Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Discussão Conceitual para o Equilíbrio Térmico Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
CINDRA, José Lourenço; TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl

Neste trabalho, pretendemos realizar uma análise conceitual envolvendo o equilíbrio térmico. Ainda que, no contexto do estudo da Termologia, tanto nos livros didáticos quanto no cotidiano escolar, os conceitos de calor e temperatura sejam priorizados, o equilíbrio térmico acaba sendo relegado a um segundo plano. Contudo, várias pesquisas têm apontado a importância de um melhor entendimento do equilíbrio térmico, que acabaria possibilitando a compreensão de uma série de outros conceitos que estariam ligados aos fenômenos térmicos. Destacamos alguns tópicos que julgamos relevantes com relação ao entendimento conceitual do equilíbrio térmico. Faremos considerações sobre o ponto de vista epistemológico, sobre a relação do equilíbrio térmico com os conceitos de calor e temperatura, sobre o desenvolvimento histórico das noções relacionadas ao calor, temperatura e equilíbrio térmico, sobre os obstáculos epistemológicos, e finalmente, salientamos algumas similaridades entre teorias e as concepções espontâneas relacionadas aos fenômenos térmicos.

Palavras-chave: Ensino de Física. Calor e temperatura. Equilíbrio térmico.

Downloads 2834  2834  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v.21, n.2, 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A entropia de Hawking para buracos negros Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
BASTOS FILHO, Jenner Barretto; ARAÚJO, Roberto Moreira Xavier de

A expressão matemática da entropia de um fenômeno que seja, a um só tempo, quântico, relativístico e gravitacional deve conter explicitamente a constante de Planck , a velocidade da luz no vácuo e a constante da gravitação universal de Newton G. Além disso, a entropia enquanto conceito termodinâmico e estatístico também deve conter explicitamente a constante de Boltzmann k. Partindo dessas ideias diretrizes obtemos a fórmula da entropia de Hawking para buracos negros em N dimensões, lançando mão: (i) dos métodos da análise dimensional; (ii) da conexão entre entropia e informação; e, (iii) do princípio holográfico.

Palavras-chave: Entropia de Hawking. Análise dimensional. Buracos negros.

Downloads 2819  2819  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n.   Site http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice.php?vol=29&num=4
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Roteiro para a experiência de levitação de um imã repelido por um supercondutor no ensino de Física Popular Versão: 
Atualização:  31/5/2010
Descrição:
ROCHA, Fábio Saraiva da; FRAQUELLI, Henrique Aita

Propõe-se um roteiro para a demonstração do fenômeno da supercondutividade através da experiência de levitação de um ímã repelido por uma amostra de YBa2Cu3O7. A experiência é baseada na manifestação do efeito Meissner, característico de um material no estado supercondutor sob a ação de um campo magnético. A demonstração não requer grande investimento contribuindo com a introdução de tópicos de Física contemporânea na atualização dos currículos.

Palavras-chave: Ensino de Física. Experimentação. Levitação magnética. Supercondutividade.

Downloads 2683  2683  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., 2004, v.26, n.1, p.11-18.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A computação numérica como ferramenta para o professor de Física do Ensino Médio Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
BARBOSA, Augusto César de Castro; CARVALHAES, Cláudio Gonçalves; COSTA, Marcus Vinicius Tovar

A proposta deste trabalho é apresentar ao professor de Física do Ensino Médio uma forma de empregar recursos computacionais para esclarecer e aprofundar conceitos de Física que são explorados de forma limitada por não se poder recorrer ao Cálculo Diferencial e Integral.

Palavras-chave: Pêndulo simples. Diferenças finitas. Planilha eletrônica.

Downloads 2681  2681  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., Jun. 2006, v.28, n.2, p.24.  Site http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice.php?vol=28&num=2
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O Ensino de Física na Terceira Série do Ensino Fundamental Energia Elétrica Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
PCHEK, Dejair.

XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF. 26 a 30 de Janeiro de 2009. Vitória - ES.

A Transposição Didática (TD) adequada a ao ensino de Ciências especificamente os conceitos físicos, no Ensino Fundamental (EF), pode ser um divisor de águas para a formação científica. No presente trabalho, desenvolvido na terceira série do EF, foi proposta uma TD para o ensino de energia elétrica e suas aplicações de forma qualitativa. Como metodologia foi adotada a pesquisa bibliográfica, que visava verificar como o currículo de ciências no EF e uma proposta de TD para o ensino de energia elétrica e as aplicações do cotidiano dos alunos. Participaram das atividades práticas 61 alunos (30 alunos da 3ª série A/31 alunos da 3ª série B) do Ensino Fundamental da Escola Municipal Jardim das Graças de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial, localizada em Colombo-PR, no período de 28 de fevereiro a 4 de abril de 2008, em atividades inerentes ao trabalho de pesquisa, mantendo contato direto com os alunos, demais professores e funcionários da Escola de forma a ser uma pesquisa com ênfase na abordagem qualitativa, isto é, enfatizando o processo, aquilo que está ocorrendo e o seu significado., através de uma abordagem construtivista baseada em Vygostky, partindo sempre de uma “prática” partindo das concepções espontâneas dos alunos a construção do conceito físico inerente a proposta de cada aula. O processo de ensino aprendizagem da Física com abordagem construtivista favorece tanto à construção do conteúdo conceitual como à construção de habilidades, visando promover a curiosidade e a formação de um espírito científico, ou seja, que a ciência é uma construção, sendo que a partir deste paradigma podemos realmente atingir o objetivo proposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de formamos um cidadão consciente, participativo e transformador da sociedade.

Palavras-chave: Energia elétrica. Ensino da Física. Séries iniciais.

Downloads 2616  2616  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF  Site http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xviii/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A evolução dos jogos de Física, a avaliação formativa e a prática reflexiva do professor Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
FERREIRA, Marli Cardoso; CARVALHO, Lizete Maria Orquiza de

Este artigo analisa um processo reflexivo vivido ao longo de uma trajetória de desenvolvimento de jogos, sobre questões de Física, que foram criados por iniciativa de uma professora (MCF), em diferentes realidades do ensino médio.

Palavras-chave: Jogos. Ensino Médio. Avaliação formativa. Professora reflexiva.

Downloads 2569  2569  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., 2004, vol.26, no.1, p.57-61.  Site http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice.php?vol=26&num=1
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Pedagogos e o Ensino de Física nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
ZIMMERMANN, Erika; EVANGELISTA, Paula Cristina Queiroz

Este artigo é o relato de experiência, envolvendo uma turma de pedagogia, que objetivava desafiar as ideias, inseguranças e atitudes que muitos alunos desse curso têm em relação ao Ensino de Física no Ensino Fundamental. Usando um questionário semiestruturado, foram coletados dados com o objetivo de levantar as concepções de ciência e de ensino e de aprendizagem de Física com as quais os alunos iniciam a disciplina. A análise desses dados mostrou que esses alunos possuem grande aversão por Física, e têm muita resistência à ideia de ensinar Física no Ensino Fundamental. A partir desses resultados, planejou-se um curso de Metodologia do Ensino de Ciências que pudesse ajudar esses alunos na superação de suas inseguranças quanto a ensinar Física. Durante esse curso foram coletados dados a partir das aulas vídeo-filmadas, de um jornal reflexivo e de uma autoavaliação feita anonimamente pelos alunos. A análise desses dados mostrou que essa experiência levou a resultados considerados satisfatórios, já que puderam ser evidenciadas mudanças nas ideias e atitudes desses alunos frente ao ensino de Física. Foram, também, evidenciados motivação, envolvimento e, acima de tudo, disposição para aprendizagem independente do conteúdo de Física.

Palavras-chave: Ensino de Física. Ensino fundamental. Formação de pedagogo.

Downloads 2534  2534  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 2, 2007  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O enigma do moinho de luz Popular Versão: 
Atualização:  11/4/2008
Descrição:
RINO, José Pedro; STUDART, Nelson

Este artigo axplica como o popular moinho de luz, ou radiômetro de Crookes, funciona, alertando para concepções equivocadas de uso generalizado.

Downloads 2512  2512  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 8, n. 1, 2007.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!É possível ensinar Física para alunos cegos ou com pouca visão? Proposta de atividades de ensino de  Popular Versão: 
Atualização:  11/4/2008
Descrição:
CAMARGO, Eder Pires de

O ensino de física para alunos cegos apresenta barreiras naturais quando os métodos tradicionais são utilizados em sala de aula. Este artigo apresenta uma alternativa para estimular o aprendizado de física por parte de alunos cegos.

Downloads 2508  2508  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 8, n. 1, 2007.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Ciência e senso comum: entre rupturas e continuidades Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
GERMANO, Marcelo Gomes; KULESZA, Wojciech Andrzej

Uma importante questão relacionada aos fundamentos teóricos das práticas educacionais em popularização e comunicação pública da ciência refere-se à problemática relação entre conhecimento científico e saberes de senso comum. Duas formas de conhecer que parecem excluírem-se em seus critérios de explicação da realidade. Se a ciência desenvolve-se em flagrante negação aos saberes de senso comum, como afirmar a possibilidade de sua popularização? Como fazer um caminho inverso de reaproximação e diálogo entre estes dois discursos que pretendem explicar uma mesma realidade por caminhos tão diferentes? Neste trabalho, revisitamos a epistemologia bachelardiana para, em confronto com a opinião de outros pensadores, desenvolver uma crítica no sentido de apontar a importância e o lugar do senso comum em meio a essa antiga e persistente discussão.

Palavras-chave: Ciência; senso comum; popularização.

Downloads 2498  2498  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 1: p. 115-135, abr  Site http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/13515
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 (3) 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »