Categoria: Física Artigos |
Uma Exposição Didática de como Newton Apresentou a Força Gravitacional |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
FREIRE, Olival Junior; MATOS, Manoel Filho; VALLE, Adriano Lucciola do
Apresenta-se a “Proposição IV”, do Livro III, dos Princípios Matemáticos da Filosofia Natural e seu Sistema do Mundo. É nessa proposição que, pela primeira vez, se expressa o que hoje denominamos de síntese newtoniana, isto é, a ideia de que a física dos corpos celestes em suas órbitas é a mesma do movimento dos corpos na superfície da Terra. Para verificar sua proposição, Newton faz uma “experiência de pensamento”, a da “queda da Lua”. Sugerimos que esta proposição pode, e deveria, ser introduzida nos cursos de Licenciatura em Física e no ensino de Física no Ensino Médio. Ao fazê-lo, estaremos ensinando um bom conteúdo de Física, de modo atrativo, e contextualizando-o nos marcos do conhecimento científico da época. Usando as palavras de Matthews [6], estaremos ensinando tanto o conhecimento em Física como sobre a Física.
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1385 0 bytes Física na Escola, v. 5, n. 1, 2004 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Uma discussão sobre a natureza da ciência no ensino médio: um exemplo com a teoria da relatividade r |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
F. Klein Köhnlein, Janete
Considerando as dificuldades que muitas vezes são encontradas na implementação de práticas educativas que visam discutir a ciência e seu processo de construção, em sala de aula, apresenta-se, neste trabalho, os componentes de um Módulo Didático baseado em uma abordagem histórico-filosófica da Teoria da Relatividade Restrita. Estruturado de acordo com os três momentos pedagógicos de Angotti e Delizoicov (1992), problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento, ele foi testado em uma turma de 4ª fase do Ensino Médio de uma escola pública de Santa Catarina. Os resultados mostram uma acentuada receptividade dos alunos em relação às atividades desenvolvidas e mudanças significativas em certas concepções de ciência vigentes.
Palavras-chave: Natureza da Ciência, História e Filosofia da Ciência, módulo didático, teoria da Relatividade Restrita.
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516 0 bytes http:// |
Categoria: Física Artigos |
Uma Abordagem Histórico-Filosófica para o Eletromagnetismo no Ensino Médio |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
GUERRA, Andreia; REIS, José Claudio; BRAGA, Marco
Partindo de uma reflexão sobre a relação entre a história da ciência e ensino, procura-se selecionar uma temática para explicitar um currículo com viés histórico-filosófico. O tema escolhido foi a primeira fase do eletromagnetismo, de 1820 a 1832. Para que o currículo em questão possa ser melhor analisado, os autores apresentam inicialmente conclusões a respeito de um estudo histórico-filosófico realizado sobre o tema. A seguir, descrevem em detalhes a proposta curricular, destacando uma aplicação da mesma numa realidade escolar concreta do ensino médio.
Palavras-chave: Ensino de ciências. Interdisciplinaridade. História da Ciência. Filosofia da Ciência. Eletromagnetismo.
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3065 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v.21, n.2, 2004 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Um Software para Experimentos sobre Batimento de Ondas Sonoras |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Wilton Pereira da; SILVA Cleide M. D. P. S. e; SILVA, Diogo D. P. S. e; SILVA, Cleiton D. P. S. e
Este artigo procura enfatizar a importância da experimentação na compreensão de um fenômeno físico sobre interferência, denominado batimento de ondas sonoras. Algumas alternativas para a realização do experimento são apresentadas e as limitações de cada uma delas são apontadas. O artigo apresenta, também, um software desenvolvido especificamente para este experimento, denominado Batimento , e o disponibiliza através da internet. A experiência foi realizada com a utilização desse software, e os resultados obtidos, tanto qualitativos quanto quantitativos, foram bastante satisfatórios.
Palavras-chave: Batimento. Ondas sonoras. Iinterferência.
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1168 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21, n. 1, 2004 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Um modelo para o movimento anual do sol a partir de uma perspectiva geocêntrica |
Versão: pdf Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
Fernando Siqueira da Silva, Francisco Catelli, Odilon Giovannini
O presente trabalho tem como objetivo principal a construção de um modelo que permita identificar o movimento aparente do Sol (MAS), bem como estimar o intervalo de tempo em que este fica acima do horizonte ("dia claro"), em qualquer lugar do planeta e em qualquer época do ano. Inicialmente é feita uma breve reflexão acerca da gênese da astronomia e de alguns de seus conceitos básicos, a partir dos quais é explanada a construção do modelo. Este consiste basicamente de um cilindro transparente, no qual aparecem as trajetórias do MAS ao longo do ano. A partir do modelo são apresentados alguns exemplos, nos quais é estimada a duração do "dia claro" em diferentes locais do globo terrestre. Esse modelo, além do baixo custo e fácil exequibilidade, possibilita uma boa compreensão do MAS.
Palavras-chave: Movimento aparente do Sol; período de luz solar; modelos didáticos.
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1004 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 1: p. 7-25, abr. 2 http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/13505 |
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