Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (novos listados primeiro)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Teoria da relatividade restrita e geral no programa de mecânica do ensino médio: uma possível aborda Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
GUERRA, Andreia; BRAGA, Marco; REIS, José Cláudio

Esse artigo pretende contribuir para o debate em torno do ensino de física, trazendo uma proposta curricular de inserção do estudo das teorias da relatividade restrita e geral na primeira série do ensino médio. Tal proposta, foi construída a partir de uma abordagem histórico-filosófica da ciência, onde a relação entre a física com outras produções culturais constituiu-se no viés privilegiado para se trabalhar com os adolescentes as questões científicas respondidas pelos trabalhos de Albert Einstein.

Palavras-chave: Ensino de Física. Teoria da relatividade. História e filosofia da ciência. Cultura.

Downloads 1611  1611  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n.   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Teoria Aristotélica, Teoria do Impetus ou Teoria Nenhuma: um panorama das dificuldades conceituais d Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
REZENDE, Flávia; BARROS, Susana de Souza

Este trabalho revê algumas das pesquisas exemplares em concepções espontâneas na área de mecânica realizadas na década de 80, e discute as diferentes interpretações propostas. Dentre elas, identificam-se essencialmente três tendências: a que aproxima as concepções dos estudantes à teoria aristotélica, a que vê semelhança entre as ideias dos estudantes e a teoria do Impetus e a não que confere ao conhecimento do estudante o status de teoria. Apesar dessas linhas de interpretação serem diferentes, têm em comum o fato de que são construídas a partir da relação linear entre força e velocidade revelada nas respostas dos alunos. Neste sentido, uma das conclusões relevantes deste trabalho aponta para a consideração dos conceitos de força impulsiva e quantidade de movimento no ensino das relações entre força e movimento e leis de Newton, o que poderia ir ao encontro da física intuitiva e se constituir num caminho para facilitar a construção dos conceitos científicos. Desta forma, o trabalho pretende contribuir para que o professor conheça e reflita sobre as dificuldades conceituais dos alunos e as utilize construtivamente para elaborar estratégias ou escolher materiais didáticos adequados.

Downloads 345  345  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Abrapec, v. 1, n. 1, 2001  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Superações conceituais de estudantes do ensino médio em medição a partir de questionamentos de uma s Popular Versão: pdf
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo; SILVA, Osmar Henrique Moura da; SALES, Dirceu Reis de

No ensino médio, professores de matérias científicas comumente abandonam atividades experimentais quantitativas e um dos principais motivos para isso acontecer se deve a pouca compreensão de como enfrentar com os estudantes o tratamento de dados experimentais. Nesse nível escolar, investigações em ensino de ciências voltadas às atividades experimentais que envolvem mensurações indicam que os estudantes vêm para a sala de aula com um conjunto de ideias problemáticas sobre medição, que se encontram reunidas na literatura com a denominação de paradigma Pontual. Tais ideias se encontram diametralmente opostas às científicas. Diante disso e considerando que as atividades experimentais permeiam muitos dos conhecimentos científicos, torna-se necessário o aprofundamento de estudos sobre o processo educacional relacionado à medição. Além de diferenciar-se de outras investigações quanto à amostra e metodologia empregada, esta pesquisa procura compreender até que ponto os alunos do primeiro ano do ensino médio conseguem construir uma aproximação com o conceito científico de medição, denominado de paradigma de Conjunto, quando estão envolvidas apenas questões provocativas e experimentos preparados para induzir essa construção.

Palavras-chave: medição, física, ensino médio.

Downloads 221  221  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n.   Site http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice1.php?vol=32&num=1
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Sobre o ensino de física moderna e contemporânea: uma revisão da produção acadêmica recente Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
PEREIRA, Alexsandro P.; OSTERMANN, Fernanda

O presente trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre o ensino de física moderna e contemporânea realizada através da consulta a artigos publicados nas principais revistas de ensino de ciências do Brasil e do exterior no período de 2001 a 2006. A pesquisa concentrou-se nos trabalhos direcionados ao ensino e resultou numa amostra de 102 artigos. Os trabalhos consultados foram classificados em quatro grandes categorias: propostas didáticas testadas em sala de aula, levantamento de concepções, bibliografia de consulta para professores, análise curricular.

Palavras-chave: ensino de física moderna e contemporânea, pesquisa em ensino de física, revisão da literatura.

Downloads 240  240  Tamanho do arquivo 232 bytes  Plataforma   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Segunda Lei da Termodinâmica: um estudo de seu entendimento por professores do ensino médio Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
CASTRO, Reginaldo; FERRACIOLI, Laércio

A Segunda Lei da Termodinâmica está intrinsecamente relacionada a fenômenos do cotidiano tais como um gás em expansão, a geração de Calor pelo atrito ou um objeto quente esfriando ao ar livre. No entanto, como mostra a literatura, alunos e professores nem sempre têm o real entendimento desta relação. Desta forma, este estudo tem como objetivo investigar como a Segunda Lei da Termodinâmica é entendida por professores de Ensino Médio, uma vez que estes são os responsáveis pelo ensino deste tópico e a maneira de entenderem essa lei reflete diretamente na maneira de ensiná-la. O estudo foi realizado por professores participantes do programa Pró-Ciências/ES durante o segundo semestre de 2001. Dessa forma, este Trabalho inicialmente apresentará, a descrição de algumas ideias sobre a Segunda Lei da Termodinâmica, uma breve revisão de literatura sobre este tema, seguido do relato do estudo realizado.

Downloads 596  596  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física - EP  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Relatividades no ensino médio: o debate em sala de aula Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
KARAM, Ricardo Avelar Sotomaior; CRUZ, Sonia Maria S. C. de Souza; COIMBRA, Débora

Neste trabalho, apresentamos parte de uma sequência didática que objetivou abordar tópicos da Teoria da Relatividade Restrita com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio.

Palavras-chave: Física moderna no Ensino Médio. Princípio da relatividade. Relatividade Restrita.

Downloads 1560  1560  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., 2007, v.29, n.1, p.105-11.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Reflexões sobre o EAD no Ensino de Física Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
CUNHA, Silvio Luiz Souza

São apresentadas algumas reflexões sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e do Ensino a Distância (EAD) no ensino da Física. Em particular discorremos sobre as motivações, as condições e o potencial da contribuição da EAD a melhoria do ensino de Física.

Palavras-chave: Ensino de Física. TIC. EAD. Educação a distância. Formação de professores.

Downloads 316  316  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, n.   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Questões Epistemológicas nas Iconicidades de Representações visuais em Livros Didáticos de Física Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
MEDEIROS, Alexandre; MEDEIROS, Cleide

Neste artigo analisamos um certo tipo de mensagem filosófica a respeito da natureza da ciência comunicada de forma tácita por algumas representações visuais contidas em livros didáticos de Física. Nosso intento, entretanto, não é fazer uma análise das representações visuais existentes nos livros didáticos em todas as suas características, mas apenas apontar um certo tipo de uso daquelas representações que veicula mensagens ingênuas a respeito da produção do conhecimento científico. Para fazer esta análise, construímos um referencial teórico que enfoca a questão das representações visuais, das idealizações, dos experimentos e do realismo na ciência. Com o objetivo de corporificar tais considerações teóricas, três exemplos de figuras, retiradas de três influentes livros didáticos, são analisados do ponto vista histórico e epistemológico. As conclusões a que chegamos podem servir como um alerta para aqueles empenhados em elaborar textos de Física que além de ricamente ilustrados, pretendam também passar uma visão mais cuidadosa da natureza da ciência.

Downloads 306  306  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Abrapec, v. 1, n. 1, 2001  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Produção de sentidos e possibilidades de mediação na física do ensino médio: leitura de um livro sob Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
ZANOTELLO, Marcelo; ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro de

Neste trabalho são apresentados e analisados aspectos da produção de sentidos por alunos do ensino médio, na leitura de um livro sobre a vida e obra de Isaac Newton, a partir do registro escrito das respostas dos mesmos a um questionário. As perguntas são propostas com o objetivo de possibilitar aos leitores expressarem como interagiram com o material lido, no que se refere principalmente ao estilo adotado pelo autor do livro e aos conteúdos de física abordados. O suporte teórico utilizado é a Análise de Discurso na linha francesa, conforme divulgada amplamente no Brasil por Eni Orlandi. A leitura de textos de divulgação científica no ambiente escolar se constitui em uma atividade diferenciada em relação ao desenvolvimento das aulas de física que geralmente se observa nas escolas. Os relatos recolhidos revelam uma variedade de possibilidades de intervenção do professor para auxiliar de modo efetivo no processo de aprendizagem da física e na construção de uma cultura científica por parte dos estudantes.

Palavras-chave: Ensino de Física. Física Newtoniana. Leitura. Divulgação científica. Produção de sentidos.

Downloads 1462  1462  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n.   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Produção de filmes didáticos de curta metragem e CD-ROMs para o ensino de Física Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
ROHLING, Jurandir Hillmann et al.

Este artigo procurar mostrar o programa do Laboratório de Criação Visual do Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá, na produção e divulgação de filmes educativos de física em curta-metragem.

Downloads 1251  1251  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., jun. 2002, v.24, n.2, p.1.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 (3) 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »