huygens.

Downloads 1368  1368  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis. v.29, n.1, São Paulo, 2007  Site http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice.php?vol=29&num=1
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A Evolução de um Grupo de Aprendizagem num Curso de Física de Ensino Médio Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
BARROS, Marcelo Alves; BAROLLI, Elisabeth; VILLANI, Alberto

O objetivo desse trabalho consiste em investigar a dinâmica de funcionamento de um grupo de aprendizagem em física e as relações com as intervenções do professor. Os dados coletados, mediante gravação das aulas em vídeo, referem-se a uma situação didática que ocorreu num curso regular de física do ensino médio. A análise dos dados focalizou três aspectos: as dificuldades encontradas pelos grupos de alunos para se estruturarem como grupo de trabalho, a ação efetiva colocada em prática pelo professor e a evolução dos eventos ao longo de dois semestres. O referencial teórico para análise e interpretação dos dados é de orientação psicanalítica, particularmente o trabalho de Didier Anzieu sobre organizadores psíquicos inconscientes de grupo. Entre os principais resultados encontrados podemos destacar a mudança do grupo de uma configuração inicial em que predominou a indiferenciação e a fusão para uma posição final marcada pela subjetivação e individuação do grupo.

Downloads 609  609  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Abrapec, v. 1, n. 2, 2001  Site http://www.fae.ufmg.br/abrapec/revista/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 (21) 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »